quinta-feira, 1 de abril de 2021

Flap Maquetes - Paixão nos Aviões de Santos Dumont

 

CONTATO PARA PEDIDOS

Facebook:https://www.facebook.com/fabricio.leandroprisco.7   

Facebook: Flap Maquetes

Instagram é Flap Maquetes



A paixão por aviões começou desde os seis anos de idade,  por influência de meu pai 

(In memorian) que sempre gostou  de aviões e constantemente  contava de suas experiências com aviões, na fazenda, em Igarapava. Mencionava quase em todas suas conversas atinente a aviões, sobre um adorável Paulistinha, de cor amarela. É impossível não amar este modelo. Assim, nascera meu encanto e admiração por aviões.

Costumávamos ir ao aeroclube da cidade, aos domingos, e ali passávamos por horas, observando as aeronaves. Nessa época era bem movimentado e haviam muitas atividades como voo a vela e paraquedismo. Iniciei no aeromodelos com uns treze anos de idade. Comecei montando aqueles incríveis modelos à elástico da tão saudosa Casa Aerobras. Meu primeiro modelo fora o lindo, Paulistinha. Não poderia ser outro.  Risos. Após, fui para o VCC e fiquei por uns dez anos envolvido com isso.

Devido aos estudos e trabalho, tive que deixar de lado esse maravilhoso hobby e voltando só em Abril de 2019 produzindo minha primeira maquete. Tudo começou por acaso porque almejava ter o modelo do 14 Bis como decoração no meu quarto, mas não encontrei quem o fabricava. Assim, dei início ao projeto de estudar, projetar e construir.

Quando acabado, postei em meu Facebook com o intuito de mostrar minha obra, mas para minha surpresa foi só publicar  e muitas pessoas começaram a conversar comigo e fazer encomenda. Então tive que parar e organizar o custo e margem de lucro. Minha primeira venda fora poucas semanas depois. Em poucos meses o que era um hobby tornou-se um pequeno negócio.

Após essa venda, muitas outras começaram a surgir e até na Força Aérea brasileira tive oportunidade de levar meus modelos para o pessoal da Esquadrilha da Fumaça, em um evento conhecido por Portões Abertos, no ano de 2019.  Já são mais de setenta modelos enviados para todo o Brasil e inclusive para outros países, como Portugal e Filipinas. 

Tenho uma profunda paixão por aviões desde criança e um especial encanto pelos modelos fabricados por nosso patrício, Santos Dumont. Infelizmente, hoje, nossos livros não ensinam mais isso as nossas crianças. Então, tenho como uma missão, também, divulgar e trazer à sua memória esse legado que Alberto nos deixou.

Com o passar do tempo, a demanda aumentou e passei a ser procurado também para construir outros modelos de maquetes clássicas por sua indelével contribuição a nossa aviação. Então, o primeiro passo para um novo projeto era estudar todos os detalhes do avião da época. Assim, fazia pesquisas através da internet, felizmente sou época da internet. Sobre os detalhes dos inúmeros itens, às vezes, recorro a fotografia e livros que tratam sobre as aeronaves. 

Passo por muito tempo a observar as fotos, ver a vídeos e filmes para poder captar o máximo de detalhes possíveis, antes de construir uma nova maquete. Uma das coisas que chama a atenção nos meus modelos é a delicadeza e a busca pela exatidão em todos os detalhes. E é isso que me proponho ao desenvolver um projeto. 

Atualmente estou procurando novos materiais que possam elevar  o grau de realismo de cada modelo. Sou muito humilde em aceitar sugestões de amigos, clientes e pessoas mais experientes. Tenho consciência que no mercado existem poucos ou até mesmo raros construtores de modelos ao que proponho construir. A maioria são construtores de aviões comerciais, militares ou civis.

 Isso por um lado é uma vantagem estratégica por não ter concorrentes, mas por outro não tenho como compartilhar ou trocar experiências, visto que a construção de meus modelos foge dos conceitos tradicionais das demais maquetes de madeira ou de resina. Fui e venho aprendendo a cada modelo a deixá -lo o mais fiel possível ao modelo real e sempre estou aberto a críticas e sugestões.

Quanto ao prazer de ver seus clientes mencionando que amou o modelo e até fazer propaganda de minhas obras é algo inexplicável. Não tenho um vocabulário preciso para poder relatar tal sentimento. Só posso dizer, muito obrigado, Brasil! Sinto me lisonjeado por tamanha aceitação de meus filhos, como eu as chamo, risos. Os modelos que mais comercializo são o 14bis e a Demoiselle, ambas obras de nosso honroso patrício, Aberto Santos Dumont. Fabrico cada modelo sob encomenda, e, hoje, tenho até uma fila de espera. 

As pessoas que mais procuram por meus modelos são pilotos de aeronaves, escola de aviação, donos de hangares e outros amantes da aviação. Não tenho pressa em construir, minha preocupação é com a qualidade, e neste caso quero dizer que cada detalhe reflita ao máximo ao modelo original. 

Se a peça de engrenagem não ficar perfeita para minhas exigências, eu construa outra. Quero que quando meu cliente receba o modelo tenha total realização e não encontre nenhum pontinho de divergência possível de defeito ou erro. Sobre minhas venda, 80% são indicação de quem já os adquiriu e o restante pelo mercado Livre e Facebook

Acredito que deixarei um In Sight sobre aqueles que puderem contemplar minhas maquetes, e assim, lembrarão do início de como tudo começou e como estes homens foram firmes em seu propósito de quererem voar. Acredito que é imprescindível resgatar essa imagem de autoconfiança no povo brasileiro e lembrar de nossa indelével contribuição ao ato de voar. Devemos ter orgulho de sermos brasileiros. Esta é a energia que deixo em cada brasileiro que adquire ou possa visualizar minhas postagens ou maquetes.

Hoje, sou professor de meteorologia e fabricante de maquetes. Atribuo ao Altíssimo esse dom de poder fabricar, pois tudo vem d'Ele. Nada é meu! Porque confesso que fabricar maquete é um dom do Altíssimo e ao mesmo tempo uma terapia e tanto para a saúde mental. Meu nome é Fabrício Prisco - Tenho 41 anos - Sou de Ribeirão Preto mas hoje estou estabelecido em Araraquara. Minha página tanto no Facebook quanto no Instagram é Flap Maquetes.

Alberto Saltos Dumont com certeza no meu modesto modo de ver, foi o maior brasileiro de todos os tempos e ventos. Venho ao mundo sem dizer para o que, mas deixou seu legado, sem computador e toda a tecnologia que temos hoje teve o brilhantismo da inteligência em suas criações. Fez o homem criar asas ou controlar o tempo no mundo inteiro. ´

Mais que isso, provou que os sonhos da humanidade não tem limites. Ele não apenas fez o homem voar. Foi além. Fortaleceu o sonho de muitos namorados de irem a lua, que muitos anos mais tarde foi realizado. Suas invenções foram percussoras de todas as estratégias e projetos bilionários que seriam rabiscadas por engenheiros da Nasa e da União Soviética. 

De uma criança inquieta, não sossegou enquanto não partiu para a Europa num navio para estudar. Sua fome por novos conhecimentos em ciências, física, motores de combustão, mecânica, eletricidade e sabe-se lá o que mais. Não demorou muito para os seus projetos brotarem de sua cabeça e saírem da prancheta e passarem a chamar a atenção de toda a Paris. Passou a ser respeitado por toda Europa e pelo Mundo, sendo apelidado de "Rei do Ar" na Europa. 

Enquanto que no Brasil era e é chamado de Pai da Aviação. E assim, surgiram nos céus franceses o primeiro Balão a Gás, os Dirigíveis, os Ultraleves, o Avião 14 Bis, o Avião Demiuselle, entre outras invenções. A fome de Dumont era tamanha que não parou na aviação, criou o Relógio de Pulso, o Chuveiro de Água Quente e o Hangar para guardar suas invenções. 

Dumont era uma pessoa única, quando inventou o Avião Demiuselle logo todos perceberam que era algo revolucionário e único até aquele momento relativo a aviação, então recomendaram a Dumont que registra-se sua invenção para evitar que fosse copiado por outros inventores. E Alberto pelo contrário propagava a todos os ventos que seu projeto era público e que quem precisasse ele entregava cópia dos projetos. Foi o primeiro proprietário de um automóvel na América Latina e ganhar dezenas de prêmios e condecorações. Mas sucumbiu a depressão e a tristeza de saber que sua invenção estava sendo usada para a guerra. Esta foi sua última luta.


Sinto me lisonjeado com pessoas que desejam contar minha história. Só gratidão! Obrigado, amigo!




Brava gente Brasileira.


Lindo. A planta do Demoiselle tinha no museu da oca quando a Ada Rogato era diretora


Parabéns
...que tenha sucesso sempre.


José Luiz

Parabéns


muito interessante seu hobby


Quem dera que tivesse tanta habilidade.




Maravilhoso!


Você é fantástico li sua história e realmente e você é bom demais



Este é o verdadeiro amante por Avião..! Siga em frente Rapaz , Apoiado...! O Brasil não reconhece essas pessoas ,são esquecidas ou se perdem no tempo...!

Selma Andrade

Lindo trabalho. 
Parabéns
 pela suas pesquisas e aperfeiçoamento das maquetes.