segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

ILVAN - A REALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES

 ILVAN - A REALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES


CONTATO PARA PEDIDOS

INSTAGRAN  @maquetes. Ilvan

FACE    Ilvan Rochacoelho

WHATS: 61 - 9 9176 - 7614

Nasci em Mirador, uma cidade pequena no interior do Maranhão, até meus dez anos nunca tinha visto um avião. Então numa tarde de céu aberto, sem nuvens, escutei um barulho no céu. Olhei rapidamente para o céu e avistei um risco branco bem grande, com uma pontinha branca na ponta. E aquilo se movimentava, mas como?

 Não poderia ser um pássaro naquela altura! E o que seria aquele risco? Fiquei curioso! E ainda aquele ruído todo o que seria? Então, meu pai explicou que era um avião. Explicou que era uma máquina construída para transportar pessoas de uma cidade para outra. 

Eu fiquei impressionado e muito feliz por ter visto aquele objeto muito lindo voando. Nos primeiros dias volte e meia eu dava uma olhadinha para o céu a procura do avião. Os dias passaram e não vi mais. Porém, toda vez que eu ouvia algum barulho já corria para rua pra ver se era avião. 

Ver aquele objeto lindo voando no céu era fascinante. Gerava diversas curiosidades minhas. Para onde o avião iria? De onde vinha? Quantas pessoas haviam? Como seria por dentro? Como seria pilotar aquele aparelho?

Os anos passaram e até hoje aquela imagem linda nunca mais se apagou de minhas memórias. Com o tempo abriu uma "lan house" perto de minha casa. Onde fiz um cursinho do informática. E claro, a internet sempre foi uma porta de conhecimento para o mundo. E assim, toda vez que eu entrava no computador já era pesquisando sobre aviões e helicópteros. 

Foi ali na "lan house" que vim a conhecer as maquetes de aviões. Descobri que poderia ter aviões e helicópteros dentro do meu quarto. Eram cópias perfeitas e lindas dos aviões, apenas não voavam. Haviam miniaturas de todas as empresas e de todos os modelos do mundo inteiro. O único problema eram os preços, muito caros. 

Um dia criei coragem e decidi que eu iria ter uma maquete de um helicóptero. Bom, se eu não posso comprar, então, eu vou construir uma. E coloquei na minha mente de fazer. Comprei uma massa epóxi e fiz minha primeira maquete. Depois disso fiquei apaixonado mais ainda por maquetes de aviões e helicópteros. Na verdade nem sabia por onde começar. Quando eu olhava, nem sabia se seria fácil ou difícil construir, só sabia que minha intenção era superior as dificuldades. 

As primeiras eu fazia para minha realização pessoal e comecei a ter uma coleção. Com o tempo comecei a ter experiência. Fui descobrindo os segredos de cada parte do avião. Aprendi a observar e estudar o avião em partes, como numa linha de montagem da Indústria Aérea. Tudo aprendi na tentativa do erro e acerto. Pesquisei e aprendi muito também na internet.

 Nos últimos dez anos comecei a comercializar as maquetes de madeira e felizmente está sendo muito aceita pelos meus clientes do Brasil inteiro, isso me deixa cada dia mais apaixonado pela aviação. Então, imagine eu poder trabalhar e ganhar meu dinheiro fazendo a coisa que eu mais gosto de fazer. Isso deixa de ser trabalho e passa a ser realização, não vejo o tempo passar.

A paixão por maquetes de aviões quando eu tinha 15 anos, morava em uma cidadezinha no Maranhão chamada Mirador, lembro que era tempos de eleições de prefeitos, lembro que eu escutei um barulho no ar quando sair pra fora de casa passando um avião baixinho  que era de deputados que viam palestrar na cidade, nesse tempo 

O aeroporto de Mirador era só um estradão de terra que só podia baixar aviões de pequenos porte, em fim só via o pessoal comentando nas ruas que avião do deputados tinha baixado na cidade, fui peguei uma bicicleta fui correndo pro estradão de terra que era o aeroporto pra ver o avião.

Quando cheguei lá e me deparei com aquele máquina, me apaixonei, era uma coisa mais linda, logo venho na minha mente fazer um de madeira para mim brincar. Chegando em casa já peguei um cabo de vassoura, uma faca e já comecei esculpir, fiquei quase uma semana tentando fazer essa maquete até que terminei.

Saiu uma maquete toda esquisita mais pra mim foi uma grande alegria fazer minha primeira maquete de avião, depois desse dia aviões para mim foi sempre uma paixão sempre quando escutava um avião passar já corria pra olhar

Fiz a primeira maquete e pensei comigo mesmo: um dia vou trabalhar só com isso construindo maquetes de aviões, essa é minha paixão e será minha profissão. Os anos passaram e fui residir em Brasília, onde fui trabalhar com um tio que era gerente em uma fábrica de Bicicletas,  mas sempre com o pensamento em maquetes de aviões.

 Depois de alguns anos, fiquei desempregado e falei é agora que eu começo a trabalhar com maquetes, a experiência na fábrica havia me aberto muitos conhecimentos e experiências, fez eu abrir a cabeça e ver muitas coisas de forma diferente. 

Então resolvi me aventurar a  a fazer umas maquetes de cabo de vassoura, mais como não tinha muito costume de fazer as primeiras maquetes saiu toda torta desengonçada e também nunca tinha vendido foi um pouco complicado pra vender as primeiras, coloquei nas redes sociais e não demorou muito para surgirem as primeiras mensagens de encomendas. 

E foi assim que vendi a primeira maquete, para mim foi uma grande alegria. Imagina eu desempregado, apostando no meu sonho e sem saber se daria certo. Surge a primeira venda, isso me motivou a fazer mais e mais. 

O rapaz que me comprou a primeira mostrou para várias pessoas conhecidas e começou o "boca a boca"  e não demorou para surgirem novas mensagem e encomendas, quando percebi o negócio já havia decolado. 



Edmilton Rezende

São muito lindos, 
parabéns


Francisca De Oliveira Calegari
Que criatividade e dedicação !!

Diógenes Duarte Dos Santos
Boa tarde! Vi sua estória de vida e sobre as Maquetes, sou ex projetista de Moldes e Maquetes só de Helicópteros( Francês, Americanos e Italiano),trabalhei com aeronaves se Asa Rotativa e Fixa na TAM e Varig nos anos 90,e permaneci por 12 anos fornecendo Maquetes pra Helibras, Sikorksky e Bell Helicóptero, mas infelizmente teve a tragédia das Torres Gêmeas.

Marcia Areias
Parabéns
!


Alice Lili
PARABÉNS
 👏👏👏👏👏

Paulo Ricardo Freitas
Parabéns
 pelo seu trabalho... Quanto custa fazer um MD 11 VARIG Porto Alegre RS ✈️






























domingo, 2 de janeiro de 2022

Pianista Betth Ripolli nos tempos da TAM

Pianista Betth Ripolli nos tempos da TAM

Contato:    https://www.betthripolli.com.br

Olho para o relógio e, ao mesmo tempo, para o trânsito parado à minha frente. O táxi andou praticamente alguns metros desde a última vez que perguntei ao motorista se chegaria a tempo no Aeroporto de Congonhas para realizar meu check-in e poder embarcar em meu voo da TAM naquela sexta-feira à tarde. Finalmente estamos em frente ao aeroporto, do outro lado da avenida, não penso duas vezes, pago o taxista e salto do carro. Atravesso correndo a passarela com minha mala de rodinhas. 


Naqueles tempos nem sonhava em realizar o check-in em um celular. Chegando, fui informado no balcão que o voo estava atrasado. O suor de desespero ao ser remarcado somente para o dia seguinte, se transforma num alívio. Subo calmamente a antiga escadinha ao lado do check-in da TAM para a Sala de Embarque e já começo a ouvir o som de um piano, acompanhado por outros instrumentos como uma harpa ou um violino.

Já sei que a pianista Betth Ripolli estará recepcionando todos os passageiros antes do embarque. Agora sim, eu tenho o risco de perder meu voo. Muito além de pianista, também é palestrante, compositora, escritora, , ghostwriter, facilitadora de alinhamento emocional, apresentadora do programa Sintonia da AllTV. E ainda ensina, piano e violão! Nos dezembros, ela surpreendia a todos os passageiros, vestida de Mamãe Noel e brindava os passageiros com músicas natalinas num belíssimo meia- cauda! A espera pelo voo virava uma festa! Parecia noite de Natal com as crianças correndo em roda, cantarolando canções esquecidas!  Esses tempos de ouro da aviação não voltarão jamais, quem teve a oportunidade de ter vivenciado sabe do que estamos falando, foi a época de glamour da aviação brasileira.


Betth Ripolli! Teve como carro chefe de sua empresa Harmonia Eventos Musicais, durante vinte anos, esse projeto inédito nas Salas da TAM, nos Aeroportos de Congonhas e Guarulhos. A convite do Comandante Rolim mantinha músicos das seis da manhã até as vinte e uma horas. Passaram de mais de doze mil apresentações de músicos rotativos naquela época. No Natal, os músicos embarcavam em mais de 80 voos pelo Brasil como passageiros normais. Quando o avião atingia a estabilidade de voo, eles saiam do toalete vestidos de Papai  Noel , tocando pelo corredor, ora um violino, sax, ora acordeom ou flauta, impactando os passageiros. Foi um projeto pioneiro e único no Brasil realizado em parceria com antiga TAM e os mais de 100 músicos da empresa da Betth, ao longo de 20 anos!

 

Outra iniciativa da artista foi transformar sua própria história de superação em palestra motivacional com música ao vivo. Com isso exercita sua missão que é ajudar as pessoas a terem mais atitudes, a desenvolverem a autoestima e se permearem de motivação! O Projeto Musicare, trata dos quatro gigantes da alma e sua relação com a música que , ao ser inserida na contextualizarão da palestra e leva a energia das pessoas trazendo bem estar, fomentando o equilíbrio  e a busca pela paz. 

Conforme a pianista, a música é uma ferramenta de cura que contribui para afastar o medo e ressignificar eventos traumáticos. Para ela, a Música cura, eleva e transforma! Como pianista voluntária no Hospital do Coração durante treze anos, aliviou pacientes e familiares com suas apresentações musicais. Se na TAM ficou conhecida como a pianista que tirava medo de avião, através dessa mesma iniciativa, no hospital foi chamada pela imprensa de “pianista que toca com a alma”.

Passando o mundo por momentos inimagináveis de uma pandemia inesperada, onde as pessoas se refugiaram em seus lares, Betth Ripolli teve que inovar! Na primeira quarentena de 2020 tocou piano ao vivo para as mídias sociais por 100 dias consecutivos confortando diariamente as pessoas em suas casas, num Happy Hour às 18h30! Na segunda “temporada“, 2021, inovou mais uma vez! Participou como co- autora da obra “Bem Viva de Corpo e Alma” onde reforça a ideia de como a música tem uma relação profunda com o SER e os quatro gigantes da alma - raiva, tristeza, medo e alegria! O som é a vibração da vida, é o que eleva as pessoas. O ritmo é a ação direcionando atitudes. A harmonia é o lado racional e a melodia da música é a carga afetiva. Tudo isso reunido tem muita representatividade em nosso dia a dia, segundo a autora.


Quem é que nunca sentiu medo ou raiva? Acolher esses sentimentos inerentes a todos, pode se compreender e facilitar a convivência consigo mesmo! Para saber mais precisará ler a obra Bem Viva de Corpo e Alma. Conhecer como a música permite sair de uma condição de medo, raiva ou tristeza e transportar uma pessoa para um plano superior traz leveza e bem estar! Desta forma, reforça a teoria de como ela pode ser curativa. Foi a música que transformou a vida de Betth Ripolli curando-a de uma artrite e depressão! Por essa razão compartilha sua experiência de vida espelhando- a através da música em suas palestras.

Segundo Betth Ripolli "Se me perguntam se já estou realizada, respondo… CLARO QUE NÃO! O dia em que eu disser isso, já posso ir para outro plano, porque aqui não haverá mais nada a conquistar, aprender, desfrutar, compartilhar. Quero ainda abraçar mais pessoas que eu amo, ajudar muito mais quem precisa, partilhar minhas conquistas, espalhar conhecimentos que tive a benção de desfrutar e ter tempo para reconhecer meus erros e repetir meus acertos. 

Dividir algumas tristezas, contornar meus medos, dissipar minha raiva e me permear de alegria, plena e constante. Ter a certeza, cada vez maior, de que, obstáculos são sementes disfarçadas de novas oportunidades e que, “o mal é, sim, um bem deslocado”. E, a curto, médio ou longo prazo, vem nos mostrar a que veio”.

 

De todos os papeis que Betth vivencia, existe um em especial, onde desempenha com a maior alegria e com extrema dedicação. É o papel de "avó", onde entende que ser avó é ser mãe duas vezes, tendo- se a oportunidade de se reviver tudo. Diz ela - “Sempre existem aqueles momentos maravilhosos que os filhos tem algum compromisso e deixam os netos em nossa casa. É então que a mágica acontece. Minha vida e meu lar se transformam. De repente monto uma cabana no meio da sala, onde eu banco a criança para caber dentro dela!!! Preparo um café da manhã saudável e sirvo na cama para eles. Eu adoro o papel de avó e ouvir deles, do nada, que…

"Minha avó sempre está pronta para o que eu precisar!" é um êxtase! Quando meus netos estão comigo eu não me preocupo com a bagunça, porque casa a gente organiza depois, e netos crescem tão rápido que cada minuto é precioso! E nosso exemplo, frente à vida como adultos, será meu melhor legado a eles! Dar e compartilhar o Maior Amor do Mundo, é uma benção já que depois que temos nossos filhos e eles nos dão frutos, sabemos que nosso sangue terá continuidade. E se formos lembrados pelo quanto de amor e bons valores espalhamos, mais estaremos construindo um mundo melhor."                

 

                                                          Obras literárias de Betth

#ATITUDE É TUDO

Um livro altruísta! Tem como objetivo partilhar atitudes que possam transformar essa ou aquela pessoa que, no momento exato em que se lê ATITUDE É TUDO diante de... (inúmeras abordagens), qualquer que seja o tema, certamente será aquele que ela está precisando conhecer mais a fundo. O que dá vida à essa temática é perceber o quanto as pessoas precisam de uma motivação, de um propósito, de uma atitude. A partir do surgir de um desejo, a partir de um foco naquilo que se quer, o Universo lê a nossa intenção e prepara no plano visível e invisível condições para que possamos ir, com nossas atitudes (#atitudeétudo!), ao encontro de sonhos e propósitos.

O livro é muito mais do que uma nova obra da autora. Com prefácio de Luiza Trajano, orelha de Chieko Aoki, conta também, com mais de 80 depoimentos de “gente que faz” como, Sonia Hess, Eduardo Shinyashiki, Delegada Rose, Alcione Albanese, Jorge Lordello, Leila Navarro, general Edson Diehl Ripoli, Isabel Franco, Rosangela Lyra e tantos outros, que abordam temas intrigantes,  ferramentas de autoconhecimento, sugestão de caminhos alternativos e posicionamentos.  Aqui o texto de contra capa do livro #atitudeétudo, 2019.    

“Dedico esse livro ao Universo e que essas mensagens soltas no AR, se elevem para que, em algum momento, se transmutem, vaporizem, se transformem em ÁGUA, que venha para apagar o FOGO da intolerância entre os homens e sirva para umedecer a TERRA, transformando-a num solo fértil, de onde brotarão o amor, a compreensão e melhores atitudes”.

Um livro que fala do amor, da traição, do protagonismo que temos em nossas vidas, da responsabilidade sobre nossos atos, diz muito dos pilares de sustentação do equilíbrio e paz interior; pondera sobre expectativa e o que é sentir-se realizado (a) ou não; comenta sobre autoestima e a observação diante da sincronicidade dos acontecimentos, diante da vida e da morte, da abundância x escassez; enaltece a compaixão e sugere como se posicionar quanto aos conflitos, a derrota, o desafeto, o desamparo, a descrença, a decepção. Fala da atitude diante de ser ageless, diante dos quatro gigantes da alma e qual significado oculto do perdão.

 Ao tratar de relações pessoais e interpessoais aborda pais, a maternidade, a chegada aos 40, o recomeço e as maneiras de se enxergar o mundo. Nos temas filosóficos, diz muito sobre atitudes diante da longevidade, da vontade & desejo, da evolução da alma, do carisma pessoal, da mudança de estado mental para um “mindset” progressivo. Contempla um olhar sobre a sexualidade, o próprio prazer, o despertar sexual de uma mulher e a sexualidade na maturidade. Partilha atitudes diante se tornar uma autoridade digital e ter realização profissional, cuidando do marketing pessoal, tendo coragem para criar oportunidades e não esperar por elas, sabendo transformar mico em sucesso, cuidando da educação, da saúde física, mental espiritual e financeira.

Atitude é tudo diante do engajamento e inclusão, a partir de movimentos como o GRUPO MULHERES DO BRASIL, que tem um olhar para o terceiro setor, para a verdadeira inclusão que transforma vidas e considera fundamental a igualdade racial, a diversidade, o esporte que salva e a sustentabilidade. Trata do respeito e civilidade política e que atitudes tomar diante da corrupção e relações abusivas, cuidando da segurança, da toxidade das “Fake News” e da importância da carreira militar. Considera muito as dores da alma e detecta a autossabotagem e a vulnerabilidade diante de conflitos, do abandono e das perdas que enfrentamos na vida.

Releva as atitudes diante de caminhos alternativos como conhecer o Ho´oponopono, Thetahealing, o Feng Shui, o segredo dos Chakras, o Universo que Grabovoi revela, os karmas de família, a hipnose, a meditação, o Tarô, o curar a si mesmo e a “espiritualidade”. Um conteúdo que traz um olhar sobre a atitude, em seus diferentes ângulos e particularidades, com o foco em inspirar as pessoas a se compreenderem e compreenderem o mundo, tornando-o melhor, a partir de si mesmo.

A AUTOCONFIANÇA O OXIGÊNIO DA VIDA

Muito mais que uma autobiografia, o livro fala de romance, humor & emoção, assédio sexual, violência doméstica, perdas & ganhos, cultura, esporte. Somados a isso conta uma história real de superação, apresentando caminhos de superação, incentiva a motivação e empreendedorismo e compartilha meios de como “chegar lá”!

Nesta obra que traz um CD no encarte. mostra como sair-se vencedora em qualquer situação! Diz ela – “Um livro cultural porque pontuo diversas vezes momentos históricos ou atuais, falando de política (conforme o que relato, contraponho com o momento que o Brasil está vivendo), mundo do futebol (o capítulo do meu pai chamado o “folclórico Romeu Ítalo Ripoli” - um dirigente expoente no Brasil, tem mais de 40 páginas, e além de relatar uma época importante para o futebol brasileiro, tem um depoimento meu, de chorar, já que até sua morte eu não engolia o fato dele ter três casa simultâneas e filhos em cada uma delas).

É de autoajuda já que descrevo as ferramentas com as quais superei traumas e intercorrências na vida. São citados um a um, os profissionais que me ajudaram na vida, com cada um deixando seu depoimento sobre a área que atuam e considerações a meu respeito segundo a ótica de seu entendimento. Esses meios de como chegar lá, estão detalhadamente descritos e no final do livro compartilho os sites, contatos porque, com certeza, as pessoas vão se beneficiar por algum item...


É de utilidade para as mulheres pois coloco sites onde buscar ajuda em caso de violência em casa ou abuso sexual, quando conto o que aconteceu comigo... Tem um diferencial já que vai um CD com 5 composições minhas e as letras para as pessoas cantarem junto.

Na contra capa discorro - “Quem me conheceu franzina, magrinha, sardenta nos anos 50-60, imagino que não me reconheceria hoje. Quem me conhece dos últimos tempos não tem ideia do que eu possa ter passado na vida. E superado. A proposta desta autobiografia é deixar uma mensagem que possa levar mais e mais pessoas a perceberem que toda e qualquer situação pela qual passamos na vida, em qualquer tempo, em qualquer lugar, tem um propósito.

Hoje, mais amadurecida, conhecedora de aspectos da personalidade humana, partilho com quem se propuser a conhecer minha história diversas passagens nas quais busquei força interior, entendimento, resiliência. Detalho, minuciosamente, que o que me salvou de uma doença abençoada e de uma crise magnífica foi minha autoconfiança. Esta não vem por acaso. Requer determinação, coragem, enfrentamento.

É preciso o maior de todos os amores, que é o amor por nós mesmos. É necessário se desvestir de crenças limitantes, ter força interior para encarar o novo, coragem para ousar no desconhecido, para que haja uma apropriação efetiva de nosso corpo, mente e alma. Ninguém é dono de ninguém, a não ser de si próprio.

Somos soberanos sobre nossa individualidade, nosso pensar, sentir e querer. Pequenos insights podem gerar grandes transformações. Há que se ter um desejo profundo de ir em frente, com flexibilidade, generosidade e humildade para aceitar e transformar aquilo que nos vem por quem sabe mais, seja pelos livros, cursos, terapias ou simplesmente por uma reflexão.

A experiência dada pela escola da vida não tem preço. Se com ela pudermos vivenciar a liberdade, o compromisso e a escolha, forjaremos os pilares ideais para termos paz e equilíbrio interior. E, se tudo isso vier inundado de perdão e gratidão, estaremos a um passo do tão almejado equilíbrio do bem viver. Sempre bom começar de novo e saber que contamos, acima de tudo, com nós mesmos.

Confie! Todo entardecer chegará a um amanhecer…”


Assim é Betth Ripolli. Uma ariana incansável que considera estar trilhando sua missão de vida. Que é ajudar a melhorar a vida das pessoas. Com sua música, palestras, obras literárias, transmissão de conhecimento nas aulas de piano e violão, atendimentos de alinhamento emocional presenciais,  seus mais de 250 programas na Alltv, só de boas notícias. E como ela diz... “ eu vim para esse mundo fazer algo mais do acordar, dormir, comprar , vender, entre outras coisas. Eu vim para fazer a diferença e ser lembrada como uma pessoa que se importou e teve atitudes!”

Maria Salete Porto De Siqueira Chagas

Maravilha 🤩 
Parabéns
!!!