segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

ILVAN - A REALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES

 ILVAN - A REALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES


CONTATO PARA PEDIDOS

INSTAGRAN  @maquetes. Ilvan

FACE    Ilvan Rochacoelho

WHATS: 61 - 9 9176 - 7614

Nasci em Mirador, uma cidade pequena no interior do Maranhão, até meus dez anos nunca tinha visto um avião. Então numa tarde de céu aberto, sem nuvens, escutei um barulho no céu. Olhei rapidamente para o céu e avistei um risco branco bem grande, com uma pontinha branca na ponta. E aquilo se movimentava, mas como?

 Não poderia ser um pássaro naquela altura! E o que seria aquele risco? Fiquei curioso! E ainda aquele ruído todo o que seria? Então, meu pai explicou que era um avião. Explicou que era uma máquina construída para transportar pessoas de uma cidade para outra. 

Eu fiquei impressionado e muito feliz por ter visto aquele objeto muito lindo voando. Nos primeiros dias volte e meia eu dava uma olhadinha para o céu a procura do avião. Os dias passaram e não vi mais. Porém, toda vez que eu ouvia algum barulho já corria para rua pra ver se era avião. 

Ver aquele objeto lindo voando no céu era fascinante. Gerava diversas curiosidades minhas. Para onde o avião iria? De onde vinha? Quantas pessoas haviam? Como seria por dentro? Como seria pilotar aquele aparelho?

Os anos passaram e até hoje aquela imagem linda nunca mais se apagou de minhas memórias. Com o tempo abriu uma "lan house" perto de minha casa. Onde fiz um cursinho do informática. E claro, a internet sempre foi uma porta de conhecimento para o mundo. E assim, toda vez que eu entrava no computador já era pesquisando sobre aviões e helicópteros. 

Foi ali na "lan house" que vim a conhecer as maquetes de aviões. Descobri que poderia ter aviões e helicópteros dentro do meu quarto. Eram cópias perfeitas e lindas dos aviões, apenas não voavam. Haviam miniaturas de todas as empresas e de todos os modelos do mundo inteiro. O único problema eram os preços, muito caros. 

Um dia criei coragem e decidi que eu iria ter uma maquete de um helicóptero. Bom, se eu não posso comprar, então, eu vou construir uma. E coloquei na minha mente de fazer. Comprei uma massa epóxi e fiz minha primeira maquete. Depois disso fiquei apaixonado mais ainda por maquetes de aviões e helicópteros. Na verdade nem sabia por onde começar. Quando eu olhava, nem sabia se seria fácil ou difícil construir, só sabia que minha intenção era superior as dificuldades. 

As primeiras eu fazia para minha realização pessoal e comecei a ter uma coleção. Com o tempo comecei a ter experiência. Fui descobrindo os segredos de cada parte do avião. Aprendi a observar e estudar o avião em partes, como numa linha de montagem da Indústria Aérea. Tudo aprendi na tentativa do erro e acerto. Pesquisei e aprendi muito também na internet.

 Nos últimos dez anos comecei a comercializar as maquetes de madeira e felizmente está sendo muito aceita pelos meus clientes do Brasil inteiro, isso me deixa cada dia mais apaixonado pela aviação. Então, imagine eu poder trabalhar e ganhar meu dinheiro fazendo a coisa que eu mais gosto de fazer. Isso deixa de ser trabalho e passa a ser realização, não vejo o tempo passar.

A paixão por maquetes de aviões quando eu tinha 15 anos, morava em uma cidadezinha no Maranhão chamada Mirador, lembro que era tempos de eleições de prefeitos, lembro que eu escutei um barulho no ar quando sair pra fora de casa passando um avião baixinho  que era de deputados que viam palestrar na cidade, nesse tempo 

O aeroporto de Mirador era só um estradão de terra que só podia baixar aviões de pequenos porte, em fim só via o pessoal comentando nas ruas que avião do deputados tinha baixado na cidade, fui peguei uma bicicleta fui correndo pro estradão de terra que era o aeroporto pra ver o avião.

Quando cheguei lá e me deparei com aquele máquina, me apaixonei, era uma coisa mais linda, logo venho na minha mente fazer um de madeira para mim brincar. Chegando em casa já peguei um cabo de vassoura, uma faca e já comecei esculpir, fiquei quase uma semana tentando fazer essa maquete até que terminei.

Saiu uma maquete toda esquisita mais pra mim foi uma grande alegria fazer minha primeira maquete de avião, depois desse dia aviões para mim foi sempre uma paixão sempre quando escutava um avião passar já corria pra olhar

Fiz a primeira maquete e pensei comigo mesmo: um dia vou trabalhar só com isso construindo maquetes de aviões, essa é minha paixão e será minha profissão. Os anos passaram e fui residir em Brasília, onde fui trabalhar com um tio que era gerente em uma fábrica de Bicicletas,  mas sempre com o pensamento em maquetes de aviões.

 Depois de alguns anos, fiquei desempregado e falei é agora que eu começo a trabalhar com maquetes, a experiência na fábrica havia me aberto muitos conhecimentos e experiências, fez eu abrir a cabeça e ver muitas coisas de forma diferente. 

Então resolvi me aventurar a  a fazer umas maquetes de cabo de vassoura, mais como não tinha muito costume de fazer as primeiras maquetes saiu toda torta desengonçada e também nunca tinha vendido foi um pouco complicado pra vender as primeiras, coloquei nas redes sociais e não demorou muito para surgirem as primeiras mensagens de encomendas. 

E foi assim que vendi a primeira maquete, para mim foi uma grande alegria. Imagina eu desempregado, apostando no meu sonho e sem saber se daria certo. Surge a primeira venda, isso me motivou a fazer mais e mais. 

O rapaz que me comprou a primeira mostrou para várias pessoas conhecidas e começou o "boca a boca"  e não demorou para surgirem novas mensagem e encomendas, quando percebi o negócio já havia decolado. 



Edmilton Rezende

São muito lindos, 
parabéns


Francisca De Oliveira Calegari
Que criatividade e dedicação !!

Diógenes Duarte Dos Santos
Boa tarde! Vi sua estória de vida e sobre as Maquetes, sou ex projetista de Moldes e Maquetes só de Helicópteros( Francês, Americanos e Italiano),trabalhei com aeronaves se Asa Rotativa e Fixa na TAM e Varig nos anos 90,e permaneci por 12 anos fornecendo Maquetes pra Helibras, Sikorksky e Bell Helicóptero, mas infelizmente teve a tragédia das Torres Gêmeas.

Marcia Areias
Parabéns
!


Alice Lili
PARABÉNS
 👏👏👏👏👏

Paulo Ricardo Freitas
Parabéns
 pelo seu trabalho... Quanto custa fazer um MD 11 VARIG Porto Alegre RS ✈️