segunda-feira, 4 de julho de 2022

LEANDRO - SOMENTE FÉ E PERSISTÊNCIA

 

Vou começar minha história pelo meu renascimento. Alguns anos atrás foi descoberto um câncer no meu rim, e minha vida mudou drasticamente. Dores insuportáveis, passei a fazer uso diariamente da morfina, fui afastado do trabalho em razão da incapacidade ao trabalho. Passei a  vegetar acordado, em razão das dores, pois mesmo acordado e medicado ela não sessavam. Podia estar em pé, sentado, deitado, fosse como fosse, lá estavam elas. Em 2022 por pouco escapei de morrer, fiquei um mês internado, mais adiante vou contar nos detalhes. Mas agora quero primeiro contar como foi minha salvação.

Posso dizer que devo a minha segunda vida primeiro a Deus e em segundo lugar a Defensoria Pública da minha cidade de Araçatuba que me acolheu como um filho. Quando fui orientado por amigos a recorrer a Defensoria cheguei lá sem nenhuma esperança. Porém desde o primeiro contato com todos os funcionários fui tão bem recebido, que foi nítido a diferença de atendimento. Pela primeira vez senti que alguém estava realmente interessado em me ajudar. Quando todas as portas estavam fechando na minha frente, a Defensoria Pública além de estar aberta era ela que abriu as portas que se fecharam. 

Cidade de Araçatuba

Foi a Defensoria Pública que possibilitou acima de tudo a realização da minha operação para extração do meu rim, visto que não mais poderia aguardar pelo transplante em razão do alto risco de vida. Foi ela também que possibilitou a realização de todos os exames para os médicos poderem tomar as decisões se eu deveria ou não operar. Porque até aquele momento não havia previsão para a realização dos exames e muitos menos para a operação. 

Desta forma, estou fazendo um agradecimento a Defensoria Pública e parabenizando todo o trabalho que realizam todos os dias para milhares de pessoas, muitas delas sem esperanças, sem recursos, sem estudos e desesperadas por uma ajuda. É preciso informar a população que existe um órgão assim e o que ele podem fazer pela população. Quero agradecer a todos os funcionários de todas as Defensorias do Brasil inteiro, vocês são especiais. Vocês são espetaculares. Vocês não imaginam o que nós passamos em nossas vidas, em nossos lares, as nossas dificuldades, os nossos tormentos.  As noites não dormidas. 

 Os nossos pedidos de socorro que somente nossos familiares e Deus que nos escutam. Acredito que muitos quando são atendidos na Defensoria choram de desespero por não terem mais esperanças, não sei como vocês lidam com isso nas suas vidas particulares. Mas preciso dizer o quanto vocês são especiais em nossas vidas. E quando retornamos para nossas casas, e ficamos a espera do retorno para sabermos se iremos conseguir o que esperamos. Cada dia é uma eternidade. A ansiedade domina a gente, as horas e os dias não passam, mas quando chega a notícia, ´é uma Glória. 

Durante muito tempo eu tive que comprar toda a minha medicação, principalmente o composto a base de morfina em razão das enormes dores. Para quem como eu que estava impossibilitado ao trabalho e ao mesmo tempo sem nenhuma renda e com uma família para sustentar foi muito difícil conviver nessa situação, aos poucos você se desfaz dos poucos pertences que conquistou ao longo do tempo. Minha esposa nessa época foi uma guerreira, a ela cabia trazer o sustento para o nosso lar, que tínhamos por muitas vezes que escolher entre a morfina e a comida. E esta foi a primeira medida da Defensoria Pública, onde atribuiu ao Estado a função pela entrega gratuita de todos meus medicamentos e simultaneamente uma nova perícia médica para ser revisto meu benefício.

E quantas dezenas ou centenas de milhares de pessoas passam hoje pelas mesmas dificuldades que passei? Desesperadas, deixando de fazer seus tratamentos médicos, por terem de escolher entre um prato de comida ou pelos remédios por não terem dinheiro para ambos, enquanto isso a doença avança? Existem tratamentos que não podem esperar. O câncer é um deles. A cada dia, ele vai avançando, ele é um inimigo invisível. Muitas vezes até pode não dar nenhum sinal que existe, e quando é descoberto, já é tarde de mais. No meu caso, eu estava com trinta anos, tinha ainda uma salvação além do transplante. Segundo os médicos seria uma cirurgia de médio risco, com quatro horas no máximo e com poucos dias de hospitalização. 

Enquanto isso, em outras portas, somos apenas mais um número. Mais uma pessoa num vasto milhão de pessoas. Somos atendidos em hospitais em todo o Brasil por computadores que apenas nos informam que para os próximos 30 dias, seis meses ou sabe-se lá quando não teremos expectativas nem mesmo para agendar. Quem dirá para realizar o procedimento. E quem me salvou? Foi a Defensoria Pública de Araçatuba, como eu já disse, que me acolhei como um filho febril. Lhes devo hoje minha gratidão eterna. Meu respeito como pessoa e como contribuinte. Hoje eu tenho a Defensoria Pública como exemplo de empresa modelo. 

E QUAIS PROBLEMAS A DEFENSORIA PÚBLICA POSSA AJUDAR VOCÊ ?

  • Defesa de crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e qualquer outra pessoa em situação de violência – violência física, psicológica, verbal, sexual, patrimonial, moral ou negligência
  • Pedidos de medicamentos pagos pelo Estado   (Foi meu caso)
  • Pedidos de Exames Médicos (Foi meu caso)
  • Pedido de Operação Médica (Foi meu caso)
  • Pedido de Perícia Médica      (Foi meu caso)
  • Problemas relacionados a despejo ou aluguel
  • Pedidos de indenização
  • Acidentes de trabalho
  • Guarda e visita de filhos
  • Inventário
  • Solicitação de medidas protetivas
  • Investigação de paternidade
  • Separação, Divórcio
  • Problemas relacionados a despejo ou aluguel
  • Adoção e Pedidos de guarda
  • Problemas de crianças e adolescentes que vivem em abrigos
  • Defesa de pessoa acusada de praticar crime (não importa se está solta ou presa)
  • Defesa em caso de falta disciplinar
  • Busca por cuidados médicos para quem está em presídio
  • Propor ações civis públicas em áreas como habitação e urbanismo, saúde, meio-ambiente e defesa do consumidor
  • Atuar na defesa de comunidades carentes em processos de reintegração de posse


O QUE É A DEFENSORIA PÚBLICA

É uma instituição pública que presta assistência jurídica gratuita a pessoas que não possam pagar por esse serviço. 

A Defensoria Pública é uma instituição pública que presta assistência jurídica gratuita e integral a pessoas que não tenham condições financeiras de pagar por esse serviço.

Esse trabalho inclui a orientação jurídica e a defesa judicial e extrajudicial, em casos de competência da Justiça Estadual.

  • Entrar com ações na justiça para defender direitos;
  • Atuar em processos em andamento;
  • Defender os direitos de pessoas que estão sendo processadas;
  • Promover acordos e conciliações entre pessoas em conflito para evitar processo na Justiça.

A Defensoria Pública atende pessoas que não tenham condições financeiras para pagar pelos serviços de um advogado. Para isso, é feita uma avaliação para verificar a renda familiar, o patrimônio e os gastos mensais da pessoa. Podem ser solicitados documentos como Carteira de Trabalho e holerite, entre outros, para verificação das informações.

Fonte: Conheça nossos serviços - Portal DPESP     (www.defensoria.sp.def.br


AGORA VOU CONTAR MINHA HISTÓRIA

Sou construtor e apaixonado por maquetes de aviões de madeiras, um tempo atrás conheci o Jones pelo face e entrei no seu grupo de Whats de Artistas, eu era um dos membros mais participativos. Até que foi descoberto um câncer em um dos meus rins. Isto simplesmente acabou comigo. Abalou toda minha estrutura. 

Tive que parar de trabalhar, iniciar o tratamento, e entrar em Benefício Previdenciário. Meses depois em razão das dores intensas fui medicado e iniciei um tratamento diário com um composto de "morfina". Entrei em depressão profunda e abandonei todos os grupos de zap e vendi meu celular entre outras coisas. Uns meses depois foi suspenso meu benefício e orientado a voltar ao trabalho na empresa. O médico da empresa  informou que eu estava impossibilitado ao trabalho em razão das dores e da medicação. Fui orientado a contratar um advogado e marcar uma nova pericia e aguardar.

Alguns meses depois o Jones descobriu o telefone da minha esposa e nos telefonou, contei a ele tudo que tinha ocorrido e só me escutou em silencio. Dias depois ele telefonou novamente, muito alegre, informou que havia feito uma "vaquinha" entre os amigos e havia juntado R$ 1.100,00 e ainda conseguiu um celular usado do Comissário Alexandre da Varig. 

Naquele momento meus mantimentos realmente haviam terminado. Foi um presente que eu precisava naquele momento ganhar alguns dinheiro. Foi uma injeção de ânimo que precisa para minha longa caminhada. Obrigado a todos vocês que nem me conhecem, vocês não imaginam o que fizeram na minha vida e no meu momento mais difícil.

No domingo o Jones me ligou inúmeras vezes, mais de dez vezes. Ele havia conversado com sua amiga Adriana e com o Pardal. Agradeço muito a vocês três, quem nem conheço pessoalmente. Passaram-me a orientação que eu deveria ir até uma tal de Defensoria Pública. Nunca nem havia ouvido falar nisso. Só o nome disso já assustava. Mas diziam e repetiam, pega todos os documentos, exames médicos, e receitas, leva tudo lá. E apresenta para o Defensor Público. Leva até a Morfina. 

Chegaram a procurar no Google e enviaram o endereço do tal lugar que eu teria que ir. Então, eu lá eu fui. Fui atendido por uma senhora, que me fez uma centena de perguntas e olhou toda a papelada que havia levado. Mandou em voltar para casa e aguardar o contato da Previdência, na mesma semana estava fazendo nova perícia e na semana seguinte recebendo meus benefícios novamente.

Dois meses depois fui internado as pressas, meu estado de saúde se agravou, escapei por muito pouco. em nova reunião com os médico trinta dias depois decidiram fazer nova reavaliação se eu poderia aguardar um transplante do rim. Então solicitaram dezenas de exames. Ao providenciar os exames fui informado que somente haveria vaga em doze meses. Voltou o desânimo.


Conversando com o Jones, surgiu a ideia de tentar voltar a Defensoria Pública, e não deu outra. A Defensoria ficou com toda a documentação e em uma semana estava realizando todos os exames. Com os resultados dos exames, os médicos decidiram mudar o tratamento. Agora ao invés do transplante, irão realizar a extração do rim.

Ao solicitar a marcação da cirurgia fui informado que haveria disponibilidade somente em 2024. Dessa  vez nem pensei duas vezes, fui direto a Defensoria Pública, e nem fiquei surpreso quando me pediram toda a documentação e que era para aguardar em casa. Duas semanas depois  fui chamado ao hospital, a operação estava marcada para janeiro e os exames preparatórios já iniciaram. E o que eu posso dizer hoje, se não fossem todas essas pessoas que me estenderam suas mãos para me ajudar, pessoas que nem me conhecem, eu nem como estaria hoje. Fui operado em Janeiro, a operação foi um sucesso, foi retirado um dos rim. Agora inicia uma nova etapa da minha vida, sei que terei que tomar muitos cuidados, não serei mais o Leandro de antes, terei que emagrecer muito, mais da metade das coisas que eu comia não mais poderei comer, terei que fazer tudo mais lentamente. Terei que me readaptar em tudo. Periodicamente estar nos médicos para avaliações.

Se não fosse a Defensoria Pública, nem se fala. Voltei a receber meu benefício, passei a receber toda medicação gratuitamente, fiz meus exames e principalmente consegui marcar minha cirurgia. Consegui sustentar minha família, minha esposa e minha filha e manter minha motivação e alta estima em alta. Só tenho a agradecer a todos vocês. Sou de Araçatuba, nascido e crescido nessa cidade. Na minha infância eu sempre fui muito sozinho. Eu tinha um irmão mais velho, mas nunca gostei de brincar com ele. Não rolava amizade. Mas eu sempre brinquei bastante. Brincava muito mesmo. Brincava sozinho. E brinquedo não me faltava. 

Eu mesmo criava meu brinquedos. Sou filho de pais pobres, que não tinham oportunidades de comprar brinquedos. Mas isso nunca foi problema. Eu sempre era fazendeiro, com enormes criações. Tinha de tudo, carros, caminhos e até aviões. Quanto mais sabugo de milhos, maior era minha  propriedade. 

Tenho muito orgulho de dizer que sou filho de pais trabalhadores. Eu honro o nome que carrego deles. Meu pai era pedreiro e minha mãe faxineira. Com os sabugos de milho eu fazia minha frota de carros, caminhões. Minha imaginação nunca teve limites. E as necessidades de dentro de minha casa também nunca me impediram que meus sonhos chegassem fosse de noite na cama ou de dia nas minhas brincadeiras. 

Meu pai viajava muito para fazendas, onde trabalhava muito puxado no Mato Grosso, Xingu. Minha mãe trabalhava como faxineira para uma senhora. E então eu ficava brincando sozinho com meus brinquedos. Muitas vezes após a escola eu ficava na casa da minha vizinha a Dona Luzia, que ajudava minha mãe a cuidar de mim. 

Minha família teve muita dificuldade financeira, cheguei até a passar fome. Lembro uma vez num certo fim de ano que não tivemos nada para comer. Cheguei a pedir um leite para minha mãe e ela não ter para dar. Hoje sou pai de uma menina linda, e posso imaginar a dor no coração que minha mãe teve naquelas horas, o quanto difícil foi para ela nos dizer que  não tinha.

Nessas horas tinha um pouquinho de achocolatado, que ela misturava com água e açúcar e entrega para nós comer e enganar a fome. Mas mesmo com tudo isso, eu era muito feliz. Eu brincava muito. Eu com meus sabugos construía meus carrinhos modestos e fazia as estradinhas de terra no quintal da casa. Sempre fui solitário e sozinho, mas sempre feliz. Presente no Natal ou no Aniversário era ter um bom prato de comida, que simplesmente poderia ser arroz, feijão e ovo, quem sabe um frango. 

Na escola foi também muito difícil. Sofri muito bullying. Naquela época debochar com os outros era normal. Qualquer pessoa que fosse diferente de um padrão que um grupinho determinava como verdade, iria sofrer. E as escola não enxergava nada disso naquela época, tudo era normal. 

Mas era muito difícil e claro que doía sim. Podiam ter nariz grande, ser gordinho, pé grande, ser oriental, ter roupas pobres. Fosse o que fosse, se saísse do padrão que eles definissem, já seria motivo para as chacotas. E no meu caso eu era gordinho e muito pobre. 

E volte e meia surgiam novos e agressivos apelidos. E as crianças se afastavam de mim. Várias vezes tentei aproximação, mas nunca deu certo, todas se afastavam. Só quem já passou por isso sabe a dor que dá. A impressão que dá é que você está condenado por um crime ou uma doença contagiosa que todos fogem de você simplesmente por você existir. Para eles você é até culpado por existir e só server para ser humilhado. Ficava isolada no colégio e não criava amizade. Entrava pensando na hora de sair. 

Mas o tempo passou, venho a evolução. A psicologia mostrou aos professores que algo estava muito errado dentro das escolas. Que algo tinha que mudar. Que algo tinha que acontecer. Não podemos ser hipócritas em dizer que não existe mais bulliyng, mas com certeza diminuiu e o mundo não pode fechar os olhos para que nada não esteja acontecendo ao redor. 

E eu também cresci. Aprendi a dar valor as coisas que verdadeiramente são importantes, e principalmente as pessoas que eu amo, o resto passou, nem lembro mais daquelas pessoas. É que nem um rio, as águas passam e não voltam mais.

Meu sonho de criança era ter estudado para ser médico. Infelizmente esse sonho não foi possível acontecer. Queria ser médico para ajudar as pessoas, curar doenças, principalmente crianças e pobres. Eu na verdade tinha vontade de ser e fazer muitas coisas, não querendo justificar, mas algumas pessoas próximas vinham e me puxavam para baixo. E isso também influenciava meu desânimo, porque já não pude estudar em razão que comecei a trabalhar muito cedo, com oito a nove anos de idade.

Foi quando parei com o colégio para ajudar minha mãe no sustento de casa. E ajudava meu pai no trabalho dele. Isso hoje é uma realização que tenho, caminho com os pés firmes e cabeça erguida e posso dizer que minha mãe e meu pai sempre puderam contar comigo. Tenho a certeza que não trouxe decepções a eles. 

Minha mãe só podia contar para trazer um dinheiro por menos que fosse, dela, do meu pai e meu e de mais ninguém. Esta foi outra razão que não pude realizar meu outro sonho de ingressar na carreira militar. Onde a minha expectativa era através do Serviço Militar, seguir carreira e lá no Exército adquirir uma profissão, e quem sabe a medicina. 

Cheguei a realizar o alistamento militar, fiz a prova e passei. Onde iria servir na base de Campo Grande para poder seguir carreira, foi quando minha mãe foi até o serviço de alistamento e informou para os oficiais que eu era o único filho que trabalhava e que trazia uma renda para dentro de casa. Desta forma, acabei sendo dispensado para minha tristeza.

Por outro lado, outra paixão que sempre tive foram os aviões. Quando eu escutava o ruído de um avião, meus olhos já procurava ele lá no céu. Na hora parava com que quer que eu estivesse realizando e já procurava o avião. Se meu pai fosse trabalhar próximo a um aeroporto, ele iria ficar o dia todo sem o ajudante, porque meus olhos estariam voltados para o céu. 

Eu cheguei a pedir explicações a outras pessoas aqui em Araçatuba que também fazem maquetes de aviões e elas chegaram a virar as costas para não me ensinar. E ainda diziam as maquetes estão ai para você comprar e olhar. Se você quiser comprar, compre, senão vira as costas e vá embora, porque eu não estou aqui para ensinar ninguém. Eu agradecia educadamente a resposta fui embora. Eu não chego a critica essa atitude, não sei quais são as verdades dessa pessoa. 

O que ela já passou. Mas eu não penso dessa forma. Penso diferente. E não desejo que outras pessoas passem pelas mesmas dificuldades que eu passei. Se eu puder ajudar e facilitar o caminho das pedras, com certeza irei fazer.  O Gustavo foi a primeira pessoa que me ofereceu ajuda de graça, gastou seu tempo. Só tenho a agradecer a essa pessoa sensacional.

Sempre fui apaixonado pela aviação, mas a ideia de construir maquetes surgiu aos vinte e poucos anos. Foi através de uma publicação no facebook, onde eu conheci o Gustavo Gandis, o famoso Gugu. Onde ele me ensinou e auxiliou bastante. Eu tinha muita dificuldade em construir a fuselagem e a centralização das asas e ele com toda a sua dedicação sempre me apoiou. Cheguei a ligar e mandar mensagens direto para ele. O Gustavo é uma pessoa sensacional e extraordinária.

Cheguei onde cheguei e não desisti de aprender em razão do apoio dele. Depois ele me incluiu num grupo de aviação, onde eu vim a conhecer o Jones. Mas sou humilde ainda tenho muito a aprender e aperfeiçoar. Por outro lado também penso que dificuldades todas as pessoas tem, só que não podemos desistir. Não é qualquer dificuldade que irei desistir não. Eu sou uma pessoa persistente. Preciso muito hoje de um computador, mesmo que usado, isso além de facilitar meu trabalho, iria também ajudar no meu aprendizado em conhecer novas técnicas.

Tenho muita força de vontade, fui aprendendo assim na raça os macetes e com a ajuda de um e de outro, no Grupo dos Artistas de Whazap aprendi também algumas coisas. O Gustavo chegou a enviar material para me ajudar e também aulas de vídeo. Comecei fazendo aviãozinho com cabo de vassoura, depois fui aperfeiçoando, criando coragem e metendo a cara. O Gustavo teve uma paciência comigo que nunca ninguém teve comigo em toda a minha vida. 

Ele parou dezenas ou centenas de vezes de fazer as coisas dele para fazer vídeo conferência para me ensinar. Me mandou muita fotos de como eu deveria fazer. Posso dizer hoje que ele é mais que um irmão. Eu tenho ele como um Pai, um Paizão. Meu sonho é um dia poder dar um abraço nele e poder agradecer a ele por ele não ter desistido de mim.

Outra pessoa sensacional que o modelismo me deu de presente foi o Calu. Eu tenho a satisfação de dizer que tenho ele como meu irmão. É outra pessoa que jamais irei esquecer. Irei carregar ele para o resto da vida. É uma pessoa fora de série, que não tenho palavras nem para expressar minha gratidão. 

O Calu me ajudou muito, me ensinou muita coisa. Eu sou muito grato, agradeço muito a Deus. O Calu eu tenho como irmão. Irmão de verdade. No início eu fazia as minhas maquetes com os meus conhecimentos e com os recursos que eu conseguia e postava no grupo dos "Artistas". 

Então o Calu me chamou no privado e disse que eu era um cara esforçado, comentou dos meus modelos. Comentou que tinha percebido que eu não tinha muitos recursos e materiais para trabalhar, mas mesmo assim que eu não desanimava e que corria atrás, mesmo com todas as dificuldades para conseguir as coisas que eu queria. 

E começou a me passar muitas dicas e conhecimentos. Ele me ajudou muito. Mas muito mesmo. Me orientou em técnicas que eu nem imaginava que fosse existir. O Calu é uma pessoa se puder te ajudar ele não pensa. Ele é puro de coração. 

Ele não vê maldade. Ele ajuda sem olhar a quem. E uma frase dele é que conhecimento temos que passar para o próximo. A gente não deve guardar conhecimento para si. Tem que passar para os outros. E da mesma maneira que estou te ajudando aqui, se você puder ajudar uma pessoa um dia mais para frente faça da mesma maneira que estou fazendo para você hoje. E foi o que aconteceu, hoje estou ajudando um ou outro amigo, no pouco que eu sei.  

Mas na minha caminhada também ajuda de outros amigos que tive a oportunidade de conhecer. Como o Danilo lá do sertão da Bahia. Esses dias mesmo, ele estava me dando umas dicas sobre detalhes técnicos. Curiosamente nós estamos fazendo o mesmo aviãozinho, e estamos indo juntos etapa a etapa. Caminhando juntos. 

E fica muito mais fácil para eu aprender as dicas e acho que para ele dar as dicas também. Então volte e meia a gente troca telefona e eu peço algumas dicas. Hoje mesmo ele me deu as dicas de detalhes do motorzinho, porque esse motor eu nunca fiz. O Danilo é super gente fina, muito prestativo, não mede esforços para te ensinar e eu percebo que ele fica feliz em poder ajudar. 

Outro amigo que tenho o prazer de ter e que volte e meia também converso para me ajudar e sempre me dá dicas é o Marco Aurélio. Atualmente ele está fazendo um KC. Ele é outro nível, ele tem uma impressora 3D. Um dia eu vou chegar nesse nível de ter uma impressora 3d. Eu prefiro fazer as maquetes na madeira, no rústico mesmo. Mas vou te dizer, tem umas peças pequenas que a gente sofre fazendo, enquanto que na impressora 3D é só olhar e sorrir. 

Eu estou doido para ver o KC que está fazendo, sou apaixonado por aviões de guerra. Tudo que for de guerra. Aviões, tanques. Eu tenho um jeeepinho de miniatura que eu ganhei de presente. Tenho vontade de fazer um diorama com terra artificial e estradinhas e outras pequena maquetes, como um helicóptero pousado na grama também artificial

Então, essas pessoas e outras foram pessoas que eu só tenho gratidão, são fora de série. Quem for amigo deles, é um felizardo. São muito bons de corações. Eu sou grato a todos que me ajudaram na minha vida. Que Deus derrame benções na vida de vocês

Vou ser sincero não tive incentivo de nenhum familiar. Ninguém acreditava que eu iria conseguir construir uma maquete. As pessoas por um lado não acreditam na força de vontade e na capacidade que o ser humano tem e por outro lado ficam estagnadas apenas analisando as dificuldades e barreiras que iria encontrar pela frente. 

Mas para cada dificuldade existe uma solução. Eu não nasci sabendo falar e caminhar. E levei tempo para aprender. Construir maquetes foi a mesma coisa, tive que superar dificuldades e quebrar paradigmas, inclusive meus paradigmas. Mas graças a Deus e a minha confiança eu segui em frente e tive êxito. Hoje eu mostro para todos que fui capaz.

Originalmente faço minhas maquetes para minha coleção, mas descobri que elas despertam interesse de outras pessoas. Que olham e ficam admiradas. Já vendi algumas. Assim, aprendi uma nova forma de renda, e se alguém quiser é só encomendar. É curioso no início meus familiares não acreditavam e hoje quando recebo uma encomenda ficam abismados com a maquete e com a encomenda. Você pegar um pedaço de madeira bruta e ver seu projeto desenvolver devagarzinho não tem preço.

Minhas maquetes eu tenho orgulho de dizer que são 100% de material reciclado. Por exemplo cabo de vassoura, latinhas diversas, palitos diversos, caninhos de cobre diversos, cabo de alta tensão de internet, lata de Nescau, pote de sorvete, caixa de feira, pedaços de plástico de prateleira de supermercado, madeiras em geral encontradas na rua. 

Ou seja, não compro nada. Encontro muita coisa útil nas feiras, no lixo do supermercado, em caçambas e até mesmo no lixo de residências. Eu não tenho vergonha não de pegar. Não estou roubando e fazendo nada de errado, e muito menos prejudicando alguém.

Eu conheci minha esposa em 2008, logo depois da dispensa militar, havia arrumado um serviço de empacotador. E um tempo depois ela foi admitida também no mesmo mercado. E um ficava olhando o outro de longe, mas nenhum chegava no outro. A gente ficava namorando de longe, só nos olhos, com  vergonha de conversar. 

Ficamos assim quase um mês nesse chove e não molha. Numa noite eu estava limpando a banca de cebola e ela já estava se preparando para ir embora. Quando vi ela, não pensei duas vezes, larguei tudo e fui atrás dela. Bati meu ponto e fui atrás e começamos a conversar.

No outro dia no supermercado foi uma fumada ardida, porque todas as bancas não estavam limpas os meninos repositores tiveram que primeiro limpar para depois repor os produtos. Mas eu não me arrependo de nada. Minha esposa foi outro presente que Deus colocou na minha vida, porque eu sou apaixonado pela minha esposa. Nós já passamos por altos e baixos. Passamos e continuamos vivendo muitas coisas juntos.  Mas temos fé em Deus que nossa vida vai melhor. Eu amo essa mulher de verdade e de paixão.

Minha vida teve momentos muito difíceis. Tive muitas perdas. Momentos difíceis e dolorosos. Perdi uma filha com seis meses de idade, ela estava internada para a realização de um procedimento e teve uma parada cardíaca. Minha vida foi morar dentro do hospital com ela. 

Chegou a ser transferida para outra cidade, e lá como não tinha dinheiro fiquei vários dias sem comer nada, só bebendo água do bebedouro e dormindo no relento num teatro aberto, sem um tostão no bolso. Minha esposa felizmente conseguiu ficar internada com minha filha. 

Chegar até a pedir comida para um vendedor ambulante e ele disse que não dava nada para vagabundo, mesmo explicando minha situação. Depois de alguns dias, minha esposa conseguiu que o hospital permitisse minha alimentação. As vezes estou em casa e ouço choro de criança pequena e saio procurando, não tem como esquecer minha filha. Mas Deus me abençoou de várias formas.

Deus me deu minhas duas filhas, que por um problema de saúde nós não poderíamos ter, e vim a ter duas lindas filhas. E para tentar uma gravidez teríamos que fazer um tratamento muito caro. Eu ajoelhei e rezei a Deus. E Deus me concedeu duas filhas a Mabili e a Lícia. Eu sou muito grato a Deus que me deu os maiores presentes da minha vida. 

Seis meses depois do falecimento da minha filha em 2019, o destino apresentou uma nova supressa, foi descoberto dos tumores no meu rim, o qual realizo tratamento até hoje. Sendo descoberto num estágio já muito preocupante inclusive e foi fui e imediatamente suspenso de minhas atividades profissionais de operador de retro escavadeira e afastado para o INSS. 

Iniciei imediatamente o tratamento, com o passar do tempo o tratamento de certa forma não neutralizava mais as crises de dores foi  quando os médicos decidiram adotar a morfina como medicação quotidiana para a minimizar o meu sofrimento

Em 2021 foi suspenso o meu benefício e teria retornar as minhas atividades profissionais de operador de empilhadeira, conforme o médico da empresa eu estava realmente impossibilitado das atividades em razão das fortes dores, do uso continuo da medicação e das demais consequências e reflexos da medicação que davam longos períodos de sonolência.

Então entrei num período muito difícil financeiramente. Por um lado não podia voltar ao meu trabalho e por outro deixei de receber meus benefícios. E como comprar todos os medicamentos, só a morfina era muito cara, e ainda tinha toda a alimentação, aluguel, despesas com a minha família. 

Com o tempo e a pressão você deixa de pensar na doença e só pensa em dinheiro e nas dívidas que começam a se acumular. Então a solução é sempre a mesma, você começa a vender as coisas de dentro de casa para comprar comida e remédios.

Alguns amigos ficaram sabendo que eu estava sem celular e resolveram fazer uma ação entre amigos e para comprar um celular chegar a juntar mais de mil e reais. Para minha maior alegria o comissário Alexandre se prontificou a do ar o celular que ele havia acabado de trocar. Então eu recebi o dinheiro e o celular no momento mais propício de todos, por que naquela ocasião eu somente tinha  mantimentos para apenas uma refeição.

Outras  pessoa que muito me ajudaram e que não conheço pessoalmente foram O Jones,  Adriana, uma ex comissária da Transbrasil e o Comandante Pardal  de balão. Foram eles que me deram todas as orientações necessárias para através da defensoria pública eu voltar a receber o meu benefício e inclusive a medicação do do governo. São pessoas que mesmo não me conhecendo esticaram as mãos para me ajudar. Serei eternamente grato a todos vocês. 

Só tenho a agradecer mesmo a todas aquelas pessoas que puderam contribuíram financeiramente para me ajudar. Só quem já passou por isso sabe o desespero que é olhar tudo acabar, a comida, os remédios, o dinheiro e não ter o que fazer. E o pior as crises de dores. Bate o desespero, a agonia. 

Você vê a sua filha e não poder fazer nada. Essas pessoas que eu nem conheço foram especiais e fizeram diferença na minha vida. Acho que elas nem ficaram sabendo disso, porque contribuíram apenas para comprar um celular e ao invés disso ajudaram a comprar na verdade comida e morfina. 

Ainda não estou curado, sei que tenho um longo e doloroso caminho. Mas tenho muita fé. Acredito em Deus. A minha história já é prova disso. Praticamente todos os dias tenho que consumir a morfina em razão das dores. Isso é horrível. As dores são terríveis, e o reflexo do uso é ruim também. Mas hoje tenho um pouco de tranquilidade, porque não preciso me preocupar se terei dinheiro no final do mês para comprar os mantimentos, o leite da minha filha.  

A medicação agora eu recebo toda gratuita. Eu agradeço muito e de coração Adriana e ao Pardal que muito me incentivaram. Quando eu não acreditava no que eles me diziam para fazer. Mas parei de teimar e fiz o que eles me disseram e inacreditavelmente em menos de duas semanas havia voltado a receber meus benefícios e a minha medicação gratuitamente

Meu recado para as pessoas que tem um problema de doença por mais grave que seja é que nunca desistam e se entregam de viver, porque tem pessoas que precisam de você, seu filho, sua esposa, seus pais. Seja quem for. E você mesmo precisa de você. Eu cheguei a passar por muitas dificuldades, perdi meu apartamento, hoje eu pago aluguel. 

Mas eu tenho fé em Deus que vou me reerguer e me curar dessa doença. Muitas vezes tem pessoas que reclamam da sua vida, do seu cotidiano, do seu emprego, da sua família eu só digo uma coisa: "Não reclama não. 

Todo dia que você acordar de manhã, você agradece a Deus por você estar vivo, agradece a Deus pela sua família estar ao seu lado. Agradeça a Deus pela vida dos seus colegas, familiares e amigos. De valor a sua esposa, a seus filhos, aos seus pais. A maioria dos seus amigos irão passar na nua caminhada, mas sua esposa e seus filhos estarão ao seu lado na sua trajetória.

 Agradeça  Deus pelo seu emprego e sua saúde. Se você estiver doente, agradeça que sua doença tem cura e tem tratamento. O ser humano é muito egoísta, porque ele só pensa nele próprio e não pensa nas pessoas. Eu também era assim de reclamar, isso é natural, mas eu enxerguei que existem pessoas que tem problemas piores que o meu. 

As vezes tem pessoas que não tem uma mão, não tem uma perna ou vivem em cima de uma cama vegetando. Eu tenho minhas limitações e dependências com minha esposa, mas ainda eu posso andar, ainda eu posso me mexer. Hoje eu aprendi que só tenho a agradecer a Deus as pessoas maravilhosas que estão ao meu lado.


Betinha Bernardo

Uma grande história de superação .
parabéns
 pela sua força Deus te abençoe.

Agnaldo Cezar

Fé em Deus sempre

Juvenal Silvino Silvino

Na verdade, sem exagero( falo muito serio) me tornava numa pessoa melhor, aproveitava cada momento com a família, abria uma garrafa de vinho, bebia normalmente( até deus permitir) nem me atrevia a fazer quimioterapia! É só mais sofrimento. perdi alguém nessa m##da da quimioterapia! Viva seja feliz! Ama mais! Tenta construir um legado para alguém .esse é o meu conselho seja sempre positivo.


Neusa Promenzio

Fica em paz Deus no controle tudo já deu certo

Netty Costa

Que ele faça uma boa cirurgia e que tudo transcorra bem.

Angela Pinheiro

Que Deus e Nossa senhora de Nazaré coloquem seus anjos na frente dele,e creio que já deu tudo certo.


Sueli Pereira

Deus em sua imensa bondade irá agir através dos médicos.
Tenha fé ,vai dar tudo certo em nome de Jesus.

Iara Catarina

Susseso para está família


Neusa Promenzio

Fica em paz Deus no controle tudo já deu certo


Marlene Vieira

Que Jesus Misericordioso o assista em todas as suas necessidades.


Sonia Ribeiro

Que Deus abençoe


Maria Rosa

Já deu tudo certo confia


Maria Jose Araujo

Depositei duas fé em Deus, somente ELE pode nos socorrer.


Adriana Esperança

Amém


Souza Souza

Pela graça e a santa misericórdia de Deus Ele entrará com providência e a frente de td e fará com que td corra bem, amem


Celeste Roque Dos Santos

Tenha muita fé e esperança que Deus vai estar no controle


Flavia Trindade Moraes

Que Deus o acompanhe


Andrea Domiciano

Parabéns pela sua luta vc foi guerreiro que Deus abençoe sempre, meu irmão tadinho não deu conta e se entregou. Ele tinha chances cá de pâncreas


Hirondina Varela

Desejo-vos muita força e coragem neste processo duro para todos


Sylvia Giambruno

Rezando por ele


Rute Alves

Glória a Deus

Marita Francia

Deus seja louvado a ele toda honra e glória !! Sei que não é nada fácil lidar contra um câncer porém Deus sempre e nosso socorro presente em todo momento ele é o médico dos médicos e quem da a última palavra ele cólica sempre anjos (pessoas)en nossas vidas por isso sempre glórias a Deus independente de qualqer situação que atravesamos !!!! Sigamos firmes entregemos todo en mãos de Deus e descansemos confiando nele e seja feita a sua vontade 🙏🫂 benções infinitas na sua vida