domingo, 20 de julho de 2025

COMANDANTE ROQUE

COMANDANTE  E INSTRUTOR DA TAM JATOS EXECUTIVOS

Ao ingressar nos quadros de funcionários do Taxi Aéreo Marilia em 07/01/1991, como Copiloto de Jatos, não imaginaria nunca alcançar a longa e beta carreira que galguei na companhia. Havia feito o meu recheque de copiloto naquela semana, e por incrível que pareça, no meu primeiro voo em 16/01/1991 com o colega Miyata no PT-LML um Citation C 550, São Paulo, Rio de Janeiro, Cachoeiro do Itapemirim, Vitoria, aconteceu uma pane de flap na aeronave após o pouso em Vitoria.

Ao acionar a manutenção, o Cmte Miyata reportou que o flap após o acionamento, não voltava para a posição em cima. Como estávamos com passageiros da Shell que deveriam voltar para o Rio de Janeiro naquele mesmo dia, haveria a necessidade de enviar outra aeronave para embarcar os mesmos para o RJ.

Aeroporto Le Bourget Paris, voava com o Copiloto André Castanho, atualmente Cmte. da Latam

Ao pousar em Vitoria com o N36886 um Citation CSS0, o Cmte Octavio e o Copiloto Lins, teve um dos pneus do trem de pouso principal furado. Consequentemente agora, havia dais aviões indisponíveis no solo em Vitoria. Naquele momento, os vários anos de experiência como mecânico de aviões falaram mais alto na decisão do que fazer.

Com Cmte Marcos Pacheco, Arnold Schwarzenegger, Cmte. Roque e James Cameron

Ao comunicar o Cmte Miyata e o Cmte. Octavio que eu havia sido mecânico de aeronaves por vários anos e após os mesmos entrar em contato com a manutenção da Companhia, fui autorizado a substituição de um dos pneus do PT-LML para o N36886, e assim foi feito e eles puderam levar os passageiros na hora marcada da decolagem para o Rio de Janeiro, e nós pernoitamos aguardando a manutenção solucionar a pane de flap e a reposição do pneu furado no dia seguinte, podendo então voltar para São Paulo.

    Citation III C650 - Voei om este avião na Manaus Aerotaxi

Naquele mesmo ano, em 15/11/1991 ao fazer um voo com o Cmte. Alberto de São Paulo para Araçatuba e Ponta Porã na mesma aeronave PT-LML, com o Cmte. Rolim e o Sr. Pedro Conde, do BCN, durante a etapa SBAU/SBPP o radar ficou inoperante, e após o pouso em Ponta Porã, o Cmte. 

    Centro de Memória da TAM

Alberto reportou ao Cmte. Rolim o ocorrido e que eu havia sugerido conseguirmos uma fonte externa e ferramentas para abrir o radome e podermos ver o que estava acontecendo com o radar. O Cmte. Rolim autorizou imediatamente e assim ficamos no aeroporto para iniciar os trabalhos. 

    Cmtes. Fernando e Roque com o cantor Michel Teló

Após abrir o radome, soltar a antena do radar e limpar os plugs com limpa contato, efetuamos os testes e constatamos que a pane havia desaparecido e o radar voltado a funcionar normalmente. O retorno estava previsto para o dia 17/11 de Ponta Porã para Foz do Iguaçu e São Paulo. Ao chegarmos na fazenda o Cmte. Alberto relatou ao Cmte. Rolim que o radar agora estava operante, que agradeceu o nosso esforço e perguntou se eu iria cobrar o conserto do radar, demos boas gargalhadas.

   PR-MPF - Voei nesse avião na Manaus AeroTaxi

Eu poderia relatar muitos e muitos voos e viagens que fiz junto com o Cmte Rolim durante a minha passagem pela TAM Jatos Executivos, era um enorme prazer voar com o presidente da empresa, principalmente na década de 90. 

    Centro de Memória da TAM

Certa vez solicitou ao chefe de operações Cmte. Paulo Sérgio de Moraes que me escalasse para      Moraes  lhe dar instrução na aeronave PT-MPE um Citation C525, que eu havia feito o curso na Flight Safety em Wichita e trazido da Cessna naquele mesmo ano para o Brasil, o primeiro Cessna Citation Jet que veio para o país.

    Antigo Museu da TAM de São Carlos

E assim foram vários voos e viagens, onde eu convivi com o Cmte Rolim Adolfo Amaro, aquele empresário e piloto que eu havia conhecido quando entrei como mecânico de aeronaves na Transar em Congonhas, empresa do grupo Ultragaz do empresário Pery Igel em 1978.

A cereja do bolo na minha carreira de piloto na Tam Jatos Executivos, não foram os voos de instrução no Citation Jet PT-MPE, nos outros tipos de aviões e nem os vários traslados que fiz de aeronaves novas adquiridas através da TAM para empresários da empresa na Cessna Aircraft em Wichita Kansas U.S.A. para o Brasil.

O maior e melhor voo na Tam Jatos Executivos da minha carreira teve dedo, mão e pés do Comandante Rolim. Fui escalado para levar um jato Citation Ill PT-LUO para a Europa e acompanhar o narrador Luciano do Valle, comentarista Roberto Rivellino e equipe da Televisão Bandeirantes para a transmissão do campeonato mundial de basquete feminino na Alemanha (Munster e Berlim) e o campeonato mundial de futebol masculino na França em 1998.


Decolamos do Brasil em 27/05/1998 com uma aeronave Citation Ill PT-LUO e retornamos em 13/07/1998 para o Brasil após o termino da copa, chegando em São Paulo no dia 14/07/1998, após um total de 71:25 horas de voo e 52.970 quilômetros percorridos e 48 dias fora do país.


Agradeço ao Comandante Rolim Adolfo Amaro aos quase vinte anos trabalhados na Tam Jatos    Executivos e a minha aposentadoria na empresa. Agradeço também a família Amaro por todas as oportunidades a mim ofertadas durante a minha permanência na TAM.