domingo, 17 de abril de 2011

PARE E REFLITA , EU SOU PAI !

Não é raro acontecer de alguém me dizer que sou um pai um pouco diferente. Não acho que eu seja diferente, apenas eu dedico um pouco a mais de tempo para meu filho. Mesmo com as minhas constantes viagens. No ano passado no aniversário de meu filho, minhas lágrimas surgiram quando um amigo dele disse que eu era um Pai Legal e que gostaria que o seu fosse assim!

CLICAR NAS FOTOS PARA AUMENTAR SEU TAMANHO


Assim, tomo a liberdade de lhe fazer um pedido.

Um pedido muito especial!

Uma coisa muito importante!

Este pedido é o meu presente para você.

Tem que ser feito hoje! É apenas uma reflexão. Se você já é pai, será fácil de realizar. Se você ainda não for pai, pense de como você gostaria que seu pai fosse com você e reflita para quando você vier a ser!

Reflita se os seus filhos ou netos estão na tua agenda todos os dias!

Reflita se você tem realmente tempo para eles.

Reflita mesmo!

Reflita com a alma.

Responda para seu coração quando foi a última vez que vocês brincaram juntos. Quando foi a última vez que foi ao cinema com ele ou quando assistiu seu treino na escola.

Então!

Desligue o celular.


Vá com ele ao parque, brinque e ande de bicicleta, se você não tem bicicleta não tem problema, você pode alugar. Leve o skate ou os patins, assista seus jogos de futebol.


Vá a praia, surfe com ele, se você não sabe, não tem problema, eu também não sei.


Desligue o computador e saia com ele.

Vá ao cinema comer pipoca e rir muito, assista um filme legal e divertido, vocês irão rir muito, mais muito mesmo. Nós vamos sempre que possível ao cinema, e você sabe quem escolhe o filme? É claro,o meu filho. Damos boas gargalhadas.

A nossa vida passa muito rápido, quando percebemos os netos já chegaram. É eles crescem rapidamente você sabia. Deixe para esquentar as pulgas a noite na cama. Sábado e Domingo são dias para você curtir com a sua família. Pegue seu tênis que já esta com tenhas de aranhã de tanto tempo que guardado no armário. Eu seu, eu sei. Você trabalha a semana toda, e está cansado! Eu sei, você trabalha muito para dar um conforto para a família e dar um futuro seguro para seus filhos.

Pare!!!!!!!!!!!!!!

Daqui a pouco seu filho já será um médico, um engenheiro ou outro grande profissional. E você? Com certeza já estará com uma boa "dentadura" e talvez com uma "bengala". Legal!!!!! Chegaram os netos!!!! Então você agora vai ter tempo para levar eles no parque. Mas agora será seu filho que não vai ter tempo. Ele estará preocupado em trabalhar para trazer o mesmo conforto que você estava preocupado.

Viva o hoje!!!!!! Vá curtir sua família!!! Vá curtir hoje!!! Vocês irão adorar!

Reúna a família em casa e volte a ser criança! Nós sempre fazemos isto. Jogue o Banco Imobiliário, o WAR, Paciência, Trunfo, Mico, Vareta, o Forte Apache, com Bonecas, com o Pula Pirata, com o Pinote.

Saia de casa! Não dá para ficar todos os Sábados e Domingo deitado no sofá vendo televisão. Se você for meio maluco da cabeça compre um sofá tão ruim, mas tão ruim que você nem vai querer mais sentar nele. Compre uma televisão, preto e branco, sem controle remoto e com antenas, tem que ter um bombril. Legal, conte para os seus filhos como eram as coisas no seu tempo. Conte dos carrinhos de rolimã, das pipas, da água que você bebia na mangueira da vizinha......

O bom de São Paulo, é que para temos um bom final de semana é muito barato.

Anote na sua agenda os nomes de seus filhos e netos, pelo menos dedique os domingos.

Você vai se viciar, daqui a pouco, vai ser dois, três e todos os finais de semana.

Vá ao Circo e de boas gargalhadas.


Vá ao Ibirapuera e ao Butantã. Perceba nas fotos que as roupas de meu filho são diferentes nos mesmos locais. É claro, que como são locais "chatos", ele nem gosta de ir repetidamente e intermináveis vezes. Nós adoramos estarmos juntos. Hoje levamos mais amigos seus em nossos passeios. Levante dessa poltrona, poupe as pilhas do controle remoto. Divertirta-se gaste energias com as melhores pessoas que você conhece, vá se divertir com a sua família.
Atenção: melhor horário para ir no Instituto Butantã é no sábado e domingo pela manhã. Se você não gostar depois manda um retorno de minha postagem. Agora, se tivermos sorte, poderemos nos encontrar lá. Irei estar com no mínimo dois ou três moleques.


Não deixe de ir nos Museus de Tecnologia (Estação Ciências, Catavento (tem uma ilha de edição de TV e as crianças podem apresentar o "Jornal Nacional, leve a filmadora e filme o futuro ancora da tv brasileira"),Parque Sabina (é possível fazer escavações de arqueologia e encontrar fósseis de dinossauros, além de dinossauros em escala normal). Então está combinado, se chouver no sábado ou no domingo, NADA DE FICAR EM CASA ESQUENTANDO AS PULGAS. VAMOS PARA A ESTACAO CIÊNCIAS OU PARQUE DO CATAVENTO OU PARQUE SABINA. Não se preocupe, não chove lá dentro. Vá cedo, esteja lá as 13:00 horas, senão não vai dar tempo. Não se preocupe lá tem estacionamento, bebedouros, lanchonete, e é barato. Então sacuda as pulgas e procure na Internet estes lugares. Com certeza se você não for agora. Seus netos irão levar você e sua bengala.... Não se esqueça da filmadora e da máquina fotográfica.



Tem o Museu da Independência e um pouco depois tem o Museu de Zoologia. Deixe o carro num deles e vá caminhando, é muito perto, e não deixe de entrar no Corpo de Bombeiros que fica no caminho, não tenha pressa, fique mais de uma hora lá. Os oficiais e soldados tem o maior prazer em mostrar tudo para vocês.


Vá ao Jardim Botânico, atravesse o pontilhão que tem lá e ouça os bugios. Vá ao Museu da Independência. O local é enorme, você pode entrar dentro do mausoléu, é um local inesquecível, maravilhosos. Claro, tem que ser um domingo com sol. Não se esqueça dos bonés e de um protetor solar e muita água. Além de se divertir irão perder algumas calorias.


Vá ao Zoológico e ao Memorial da América Latina. Aliás, você se lembra quando foi a última vez que foram no zoológico?



Se tiverem um pouco mais de tempo, vá a Santos tem ótimos museus e o Aquário.
Atravesse de balsa ao Guarujá e volte de barca. Faça um passeio de escuna. Caminhe na beira da praia com ele, não se esqueça de escrever os nomes de vocês e das pessoas que vocês mais gostam na areia.


Se tiver um pouco de mais de tempo e de grana vá a Ilha Bela, lá sem dúvida nenhuma será inesquecível. Fique na Pousada do Caboclo na Praia do Cural, telefone 012-38941690 \ 97550573. Ná hora de ir embora, depois da balsa e na súbida preste atenção, numa curva a direita tem uma enorme cachoeira, a beira da rodovia. Há dez metros a frente tem um ponto de ônibus e um estacionamento. Se tiver coragem entre na água fria. As fotos a baixo são destes dias:


Em São Paulo tem também o Aquário, e a Pinacoteca e o Horto Florestal, estes dois ainda estão na nossa agenda.

Vá a Paranapiacaba, agora tem um trem aos domingos, também esta na nossa agenda.


Tem Serra Negra e Itu. Lá tem pousadas hotéis fazendas maravilhosos. Se estiver com pouca grana, também tem pousadas muito boas. Nós já fomos várias vezes, entre na Internet e se informe desses e de tantos outros programas legais para sua família. Então, crie coragem e vá. Vocês irão andar a cavalo, farão uma boa pescaria, tirolesa, dar um bom mergulho na piscina.


Aqui em Sâo Paulo, pertinho do Congonhas tem uma Fazendinha muito agradável, na Av. Washington Luís, 4221. Consulte www.estacaonatureza.com.br.


Provavelmente se fizeres isto, iremos nos cruzar, pois quase todos os finais de semanas andamos em alguns desses lugares.

Se tiveres disposição vá ao Parque da Xuxa. Mas chegue cedo, as 11h
horas e saia as 19h. No final do dia você estará terá feliz.


Se tiveres um dia de folga durante a semana, vá ao centro da cidade, no Edifício Altino Arantes, ou simplesmente Edifico Banespa e vá a cobertura, próximo da Estação da Sé. Aproveite e passe na Catedral. O centro da cidade é um museu ao céu aberto.


Outro lugar legal, que os garotos adoram é ir na loja de carros! Loja de carros? Claro na Av. Europa, leve eles lá. Tem cada Ferrari e outros importados. Claro que pode entrar. É uma loja como qualquer outra. Os vendedores gostam de receber visitas. E esse passeio não tem quem não goste. Mas tome cuidado, não vá trocar o carro!



É importante ver seu filho jogar futebol, ou seja, viva com a sua família. Olhe para seu filho, e veja se nele existe uma criança ou um adulto precoce.


Sua família precisa de você e você dela! E precisam agora!

Se seu filho gostar também de alguns programas "maiores" pesquise na Internet todos os meses quando os navios da Marinha Brasileira estarão atracados no Porto de Santos e então vá visitar uma fragata de guerra. Vocês serão bem recebidos porque nós fomos.


Todo mês de outubro tem uma maravilhosa exposição das Forças Armadas no Parque de Marte. Tem que chegar cedo, chegue as 08:45. Seus filhos e você farão coisas incríveis. Vocês entrarão em aviões, helicópteros, tanques e inúmeras outras coisas. O dia passa num toque de mágica.


Este programa é tão bom, que merece mais fotos. Não perca a oportunidade de irem lá. Procure na Internet a data da Exposição.


Meu filho entrou até num caça mirage!


Em maio tem uma feira da Aviação Civil, muito legal também. Tem simulador de vôo entre outras muitas coisas.


Atenção, se você fizer alguns destes programas, com certeza iremos nos encontrar. Caso você nos encontre, podes deixar a timidez de lado e conversar conosco. Iremos ouvir com a maior alegria e atenção as aventuras de vocês e com certeza vocês terão outras ótimas sugestões para nós irmos nos aventurar.

Construa uma maquete de qualquer coisa, nós construímos um edifício quando o Lucas tinha seis anos. Foram mais de 200 caixinhas de suco e de Nescau. Depois construímos um forte apache.


Escreva um livro com as histórias de seus filhos e de sua família. Eu escrevi dois rabiscos de mais de 300 paginas, o Dr. Icami Tiba leu e gostou.

Leve seu filho a conhecer sua sala de trabalho, mas não se esqueça de ir conhecer sua sala de aula, para ele isso é muito importante.

Não se esqueça de plantar uma árvore. Nós morramos em São Paulo num apartamento, mas todos os anos plantamos mais de 100 árvores. Você nem imagina o que a Tam transporta nas minhas malas. Todos os anos plantamos em latas de Nescau mais de cem mudas de jabuticaba, cereja, abacate. Olha as jabuticabas que plantamos no ano passado.


Depois levamos tudo para Porto Alegre e transplantamos para garrafas pet e e um ano depois replantamos ou damos para amigos.

A Tam chegou a transportar uma jabuticaba que comprei em Bragança, ela pesava mais de 50 kg, estava plantada numa lata de 18 litros e tinha mais de um metro.

Outra coisa legal, é vocês fazerem uma coleção juntos. Pode ser de qualquer coisa. Veja uma de nossas coleções. Algumas foram presentes de pessoas especiais da aviação.




Não basta ensinar que devem preservar a natureza. Tem que praticar, tem que
exercitar. De tanto eu falar aqui em São Paulo, acabei trazendo várias mudas de Porto Alegre de volta para São Paulo, para amigos plantarem.

Tenha muitos, mas muitos amigos de verdade. Saiba escolher os amigos verdadeiros.

E o mais importante, não se esqueça de agradecer todos os dias a DEUS por ter a família que você tem.

Mais um detalhe, nunca é tarde para recuperar o tempo perdido, mas não deixe para amanhã. Talvez não haja esse tempo amanhã. Comece hoje, ou melhor agora. Entre na internet e veja quais filmes estão passando hoje e telefone para sua família.

Por fim, acesse o site www.portaldafamilia.org e monte sua programação.



ELE ESTA CRESCENDO (Parte B:Detalhe


Ser pai à distância não é fácil. Ser pai não é fácil mesmo. Mas existem segredos.

Muitas vezes fico no Hotel vendo suas fotos, escrevendo estes rabiscos, contando histórias para os colegas. O Lucas fez isso, aquilo ou aquele outro.
Outras vezes, quando volto para casa, volto cansado, às vezes até me esqueço da vontade de brincar. Me esqueço que tem um menininho que está me esperando.


 Mas surpreendentemente surgem energias e volto a ser criança com ele. Caso eu não faça isso, ele teria que esperar até os seus trinta anos para me ter.

Com as constantes viagens, não vi os seus primeiros passos, às suas primeiras palavras, o seu engatinhar, etc.



Mas tive a sorte de ter alguém especial como ele ao meu lado. A sorte de ter uma companheira que me deu o prazer de eu ver pela primeira vez cada uma dessas
situações como se fosse de fato a primeira vez, e principalmente de forma que eu fosse surpreendido pela emoção da surpresa. Ou seja, minha esposa nunca me contou antecipadamente que o Lucas tinha andando, falado, engatinhado, ficado de pé. Ela simplesmente deixava acontecer naturamente na minha frente, e eu babaca ficava babando.



Quando vi o Lucas pela primeira vez ficar de pé, me apavorei, pensei que fosse cair e se machucar.



Que nada, já estava acostumado há vários dias. E os primeiros passos que vi ele andar. Venho em minha direção. Estive ao seu lado para aprender a andar de bicicleta. Mas ainda tem outras a acontecer, como a dirigir automóvel, Epa, essa fica com a Mamãe.



Por outro lado, sempre me esforcei a estar presente nas cerimônias, estive lá nas festas da escola, dia das Mães, dos Pais, os Aniversários, as formaturas. Emocionante sempre foi chegar ao seu treino de futebol quando ele já sabia que eu não poderia estar. E surpreendentemente eu dava um jeito e aparecia. Seus olhos brilhavam quando me enxergava na arquibancada.



A Mãe sempre gostou de desfilar, assim, o pequenininho já com menos de dois anos, já tinha feito dois desfiles e algumas fotos. Infelizmente, era tudo muito desorganizado e cansativo, assim, deixamos de lado esse caminho.



Uma das coisas que desde pequeno aprendeu a fazer, é montar a árvore de Natal, para todos nós é algo especial, é necessário todos estarem presentes, o Lucas, o Papai, a Mamãe, a Vovó Carlota e Julita e o vovô Joel. Primeiro quando ele tinha um ano ele apenas ficava olhando. Com dois anos pegava em alguns enfeites.



A partir dos três anos, ele que montava, fazendo a festa. Com quatro anos, o Lucas, o Papai e o Vovô Joel construíram a casa do presépio, foi uma festa. Depois da árvore montada, todos os dias o Lucas gosta de ver cada um dos enfeites, de trocar de lugar. De pendurar um enfeite em cada um dos meus dedos. Isto é a magia do Natal. Quando pequeno ficávamos horas na fila do Papai Noel. É emocionante ver seus olhos brilharem de emoção. De escrever e entregar a carta ao Papai Noel. Quando chegava a sua hora, lá vai ele correndo no colo do Papai Noel, sem medo. Antes de ir embora, lá vinha ele com as mãos e bolsos cheios de balas e pirulitos.



Como é gostoso fazer uma criança sorrir e ser feliz.



Em Porto alegre tivemos uma idéia, de arrumar um papai Noel para entregar o presente. Quando ele bateu forte na porta, todo mundo ficou em silêncio olhando para a porta, pois já era muito tarde da noite. Nisto o Papai Noel deu a sua famosa gargalhada, Hô, Hô, Hô. O Lucas pulou e gritou: É o Papai Noel, Ele chegou! É o Papai Noel! Foi aos braços do Papai Noel quando ele entrou na sala, sentou no colo dele e perguntou: Papai Noel você venho me trazer meu presente? Foi uma grande festa. E assim, durante muitos anos o Papai Noel venho nos visitar. O Lucas já com nove anos me perguntou se ele existia. Eu disse que a magia do Natal existe e para ele a resposta foi sufuciente. Aos dez anos, ele já sabia de tudo, na manha de Natal após acordar ele ao ver a árvore com
os presentes, ficou muito triste, pois mesmo já sabendo de tudo ele esperava a sua visita. E durante a tarde lá estava o Papai Noel sentado no sofá da casa da vovó Julita, ele levou um enorme susto.



E a sua  primeira vez na praia, adorou, aquele espaço todo de areia. Aquele mar lá no fundo. Primeiro teve medo das ondas, depois teve respeito, com quatro anos ganhou a uma prancha de surfe. Aos nove teve aula de surf e conseguiu ficar na prancha em pé.
Na piscina a preferência era no meu colo, talvez pela minha altura. Mas a primeira vez foi com muita calma e tranqüilidade. Fomos num dia que não tinha ninguém, ele tinha um ano e pouco, precisava ter muita confiança e segurança. Se desse algo errado, ia ficar com trauma de água, mas deu tudo certo. Hoje ele adora água, não nega que é meu filho e neto do Vô Joel.



Estando falando em água, vem a Banheira. Quando era pequeno ficava no meu colo, nós três na banheira, papai, mamãe e o Lucas. Um dia quando voltamos a Porto Alegre, já com quatro anos percebi que já tinha crescido o suficiente para ficar em pé sozinho e de se governar. Então fazíamos uma grande bagunça na água. O banheiro ficava alagado. Levávamos para a banheira barco, navio, o Nemo, o tubarão, o polvo, a  tartaruga, o mergulhador, até balão. Ia me esquecendo do barco do Mac Donalds.



O primeiro casamento foi com um mês. Fomos somente na bela e grande Festa. Dormiu o tempo todo, não chorou, não incomodou ninguém. Era o casamento do primo da Maria, o Rogério. O segundo casamento já com quatro anos, ele assistiu a cerimônia e parte da Festa, foi de um casal de um grandes amigo de São Paulo, aqueles que nunca se esquece. O Serginho e a Letícia. Para o Lucas foi interessante nunca tinha visto tantos japoneses. Durante parte da cerimônia ele brincou com uns meninos japoneses, olhava para seus rostos tentando entender como podia os olhos deles serem esticados. Na festa, fomos embora cedo, mas se fossemos sem tirar uma foto com o Tio Serginho e Tia Letícia era arranjar briga, mas apesar de todo o cerimonial a Mãe furou a fila, e lá foi o Lucas para os braços do Serginho.



E a sua  primeira festa de aniversário. Nós sentimos um frio na barriga. O horário já tinha passado e ninguém chegava, mas para o Lucas a festa já tinha começado, porque tinha muito balão, muito enfeite, uma mesa cheia de salgadinhos e docinhos. Mas felizmente todo mundo chegou e foi uma linda festa.


Aprendemos que os convidados chegam sempre depois do horário e se vão embora logo após os parabéns. E que não tínhamos razão para nos preocupar, pois nem ocorreram contratempos, não faltou gás para os balões. Então, os balões foram colados no teto e ninguém percebeu. A confeitaria telefonou em cima da hora avisando que não ia poder entregar a torta enorme, fui prático avisei que não entregassem não iam ver o cheiro do pagamento, mas eu nem sabia que já estava pago a torta, mas funcionou e eles entregaram, até porque como eu ia buscar uma torta grande num carro comum. A padaria se esqueceu do pedido dos pães dos cachorros-quentes, esta idéia foi nossa de conferir o pedido, já que estava dando problemas em tudo. Salvamos a pátria de novo. Tínhamos contratado dois garçons, num  dado momento percebi que eles não estavam dando conta do serviço. E eu botei a mão na massa, em dez minutos, coloquei um litrão em cada mesa. Pronto!!! Voltei a Festa!!!! Na outra Festa tinha mais garçons. AAAAAAAAAAA me esqueci, até o Claudinho se esqueceu do tripé dos quadros do Lucas, mas isto foi de letra a solução.

Os primeiros dias na Escola, a Mamãe passou um frio na espinha. Ela levava ele até o portão e começava o choro. Ele do lado de dentro e ela do lado de fora, como se estivesse abandonando o Lucas. Na verdade tivemos que ter muita paciência antes mesmo de matricular ele. Primeiramente conversamos com ele, melhor tentado conversar e nada de papo, não queria nem saber do assunto. Com o tempo de dois meses continuamos explicando que lá tinham outras crianças, que lá elas brincavam, que no final do dia a Mamãe ia buscar ele. Até que um dia ele resolveu por si só que queria ir na Escola, então explicamos a ele que nós tínhamos que procurar e visitar várias escolas e então escolher a que ele mais gostava. Não deu outra, escolheu a que tinha mais bichinhos, aliás a única que tinha tartaruga, galinha, papagaio e outros pequenos animais.

Ele aprendeu desde cedo a gostar e cuidar bem dos animais, seu primeiro bichinho foi uma coelha, a nossa Gorda, ele pegava verduras e frutas e corria para dar a ela. Ela era criada solta no pátio, assim ela já conhecia o Lucas desde cedo e enquanto ela comia o Lucas fazia carinho nela. Depois que fomos morrar em São Paulo, levamos ela para a Tia Idalcema, meses depois fomos visitá-los e a tia nos disse que a coelha já estava selvagem e que não nos deixaria chegar perto, grande engano. Chamamos ela cinco minutos e ela apareceu, lá foi o Lucas com uma cenoura para dar a ela, e já estava no seu colo. Assim ele aprendeu a gostar dos animais. Certa vez, ocorreu que de tanto cavalgar comigo acabou dormindo na cela.

Em Cambará, fui dar uma volta com ele sozinho na cela, já tinha quatro anos, e foi a primeira vez dentro de uma cidade, deixou de lado toda a timidez, e mandava beijos, acenos e abraços para todo mundo, ninguém ele conhecia, mas ele estava tão feliz, queria que todos o vissem andando de cavalo. Passamos por um casal de velhinhos que acenavam e mandavam beijo para ele. Então ele me disse, Papai todos me conhecem, estão me abananando, que legal né Papai? Assim também, é a paixão do Lucas em ter um pintinho na sua mão. Nas fotos é possível perceber a meiguice e ternura com que ele pega um pinto na mão, sem nenhum perigo de machucar o pintinho.

Sua primeira vez no cinema, tinha pouco mais de dois anos. Explicamos tudo direitinho. O Filme era Cavalos Indomáveis. Era numa segunda-feira, seção da tarde, de um filme que não era mais nenhuma novidade. Desta forma, o cinema estava vazio. Ele imaginava que quando entrasse encontraria o cinema cheio de cavalos, mas só enxergava cadeiras vazias. Então nos sentamos e começamos a comer pipoca. Alguns minutos depois desligaram as luzes e ele agarrou meu braço com medo, expliquei que não precisava ter medo. Até hoje quando vamos ao cinema e surgem cenas de suspense, é a minha mão que ele procura. Em segundos começou a seção e ele adorou. Até hoje eu e a Maria sempre encontramos um tempo para ir ao cinema com ele. Inclusive em casa às vezes ele quer todo mundo no sofá comendo pipoca como se fosse no cinema. Certa vez, já com quatro anos, estávamos na última fileira e no corredor, mas na  nossa frente havia um pessoal muito alto e o cinema estava lotado. Percebi que o Lucas teria dificuldade de enxergar. Então coloquei seu banquinho no corredor e ele sentou encostado na parede. Achou maravilhoso na sua frente toda a tela, sem nenhuma cadeira. Para as crianças é divertido assistir mais de uma vez o mesmo filme. Para nós uma oportunidade de dormir. Várias vezes dormi ao seu lado no cinema e em casa, assistindo seus filmes. Ele sempre me diz que eu tenho um poder especial: “o Poder de Dormir!”

Uma das maiores emoções minha e do Lucas, foi em São Paulo, numa exposição de Tubarões, ficamos deslumbrados,  tivemos a oportunidade de passar a mão num filhote de cação, e logo ele disse: Primeiro você Papai, depois eu!

Uma das coisas mais importantes que tento passar para ele é a confiança. Ou seja, se eu prometi algo tenho que fazer, de mais simples ou difícil, tem que ser cumprido. Se é algo impossível, não se promete. E toda vez que alguém diz uma brincadeira ou até uma mentira pequena para contornar algo, na hora eu desminto para ele. Estamos criando o Lucas, com base no Amor, na Confiança e na Verdade. Me dói muito dizer a ele que no outro dia quando ele acordar que vou estar longe, mas acho que é melhor ele sempre saber a verdade. Como também ele sempre sabe que eu vou voltar e quando irei voltar. Mas eu procuro ser bom pai, procuro ensinar, dar-lhe um rumo, ensinar responsabilidade. Assim, acho que ele fica algumas vezes chateado comigo, porque eu aperto o cinto.

Eu e a Mãe, procuramos nesses anos ler alguns livros, revistas e assistir programas de televisão para melhor entendemos o manual do Lucas. Fomos até parar no programa do Escritor Icami Tiba. Neste aspecto hoje, tem-se uma variedade muitos  autores reprimem o ato do castigo. Porém aprendemos com os Livros que o castigo não adianta ser longo, pelo contrário tem que ser curto e principalmente com dialogo. Uma vez coloquei todos os brinquedos de castigo, por duas semanas, ele odiou. Várias vezes combinamos algo para acabar com o castigo, por exemplo tinha que ser comportado sábado e domingo, mas na saidera, resbalava e o castigo continuava. Num certo dia, no final de uma brincadeira ele sem eu pedir foi guardar um dos poucos brinquedos que não estavam no castigo. Eu aproveitei a ocasião e perguntei a ele o que ele tinha feito. Ele disse, guardei meu brinquedo. Chamei a Mamãe e explicamos que tínhamos gostado do gesto e tiramos todos os brinquedos de castigo.

Todos nós aprendemos. O Lucas a respeitar o castigo. E nós (papai e mamãe) que dói muito colocar o Lucas e os brinquedos de castigo tanto tempo.

Quando ele era pequeno até os seis ou sete anos eu chegava do trabalho e iamos para a cama brincar. Enquanto que a Mãe termina o jantar. Às vezes meu cansaço é maior e eu tirava uma dormidinha, com seu consentimento. A Mãe chamava a gente para jantar. Os dois saiam correndo para ver quem chega primeiro. Depois do jantar, íamos para a cama brincar, os três. Até hoje, continuamos a brincar os três, com jogos, claro não mais com a mesma freqüência diária. Agora ele tem seus novos compromissos, sua agenda particular, seus amigos cada vez mais presentes.



 Sempre gostei de acompanhar ele na hora de dormir.  Quando era pequeno impossível saber quantas vezes contamos e lemos histórias, cantávamos músicas, inventei algumas músicas, faço carinho e lhe dou um grande beijo. Muitas vezes eu dormi primeiro que ele na sua cama. Outras vezes ele me abraça, melhor dizendo me agarra, pois sabe que eu vou ir para a minha cama. Às vezes ele quer rezar. É muito lindo. Hoje tem onze anos e continuo a fazer algumas dessas coisas. É gratificando para nós sabermos que somos amados e para ele saber que é amado.

Temos percebido que o Lucas está amadurecendo.

O Lucas adotou uma terceira Avó, a avó Idalcema, a avó das ovelhas, de quem está cuidando da gorda, sua coelha querida, dos cavalos. Sua casa é ponto obrigatório quando vamos a serra. No Natal de 2003 estávamos sem carro, fomos de ônibus até Canela e lá o Tio Clóvis montou e emprestou uma brasília azul, a princezinha do Agreste, fomos como ela a São Chico, Cambará e na tia Idalcema. O carro apagou duas vezes, uma no pedágio e outra no posto de gasolina, como estávamos em fila nem foi preciso pedir ajuda, quem estava atras prontamente empurrava, que povo educado! A vó Carlota indo conosco, preocupada se o carro estragasse. Que nada, lá ia nós, felizes da vida, morro a cima e ladeira a baixo. São nestas coisas simples, que podemos perceber como somos felizes. Esta viagem foi muito especial para nós, pois foi então que o Lucas andou pela primeira vez a cavalo em Cambará, desfilou como Prefeito, feliz da vida. Todos acenavam para ele e ele para todos, deixou de lado a timidez. Muito obrigado Riva, por ter-nos dado estes momentos eternos de alegria.

A sua primeira visita ao Teatro, foi com a Escola, onde foram assistir a peça A Cigarra e a Formiga, voltou maravilhado contando todos os detalhes e perguntei se ele teve medo e ele me disse: É claro que não, você não sabe que não é de verdade. São pessoas vestidas de Cigarra e de Formiga Papai. E o Teatro é que nem o Cinema!

Na sua cama havia um protetor lateral para ele não cair enquanto dormisse, aos quatro anos e meio a Mamãe resolveu tirá-lo. Com medo que caísse colocamos todas as almofadas da casa ao lado da cama. Na primeira, segunda e terceira noite não caiu. Mas na quarta foi ao chão, na verdade nem acordou. Quando de madrugada eu fui olhá-lo o achei no chão em cima das almofadas todo encolhido. O peguei e levei para a nossa cama, ele sonolento disse para a Mamãe: Eu caí da cama, mas não se preocupa, não me machuquei. Depois disto colocamos durante alguns dias um sofá encostado ao lado da cama. Por fim a Mamãe mudou a posição dos móveis do seu quarto, de tal forma que ao lado de sua cabeceira ficou a sua estante, nunca mais caiu, apesar de algumas vezes o encontrar virado de cabeça para baixo.

Hoje ele cresceu, seus amigos invadiram nossa família. Digo isto com prazer. Ele é um verdadeiro anfitrião. Na última festa de aniversário, de onze anos, começou as 1600 e terminou de madrugada. Haviam mais de vinte amigos em  nossa casa. Todos brincando em seu quarto. Hoje é comum no final de semana, ter um, dois ou até três amigos dormindo em nossa casa. ´

Assim, podemos ver ele mais de perto crescer e por outro lado acompanhar também suas amizades. Temos satisfação e alegria de podermos levar o Lucas e seus amigos para seus passeios. São Paulo, permite uma programação maravilhosa. Passeios criativos, pedagógicos, culturais. Incontáveis às vezes que fomos no Ibirapuera, Butantã, Museus do Ipiranga, Catavento, Sabina, Estação Ciências, Corpo de Bombeiros, Aquário, Parque da Água Branca. Enfim, ele está crescendo com a oportunidade de ter entrado num Tanque de Guerra, num Mirage, num Fragata de Guerra, num Helicóptero, em aviões particulares nas visitas que fizemos nos Aeroportos Congonhas e Campo de Marte.