domingo, 17 de abril de 2011

ENTREVISTA COM O PILOTO SAMIR


Para quem pensa em ser piloto essa é uma entrevista legal de ser lida.
Eu conheci o Samir de uma forma estranha. Alias pensando bem, todo o pessoal da aviação conheci de uma forma diferente. Cada um de seu jeito. E assim foi o Samir.  Ele foi mais um dos patrocinadores do meu museu que apareceram lá em casa com um presente. 



Lá em casa, é modo de falar, porque ele é piloto e entre o intervalo de um voo e outro deu tempo para sair rapidinho do Congonhas e levar suas lembranças. Só não deu tempo para subir e conhecer meu museu. E assim, foram todas as vezes que passou lá em casa.  Voando como se estivesse fazendo um pit stop.




Somos muito parecidos apaixonados por aviões, mas ele conseguiu alcançar voos maiores. Um deles foi construir uma super maquete de um aeroporto dentro de um comodo da casa. Alias o comodo deve se chamar aeroporto, porque não cabe mais nada.
Nossa entrevista teve um sabor especial, foi com ares internacionais , pois o Samir respondeu por e-mail dos EUA, quando visitou seu irmão, que também é aviador.




É verdade que você tem um aeroporto dentro de casa? 
Então tenho sim a coleção!  Como vc descbriu? Rs rs! Sim desde pequeno sempre fomos fissurados em aviação! Vou te enviar umas fotos para vc ver, sao modelos 1/500 da herpa wings.
Desde pequeno sempre gostei de avião e sempre quis ser aviador, gostava sempre de ganhar aviões como presente, sempre pedia aos meus pais para me levarem ao aeroporto para ver os aviões mesmo que não fosse viajar. 





Assim, desde de pequeno eu e meu irmão, colecionamos aviões em miniatura na escala 1/500 da marca alemã HerpaWings. A maioria dos acessórios são comercializados, mas fizemos umas adaptações como o hangar e a área de táxi dos aviões e também o pessoal de terra que deu mais trabalho para fazer por ser uma escala bem pequena.

Começamos desde de pequeno por volta dos 7anos e aos poucos a fazer e a comprar os aviões, ainda não esta 100% o nosso aeroporto como queremos, o que dificulta um pouco é que é difícil achar venda desses aviões no Brasil. 



E  para fazer manutenção do aeroporto como é ?

Estamos frequentemente cuidando muito do aeroporto, até por que para achar todos os acessórios que queremos foi e é muito difícil, tem que pesquisar bastante. Colocamos uma capa de acrílico em cima para proteger e sempre mantemos as miniaturas longe da exposição direta ao sol.



Normalmente seus presentes no Natal e aniversário  são ligados a aviação, os são os padrões como de outras pessoas?
Sempre eu e meu irmão ganhamos coisas relacionado a aviação... nossa paixão!



Qtos  aviões tem na sua coleção? E qual o avião que vc mais "ama" na sua coleção ?


Temos em nossa coleção por volta de 250 na escala 1/500 e 10(um de cada modelo da Boeing)  na escala 1/200 que são ultra bem detalhados, possuem antena, luzes etc...  O que mais amo na minha coleção é o 737 da Gol na escala 1/200, até porque estamos no aguardo para voar ele... e foi muito difícil achar esse avião para comprar, achei numa loja da GeminiJets em Miami. Alem do também Boeing 777-300 da American na escala 1/200 ultra bem detalhado e pelo tamanho dele... e por ser o maior bimotor do mundo.




Sua namorada o que acha disso tudo, ela não chega a ter ciúmes do aeroporto ou de sua paixão pela aviação?

Minha namorada tem o ciúmes normal que qualquer pessoa que gosta tem neh? Rs Ela super, apoia sempre, inclusive ela sempre contribui com a coleção! Rs 




E quem é o Piloto Samir ?
Sou Natural de Santos, litoral de SP  e tenho 27 anos. Desde pequeno sempre fui fascinado por avião, sempre pedia aos meus pais para me levarem ao aeroporto de Congonhas ou Guarulhos , pois onde moro não tem aeroporto com aviões comerciais tem somente uma base aérea com pouco movimento. Quando fiz 18 anos iniciei minha carreira na aviação tirando minha carteira de PP no aeroclube de Jundiaí e posteriormente o PC-IFR na Ej também em Jundiaí. 
 


 Em paralelo fiz a Faculdade de Aviação Civil na Anhembi Morumbi. Após a conclusão do curso fui aos EUA, convalidar minhas carteiras e fazer mais horas de voo. Quando retornei tive a oportunidade de voar um jato aviação executiva, um CJ3 com o Cmte Cristiano Senra o qual me ensinou e me deu a primeira oportunidade de voar jato e sou muito grato a ele  e posteriormente ingressar em uma companhia aérea, na qual estou no aguardo do ser chamado para o groundschool.





Então, você cresceu com essa ideia fixa de ser piloto ou teve outras ideias de profissões?
Sempre tive a ideia fixa de ser piloto, na escola também sempre quando tinha testes vocacionais, trabalhos etc... era sempre ligado a aviação e a ser aviador.




 O que a família e amigos diziam sobre isso ?
Minha família sempre me apoiou muito e me incentivaram ao meu sonho de ser piloto, inclusive meu irmão também que é piloto.  




Você abriu muitas coisas para poder estudar? Dizem que é muita matéria e precisa-se de muita dedicação, conta melhor isso para nós :
Sim estudei bastante para as bancas da Anac e treinamentos em voo e também na faculdade de Aviação Civil. Nunca desisti dos meus sonhos. Tive muita dedicação e Fé e muita paciência. Estudei muito. Mas minha família sempre me apoiou e isso também pesou muito.




Qual foi a emoção que vc teve ao pegar no leme pela primeira vez?
Ah o primeiro voo agente nunca esquece, foi em Jundiai. No aeroclube. É uma sensação indescritível do inicio de um sonho, de uma carreira que requer muita dedicação. Muito emocionante tanto quanto ao primeiro voo solo.
Depois de pousar teve o famoso banho de agua gelada, e também claro o churrasco para todos! rs rs




E quando você vestiu pela primeira vez seu uniforme? 
Foi sensação indescritível e ver que meu sonho e objetivo estava se tornando realidade depois de todos os esforços e paciência para alcançá-lo.  Minha mãe foi a primeira pessoa que viu, inclusive ela foi comprar o uniforme comigo, logo que comecei a voar na aviação executiva.


 Você tem medo de alguma coisa? Por exemplo elevador, gato preto, escada rolante? 
Não tenho não. Tenho preocupação e responsabilidade com  a segurança e outras coisas que são exigidos ao aviador



Qual sua mensagem para os jovens e crianças:
Minha mensagem é que nunca desistam dos seus sonhos, por mais difícil que seja uma hora chega, com muita dedicação e Fé e muita paciência. Irá da certo. Ainda mais no nossa área de Aviação muito sensível a economia, regulamentação e a fatores externos (dólar, petróleo etc...)  Sou a prova disso varias vezes achei que não iria dar certo meu objetivos. Mas com dedicação e Fé e paciência da certo. 

Como que você me conheceu? 
Conheci através do Facebook em grupos no qual ambos fazemos parte, e me identifiquei com você pois também sempre gostei de tudo relacionado a aviação desde cedo, assim como você. Mais uma vez muito obrigado sempre pela atenção comigo!!! Um grande abração para você Lucas e toda sua família! Assim que eu chegar no Brasil nos encontramos sem falta!!!



Lucas, fica com Deus!



            M E N S A G E M       D E     U M      A M I G O 


Já falamos pelo telefone agora a pouco, mas irei escrever aqui também!!! Rs rs! Não sei nem como agradecer a você e ao Lucas,e dizer o quanto honrado eu fiquei!!! Muito obrigado mesmo! Pode ter certeza que vocês deixaram essa data muito especial para mim! De coração, obrigado pelo carinho e atenção!!! Feliz Natal a todos! Forte Abs
Samir


Eu gostei mto por ter entrevistado vc , eu que devo agradecer.  vc é mto gente boa , feliz Natal , tmj
Lucas Carvalho


Parabénsssss e sucesso na sua carreira Samir  tenho certeza que você vai longe!!! Parabéns pela entrevista do Lucas ficou muito legal !!!!!! 
Érika Lima


Que bacana !!!!!! Parabéns!!!!!! A vc filho e todos que amam aviação!!!!!Emocionante!!!!!!
Margareth Simony Gaze

Filho, muito emoção de vc e seu irmão . ( MEU PRESENTE)
Tudo tem um porque . PARABÉNS!!!!! A vcs e a todos dessa entrevista que amam essa linda profissão Muito SUCESSO a TODOS , aproveitando para Desejar um FELIZ NATAL E 2016 MARAVILHOSO !!!!!

Margareth Simony Gaze

Conheci o Samir e seu irmão Oliver daqui a uns anos atrás, quando estávamos todos spotting em MIA. Ele foi imediatamente muito amigável e um fã de verdade da aviação. Desde aquele dia, Samir provou ser uma grande pessoa, útil uma amigável e também começou sua carreira na aviação. Desejo-lhe felicidades na sua carreira e vida, e eles podem voar alto! Boa sorte, Samir!
Jorge Rivas


Meus PARABENS filho sempre com DEUS
José Roberto Marcondes


Top top top!!!!!
Idelize Costa de Lima



Família linda e muito muito muito bacana; parabéns aos meninos pela garra em fazer acontecer, e aos pais também por acreditarem e investirem. Beijos a todos!
Eduardo Lopez Molina


Não queira saber o quanto você me deixou feliz ao enviar essa entrevista .Li na integra.....e sinceramente senti muita firmeza em seus propósitos meu amigo.Ganhei um presente de Natal com sua mensagem e esta me deixou muito feliz mesmo.......Grande abraço meu amigo ....continue investido toda sua inteligência nesta profissão que na minha opinião é a única que não se escolhe porque quer e sim porque ama o que vai fazer. 2016.....desejo muitos sonhos realizados.......muita saúde e alegria .....obri..GADU. Conte sempre com os amigos.
Gil Lessa


Nossa amigo Samir, que lindo isso cara!
Eu desejo irmao muitas coisas boas hoje e sempre! Voa lyo!
Jorge Rivas


Muito lindos !!! Não tinha lido a entrevista, agora li e achei maravilhoso.Parabéns !!! amigos. vocês merecem essas RIQUEZAS, BEIJUSSSS
Dauro Casanova Cassola 




É um cara sensacional, boa gente, fomos vizinhos em época louca demais ... kkkk pena que nos últimos não nos vemos mais, forte abraço "Samizinho" , tu merece todo sucesso do mundo mermao ... quando vier a Curitiba venha me visitar ... Abraços!
 

Que bacana, super linda a história...com toda certeza não vou desistir!

Kilson Velasco Dvp
Legal gostei