domingo, 12 de julho de 2020

ISTAEL PORTO - APRENDA A CONSTRUIR MAQUETES EM VÍDEOS GRATUÍTOS




Sou o Istael Porto, tenho 27 anos, e trabalho há quatro anos exclusivamente na fabricação de maquetes, em sua maior parte maquetes de aeronaves. Tudo começou ainda na infância, onde descobri essas minhas duas paixões. 


Eu já recebi várias mensagens de pessoas dizendo que gostariam de ter uma maquete minha, mas não tinham dinheiro para comprar, pensando nisso fiz dezenas de vídeos que estão no You Tube, ensinando técnicas para você mesmo fazer a sua maquete. No final dessa matéria tenho uma relação de alguns vídeos que fiz.





Não da pra citar aqui algum fato único que desencadeou essas duas grandes paixões na minha vida, pois tudo começou por uma soma de experiências, na maioria por passeios com a escola onde fazíamos visitações de museus onde havia exposição de miniaturas, entre elas, miniaturas de aeronaves. Desses passeios tenho também uma lembrança bem vaga do meu primeiro contato com algum avião de verdade.


Foi um passeio da escola ao qual tivemos a honra de visitar a cabine de um avião, o qual não lembro bem, mas acredito que tenha sido um bandeirante. Minha nossa, foi muito incrível!! Apesar deu ter tido pouco tempo e tamanho para explorar como gostaria. Risos!




Comecei por brincadeira reproduzir aviões com o pouco de lembranças que trazia dos passeios, também carros e caminhões. Tentava com materiais variados que encontrava por ai, garrafas pet, isopor, papel, o que tivesse a minha disposição, mesmo. 


Com uns 15 anos fiz o meu primeiro modelo realista em madeira, foi um Mirage 2000, pelo qual me apaixonei ao assistir “Cavaleiros do Ar” que seria o filme que eu assistiria umas mil vezes mais. Risos. Uma pena não ter imagens dessa época.
Por morar no interior de uma cidade pequena, não podia ir para o aeroporto no final de semana, então um passa-tempo favorito era ficar horas olhando os contrails.



 Outro passa tempo que veio logo depois, foi o de pegar a bicicleta e rodar uns bons minutos para chegar até a lan house, lá então eu podia ver e escolher boas fotos para passar pro meu mp4, então chegar em casa, e tentar reproduzir uma maquete. 


Quando cheguei ao ensino médio comecei a ter acesso mais livre a internet o que facilitou muito a minha jornada, ai eu podia procurar pelas fotos de modelos específicos e então fazer os modelos realistas. Ai já tinha miniaturas penduradas no teto do quarto, o que era uma realização gigante para mim.



A minha primeira venda foi através de uma página no facebook voltada a aviação, qual eu era administrador, eu postei um modelo e logo tive encomenda de 2 modelos, lembro que cobrei em torno de R$ 60,00 cada uma. Continuei a vender algumas mais. Porém logo me formei, peguei emprego e então isso ficou para trás. Nunca imaginei que seria possível, as minhas miniaturas serem uma fonte real de renda.



As maquetes voltaram para minha vida em 2015, quando fui demitido da empresa a qual trabalhava (inclusivo agradeço muito esse fato), aí eu já tinha uns 22 anos, e estava casado. Fiz algumas, publiquei e logo já peguei as primeiras encomendas. De lá pra cá não parei mais. Nesse mesmo ano a Luziana (minha esposa) começou a me auxiliar na parte de acabamento e pintura, passamos a trabalhar juntos, e ao longo desse tempo aperfeiçoamos em muito cada parte do serviço.


Hoje utilizo fotos das três vistas para fazer cada modelo, o que deixa muito mais realista. Elas são feitas em madeira e esculpidas manualmente cada detalhe, com estilete. Na parte de acabamento usamos massa acrílica, prime e tintas. Modelos a partir de 30cm costumam ser praticamente 100% pintado, os menores utilizamos mais adesivos. Já trabalhei com resina durante um curto período de tempo, mas não me adaptei. O trabalho para lidar com a resina, e a fragilidade que ficava me decepcionou bastante. Mas eventualmente ainda uso para fazer algumas hélices e em alguns casos até mesmo motores.



Sempre sonhei em trabalhar com aviação, mas por motivos circunstanciai$, ainda não cheguei lá, mas trabalhar com as maquetes faz eu me sentir perto da aviação, por conta dela estar presente diariamente na minha vida e também dos tantos clientes e amigos aviadores que fiz nesse tempo. Por isso hoje eu me sinto muito grato, e ainda mais a cada vez que um cliente volta para comprar novamente outro modelo. Sinto que entrego algo de real valor. E é uma honra poder fazer parte da vida das pessoas.



A construção das maquetes, também possibilitou através do Instagram por exemplo uma comunicação com muitas pessoas que admiram e também tem a paixão por aviões. No Instagram e nos vídeos que eu faço, tento ajudá-las a construir seus primeiros modelos e dar dicas que podem ajudar. Claro, que nem sempre tenho tempo disponível para conversar com o público. Então, é mais fácil e prático coletar várias dúvidas semelhantes e responde-las numa única vez.



Por exemplo, muitos perguntam se as maquetes são 100% de madeira. Os detalhes de antenas, radares e outras pequenas peças são construídas com pedaços de arames de diversas bitolas, chego a utilizar cordas de violões e outros materiais muito finos e resistentes. Outra pergunta frequente se eu uso "decalque" ou "adesivo". 


Nas minhas maquetes eu uso "adesivo" por uma questão de melhor aderência e melhor qualidade no final do produto. Com um programa de computador eu digitalizo e imprimo os adesivos a lazer que são colados nas maquetes. Se fosse com decalque seria outro processo, que também já fiz alguns testes, mas que em razão do material de madeira não teve o mesmo resultado que eu esperava.



Costumo dar dicas também de montagem, pinturas e acabamento das maquetes. Dicas que acredito serem importantes. Pois como muitas vezes recebo encomendas personalizadas de proprietários de aviões que desejam ver ser aviões de verdade transportados para suas salas de escritórios ou salas de jantar. 


Assim, a cada modelo diferente minha experiência aumenta. Pois cada avião tem particularidades diferentes e em graus de dificuldades maiores ou menores. Nenhum modelo é igual ao outro. Mas a experiência adquirida em cada modelo contribui para a confecção dos novos modelos.



Por exemplo, uma dessas dicas que procuro passar é que como para construir uma maquete é necessário seguir várias etapas, e não recomenda-se queimar a sequência dessas etapas. Então, para facilitar a "pintura" que vem depois da "montagem", ou a "colocação dos adesivos" que vem depois da "pintura", naqueles modelos de maquetes que existe uma "haste" entre a fuselagem e a asa do avião, eu nunca coloco direto a "haste" em definitivo. Então tem um vídeo na opção "Respostas do Instagram" onde eu explico as vantagens para a pintura e a adesivagem.



Sou muito exigente com meu trabalho, examino cada centímetro de cada avião em cada uma das etapas. Busco sempre a perfeição. Não me preocupo com o tempo, me preocupo com a qualidade e sempre procuro ao máximo refletir a maquete ao modelo a aeronave original. A minha maior propaganda deriva dessa qualidade, dessa busca incessante a perfeição. De estudar cada modelo antes de começar qualquer construção. Porque é isso que o Cliente espera ao contratar um serviço nosso.



No You Tube tenho diversos vídeos que ensino a construir maquetes. Alguns desde os primeiros entalhes da madeira até o final da maquete. Mas antes de qualquer coisa, é importantíssimo frisar que para os iniciantes e para os que já estão acostumados a entalhar madeira a primeira coisa a se pensar é em segurança. 


Para quem vai trabalhar com entalhe é necessário ferramentas próprias para essa finalidade e também Equipamentos de Proteção Individual, os famosos EPIs, como por exemplo Luvas, e não é qualquer luva. É muito fácil você se cortar e fazer um ferimento profundo. Crianças em não devem tentar reproduzir em casa meus vídeos na construção de maquetes.


Eu fiz um vídeo para os iniciantes, para aqueles que conversam e me mandam mensagens com as mesmas dúvidas que eu tinha quando eu comecei a construir. Isso que naquele tempo eu não tinha a quem perguntar, as coisas eram mais na "Tentativa do Erro e do Acerto". Então, fiz esse vídeo explicando o básico sobre os princípios básicos externos para a construção de uma maquete que são a qualidade da madeira, as ferramentas. 


Por exemplo eu falo de qual madeira usar e qual não usar. Com qual modelo de avião começar a iniciar para quem nunca construiu. Outra dica importante que dou é você observar e estudar muito o avião que você vai construir, você precisa ter muito claro na sua mente esse avião, você tem que estar muito bem familiarizado com ele, cada detalhe, cada curva. Porque então você consegue pensar melhor, inclusive sem olhar.



Vamos criar coragem e construir a primeira maquete ? Então, o primeiro passo é aproveitar meus vídeos no You Tube e começar a construir e mande notícias. Agora você não tem mais desculpa, meus vídeos estão ai, você não vai pagar nada. O importante é você começar. Não adianta assistir meus vídeos. Por mais que você assista meus vídeos não vai aprender. 


Você só vai aprender mesmo, quando pegar sua madeira e começar a cortar e colocar a mão na massa. Então sua mente vai se abrir para a parada, e naturalmente sua criatividade vai acabar brotando, e você vai ver que modelo após modelo você vai sempre melhorando. Você vai sempre aprendendo com seus erros. Você erra alguma coisa num modelo e com isso acerta no outro. E no outro você acerta mais alguma coisa e assim vai. Eu mesmo hoje, eu percebo que erro alguma coisa num modelo e aprendo isso no próximo.



O segredo é fazer, você tem que começar a fazer. Não importa se você acha se você saiba ou não saiba. Pega aí, aproveita meus vídeos e mão massa. Me segue no Instagram, porque quase todos os dias eu posto alguma coisa lá e isso vai ajudar você. Vamos fazer essas maquetes aí. A vida de alguém que ama a aviação sem maquete não tem sentido.


Eu comecei a fazer as minhas porque não tinha dinheiro e queria tem um monte de maquetes, então se você não tem dinheiro começa fazendo as suas, e logo você vai encher a sua casa. Se você não está inscrito no canal, aproveita e se inscreve e vamos a obra. Maquete é algo em comum de quem ama aviação.



Eu já recebi várias mensagens de pessoas dizendo que queriam uma maquete minha, mas não tinham dinheiro para comprar, então a dica que eu sempre dou é assistam meus vídeos e partam para a construção de suas próprias maquetes como eu fiz, e com o passar do tempo você vai adquirir essa habilidade e vai encher a sua casa inteira com maquetes feitas por você mesmo que é até mesmo mais legal, você cria até um carinho especial com elas, porque foi você que fez.



Eu tenho um vídeo que explica o porque optei em construir as maquetes em madeira e não em resina. Entre as vantagens que mostro no vídeo é a facilidade que colocar os acessórios como antenas, radares, rodas, porque a madeira é muito macia e na resina a coisa complica muito. Então, observem as maquetes em resina, tem poucos detalhes, exatamente porque a resina é muito dura e dificulta a colocação destes acessórios que dão qualidade a maquete.


Assistam o vídeo no You Tube e não esqueçam de curtir. Outro vídeo muito bacana eu explico como fazer as janela frontais dos aviões, que dão a personalidade e identidade do aparelho. Já em outro eu explico as Escalas de tamanho. Assim, vou acabando com os segredos da construção de maquetes. O importante é prestar muita atenção nos vídeos e assistir e estudar primeiro bastante. E não esqueça de dar uma curtida nos vídeos.



Outro vídeo muito bacana que fiz foi a construção do Helicóptero da Marinha Brasileira. Só não recomendo para iniciantes, porque ele tem muitos componentes, muitas câmeras, extensões e muito mais. Nesse vídeo é possível ver dois curativos que tive nos dedos em razão de descuido, por isso sempre enfatizo da importância da segurança e que as crianças não devem tentar fazer uso de instrumentos cortantes. Voltando a maquete, o resultado final é um lindo helicóptero, assistam o vídeo no You Tube e não esqueçam de curtir.



Desta forma, a primeira coisa é se informar numa loja de material de construção de qual tipo de luva deverá ser utilizada para proteger sua mão e seus dedos. Eu utilizo luvas de mecânicos que são de tecidos com revestimento de borracha nos dedos. Outra dica boa, é ver com um marceneiro uma boa madeira leve e macia para os primeiros modelos.


Tenho um vídeo que fala especialmente do tipo de madeira que eu uso. Acho importante eu compartilhar minha experiência com outras pessoas, o máximo possível, porque o sol nasceu para todos nós. Não tenho preocupação da concorrência e muito menos que com esses vídeos outras pessoas venham a ser meus concorrentes.



Vejo de outra forma, serão meus colegas de trabalho, poderemos dividir experiências, conhecimentos e até quem sabe grande projetos e clientes. Se eu puder compartilhar meu conhecimento e as dificuldades que tive para chegar até aqui, porque não fazer. Porque os outros devem passar pelas mesmas dificuldades que passei? Estamos num mundo Globalizado e temos a Internet e um mundo de Clientes para trabalharmos e com certeza outros virão e ensinarão para outros também. O conhecimento não é meu. Não posso ser individualista e pensar só no meu umbigo.



Novas técnicas surgem todos os anos, novas qualidades de tintas, de ideias. Novos modelos de aviões são lançados todos os anos. Novos clientes surgem com novas demandas. As técnicas utilizadas quando eu iniciei a quatro anos atrás já foram modernizadas. E as que utilizo hoje talvez não sejam utilizadas dentro de cinco anos. Não sabemos onde iremos parar. E ficarei muito feliz se eu souber que com meus vídeos eu consegui gerar trabalho para outra pessoa. Para ela trazer o sustento para dentro de sua casa e para sua família, fazendo o que gosta e se realizando. Isso será uma enorme felicidade minha, sinal que estou no caminho certo.



 Apesar de estar satisfeito com meu serviço, os projetos não param. Recentemente criei um instagram, para dividir diariamente a nossa rotina de trabalho, com as pessoas que apreciam a arte. Também criei um canal no YouTube para poder dividir com as pessoas vídeos que mostram desde a escolha da madeira até a finalização da maquete. E iniciei um projeto que se chama “Modelismo na Prática” que tem como objetivo ensinar pessoas a construir suas próprias maquetes de aeronaves.



Nesse tempo eu e a Luziana vivemos muitas coisas, entre elas tem cortes nos dedos, noites em claro e um calote. Verdadeiras aventuras. Já aceitamos encomendas quase que de uma semana para outra, e cumprimos nossa missão. Já pegamos encomendas sem receber uma parte inicial do pagamento e o comprador simplesmente sumiu, outra vez, trabalhamos até umas quatro horas da manhã em 5 B738, concluímos, o cliente amou, enviamos para ele, e até hoje não recebemos nada, pior que na época precisávamos do dinheiro. Risos!



Uma das partes que mais fico mais feliz é o momento que tenho que tirar os plásticos que encobriram a maquete para a pintura. É um momento mágico, é quando verei se a maquete atingiu as minhas expectativas, se passará pelo meu controle de qualidade, se terei que fazer modificações. Equivale a abertura de um show.


Não existe momento melhor para um artista que este na construção da maquete. É lindo ver sua obra de arte, depois de semanas, dias e horas de dedicação. A maquete inicia com um pedaço de madeira e vamos construindo pedaço a pedaço. Curva a curva. Esculpindo, torneando, lixando, pintando, etc. A última etapa é a entrega da obra ao Cliente.



Mas sem perder a fé nos amantes da aviação seguimos firme, hoje achamos graça e é notável que é minúscula a parte desse tipo de pessoa no meio da aviação. Outra vez algo nada legal que aconteceu foi no final de 2015, por falta de experiência cortei 2 dedos feiamente enquanto falquejava uma asa de um paulistinha. É bem mais fácil falar das experiências ruins, por serem minoria. As boas são incontáveis. Maravilhosa cada amizade feita, cada cliente satisfeito, cada história que tivemos a honra de ouvir.



Uma das histórias inesquecíveis é a de um senhor comandante que pilotava DC-3, fizemos um DC-3 da VASP pra ele, e ele nos contou que quando chovia começava a entrar água na cabine, então eles pegavam guardanapos de papel e cobertores para tentar impedir a água de entrar e evitar molhar também as calças. Ouvir isso aquece o coração, faz aparecer um riso impressionado e apaixonado pelo começo da aviação.



Pra finalizar gostaria de dizer que muitas das vezes temos um sonho e todos nos acham louco, pensam que é impossível realizar aquele sonho ou mesmo viver trabalhando com aquilo que acreditamos. Pois quase ninguém acreditava que eu poderia de fato trabalhar com isso, e agora já se passaram 4 anos que trabalho exclusivamente com as maquetes, parte do meu sonho de infância. Por isso meu conselho para quem ainda não atingiu o objetivo de carreira é “foque no que você é bom e ama fazer”, só isso lhe renderá sucesso.

Gratidão a todos que acompanham meu trabalho, e a vc Jones, pela oportunidade aqui no blog.
Forte abraço a todos e busquem por Istael Porto no YouTube e Instagram, com certeza vcs irão curtir.





1) Vídeo do YouTube - Dicas para começar a construir seus modelos
https://www.youtube.com/watch?v=ioPqkZ83Tx8&t=15s


2) Vídeo do YouTube - Porquê madeira é melhor que resina
https://www.youtube.com/watch?v=yGhgWoSQtuw



3) Vídeo do YouTube - Adesivagem em maquete
https://www.youtube.com/watch?v=EXV-1C6pnm4


4) Vídeo do YouTube - Construindo maquete em madeira - monomotor
https://www.youtube.com/watch?v=U0K8ocniU3A





5) Vídeo do YouTube - Construindo um Boeing da Gol - Parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=tPo-9_WAwUM


6) Vídeo do YouTube - Construindo um Boeing da Gol - Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=77nkHjkEkAI&t=336s




7) Vídeo do YouTube - 737-800 Desenhando janelas
https://www.youtube.com/watch?v=ITnWl27wIX4



8) Vídeo do YouTube - Descobrindo pintura e imprevistos
https://www.youtube.com/watch?v=BneZ63tgPwo



9) Vídeo do YouTube - Construindo um trem de pouso
https://www.youtube.com/watch?v=pK8dA-tiXTU


10) Vídeo do YouTube - Pantera - Comentando detalhamento
https://www.youtube.com/watch?v=g6jgA_MAfgI




11) Vídeo do YouTube - Como fazer as blades do motor
https://www.youtube.com/watch?v=GlQHjfiTVk0


12) Vídeo do YouTube - Sobre Escala
https://www.youtube.com/watch?v=xLXfiQH4iPU




13) Vídeo do YouTube - Colocando motores no 747
https://www.youtube.com/watch?v=0kLblKwuG1I


14) Vídeo do YouTube - Construindo um helicóptero da marinha
https://www.youtube.com/watch?v=PpzzZxptnQo&t=354s




15) Vídeo do YouTube - Teve evolução depois de 4 anos?
https://www.youtube.com/watch?v=9s3EVklYr8g


16) Vídeo do YouTube - Construindo um winglet
https://www.youtube.com/watch?v=Dk4E2hOK5cE




17) Vídeo do YouTube - Esculpindo flutuadores - Vídeo sem cortes
https://www.youtube.com/watch?v=bB6ZS3tpjUs


18) Vídeo do YouTube - Trem de pouso retrátil com amortecedor aeromodelo
https://www.youtube.com/watch?v=jgyPHyS5TNI





19) Vídeo do YouTube - Bandeirulha - Colocando limpadores de para-brisa
https://www.youtube.com/watch?v=LiWIoWTUPA4


20) Vídeo do YouTube - Pintando cauda - 767 LATAM
https://www.youtube.com/watch?v=DBYteoKdiRU




21) Resolvendo o maior problema
https://www.youtube.com/watch?v=DpWQGMi5PCE&pp=wgIECgIIAQ%3D%3D&feature=push-sd&attr_tag=HQdRBICRTZoU3gcZ%3A6

22) Vídeo Mostrando como está ficando o nosso super A380.
https://www.youtube.com/watch?v=3z6khfQSZYs&pp=wgIECgIIAQ%3D%3D&feature=push-sd&attr_tag=5gFdlTRorC3026-X%3A6


23) Vídeo sobre adesivos
https://www.youtube.com/watch?v=gbAf7OcKO44

24) Vídeo Janelas na pintura
https://www.youtube.com/watch?v=Yfjks-w7n14






Jonatas Karina Lemoigne Muito talentoso seu trabalho amigo , show !!!


Amilton Araujo Fantástico, eu também faço, mas suas dicas são importante

Evandro Ferraz Este rapaz é fera no que faz show de bola!

Flavio Koccis Caraca meu....que show suas maquetes heim, parabéns!!!!

Leal Lima Maurício Brancco - parabéns. Realize o meu.😄

Miguel Arcanjo Oliveira Boa tarde amigo parabéns pelo trabalho. Quais os modelos vc tem disponíveis para venda,quero comprar um Atr72 600 da azul no tamanho acima de 35cm vc faz?


Leal Lima Muito bonito. Parabéns, somente fiquei triste no final, esperando que encontraria uma da querida TRANSBRASIL

Andre Ferreira Estou construindo o meu👏

Valter Alves da Mota Quero uma dessa

Agnaldo Silva O DC-3 tá LINDO!!!


Kleber Sousa tenho interesse 

Jose Luis Goncalves Oliveira muito chic

Maurício Brancco Assisti o vídeo 01 e 02 para criar um 737-800. Para quem não tem os equipamentos é preciso improvisar MUITO e apesar do trabalho, qualquer hora vou tentar. Afinal, os aviões já estavam nos meus sonhos infantis e com 4 anos dizia pra minha mãe que iria "AVUÁ" muito de avião e conhecer uma cidade europeia. Até hj nenhum "líder religioso" conseguiu explicar o fato de como 03 desejos de uma criança do interior da Paraíba, com pais sem estudo e nenhuma noção de geografia realizou os desejos infantis. Varig Varig Varig...😁

Tarcísio Moura Um dia ainda chego lá. Quem sabe daqui a duas ou très encarnações...

Eduardo Santos Quero aprender mais


Araujo DC legal


Marcelo Santos Meus parabéns muito lindo seu trabalho

Edmilton Rezende
Electra eu amo, muito lindo 
parabéns