sábado, 24 de abril de 2021

Único Passageiro Sobrevivente do Voo Varig 707


Ter realizado esta matéria foi uma realização pessoal. Mais uma vez irá servir de inspiração para muitas pessoas. Não apenas para a juventude. Mas também para todas as idades. As vezes carregamos um limão amargo dentro do bolso, e não sabemos o que fazer com ele. O tempo passa e chega uma hora, que temos que descartá-lo. E perdemos uma maravilhosa oportunidade de ter realizado uma saborosa limonada e melhor ainda se tivermos compartilhado ela bem gelada com amigos e familiares em frondosas gargalhadas.  Esta é a trajetória do Ricardo Trajano. Buscamos contar um pouco de sua vida, não apenas focando no famoso acidente que ele vivenciou a bordo de um avião da Varig e que foi o único passageiro sobrevivente. 


Assim , você pode cruzar de repente com uma pessoa simples, chamado Ricardo, que ministra palestras motivacionais, que busca passar a seus semelhantes suas experiências de vida. Transmitir esperanças e incentivos principalmente nos dias de hoje. Que procura mostrar que sempre pode haver um recomeço. Que nunca é tarde. Você percebe que ele conversa com você numa linguagem fácil de entender. Até parece que você está conversando com um amigo de vários anos e que tudo que ele fala faz sentido. Então ele lhe diz: "Tenho muita gratidão e muito afeto  pelos outros, porque é o que a gente leva dessa vida. Eu nasci duas vezes. Estou no crédito da vida há mais de quarenta anos". 


Esta entrevista tem foco diferente, não ficou exclusivamente direcionada ao acidente aéreo. Aproveitamos ela para extrair os seus conhecimentos, que são transmitidos em suas palestras motivacionais, realizadas em Universidades, Empresas, Instituições, Associações ...   Assim, desde o primeiro contato com o Ricardo recebi uma carga motivacional, o qual que me fez rever valores e prioridades da minha vida. Desta forma, quem não teve a oportunidade de assistir uma de suas palestras sugiro a leitura desta entrevista e após uma pesquisa no que já foi publicado do Trajano na Internet. No fim da matéria, acrescentamos dezenas de pensamentos motivacionais do entrevistado.




Assim, uma das inúmera lições que podemos aprender com o Ricardo em suas palestras é que ele vive do Presente. O Passado já era, já passou, já foi. O passado não volta mais. O futuro sabiamente o Ricardo afirma que não sabe o que vai acontecer. Ninguém sabe o que irá acontecer no dia seguinte com cada pessoa. Ele lembra que tem muitas pessoas ficam remoendo acontecimentos que ocorreram no passado, como desentendimento familiares. Outras passam a vida toda esperando o futuro para serem felizes. 


Ora esperando terminar os estudos, depois um emprego, ou sua aposentadoria, ou quem sabe os mais sonhadores ou desesperados acertarem na loteria. Mas o tempo passa e se esquecem da tal felicidade. E a felicidade está no agora, ela está dentro de mim, neste exato momento. Eu não sei se dentro de uma hora eu ainda estarei vivo, as coisas são simples assim. Ser feliz não é ter uma vida perfeita ou quase perfeita. Ser feliz para o Ricardo é ter uma vida simples e saudável. 


Outra lição que Ricardo busca transmitir em suas palestras é para nós valorizarmos cada minuto de nossas vidas. E é muito importante as pessoas não se vitimizarem pelas coisas ruins que acabam acontecendo em nossas vidas. Inspira as pessoas a buscar a superar obstáculos, a superar pressões e a reagir positivamente aos problemas que estão ao nosso redor. Incentiva as pessoas a serem otimistas, felizes, as pessoas delegarem valores positivos e a importância que cada pessoa delega a estes valores. 


Sendo fundamental elas acreditarem em si próprias e ter uma espiritualidade, seja qual for. Também importante a empatia com o próximo, o bom humor com as outras pessoas. As pessoas precisam também de ousadia, para encarar sua vida, suas dificuldades e acreditando nelas mesmas para irem para a frente. E acima de tudo: "Nunca se de por vencido, porque quando você pensa que tudo acabou, é o momento que tudo recomeça" (Jim Morrison, falecido cantor e líder da banda de rock americana The Doors).

Então em sua simplicidade o Ricardo explica que sempre é possível recomeçar a vida, mesmo depois de uma tragédia, depois de uma queda, de uma perda e ate mesmo de uma pandemia. Onde ele cita outro pensamento para ser analisado de autor desconhecido, sendo: "O tempo não pode ser interrompido, e a vida é uma tarefa a ser feita. Quando vemos já são 18 horas, quando vemos já é sexta feira, o mês já terminou, o ano já acabou. Já se passaram 20, 40, 60 anos. E quando vemos, nos demos conta de ter perdido um amigo. O amor da nossa vida também parte. E de que é tarde de voltarmos atrás. Não para de te fazer alguma coisa que te de prazer por falte de tempo. Não pare de ter alguém ao seu lado ou de ter prazer na solidão. Quanto aos nossos filhos, subitamente eles não serão mais nossos."


Então, Ricardo nos fala que temos que aprender e nos viciar a saber muito bem em utilizar todo nosso tempo que nos sobra. Temos que eliminar o depois, e o amanhã. O momento é o agora, o hoje. Nada de depois eu te ligo, depois eu faço, depois eu falo, depois eu mudo, depois, depois, depois..... Nós deixamos tudo para depois. Como se o depois fosse melhor que o agora. Porque não entendemos simplesmente que depois o café esfria, depois a prioridade muda, depois o encanto se perde, depois o cedo se transforma em tarde, depois as promessas são esquecidas, depois os filhos crescem, depois a gente envelhece, depois a vida acaba. Lembremos portando que depois pode ser tarde, muito tarde demais. O dia é hoje, aqui e agora!


Segundo Trajano a espiritualidade tem a ver em sermos melhores o tempo todo. E isto tem a ver com uma conexão do que a de melhor no universo. Cada ser humano tem o seu Deus, e isso é o que importa. E é essencial a gentileza, a gratidão e a compaixão. É tão importante sabermos agradecer as coisas simples que nos acontecem no nosso dia a dia. Ele compreende que a chave da energia das pessoas é a gratidão. As pessoas devem ser gratos a sua família, a seus amigos, aos seus colegas de trabalho e fundamentalmente as pessoas mais humildes que estejam ao seu redor. 


Então vamos lá, com a caneta o Ricardo Trajano:

Sou o Ricardo,  um estudante de engenharia na década de 70 que sonhava conhecer Londres. Um jovem roqueiro, tinha banda e tocava baixo. Era lá que tudo acontecia no mundo do Rock Roll. Londres era a meca, o paraíso dos roqueiros. Então, eu tinha que vivenciar aquela realidade, tinha que ver tudo de perto. Sentir aquela realidade pessoalmente. Naqueles tempos o Brasil e a América do Sul simplesmente não existiam para as bandas de Rock. Ninguém vinha tocar por aqui. E era um sonho meu e de todo roqueiro ver ao vivo um show dos Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin, Beatles. Então, um dia tomei a decisão de viajar a Londres. Claro, primeiro tive que economizar durante muito tempo todo meu dinheiro. Cada moeda era vital para meu projeto. Principalmente porque naquela época era muito cara viajar para o exterior.

Quando alcancei a minha meta financeira, não pensei duas vezes. Fui a uma agência de viagens e comprei minha passagem para Londres. Naquela época, era outro momento. Nada igual a hoje. Sem internet, sem pesquisas e compras de passagens on line. Isso nem em sonho acontecia. Imagina embarcar num avião sem a passagem física impressa ou você despachar sua bagagem totalmente com auto atendimento, inclusive o pagamento, sem ter contato com nenhum atendente. Tive que estar presencialmente no balcão de check-in da Varig para emitir o cartão de embarque e despachar minha bagagem.

Eu escolhi meu assento numa janela na penúltima fileira, porque eu tinha lido que os últimos assentos eram os mais seguros em caso de acidente aéreo.  Na verdade queria a última fileira, mas estava reservada para a tripulação. Embarquei num Boeing 707 da Varig no dia 11de julho de 1973 rumo ao meu destino e minha realização, ao meu sonho de vitória. Decolamos do Rio de Janeiro com uma escala em Paris e depois iríamos rumo a Londres. Eu lembro que estava muito feliz no dia. Tudo era novidade. Porque além de estar realizando meu sonho também estava voando pela primeira vez numa viagem internacional. Eu observava tudo dentro do avião. Tudo novidade. 

Muitas coisas para contar no meu regresso a minha família e meus amigos. Avião lotado e casualmente as únicas poltronas vazias eram as duas ao meu lado, muitos anos depois soube que as duas poltronas também haviam sido vendidas e houve algum problema e os passageiros foram  realocados em outro avião. Assim, eles se salvaram do acidente e certamente eu também, porque se estivessem em suas poltronas no momento do pouso dificilmente eu teria levantado de meu assento. Essa alteração de voo desses dois passageiros salvou minha vida. Mas naquele momento pensava eu, poderia deitar e dormir melhor utilizando os três assentos. 

A viagem transcorria de forma espetacular. A decolagem uma emoção inesquecível. Sentir seu corpo se separar do chão. Ver o chão se distanciar. Olhar a cidade cada vez ficar mais distante. As casas, prédios e carros diminuir de tamanho. Ver imensidão do mar e do continente. Coisas que lá de baixo não é possível ter essa dimensão. Atravessar as nuvens e ver seus blocos de algodão que formam desenhos e criaturas imagináveis lá em cima. É impossível querer explicar tudo isso a alguém que nunca voou. Não perdi a oportunidade de fazer um pedido aos comissários para visitar a cabine do comandante, e para minha felicidade e realização foi permitida minha visita. Isto foi antes do 11 de Setembro, porque hoje qualquer visita é proibida, mais ainda num voo internacional. Esta visita me impressionou muito, a quantidade de botões e equipamentos que fazem um pássaro metálico voar e atravessar o oceano. E visitei duas vezes a cabine durante o voo.

Mas mesmo com tudo isso, eu estava muito ansioso para pisar no solo londrino. E por ironia, nem poderia me comunicar com o Brasil ao chegar, tinha que economizar. Sem Internet e Celular naquela época. Tudo era muito caro, principalmente as ligações internacionais. Após horas de voo, o comandante informa a todos os passageiros pelo sistema de som que iria iniciar o pouso para Paris, com previsão de pouso para trinta minutos e informou as condições meteorológicas da cidade e por fim agradeceu a presença de todos os passageiros a bordo e desejou uma feliz estada em Paris.  Em seguida a tripulação começou a preparar os procedimentos para o pouso junto aos passageiros. Solicitando a todos os passageiros para apertarem os cintos de segurança, apagarem os cigarros, e passaram recolhendo todos os copos e outros descartáveis num trolley, que era um carrinho muito pratico e eficiente. 

Faltando cinco minutos para pousarmos senti um cheiro forte atrás de mim, parecia que vinha do toallet. E eu muito curioso e em uma posição estratégica observei toda a ação do comissário que pegou um extintor, abriu a porta do banheiro e fez uso do extintor. Não sei porque, mas enquanto todos os demais passageiros ao meu redor também observavam a ação do comissário, eu acabei tendo outra atitude. Soltei o cinto por puro instinto, não sei explicar porque fiz, mas, levantei e comecei a caminhar para a frente do avião, enquanto que todos os passageiros permaneceram sentados. 

Enquanto caminhava, eu ouvia um tripulante falar no microfone para os passageiros ficarem calmos, que estavam com um pequeno incidente no fundo da aeronave, mas que já estava sendo resolvido pela tripulação. Conforme eu caminhava, a fumaça também avançava rumo a cabine. Esta caminhada entre a minha poltrona e a frente do avião deveria ter no máximo 30 metros, mas pareciam quilômetros. Também, não sei por qual razão eu fiz esse ato. Porque simplesmente não poderia chegar lá na frente e abrir a porta e saltar do avião. São coisas da vida inexplicáveis. Não sei dizer se foi medo, extinto, ação divina. Sei que se tivesse ficado na minha poltrona sentado eu teria morrido. Minha ação salvou minha vida.

Quando cheguei no meio do corredor, sou abordado pelo comissário chefe que me deu uma bronca porque que estávamos em procedimento de pouso e naquele momento era proibido um passageiro estar em pé. Então me orientou para eu voltar imediatamente para meu lugar. Nesse momento não havia ainda qualquer sinal de fumaça na frente do avião. Eu olhei para o rosto dele e parecia que ele não estava falando comigo. E passei por ele, continuando a caminhar para a frente do avião. Pensando bem, minha atitude além de transgredir a ordem dele, também não tinha o menor sentido. Veja bem, se os comissários já estivessem contornando o problema o que eu faria nas fileiras da frente do avião? Por outro lado, o avião caindo, qual a diferença de eu estar na frente ou atrás? Mas naquele momento eu não tinha essas informações. Agi simplesmente por instinto.

Cheguei no final do corredor, já praticamente na porta da cabine, eu tinha do lado esquerdo a porta de saída do avião, claro fechada e do lado direito uma pequena galley auxiliar. E lá haviam dois comissários em pé desesperados. Eles gritavam, não sei o que gritavam e muito menos para quem.  Na cabine haviam outros comissários refugiados. E no banheiro dianteiro havia uma comissária trancada. A fumaça foi muito rápida e invadiu toda a aeronave em segundos. 

Com toda essa minha caminhada, eu não cheguei a olhar para trás. Não sei o que se sucedeu. Não vi as imagens do fundo do avião e também nem sei se teria visto algo, porque a fumaça era negra, muito preta e já tinha encoberto tudo. Era uma fumaça toxica, densa. Semelhante a uma fumaça de pneu pegando fogo. E em segundos já não enxergava mais os dois comissários que estavam a minha frente e percebi que eles haviam parado de gritar. Mas tudo isso aconteceu em segundos.

Tenho a impressão que a primeira respirada da fumaça deixava os passageiros zonzos, a segunda te paralisava e em seguida você morria. Então, os passageiros não tiveram a menor oportunidade de reação. A fumaça abraçou todos os passageiros e tripulação de uma forma rápida e mortal. As mascaras dos passageiros não caíram porque o duto com oxigênio que alimentava as máscaras já havia sido invadido pela fumaça. E percebi que um enorme silêncio dentro do avião. Não ouvia nem mais a tripulação. Naquele momento, ainda consciente eu já tinha certeza que a minha morte era certa. Eu não enxergava nada na minha frente.  Eu fiquei em pé encostado e me segurando na divisória do corredor com galley auxiliar. Lembro que protegi meus olhos que ardiam muito por causa da fumaça. 

Não sei precisar quanto tempo fiquei ainda consciente, se foram minutos ou segundos. Mas inconscientemente venho a sensação da morte, passou uma reflexão de toda a minha vida. E uma despedida de tudo. De meus familiares, amigos, de tudo. Veio um filme de toda a minha vida. E senti a morte me abraçando literalmente.  Inacreditavelmente eu estava muito calmo, não sei como, mas eu estava calmo. E tudo isso que estou contando, aconteceu muito, mas muito rápido. Nesse momento o avião inclinou muito para frente como fosse pousar e lembro que o avião perdeu muita altura. 

A impressão que eu tinha é que o avião estava a 90 graus, mas não estava. Depois lendo os jornais compreendi que eles estavam na verdade procurando um local para pousar. Certamente os pilotos acreditavam que não conseguiriam chegar a tempo no aeroporto, pois o avião explodiria antes de chegar na pista. A cabine de comando também já havia sido invadida pela fumaça e o painel de comando operavam por experiência de onde estavam cada instrumento, pois já não enxergavam mais nada também. 

E em seguida ouvi um enorme estouro descomunal e o avião conseguiu parar. Foi nessa hora que eu cai no chão e apaguei, perdi os sentidos e só acordei no hospital. O Comandante Gilberto Araújo da Silva mesmo com o incêndio a bordo conseguiu pousar a aeronave numa plantação de cebolas evitando assim uma desastre maior. Se tivesse caído o avião na cidade, seriam incalculáveis os números de mortos se o avião tivesse caído sobre prédios e casas.  Foi uma tragédia. Morreram um total de 123 pessoas. Eu fui o único passageiro sobrevivente. E no total de dezessete tripulantes, apenas dez tiveram a sorte de sobreviverem.

Quando o avião parou, a fuselagem do teto que estava em incendiando foi caindo aos pedaços em chamas em cima das pessoas, carbonizando as pessoas. Desabando aquelas placas que estruturam o teto da aeronave. Algo terrível. Queimando e carbonizando todas as pessoas. Caiu inclusive uma placa grande nas minhas costas, mas como eu estava desacordado não senti absolutamente nada felizmente e também não assisti nada disso. Também não vi absolutamente nada do que aconteceu depois do impacto do avião no solo. 


Não sei como a tripulação se portou, se houve pânico a bordo ou como foi a ação dos bombeiros, como foi o resgateSoube tudo, dias depois pelos jornais e pela televisão. Soube que as equipes de resgate tiveram dificuldades de acesso, mas também qual treinamento na década de 70 imaginaria um desastre aéreo nos arredores de Paris. Os bombeiros foram heróis, conseguiram lutar contra todas as adversidades e em menos de 15 minutos chegar ao avião que não estava no aeroporto. Eu soube que no local do acidente foi colocado uma placa relatando sobre o acidente. Nunca mais voltei ao local do acidente e nem tenho vontade. 

Os bombeiros chegaram e iniciaram os trabalhos de apagar o incêndio e tentar resgatar eventuais sobreviventes. Eles colocaram uma escada e entraram pela porta da frente. E eu fui a primeira pessoa que eles se depararam ao abrir a porta e constaram que eu ainda estava vivo, mesmo tendo ficado dentro do avião no mínimo por dez minutos naquele incêndio. Os bombeiros me puxaram pelos meus cabelos cumpridos e com deslocamento de helicóptero em dez minutos já estava no hospital. 

Chegando no hospital praticamente sem roupas, fui confundindo com o comissário Sérgio Balbino, pois nossos portes físicos eram muito parecidos e eu estava na galley auxiliar. Assim, a partir daquele momento eu para todos os fins estava morto. A imprensa já comunicava abertamente que não havia nenhum passageiro sobrevivente no acidente, apenas alguns tripulantes. Essa foi a notícia bomba que caiu no Brasil e na minha família. A única pessoa que não acreditou que eu estivesse morto foi minha mãe. Meu pai inclusive já preparava meu sepultamento, meus amigos e familiares todos já enlutados, a Faculdade já havia postado um comunicado de meu falecimento. Mas minha mãe continuava relutando sobre minha morte. 

Enquanto isso eu num hospital em Paris em coma durante trinta horas. Ninguém entende como que eu pedi um papel e uma caneta, mesmo em coma, e rabisquei um bilhete desacordado. Os franceses com esse bilhete conferiram a lista de tripulantes e não encontraram meu nome. Depois procuraram na lista de passageiros e encontraram. Então não entendiam como eu em momento de aterrisagem estaria lá na frente praticamente de frente da porta de saída do avião, junto com os comissários? E os demais passageiros todos mortos sentados nas suas poltronas?

Imediatamente a Varig telefona para minha casa e meu pai atende o telefone, lhe comunicam que eu era o único sobrevivente. Informaram que eu estava muito mal, mas que estava vivo. Naquele momento nossa casa, haviam inúmeros pessoas, era como um velório. Pessoas chorando, tristes, consolando minha família e tentando convencer minha mãe do fato consumado de minha morte. Então meu pai comunicou a todos a notícia. Minha mãe levantou do sofá e apontou para todos os presentes e falava: "eu não falei que meu filho estava vivo". E em seguida meus pais já começaram a fazer as malas rumo a Paris, rumo ao resgate de seu filho Ricardo. 

Quando despertei do coma, não entendia absolutamente nada. Estava todo entubado. Sentia muitas dores nas costas. Minhas costas, nádegas, minhas coxas todas queimadas. Coloquei minhas mãos no rosto. Nesse momento percebi que elas não estavam queimadas. E agradeci a Deus por estar vivo. Ainda muito zonzo, sem saber bem o que estava acontecendo. Mas sabia que estava vivo. Aquele momento desceu um momento de uma energia positiva que me acompanhou e esteve comigo em toda a minha longa, difícil e lenta jornada de recuperação. Os médicos europeus não me davam uma semana de vida. 

A primeira radiografia do meu pulmão era como se fosse um atestado de óbito, tudo negro. Minhas vias aéreas estavam todas queimadas e tinha expelido todo o sangue envenenado pela boca. Foi feito uma taquicardia, minha queimadura não cicatrizava e pior, ainda haviam riscos de infeccionar outros órgãos internos do aparelho respiratório, urinário e outros. E eu dentro do CTI, durante dias e dias, procurava extrair as coisas boas que estavam ao meu redor. Coisas simples e banais, porém carregadas de uma força, de um otimismo, que alimentava minha força de querer viver e sair dali para a vida. 

Meus pais já em Paris, não saiam do Hospital, e como eles não podiam entrar no CTI, eles escreviam frases em papeis que entregavam para as enfermeiras. E elas sempre que possível me mostravam. E essas frases eram minha adrenalina para sair daquele leito de morte, de quebrar os paradigmas das previsões médicas que eu não sairia vivo do hospital. Frases simples como "Vamos lá Ricardo", "Força Ricardo", "Ricardo você vai sair dessa", entre muitas outras. Essas frases foi meu alimento, meu remédio e minha cura. Foi meu passaporte para sair do hospital. Para sair da morte e voltar para a vida. 

Essas frases carregam toda a energia, fé e esperança que eu precisava. Eu ali deitado, ficava esperando todos os dias as enfermeiras trazerem meu coquetel de super remédios químicos com espinafre que na verdade era um papel entre suas mãos para me mostrar uma nova frase escrita pelos meus pais. Aquilo era meu alimento. Minha porta para sair do hospital. Eu ficava contando as horas para ler uma nova frase. Da mesma forma, eu recebia carta de outros familiares, amigos e de pessoas do Brasil e do mundo inteiro que eu nem conhecia, mas me enviavam força e energia positiva. Essas frases no meu ver faziam mais efeito que tudo o resto. 

E eu canalizava tudo isso para um só pensamento: eu vou sair daqui, eu tenho que sair daqui para dar um abraço nas pessoas que eu mais amava que estavam do lado de lá da parede rezando e torcendo por mim. E eu não podia decepcioná-las. Meu papel como filho era muito grande naquele momento. Eu não podia recuar na missão que meus pais me delegavam todos os dias. E isso era meu combustível de sobrevivência, era tudo para mim. 

Outra coisa que me ajudou muito foi ouvir música. Mas como ouvir música numa CTI na década de 70? Teria que ser muito baixinho. Naquela época não haviam fones de ouvidos. Eu tinha um gravador cassete com fitas. Então tive a ideia de pegar um estetoscópio e colocar a parte que se coloca no coração no centro do autofalente. Ali surgiu os fone de ouvido. Lamentavelmente, não tive a ideia de patentear essa invenção espetacular. 

E ouvia Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin, Beatles. Por ironia do destino, eu estava tão perto das bandas Rock Roll e ao mesmo tempo tão distante. Passei a vida em outro continente, distante no Brasil e agora estava na Europa, pertinho deles e ao mesmo tempo tão distantes. Já pensou se um deles tivesse vindo de Londres para Paris me visitar? Mas os jornais não tinham noticiado o motivo da minha viagem. 

Eu fiquei longos três meses hospitalizado, foi um processo lendo e gradual. Emagreci em torno de quinze quilos. Ainda no hospital já tinha planos de seguir minha viagem no mesmo dia que saísse do hospital para Londres. Mas os médicos não autorizaram, disseram que teria que retornar ao Brasil para continuar minha recuperação. E era necessário mesmo, voltando ao Brasil tive que ficar várias semanas hospitalizado. Então, voltando a Petrópolis, voltei para a faculdade seis meses sem ter realizado o grande sonho da minha vida de ver o show de Rock, mas estava vivo, que era muito melhor. Voltei a jogar basquete e principalmente não havia ficado sem nenhum tipo de sequela. 

Mas queria ainda ir para Londres e realizar meu sonho. Aguardei mais alguns meses, e retornei a mesma agência da Varig e ao ser atendido falei para a atendente que queria uma passagem para Londres, com escala em Paris. A atendente consultou as tarifas e me apresentou os valores. Então, eu falei para ela, sabe aquele acidente da Varig a um ano atrás em Paris e sobreviveu apenas um passageiro? Esse passageiro sou eu! Você não acha que como no ano passado eu paguei a passagem e não cheguei ao meu destino, agora a Varig deveria me dar essa passagem de indenização? Porque eu nem cheguei a pousar nem na primeira escala da ida. E eu tinha comprado e pago as passagens de ida e volta a vista!

Então a atendente arregalou os olhos e perguntou: Foi você? E eu respondi calmamente "Sim". Ela se levantou e me abraçou carinhosamente. Perguntou como eu estava, como estava minha vida. Até expliquei a ela que no meu voo de regresso tinha voltado com o bombeiro que me resgatou porque a Varig havia preparado todas as condições para qualquer problema psicológico que eu poderia ter no meu regresso. Mas voltei bem, sem nenhuma sequela emocional. Alias uma coisa que chama a atenção de muitas pessoas, é que nunca sonhei com o acidente. Não tive que fazer terapia. Absolutamente nada. Nem tive traumas. Durante quase toda a minha vida profissional o acidente não teve qualquer influência. Inclusive os anos passaram e eu passei a ser também a ser esquecido junto a milhões de brasileiros. 

E assim a Varig me presenteou com novas passagens. E embarquei para Europa com o amigo Mauricio Valadares, que fomos ofertados com uma up grad para a primeira classe. E tivemos um atendimento espetacular natural da primeira classe com caviar, champanhe, whisky, vinhos e nós bebendo todas antes mesmo da decolagem. Quando o avião decolou o Mauricio já calibrado com o teor alcoólico me falou : "O Ricardo é o seguinte se você levantar daí, mesmo se for no banheiro eu vou atrás de você."

Em Londres virei uma criança com o rosto sujo de sorvete. Estava realizando meu grande sonho de estar na meca do Rock. Incontáveis os lugares por onde passei, as pessoas com quem conversei, os sons de música de Rock que ouvi. Sacodi todo meu esqueleto. Estive no Marquee, naquela época ele era o templo do Rock, foi no Marquee que o grupo The Rolling Stones fez sua primeira apresentação. Depois disso lá viralizaram todas as outras bandas como Queen, The Police, Led Zeppelin, Pink Floyds e incontáveis de tantos e tantos outros. Hoje essa casa noturna não existe mais infelizmente. As vezes penso se naquela época tivesse celular com câmera, quantas centenas ou milhares de recordações eu teria hoje.

Sabe-se por inúmeros estudos que a probabilidade de ocorrer um acidente aéreo é mínima. É de um acidente para cada três milhões de voos. Ou seja, se uma pessoa for voar todos os dias, ela precisará de mais de oito mil anos para estatisticamente acontecer um acidente e isso se ocorrer. Mas eu estava num desses voos. E o inacreditável, é que foi no meu primeiro voo internacional. E as pessoas falam que destino.... Que nada... Eu escolhi viajar. Eu escolhi o dia, o mês, a companhia aérea, o assento. A escolha foi minha e não do destino. Eu fui o protagonista de todas as escolhas realizadas. Assim, não adianta ficarmos em casa esperando acontecer alguma coisa ou lá na praia em baixo de um lindo coqueiro esperando as coisas cair do céu porque o máximo que poderá acontecer é um cocô cair na sua cabeça. 


E quando você pensa que de toda aquela tragédia não vem mais nenhum ensinamento depois de décadas, a vida lhe prega uma surpresa. Certo dia, um amigo me faz repensar nisso, será que era a morte me abraçando ou será que era a vida me protegendo? Quando ele questionou isso, não tive outra atitude que lhe dar um abraço forte e demorado. Porque eu havia ficado anos pensando que era a morte me abraçando e agora eu descubro a pura realidade: Era a vida me abraçando e me protegendo! Por outro lado, eu chego a conclusão que as pessoas são seres extremamente simples. A nossa natureza é simples. Não importa quem você é. Quanto você tenha. Não importa aquele cidadão que aponta o dedo na sua cara e diz "Você sabe com quem você está falando?" Isso tudo não vale absolutamente nada. 


Agradeço muito ao pessoal da Revista Ernesto, porque foi através deles que abriu esse novo mundo de oportunidade de trabalhoQuando você pensa que tudo acabou, é o momento que tudo recomeça. E foi exatamente assim, décadas depois fui me reinventar involuntariamente quando  recebi o convite da Revista Ernesto. Fui convidado a fazer da primeira edição da revista e também ministrar uma palestra em São Paulo. Até então nunca tinha realizado uma palestra e muito menos tinha sequer imaginado ser palestrante. 


Foi nesse momento que despertou um sentimento e necessidade que eu poderia ajudar outras pessoas que passaram por situações como a minha. Após a palestra, estávamos bebendo um café com alguns participantes e trocando experiências e eu passando mais detalhes sobre o acidente, eis que surge uma pessoa comentou que relatou  ser o  único sobrevivente de um acidente de ônibus, ele me contou que nunca mais teve uma vida normal, nunca mais pode dormir um sono tranquilo. 


Foi nesse momento que eu me descobri não para uma nova oportunidade financeira.  Mas para a oportunidade de através de minha história talvez ajudar pessoas que tivessem dificuldades de superar seus obstáculos, seus paradigmas ou de atravessar as pedras que a vida lhe coloca no seu caminho. Mas para ajudar as pessoas eu compreendi precisava saber passar minha mensagem nas palestras de uma forma profissional, clara e certeira para meu público. Então procurei o pessoal da Smartalk. Foi então que eu aprendi a contar minha história, mas principalmente transmitir o mesmo recado que a vida me deu. Assim, a equipe da Smartalk me ensinou a prender a atenção do público .


Desta forma, eu sempre vivo o presente. Eu vivo o hoje. O passado para mim já era, já foi, não volta mais. Eu só volto ao passado quando estou palestrando. Por outro lado, o futuro eu não sei o que será. Eu não sei o que vai acontecer amanhã comigo. Antes do acidente eu acreditava que a minha felicidade estava lá junto com o futuro. E estava errado. Minha felicidade está aqui hoje. Está aqui dentro de mim nesse exato momento. Está agora e não no amanhã. Felicidade é só questão de ser. Eu costumo dizer que estou no lucro e no crédito da vida a muitos e muitos anos. Mas eu não apenas sobrevivi. Eu passei  pensar profundamente sobre a vida, sobre meus relacionamentos e principalmente nos valores de vida. E são coisas simples assim que eu transmito nas minhas palestras motivacionais. 


Temos que fazer uma profunda reflexão.  Temos que parar e rever nossos verdadeiros e mais profundos valores,  princípios,  paradigmas, dogmas. Temos que manter nosso foco, ter atitude. E temos que tocar nossa vida. Abrir a janela da vida e gritar "Estou Vivo, Obrigado Meu Deus pela Minha Vida! Pela Minha Família. Por tudo que eu sou!" A nossa vida é um enorme palco. E o espetáculo está acontecendo agora. Não sabemos o que irá acontecer amanhã! Não sabemos se irá ter energia elétrica amanhã, se haverá amanhã para nós, se haverá espetáculo amanhã. 


E nesse espetáculo chamado de vida, nós somos os atores. Eu iria adorar ter dois momentos. Um para poder ensaiar e outro para poder acontecer. Mas a vida é uma só. A cortina só se fecha uma vez. O que acontece agora, aconteceu. E acabou o espetáculo. A nossa edição é limitada. E importante lembrar aquele rapaz que gosta de colocar o dedo no seu nariz e dizer "você sabe com quem você está falando? " que ele não irá levar nada dessa vida, muito menos a sua ignorante arrogância. 


Nas palestras que realizo Brasil a fora, seja presencialmente ou pela internet o que procuro transmitir humildemente as pessoas é tudo isso que estou falando. Claro com a interação com público. Porque além de falar, é importante também saber ouvir. Eu falo muito sobre a vida. Temos que tocar a vida. Não podemos parar quando as dificuldades surgem em nossos caminhos. Gente eu estou aqui. Sempre é possível recomeçar a vida. Simultaneamente eu quase morri por três ocasiões no mesmo mês. 


A primeira se tivesse ficado sentado no meu assento como todos os demais passageiros, a segunda inexplicavelmente com o pouso do avião em chamas, que poderia ter explodido ou ter caído e não ter tido nenhum sobrevivente e a terceira no hospital porque eu já estava desenganado por toda equipe médica. Então, por maior ou menor que sejam seus problemas e suas dificuldades sempre amanhã o sol nascerá e também será uma nova oportunidade para um recomeço. 


Perdi minha mãe guerreira com 96 anos de idade guerreira. Minha mãe maravilhosa. Aquela mulher que relutou contra os jornais, contra a televisão, contra a Varig e contra toda a família e amigos quando todos já comunicavam a minha morte. Minha mamãe estava lúcida até o fim de sua jornada. Nos últimos dois meses de vida, mamãe passou no hospital. Ela morava no Rio de Janeiro e eu em Belo Horizonte, e sempre que eu podia eu ia visitá-la. Numa dessas visitas, no momento que eu já estava indo embora, me segurou após trocarmos beijos e abraços e disse que tinha um segredo para me contar. Então, voltou década atrás quando eu estava no hospital em Paris. Contou que todos os dias após sair do metrô, tinham que fazer uma longa caminhada até o hospital, ela e meu pai. 


Nessa caminhada ia com as mãos abertas para frente pegando todos os raios de sol durante todo o trajeto. Então perguntei para a mamãe porque fazia isso, visto que seus braços deveriam com o longo trajeto acabar doendo por ter os braços esticados. Então mamãe em sua sabedoria me explicou. "Então, meu filho eu fazia aquela caminhada com  o Sol e o Céu iluminando minhas mãos. Eu caminhando e por onde estava o sol, eu atrás dele, desviando o caminho sempre atrás do sol. Ao chegar na entrada do hospital eu fechava minhas mãos bem fortemente. 


E ao chegar de frente ao seu CTI eu abria minha mãos em direção a você, mesmo sem podermos te ver entre as paredes. Mas sabia que nossas energias estavam contigo." Aquela foi uma de minhas ultimas visitas com minha mãe, mas tenho certeza que aquela energia me acompanha até hoje e para o resto de minha vida. Os médicos já tinham predestinado minha morte. Só meus pais que não acreditavam. 

Contato com Ricardo Trajano
E-mail: ricardoCTrajano@gmail.com
Face: Ricardo Trajano
Instagram:    @ricardochusttrajano



Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida

Não mexam nas minhas vírgulas,
Não mudem as minhas frases para uma outra esquina,
Não alterem a minha palavra com sinônimos.
Quero que o meu texto continue assim,
Como uma carta para o Rei.
Esse é o meu jeito,
Escrevo por acaso,
Escrevo como a fome que precisa da primeira garfada
Para alimentar minhas palavras.
Silencio meu ponto final,
Sem reticência, sem interrogação,
Entrego meu ofício,
Parte da minha alma, do meu amor.
Com afeto,


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida

Subitamente compreendo,
Como num exercício de matemática, utilizando a fórmula certa,

Que a necessidade original pode desaparecer,
Que o problema em si pode mudar,
Que a novidade já se foi,
Que a loucura é o meu silêncio que liberta a minha angústia e recarrega minhas energias,
Que a eternidade são emoções que vivo e deixarei pós vida,
Que o meu dia a dia é construído com os tijolos da paciência e da gratidão, dentro do terreno da minha alma,
E que só preciso danadamente viver!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida

Sonho com o imprevisto, aquele caso impossível, aquela pessoa tão sumida, com os amados que partiram.
Não consigo ser o timoneiro dos meus sonhos, muitas vezes navego ao léu, a esmo e acordo sem lembranças do começo, meio ou fim, do preto e branco da cena que se perde como a cor sépia de uma foto.
Na tela do meu eu, um conto diferente surge quase que diariamente, no qual o protagonista não segue amiúde o roteiro que escrevo.
As coisas saem como o avesso do certo.
Por vezes, tenho o prazer de sonhar aquilo que desejo, de saber que a vida é única, que a felicidade é um exercício e que as tristezas me tornam mais humano, na esperança de alimentar meu espírito sem o veneno do desespero.
Hoje vou deitar, agarrado ao meu travesseiro, esperando chegar uma tormenta ou aquela brisa serena, a cabeça começa a flutuar, a chave de comando desligando e nunca captando o instante que adormeço como uma vida eterna.
Na espera de mais um sonho e como diz Quintana: “sonhar é acordar-se para dentro”.
Boa noite!



Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Um mundo mais humano
Primeiro, olhemos para nós mesmos, para nosso interior e retiremos toda a velha mobília do ego e do egoísmo empoeiradas e sem brilho dentro de nós.
Como podemos ter certeza disso?
Creio que não necessitamos de muitas reflexões...
Precisamos sim, de mudanças já;
Precisamos sim, de ser generosos e solidários com o próximo;
Precisamos sim, de transformar o “depois” em “aqui e agora”;
Precisamos sim, de saber agradecer o óbvio, que consiste nas coisas simples do nosso dia a dia;
Precisamos sim, de ligar a chave da energia que está dentro de nós e que se chama gratidão.


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Temos que saber agradecer o óbvio, as coisas simples do nosso dia a dia.

Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Reflexão dos nossos primatas:
- Pai, eu só queria entender porque os humanos são mais preocupados em ter do que ser


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
O mar se acalmou como um tecido prateado costurado pela lua, deixando apenas o rastro do silêncio de um barquinho conduzido pela brisa na direção do seu coração... navegar é viver, navegar é preciso!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Não se engane com brilhos que te cegam.
não culpe os outros por seus problemas.
Siga seus reflexos apenas,
que são o espelho das nossas intenções e virtudes!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Solidão
Existem momentos em que a solidão é necessária, transformando nosso espaço vazio e sem paredes, numa companheira confidente, com discussões sem hora para terminar.
Pensamentos que viram labirintos talvez, mas nunca sem saída, apenas com o gps conectado na nossa intuição, livre arbítrio e de querer evoluir sempre! Bora viver!

Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Música
A música sempre foi minha companheira. Unindo minha vida de espírito à vida dos sentidos, entrando em mim como uma batida indolor, como um anestésico.
Na época do meu acidente, a música era um dos meus melhores bálsamos, era a transfusão que precisava todos os dias junto com as dezenas de ml de sangue que me eram injetadas.
A vida é como uma sinfonia: sensível e intuitiva, compassando sempre afinada e sincronizando o ritmo da vida nas batidas do meu coração.
“E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música“.
Nessa foto, ainda estava hospitalizado na França, fazendo do estetoscópio médico meu fone de ouvido, minha razão de ser!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Mudança
De repente a mudança acontece.
Aquele sofá da nossa confortável zona de conforto é substituído pela vontade de buscar algo maior, que faça algum sentido, algum propósito nessa vida.
Ter mais empatia, generosidade, gratidão e compaixão com o próximo, de evoluirmos espiritualmente.
Somos meramente simples atores a performar nesse palco da vida, onde nossa edição é limitada, a cortina fechará uma única vez e o espetáculo terminará sem direito a bis e muito menos comprar outro ingresso para a próxima sessão.
Sejamos mais humanos e solidários, enquanto o presente não vire um ponto final, enquanto o amanhã permaneça iluminado com a luz do nosso interior...

Pensamento de Ricardo Trajano sobre Rancores
Quem guarda rancores, mora no passado,
Quem pensa demais, foge do presente,
Quem deixa para depois, esquece que o futuro não tem hora marcada...


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Não fique esperando reações das pessoas,
Os pingos nos “i”s é você quem coloca,
A carta de amor é você quem redige,
Seus sonhos são os próximos desafios,
Conte nos dedos seus amigos,
E que a felicidade apareça sem avisar, sem mandar recado,
Simplesmente VIVA!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Olhe para dentro de você agora,
agora que o mundo engatinha...
Se você não tem coisas boas para falar, simplesmente faça do silêncio sua oração, dê mais crédito às suas amizades,
eleve a sua auto estima e pare de reclamar da vida e do mundo.
Ninguém é culpado, ninguém é vítima, apenas acenda a luz dentro de você e ilumine os queridos que você ama.
Acalme as pessoas, avise que a chave da fé e da esperança está sendo ligada, avise que o mundo não acabou, avise que voltaremos mais fortes do que nunca.
Viva Vida, Vida Viva!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Esperança 
Descobri que a esperança navega comigo:
na proa vai a coragem de encarar os icebergs; na popa a angústia deixada para trás e nas velas o vento que sopra na direção da felicidade.


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Não busco a perfeição, nem sonho...
Mantenho sim, minhas origens e caminho na estrada do tempo, tropeçando nos meus erros e seguindo nos atalhos dos meus acertos.


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Felicidade
Pensava com meus botões, que a minha felicidade estava de mãos dadas com o futuro.

Isso era cruel e torturante, pois eu vivo o presente, aqui e agora. Minha felicidade a milhas de distância, como estivesse depois da linha do horizonte de um deserto pleno de cactos.

Como vai ser, gente? Eu por aqui e a minha felicidade lá na frente, sem saber da minha existência.

Sei que não existe uma fórmula para a felicidade e que ninguém pode ser feliz todo o tempo, nem o sol nos ilumina vinte e quatro horas, nem o aroma daquele perfume predileto permanece continuamente em nossas peles.

Um belo dia comecei a perceber, felizmente, que a minha felicidade não estava naquele horizonte perdido e muito menos de mãos dadas com a máquina do tempo. Ela estava, sabe aonde? Toda a vida dentro de mim, adormecida e dopada pelo ar tóxico que respirava, que subitamente acordava num impulso, como uma sonâmbula, e me sacudia tentando despertar e confidenciar o que eu sempre ignorei: ser feliz como eu sou, sem artifícios, de cara limpa e sem maquiagens.

Ser feliz não é ter uma vida perfeita, nem quase perfeita, não é querer ser melhor que o outro ou achar que só o dinheiro será o suficiente.

A felicidade aparece para aqueles que buscam e tentam sempre. A felicidade é um exercício e não uma meta.

Ajudar as pessoas nos traz mais felicidade do que ser ajudado. O relacionamento saudável é o primeiro caminho para sermos felizes.

Felicidade, portanto, é só questão de ser! 


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Resolvi postar hoje: procuro uma boa conversa, para contar e ouvir histórias e causos, prometo conjugar somente os verbos no tempo do era uma vez, ofereço uma broa caseira com café coado no bule e lugares na mesa redonda da sala, forrada com uma toalha de linho como fôssemos jogar buraco.
Quanto às pessoas, já dizia Lispector: “cada pessoa é um mundo”... Que venham os amigos do peito, aqueles que são cobras criadas, os curiosos ouvintes apenas, e aquelas pessoas que te completam na primeira frase.
Apenas um conselho: proibido olhar para o relógio, cancelem os ponteiros e calem os celulares.
A despedida será sempre com gosto de volta, daquele bis que aplaudimos com vontade, para o retorno imediato.
Voltem, por favor, o mais breve possível, com a originalidade e o olhar de cada um.


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Em toda a faixa de chegada que ultrapassamos,
deixamos a marca do tempo vivido,
não significa que ganhamos e muito menos pensar no que ficou para trás.
Transformamos o presente numa próxima partida,
sempre largamos com o tempo cronometrado para uma nova chegada da nossa maratona que é a vida.
Não importa o lugar que alcançarmos, mas o que foi feito em cada caminhada. 


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Coragem
A final, coragem é desapego, é a essência da vida, é ausência do medo?
Nesse momento, perdi as palavras e não sei o que dizer, mas preciso apenas de trinta segundos de coragem e prometo, com atitude e paciência, danar a falar novamente.
Acho que já sei, coragem é a maior amiga da perseverança e sobrinha da ousadia, concordam?
Coragem jamais entristece, precisamos dela para ter talento e abrir o caminho para outras virtudes.
Coragem e humildade são armas que necessitamos para a batalha da vida, sabemos que o sofrimento também alimenta a coragem e para ter sucesso, temos que ser corajosos para errar, e capacidade de caminharmos juntos, da classe turística até a primeira classe.
O avesso da coragem não é a covardia, e sim, o conformismo.
Por isso a coragem vem da fé, é uma força da alma e como dizia Hemingway:
a coragem é dignidade sob pressão. 

Pensamento de Ricardo Trajano sobre Humildade
Michelangelo, eu também não faço esculturas, só queria um pouquinho do excesso da sua extraordinária humildade, que é o subsolo para chegar, degrau por degrau, até a cobertura da sabedoria. 


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Paixão
Passagem só de ida,
amor sem escalas,
voo direto ao coração,
isso que eu chamo de paixão. 

Pensamento de Ricardo Trajano sobre o Coração
Ouça o coração, a nossa faculdade espiritual.
O sábio está dentro de nós!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Essência
A nossa essência é o inconsciente de nós mesmos.
Valorizemos a essência, não a aparência.
Transpiremos, portanto, nossa essência, o suor da nossa alma


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Reclamar
Sempre temos que reclamar de alguma coisa, já reparou? O quanto a reclamação está presente em nossas vidas, nada é bom e nunca estamos satisfeitos. A gente não se toca, nosso consciente é programado na tecla “reclame sempre” bloqueando todos os acessos disponíveis.

Começamos pela manhã, assim que o despertador toca, resmungando até o banheiro e com a boca ainda cheia de Colgate, levantamos a cabeça e avistamos um ser do outro lado do espelho, de cara amassada e o cabelo pedindo para entrar logo no chuveiro.

E assim iniciamos o dia, café às pressas, chamando o elevador que desceu novamente sem você e no meio do trânsito que parece demorar uma eternidade. Mais reclamações, é claro!

Sim, e hoje, a maioria das pessoas trabalhando em casa, por conta desse tsunami repentino. Mas não importa, vamos reclamar do barulho e da limpeza da casa, do filho que chora, do almoço para fazer, do liquidificador a todo vapor e da solidão de ficar em frente ao laptop, planilhado e virtualmente conversando com seus companheiros de trabalho. E aí, continuamos a reclamar como um alarme que dispara ao lado do seu prédio.

Precisamos que dentro de nós, por um instante, a cortina se feche e tenhamos um intervalo, como um final do primeiro ato da orquestra sinfônica executando o Bolero de Ravel. Chamo esse momento, olhando para o café que esfria, de reflexão e de perguntar: vale a pena perder esse tempo valioso das nossas vida dessa forma? É claro que temos nossos momentos difíceis, isso faz parte da vida.

O importante é que do outro lado do espelho a pessoa seja você mesmo, o seu verdadeiro eu, de passar por cima de seus defeitos e se encontrar internamente, conversar consigo mesmo e entender que a vida é muito curta para ser pequena.

Perceber o quanto somos abençoados pelas coisas boas que acontecem, pela nossa saúde, pela nossa família e amigos que nos cercam. Cabe a nós sair desse vício de reclamar e que comprovadamente também gera problemas de saúde. Agradecer todas as oportunidades que surgem nas nossas vidas.

Estamos aqui, nesse palco da vida, para aprender e não para sofrer, se vitimizar e ficar reclamando.

Pessoas que reclamam muito se tornam amargas. Precisamos sempre evoluir!
É como uma flor: uns enxergam a beleza e o seu perfume, outros só enxergam e reclamam dos seus espinhos.
Sigamos a estrada da vida com nosso GPS carregados de valores, caráter, ética, humildade, fé, gratidão e felicidade. Se ficarmos reclamando, o GPS levará para lugares estranhos, sem que a vida faça sentido e que possa fluir com leveza.
Vamos então reclamar menos e agradecer mais!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre o Tempo
Esse é o tempo que temos para agir mais e falar menos.
A vida passa rápido demais, como o retorno dessa lâmpada.
Viva Vida, Vida Viva!!!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Lembranças
Quando vejo essa foto, fico até engasgado e respiro inspiração.
Seus olhos falam e exalam inocência, com gestos simples e cuja única intenção é brincar de pique esconde.
Lembro da minha infância, de passar todas as férias no interior de Minas, casa dos meus avós, comendo brevidade, bolo de fubá e canudo com doce de leite.
Andava de carro de boi, jogando bola e pião na rua de terra, sonhando um dia ser o dono do circo que passava pela cidade.
Ele lembra meus amigos que subiam comigo no pé de manga, fazendo fila indiana e passando toda tarde à sombra da mangueira.
Obrigado, menino da foto, pelo seu doce olhar falante, terno e inocente, lembrando com muita saudade, meus dias que não voltam mais..


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Histórias
Existem histórias que estão escritas nos nossos rostos,
Os olhares falam, brilham e transmitem luz,
A boca seca, como gota de orvalho que rapidamente evapora numa pétala de rosa,
Somente o perfume e o silêncio tornam-se protagonistas,
Talvez essas histórias não tenham fim, não tenham dono, nem mesmo endereço,
Terminam como um sorvete na mão de uma criança,
Terminam como a água da chuva escoando numa sarjeta,
Terminam como um sonho quando acordamos...


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Confiança
Acredite no seu taco!



Pensamento de Ricardo Trajano sobre Esperança
Sublime são as pessoas que mesmo sofrendo com suas angústias, conseguem virar o jogo na prorrogação, mudando de página, entendendo que foco também é dizer não, ser o ponteiro do seu tempo e por fim, saber que nunca está sozinho, sempre de mãos dadas com a amiga Esperança


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Combinei com a brisa, de me levar um minuto até à beira do mar. As ondas chegavam mansas, como um espelho, envolvendo meus pés. O som parecia de uma água cheia de gás que não parava de borbulhar. E o cheiro... ah o cheiro era seu, brisa querida, que se misturava com o sal do mar, temperando a pele com o perfume da minha infância. 


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
E nada cai do céu, apenas estrelas cadentes.
Não deixemos as coisas para amanhã, depois o café esfria e as promessas são esquecidas.
O dia é hoje! Aqui e agora


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
É sempre bom conhecer o terreno onde pisamos... 


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Desconfie de tudo que é fácil...


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Siga em frente evoluindo e dê sempre passagem para os apressados...


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Para enxergar a vida, não precisamos de oculista, muito menos de cirurgia.
O nosso olhar é interno, o colírio é a nossa alma e as lentes tem o grau definido pelos desejos, ansiedades e a vontade de seguir em frente num caminho cheio de obstáculos mas que conseguimos ver de longe, a letra A de Amor, de Atitude e de Apaixonados pela vida


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Somos os pedreiros e pintores da nossa vida...
Bora viver e construir!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Quer uma resposta sincera?
Pergunte para uma criança!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Que nós, guerreiros, possamos acertar sempre os alvos da gratidão e da paciência, percebendo, em silêncio, o confronto mais importante da nossa vida: acreditar em nós mesmos! 


Pensamento de Ricardo Trajano sobre Palavras
Escrever é que é o verdadeiro prazer, transformando um instante em palavras.



Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Escrevo nesse segundo dia de janeiro.

Depois de muitas remadas, ondas gigantes, ventanias e tempestades, conseguimos chegar à beira de um cais... e esse cais tem um número: 2021.

Atracamos o nosso barco no tronco da esperança; já cansados e esgotados mas com muita fome e sede, garra e determinação de prosseguir por terra firme nossos caminhos de sonhos, aprendizados e realizações.

Olhando para trás, percebemos que no mistério do mar, todos os dias, existiram sempre o frescor do luar amigo, a energia do sol penetrando em nossas almas e da bússola constante dos peixes, das estrelas, de Netuno e dos Deuses dentro de nós que ensinavam a navegar e de chegar até um porto seguro.

Essa é a nossa vida... desistir jamais e aprender que por mais que hajam pedras no caminho, nossa fé, força e perseverança serão sempre muito maiores que esses meros pedregulhos.

Sejamos felizes, sabendo agradecer o óbvio, que são as coisas simples do nosso dia a dia.
“ Felicidade é só questão de ser “

Feliz 2021, 2022, 2023, 2024, 2025, 2026, 2027, 2028, 2029, 2030... Ad Eternum!!!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Sejamos leves e bem humorados!

Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
“ O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra “


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
Metamorfose diária, essa é a nossa vida... evoluir sempre!


Pensamento de Ricardo Trajano sobre a Vida
O lado avesso te protege da mesma forma do frio, é onde você “ descobre” a sua alma e seu coração.


Uma Dedicatória a Clarice Lispector
Escrevo para não ser solitário, escrevo por amor aos outros, pela solidariedade que tenho, mas sei que não tenho poder.
Na verdade, é um desabafo da alma, é a arte de descobrir as palavras carregadas de significados e de ter a sensação de de uma liberdade sem discriminação.
Sei que nada dura, são momentos, somente um instante e o minuto já se foi...
O escritor é sempre um país desconhecido, sem fronteiras, sem sexo e sem destino.
Mas temos sempre uma história dentro de nós esperando ser escrita e existindo, por vezes, uma ponte de sofrimento sobre um buraco silencioso mas sempre desviado de um abismo.
Escrevo o que não deve ser esquecido, escrevo num pedaço de um grão de areia que é o nosso palco da vida.

Hoje Clarice Lispector completaria 100 anos de vida. Essa grande escritora, jornalista, cronista e colunista, nos deixo
u um dia antes de completar 57 anos de idade.
A literatura de Clarice extrapola, faz a vida falar, é uma autora filosófica.
Palavras e frases pulsando a todo instante e com a sua escrita se movimentando com naturalidade.
Sua literatura é um exercício de reflexão, onde sabia domar e virar as palavras pelo avesso.
Tinha um olhar eterno, silencioso e uma paixão de viver, pensar e sentir.
- Clarice, você faz muita falta, viu?
“ O tempo corre, o tempo é curto: preciso me apressar, mas ao mesmo tempo viver como se esta minha vida fosse eterna.






Contato com Ricardo Trajano
E-mail: ricardoCTrajano@gmail.com
Face: Ricardo Trajano
Instagram:    @ricardochusttrajano



Gostei de mais !!!!!


Ficou Excelente

Já assisti uma palestra dele, Sensacional 
Voei muito com uma Cmra que sobreviveu a esse acidente 
Realmente quem a conheceu antes, dizem que tornou-se outra pessoa.
Total desapego aos bens materiais. Eu tinha essa revista,  minha mãe sumiu com ela. Eu estava no auge da minha pesquisa sobre o que era  ser " Istvard "  a bordo dos aviões.


Mto.bom ver essa reportagem, ser iluminado. Gratidão imensa. Saúde e vida longa com mto.Amor.🙏🌟😍

O vôo era o RG820 !!
Boeing 707 era o equipamento.


No livro Caixa preta do Ivan Santanna tem todo o desenrolar com detalhes.
Vale a leitura. Tem também o sequestro do 737-300 da VASP e acidente do 737-200 PP-VMK da VARIG.


O piloto também sobreviveu, mas, acabou sumindo junto ao PP VLU anos depois


Lembro muito bem a noticia desse acidente....

Foi aquele acidente que o avião pousou no campo de cebolas ?


Administrador
+1
Top

Louvado seja Deus por este feito na vida deste passageiro, único sobrevivente deste acidente. Tbm, dos tripulantes que sobreviveram. Que o homem saiba ser grato a Ele... DEUS DE PROVIDÊNCIAS!!! DEUS DE MILAGRES!!!

Ricardo Trajano
 matéria sobre você meu querido.

Administrador
O Ricardo Trajano foi do meu Colégio.

Nossa Senhora...que história emocionante, não era a hora dele, amém...Deus os abençoe grandemente, abraços

Tenho esta revista comprada na época. 

É incrível a história do Ricardo Trajano

O 2° Ofic. Álvio Basso me contou que alguém, que nunca soube que, o pegou pelas pernas e o jogou pela escotilha.

Vi o vídeo dele. Muito emocionante todo o relato e como ele fez pra superar.

Louvado seja Deus por sua vida e a dos tripulantes que tbm sobreviveram nesse acidente. 👏🏼👏🏼🙌🏼🙌🏼. O agir de Deus é inexplicável!!!
Sem Ele, nada podemos fazer. Nada somos!!! 🙌🏼🙌🏼

José Cardoso Francisco
 lembra desse acidente que aconteceu qdo fomos para Portugal , terrível .

É incrível a história do Ricardo Trajano

Fiz muito balanceamento dessa aeronave, que na época era cargueiro, quando era despachante no GIGKKRG O ano era 1969
Muito depois sua configuração foi mudada para versão passageiros somente
Lamentável......


Tinha uma família toda de amigos neste voo..

Esse tem historia pra contar

Li está história em um livro de nome Caixa Preta. Emocionante!

Havia 3 toaletes na parte traseira do avião. Como a fumaça vinha do toalete do centro, o comissário disparou o conteúdo do extintor para dentro dele, mas na verdade o incêndio ocorria em um dos toaletes laterais.

No local do acidente foi colocada uma placa informando lembrando as 124 pessoas mortas. Só que não foram 124; foram 123. Simbolicamente pode-se afirmar que o 124° foi o comandante Gilberto Araújo da Silva, que ao retornar disse em uma entrevista que morreria em um acidente aéreo. Ele desapareceu junto com a aeronave e a tripulação em um incidente com um Boeing 707 cargueiro da Varig que decolou de Tokyo em 1979 e do qual nunca se encontrou nenhum vestígio.

Cmte Gilberto que depois infelizmente desapareceu em outro 707.

Uma vez, há mais de vinte anos, vindo de Londres pela BA, entrei no toalete e senti cheiro de cigarro. Saí no mesmo momento e chamei o comissário mais próximo (que era da tripulação brasileira). Nunca vi um rebu tão grande dentro de uma aeronave. Todos indignados. A tripulação pediu em alto e bom som que denunciassem o passageiro, que seria entregue às autoridades brasileiras.

Tinha que ser um fdp de um fumante. Não dava pra esperar mais uns minutos?

Tem um livro do Ivan Sant'anna, chamado "Caixa Preta" que conta a história desse fatídico dia.
Vale a pena a leitura, tem na Amazon.

O voo é 707 e o modelo da aeronave também é 707 tá certo mesmo?

Infelizmente um cigarro jogado na lixeira do banheiro derrubou essa aeronave.

Foi por causa desse desastre que as normas de segurança foram endurecidas e a proibição de não fumar a bordo se tornou regra incondicional em praticamente todos os países membros da ICAO/OACI. Muito triste, mesmo depois de tanto tempo...


Como se podia fumar a bordo de uma aeronave??? Isso não entra na minha cabeça nunca

Eu nunca fumei , porém os tempos são diferentes , antigamente a pergunta seria : Como irei em um restaurante se não posso fumar dentro , ou fazer um voo de mais de 4 horas sem fumar , sem chance .
Como o LITO do canal aviões e músicas sempre diz :
Nenhum acidente é em vão . O pior que aprenderam da forma mais drástica possível


Jones Rodrigues Rodrigues
 a informação a respeito dos toaletes encontra-se no livro Caixa Preta, de Ivan Sant'anna. Quem me contou sobre a placa foi um ex-funcionário da Varig -- ele até me enviou a foto.

Fantástica sua ESTÓRIA.
PARABENS

Fiquei encantada com a força Divina com escreve todos esses acontecimento. 
Parabéns
 por transformar sua história de dificuldade em momentos de superação e ajudar outras pessoas a enfrentar dificuldades com sabedoria.

Emocionante. Ainda pelo senhor estar vivo até hoje. E que venham muitos anos de vida para o Sr

Único passageiro sobrevivente, 10 dos 17 tripulantes sobreviveram também.

Morreram Leila Dinis , Agostinho dos Santos, que me lembro. Triste . Fogo no toilete proveniente de bituca de cigarro jogada no sexto de lixo que estava cheio de papel.

Me lembro desse trágico acidente 😪

Eu conheci pessoalmente o comissário Galleti e comandante Gilberto desse vôo que sobreviverão em Niterói.

... não era a hora dele 🤷🌹👼

Ja li varias vezes sobre esse episodio. Nunca imaginei que o sobrevivente postaria aqui.

Marcio Narcizo
 inclusive o comandante sobrevivente desapareceu anos mais tarde com outro 707 no vôo Varig 967 que até hoje não foi encontrado nenhum destroço, existe uma teoria de que estaria fazendo um vôo com uma carga secreta que seria descarregada nos EUA, seriam as peças do MiG 25 do tenente Belenko, desertor soviético, sendo por isso abatido por caças da VVS sobre o pacífico.

Diego Vieira
 isso é novidade pra min

Li o relato dele tb mineiro emoção .

Cara, ali foi Deus e tbm não era a hora dele mesmo, pois sobreviver um acidente desse e praticamente uma dadiva

O que importa e a maravilha é o homem ser o único sobrevivente que benção 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼



Lembro-me bem desse acidente que aconteceu em 1973, se não me falhe a memória foi em julho daquele ano.

Vi a entrevista dele certa vez na tv. Me parece que tempos depois ao acidente, a Varig lhe presenteou com passagens e estadias.

Adall Esteves
 Sim, pelo que li em algumas reportagens um ano depois ele entrou numa loja da Varig em Copacabana e disse: Ano passado comprei uma passagem pra Londres mais o avião caiu em Paris, saiu com uma passagem, justo.

Lembro-me bem desse acidente que aconteceu em 1973, se não me falhe a memória foi em julho daquele ano.

11 de julho de 1973

Gratias ao Deus e seu anjo de Guarda!

Bem no dia q eu estava fazendo teste para ser aceito entrando como func. da rg em congonhas.73

O vôo percorreu 99,9% da rota

Administrador
Supostamente foi um cigarro que provocou um incêndio numa das casas de banho. O Boeing 707, fez uma aterragem de emergência a apenas cinco quilómetros do aeroporto de Orly, Paris. Morreram 122 dos 123 passageiros e salvaram-se 10 tripulantes.

Káthia Pietro
 foste o único a sobrevivência pq ainda não era o seu dia de terminar sua missão cá na terra

Fiquei encantada com a força Divina com escreve todos esses acontecimento. 
Parabéns
 por transformar sua história de dificuldade em momentos de superação e ajudar outras pessoas a enfrentar dificuldades com sabedoria.

Este avião é o que caiu, ou melhor, fez uma aterrissagem forçada em uma plantação de cebolas nas proximidade de Orly (França). Existe um episódio na série Mayday Desastres Aéreos sobre este acidente e também um vídeo no canal Aviões e Músicas (Lito Souza). Depois deste acidente muita coisa mudou na aviação. Triste, lamentável mas também serviu para muitas lições.

O trágico acidente com PP-VJZ

Deus é fiel tempo todo

Caramba, que história incrível!
A entrevista é gigante e detalhada até demais.
Fantástico o que nossos instintos podem fazer por nós!!!!!

Porque não era o seu dia nos temos o dia de chegar e de partir da vida ninguém pode acrescentar ou diminuir um dia de vida de ninguém so quem a deu por isso não tenho medo de doenças.


Só parte quem Deus determina! Sempre haverá o dia da chegada e o dia da partida.🙏🙏🙏🙏

Foi um milagre de Deus vc sobreviveu. Ele te orientou.

NÃO FOI INTUITO, FOI O TODO POSEROSO

A PESSOA SO PARTE QDO FOR A VONTADE DE 
Guerreiro De Deus

Coisas que nem sempre fazemos , perceber os sinais ..

Quando não e para ser não é!

Essa história é muito triste, mas a história desse passageiro é bem interessante.
Está tudo no livro “Caixa Preta”.

Essa história é real!!


Comandante Gilberto Araújo, q depois estava no comando de outro 707 cargueiro da VARIG e desapareceu no Pacífico após decolar de Tóquio para Los Angeles. Nunca encontraram o avião, houve rumor q foi abatido pela URSS por supostamente estar transportando um MIG q foi conduzido por um desertor...

Vi o vídeo dele. Muito emocionante todo o relato e como ele fez pra superar.

Conheci a mãe dele no Rio. Uma fina senhora, muito amável.

Fernando Henrique Freire Machado
 em 1973/74/75 podia fumar dentro do avião.


Jones Rodrigues Rodrigues
 a informação a respeito dos toaletes encontra-se no livro Caixa Preta, de Ivan Sant'anna. Quem me contou sobre a placa foi um ex-funcionário da Varig -- ele até me enviou a foto.

Há boatos de que assentos ejetáveis do Mirage estavam no compartimento de carga.
O acionamento automático ocorre quando se aproxima do solo, se não for desativado.

BRAVO

Agradeça a Deus 

Eu li um livro sobre este voo em que o sobrevivente em questão narra a história toda desde o momento do embarque ! É simplesmente incrível a maneira como sobreviveu. Desacordado na Galley frente deitado no chão com um lenço no nariz para não inalar a fumaça tóxica.


Tem um livro que se chama "Caixa Preta" de Ivan Santana que retrata desse acidente aeronáutico, recomendo que leiam, tem esse, Varig 254, e outro. Muito sinistro!

Conheci os filhos do comandante, Giba e a Cacau

Até hoje os "especialistas" especulam que, se a tripulação do VARIG 820, tivesse optado em voar mais noventa segundos, teriam pousado na pista do Aeroporto, onde teriam recebido ajuda imediata.
Bem, sempre temos o "SE". Estes mesmos especialistas se esquecem que na mesma época, um 707 da PAN AM tocou antes da pista, chocando-se com as antenas do ILS da cabeceira, matando a todos que estavam a bordo. A situação do PAN AM era a mesma do VARIG, fogo na cabine de passageiros.
Os pilotos do Varig pousaram enquanto enxergavam alguma coisa fora do cockpit. De qualquer maneira, todos na cabine de passageiros já estavam mortos ou incapacitados pela fumaça para conseguirem evadir da aeronave após o pouso.
Um material sobre fogo a bordo, e estas considerações, podem ser encontradas num paper, em dois volumes, um histórico e o segundo abordando treinamento, da Royal Aeronautical Society no link abaixo, sob os títulos, SAFITA 1 e 2:

Na década de setenta cheguei a conhecer o filho do comandante desse vôo, o qual depois envolveu-se em outro acidente, aquele desaparecimento de um cargueiro da Varig no pacifico. Nunca acharam sequer destroços...

Cyro Casabona
 Era meu vizinho. Comandante Gilberto Araújo da Silva. Um cara espetacular.

Essa história é muito triste, mas a história desse passageiro é bem interessante.
Está tudo no livro “Caixa Preta”.

Uma trágica curiosidade é que, o comandante deste voo - Gilberto Araújo da Silva - desapareceria 6 anos depois, juntamente com o Boeing 707-323C cargueiro da Varig, no voo 967, quando fazia a rota Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio rumo ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão, com escala nos Estados Unidos. Até hoje o avião e a tripulação não foram encontrados.

Um milagre!!!🙏🙏🙏

Teu Anjo da Guarda te guiou .. Eles sabem nossa hora.🙇‍♀️

Parabéns

Me dá uma tristeza em ver um avião acidentado.eu assisto muito progra sobre aviaçao, aeroporto. National geographic.

Me lembro disso , perdemos amigos ai.

Tem um bom livro que se chama " Caixa Preta ". Vale a pena ler !

Foi milagres de Deus mesmo
Que ano foi esse acidente
Não estou lembrando desse acidente

Vale lembrar que nesse mesmo acidente morreu o grande cantor e interprete Agostinho dos Santos 

Vi o relato desse sobrevivente. De emocionar em todos os sentidos.

E eu vi o avião partir. Naquela época meu pai nos levava no aeroporto para ver os avioes. E me lembro dele comentar, aquele é o Agostinho dos Santos.

Nesse dormindo 2/5 assisti um filme brasileiro .(anos 50)
Agostinho dos Santos era um dos cantores.
Linda voz, ele estava em pleno sucesso na carreira.


Lembro bem desse acidente.

Muitas Vidas Ceifadas, por um fumante!! 
Parabéns
 ao sobrevivente!!

Já havia assistido uma reportagem dele sobre esse acidente, uma história incrível, nasceu de novo.

um cigarro no toilette matou todo esse pessoal... ali, na cabeceira da pista.... regina leclery, agostinho dos santos...imagino a pessoa que fez isso se dando conta da m... que tinha feito.

Que gratidão! Que privilégio!

Que relato impressionante, comovente.

Foi nesse vôo q morreu o cantor Agostinho dos Santos

Morreram por causa de um cigarro jogado no lixo de papel de um toilette!

Puts, a pessoa vem aqui falar q escapou de um acidente de avião sozinho e um monte de gente fica julgando se foi milagre, acaso, que isso ou aquilo. Parabéns ao senhor, que boa sorte sua.
E se fosse vc? iria ficar julgando o que aconteceu e deixar os outros ficar dando pitaco???? Quem escapou? ou deixou de escapar. Se escapou ta bom pra cacete e se os outros morreram é pq era a hora deles.

À Deus pertence todas as respostas,esse moço pode dar o seu testemunho de qualquer forma,é se fossem nós, o que faríamos?

A verdade sobre o que somos se esconde, porém, ela aparece no primeiro golpe que damos na nossa pedra mental! Existe uma pedra valioso dentro da bruta que carregamos na memória. Garimpa a sua mente.

Foi um milagre sim ele ter se salvado

Impressionante .

Acidente durante tentativa de pouso no Aeroporto de Orly que vitimou, entre tantos, o canto Agostinho dos Santos.

Um fato muito interessante que o piloto desse voo acidentado em Paris,que também sobreviveu ,era o mesmo piloto do Voo da Varig RG 967 que saiu de Narita Japan com destino ao Brasil em 30 de Janeiro de 1979 e desapareceu dos radares após 30 minutos da decolagem do aeroporto Internacional de Tokyo, os destroços da aeronave nunca foi localizado, foram vários meses de busca e nem um vestígio do acidente foi encontrado, até hoje o desaparecimento desse voo RG 967 continua sendo um mistério para aviação.

.....😲origem deste acidente foi simplesmente um passageiro que atirou o seu cigarro aceso no compartimento de papel usado no "WC" ☹️ ....hoje em dia há coimas elevadíssimas a quem for apanhado a fazer tal coisa 👌👍.... o que é muito bem feito 😉

Que saudades da Varig

Na verdade não foi instinto foi Deus mesmo te livrando da morte ...

Esta aeronave acidentada em Orly teve várias mortes mas tb muito sobreviventes e ela mais tarde desapareceu em vôo entre o Japão e América do Norte. O cmt da anv era o mesmo.

Deus abençoe sua vida
Comandante Gilberto, muito amigo do meu marido. Saudades.

Foi o acidente de 1973

Bem q podia ter a história desse acidente em 
Mayday Desastres Aéreos

Ninguém sabe o támanho dá fé e do merecimento de cada um.

Muito triste este acidente estava neste avião um grande amigo Comissário Carmelino

Foi em 1973 abraço

Sem contar o fantástico pouso na plantação de cebolas, pelo co-piloto, uma vez que o Comte. Gilberto não via nada!!

Estava de férias no RJ, do Colégio.
Foi o JN mais longo, quase 2 hs
Foi o aviao acidentado, civil, mais fotografado, até então!
Foi muito triste!!
Foi a partir dele que se mudou várias regras na aviação:
Não fumar a bordo
Mudança dos componentes usados no revestimento, uma vez que os que morreram, foi pela fumaça altamente tóxica!.

Tito Palmieri
 Boeing Varig 707.. 4 turbinas....

Alcides Ferreira
 sim . Voei muito neste tipo de avião. Certo!

A partir deste acidente, tornou-se obrigatório a instalação de detectores de fumaça nos toilets 🚻.

Que vivencia incrível do Ricardo Trajano. Nasceu de novo

Elcy Lacerda
 verdade Elcy; Êle fêz tudo ao contrário do que os comissários pediam.

História linda e incrível, mostra como a força e energia da família e das palavras tem sim, muito poder

Eu era criança nesta época

Que depoimento maravilhoso. Me lembro bem o dia do acidente. Tinha 23 anos, morava no bairro da Aclimação SP. Nunca esqueci este acidente, sempre comento c meu marido sobre o sobrevivente. Que milagre de Deus. Li todo o seu depoimento. 
Parabéns
 p sempre.

O Cantor AUGUSTINHO DOS SANTOS. ESTAVA NESSE VÔO.

Eu lembro desse acidente. O marido de uma aluna minha morreu.

Caramba... Que história sensacional.. chocada .. inacreditável.. Tdo que aconteceu na vida desse homem.

Eu trabalhava na VARIG quando deste acidente.

Eu já tinha conhecimento desse fato, pois esta história já havia sido contada no livro de IVAN SANT'ANA (CAIXA PRETA).

Que ñ era a hora dele simples.


Uma descrição emocionante desse acontecido

A partir deste acidente, tornou-se obrigatório a instalação de detectores de fumaça nos toilets 🚻.

Ótima leitura, recomendo.

Eu lembro desse acidente. Eu lembro de sua sobrevivência. Morreu Agostinho dos Santos cantor.


Isna Tonete Tonete
  o Martinho da Vila perdeu porque chegou atrasado ...!!

Parabens comadante!!!

Deuz no comando

Esse 707 ia fazer escala em Orly e pousar em Heathrow, destino final.

Trágico acidente do voo RG 820 da Varig em Paris...

Sylvia Giambruno
Novo olhar - mesmo trágico acidente!

José Luiz
Deus é maior!

David Vera-Cruz Levy
História fantástica! 🙌🙏

Rosana Zimmer
Meu pai era piloto da Varig e estava escalado para esse vôo, devido a uma otite ele não pode ir.

Elizabeth Padula
Jamais vou esquecer desse dia! Estávamos na Reserva em SP. Os telefones dispararam.😓

Layla Manta
Eu já vi um vídeo com a história desse cara, ele teve uma experiência extracorpórea

Luiz Veinho de Oliveira
Não era seu dia.

Camila Silva
Caramba, esse Ricardo é uma escola de vida, que lição ele nos traz! Que sabedoria! É de aplaudir de pé

Selma Ribeiro
Gostei de ler. Obrigada por compartilhar.

Cleuza Daboit
Verdade teve só um sobrevivente. Alias ele contou tudo o que aconteceu no voo. Pesquise vc vai encontrar

Geane Q. Kiefer
Eu já tinha visto uma entrevista exatamente como está nessa matéria 🙏

Nancy de Matos
Moderador
Anny Lima E assim voam as notícias....


Selma Andrade
E o tempo não para. Não podemos voltar atrás e nem recuperar o tempo perdido Muitas vezes ate achamos que sim. Haa.. depois eu ligo, depois eu falo com ele, depois eu digo que sinto muito e o depois passou com o tempo. E não temos mais tempo para dizer o quanto gostavamos de alguém ou o quanto aquela pessoa foi importante em nossas vidas. O bom seriamos nos dar conta disso antes que o tempo passe. 
Um abraço
.

Rose Gerling
Eu acredito, que temos horário pra chegar e para partir.

Vera Tan
Verdade


Geraldo Oliveira
E muita sorte


Paulo M. Franke
O famoso cantor Agostinho dos Santos morreu neste acidente.


Taguchi Yuichi田口 雄一
Você sobreviveu pela ordem do Deus como realizar esta missão. Mas de fato, os B707 da Varig deixam muitos mistérios, sim. Outro eh desaparecimento do aeronave no mar Oceano, a versão Cargueiro.

Elisabeth Wolff
Até hj nunca foi explicado q tipo de carga este vôo transportava!

Milton Albernaz
O piloto Gilberto era pai do meu amigo...e depois sumiu com um cargueiro no Triângulo das Bermudas... Na época falaram, que o cargueiro transportava um Mig 21 para os USA, de um piloto, que havia desertado da URSS. Mas não encontraram nem destroços do avião... Mistério!!!

Milton Albernaz
O piloto do 707, era pai de meu amigo...nesse vôo estava tbm a Leila Diniz...😥

Paulo Cesar Esteves
Um evento "divisor de águas", na história da aviação!


Bruno Godoi
é por esse acidente que tem detector de fumaça nos banheiros. O imbecil fumou no banheiro e as cinzas fizeram o avião pegar fogo


Paulo Cesar Esteves
Um evento "divisor de águas", na história da aviação!

Leonardo Offerhaus
fumante irresponsável jogou cigarro no lixo do banheiro de papel inflamável, caso similar ao da boate Kiss com uso de espuma inflamável e artefato com fogo no palco 

Ricardo Machado
Que história.....Deus o abençõe

Maria Da Graça Pereira
Triste acidente!

Tom Peixoto
Conheço ele, e de BH.

Marcilia Maciel
Lembro desse terrível desastre

Adigilson Farias
Esse Cmte do voo era muito amigo do meu pai depois ele desapareceu em outra aeronave da Varig

Renato José Soika
Conheci o Piloto Gilberto e seu co-piloto.

Elizangela Santos
No livro "Caixa Preta" também tem o relato desse voo.

Andry Scholem אָנדרי שוֹלֶם
Lembro do pai realizando perícia em materiais de bordo … testes em tapetes, painéis, estofamentos (tecido e espuma), materiais dos lavatórios, isolamentos de fios… testes de propagação de fogo e emissão de gases. O acidente levou a alteração de materiais utilizados para que os gases não mais provocassem sufoco dos pax. Em aviação a avaliação das causas leva a alterações e inovações para evitarem a reincidência. Assim, de certa forma o sacrifício daqueles que perecem leva ao benefício das próximas gerações. É como que seus legados em prol do próximo. São dolorosas e lamentáveis mortes mas que de certa forma são honradas com o bem de seu legado às gerações futuras. Boeing alterou muitos produtos utilizados para evitar que os gases fossem tóxicos, o que gerou a morte da grande maioria em Orly.

Cesar Monteiro
Adigilson Farias fiz um voo com ele,para o Japão. Meses antes do trágico desaparecimento . Fiz todo o voo,praticamente na cabine. Eu tinha 16 anos,nunca esquecerei deste voo. Lembro das histórias que o comandante Gilberto contava ,durante o voo.
Nenhum momento tocou no assunto do acidente em Orly. Meu pai era navegador deste voo ao Japão.

Adigilson Farias
Cesar Monteiro poxa, foi triste esse acident

Adigilson Farias
Cesar Monteiro era Gilberto mesmo 

Renato José Soika
Conheci o Piloto Gilberto e seu co-piloto.


Renildo Macedo
Na época desse acidente, eu trabalhava na Contabilidade em Congonhas.

Isola Hinkeldei
Que história meu Deus. Que Deus te abençoe e proteja sempre.

Celso Luiz Stúdio
Administrador
Triste acidente que vitimou entre tantos o cantor Agostinho dos Santos.

Wallerio Barreto
Perdi 5 primos nesse acidente…lembro como se fosse hoje…..

Renato Calza
Lembro desse acidente, entre muitos, morreu também o cantor Agostinho dos Santos.

George Fortuna
Vôo RG 820 PP-VJZ B707-320

Jon Down
Esse passageiro era um jovem adulto de 20 e poucos anos que ia para Londres assistir um festival de rock (Na época, o voo que a Varig realizava até Londres fazia escala em Paris. Isso até a compra do Boeing 737 Intercontinental em 81).

George Fortuna
Vôo RG820 Galeão-Orly 1973 .

Tina Souza
Perplexa com tudo que li.

Izabel Cristina Sivero Lopes
Como ele disse........ Reclamar menos.... Agradecer mais

Luiz Antonio Serigati
Uma bituca jogada no cesto do WC iniciou o incêndio. Intoxicação pelo revestimento da cabine de passageiros provocou muitas mortes. O sobrevivente escapou porque saiu rastejando pelo piso da cabine onde a fumaça tóxica não havia chegado ainda.

Jose Admir Prata
No dia que esse aviso caiu em paris. eu estava em cgh fazendo teste parabingressar na rg.

Adailson Neitzke
Nesse acidente aí morreu o cantor da MPB Agostinho dos Santos e me parece que um deputado brasileiro.

Carlos Lelys
um cigarro derrubou esse avião

Obrl Roberto
Cara de sorte esse indivíduo que salvou!