COMISSÁRIA DA TAM
Sou a Fernanda e vou contar a minha vivência na TAM como aeromoça. Em 1995 meu irmão viu no jornal que estavam precisando de aeromoça e mandou meu CV. Eu na época lecionava e nem sonhava em ser aeromoça. No final do mês de junho fui chamada para passar pela seleção que eu nem estava sabendo do que, pois meu irmão que mandou meu CV e detalhe, ele nem me contou. Lá fui eu meio desengonçada pois só usava tênis e não sabia andar muito bem de salto e muito menos saber usar maquiagem. Foi uma revolução na vizinhança em me arrumar.
Chegando na seletiva havia no auditório mais de 200 meninas lindas e eu lá no meio delas sem entender ao certo o que eu estava fazendo lá. Na apresentação me recordo que fui uma das primeiras a ser chamada a subir no palco daquele auditório e dizer porque eu gostaria de ser aeromoça. Eu entrei em pânico, não poderia dizer que foi meu irmão que enviou meu CV e sem eu saber. Mas como sempre fui muito sincera falei que eu era muito comunicativa, gostava de lidar com pessoas e que cursava o terceiro ano da faculdade de Turismo. Depois desse sufoco passei no teste do peso, altura e teste de inglês. Ao final eles informavam que os aprovados eles entrariam em contato.
Fui embora e continue na minha humilde vida de professora. Passado uns dias a TAM entrou em contato e disseram que eu tinha sido selecionada, só que iniciaria somente em dezembro devido eu estar estudando. Eu fiquei feliz e aliviada pois não teria que abandonar meus alunos no meio do ano letivo. Mas, a alegria durou pouco. Me ligaram novamente e disseram que eu iniciaria na próxima semana. Eu entrei em pânico, pois largaria o meu trabalho certo por algo que eu nem sabia se daria certo. Mas, depois de empurrões da família eu criei coragem, larguei tudo e entrei no mundo da aviação com a cara e coragem.
Foram dias de dedicação, estudos, incertezas, novas amizades e ansiedade para entrar naquele pássaro de aço como muitas meninas falavam. Aprendi muitas coisas que levo até hoje na minha vida. Tenho orgulho de dizer que fui da segunda turma de treinamento da TAM Training como era chamada. Tive os melhores instrutores desde o início até o cargo máximo que era de checadora. Voei por 6 anos e meio, sai em revista, voei internacional, fiz fretados de pessoas famosas e tive o prazer de voar várias vezes com o comandante Rolim.
Depois tive a oportunidade de trabalhar em terra por um ano e meio na responsabilidade de introduzir a carteira de voo de cartão, onde tenho a minha até hoje. Foram oito anos maravilhosos da minha vida que levo no meu coração e as vezes nos meus sonhos. Em julho de 2003 encerrei minha trajetória de aeromoça e até hoje tenho muito orgulho e sou grata de ter feito parte do Jeito TAM de voar.