terça-feira, 23 de novembro de 2021

CHICO OU FRANCISCO ? VOCÊ É O DONO DO SEU DESTINO!

 CHICO OU FRANCISCO ?  VOCÊ É O DONO DO SEU DESTINO!


A nossa jornada é constituída por escolhas, certas e erradas. A mais dolorosa é a inércia por nada ter decidido. Porque as escolhas erradas nos servirão como ensinamentos para trilhar e evitar novos equívocos em nosso destino.



Vamos imaginar um personagem chamado Chico, um rapaz de dezesseis anos, que estudou até a segunda série do primário, trabalhador desde muito jovem. Nunca pensou em viajar e conhecer o mundo. Saiu de sua casa porque gostaria de voltar a estudar, enquanto, que sua família exigia que trabalhasse. Acabou indo parar num ferro velho, onde trabalhava muito de dia e dormia a noite. Se tivesse muita persistência após um dia de trabalho pesado, poderia ter realizado um curso supletivo e melhorado sua vida.

Do outro lado, temos o Francisco, que estudou muito e agarrou todas as oportunidades que surgiram no seu caminho. Foi atrás e acreditou no seu potencial. Depois de muito estudar, se formou mecânico de voo, paraquedista, comandante de uma empresa aérea, acostumado a dormir em Londres, Paris ou Nova York. Com várias graduações, mestrados e dominou vários idiomas. Professor universitário, instrutor de pilotos, coordenador de mestrado, escritor de vários livros, especialista em análise de acidentes aéreos, diretor de empresas de aviação, palestrante de cultura organizacional e motivacional e ainda foi agraciado pela Medalha Mérito Santos Dumont que é a maior honraria que uma pessoa pode receber da Força Aérea Brasileira.

Agora temos você, que está lendo este texto. Qual dos dois personagens você gostaria de ser? O Chico ou o Francisco? Os dois tem suas responsabilidades e realizações pessoais e profissionais. Então, você pondera: "Mas o Chico não poderia ter sido um Francisco?" Claro que não! Enormes adversidades e dificuldades existiriam para essa transformação. Impossível. Só em filme de ficção para ocorrer. Sem base de sustentação familiar e psicológica, sem formação escolar, sem dinheiro, sem orientação, sem um planejamento profissional e principalmente sem ajuda de ninguém. 

E o que estes dois personagens tem em comum? Na verdade, os nossos personagens não são fictícios, retratam a verdadeira história do Comandante Master Internacional Francisco Conejeto Perez. Como assim? O Chico é o Francisco? Sim! E como? Mesmo sem ele saber, ele a mais de cinquenta anos atrás tinha dentro de si a "perseverança", "motivação", "fé", "lutar", "querer vencer na vida", "inconformismo com sua situação", etc. E foi assim, que o Chico foi aos poucos se transformando no Francisco, com muitas noites sem dormir, muito sacrifício e dedicação, ele venceu. Ele chegou no estrelato da aviação. E por que você não chegará onde tanto almeja?  Só depende de você!

Algumas pessoas muitas vezes ficam reclamando da vida, do chefe, da empresa, da família, da faculdade, enfim de tudo e esquecem de serem os verdadeiros protagonistas de suas próprias vidas, e delegam os seus fracassos aos outros.  Quantas oportunidades muitas vezes surgem em seus caminhos e deixam de aproveitá-las. Nós somos donos de nossos destinos. A primeira coisa que precisam fazer é estudar. A segunda é acreditar nos seus potenciais. 

ASSISTA ESSE VÍDEO ELABORADO PELAS FILHAS EM SURPRESA

A terceira é agarrar as oportunidades...... Se você não se especializar, estudar, lutar, conquistar seu espaço na praia, ninguém poderá fazer por você. Entenda, é você que determina o rumo de sua vida. O Chico tinha que realizar alguma coisa e ele sabia que somente ele poderia fazer, mais ninguém. Se ele não o tivesse feito, no lugar do Francisco estaria o João, o José, a Maria ou qualquer outra pessoa. E hoje o Chico estaria talvez ainda no ferro velho.

Olhe as oportunidades que estão abertas para você no mundo de hoje. Estamos na era da tecnologia. Diferente da época de Chico, hoje é possível realizar cursos à distância e gratuitos dentro de um ônibus com um simples toque no celular, assistir aulas de graduação, de idiomas, informática, entre outros. Algumas empresas estão também investindo no desenvolvimento e qualificação de seus colaboradores. 

Muitas organizações estão focando o próprio processo de recrutamento de suas oportunidades inicialmente a prata da casa, antes de buscar no mar aberto que está fora da empresa. Todo este universo de conhecimento oferecido não é apenas para proveito da empresa, ele é herdado ao Colaborador, seja para onde ele estiver ou for no futuro. Com sua persistência e motivação você poderá cada vez mais se qualificar e estudar e então se transformar num Francisco.

Quando é tarde demais para voltar a estudar? Sabe-se que a vida é um ciclo natural. Tem a infância, os estudos, a juventude, o trabalho, o casamento e a aposentadoria. E o que fazer quando o passageiro perdeu a estação "Estudar"? O tempo vai passando, saiu de casa, seu salário que era apenas para ajudar seus pais, agora pode ser o principal sustento de sua nova família. Nascem os filhos. Talvez tenha um novo cargo, com novas e maiores responsabilidades.  

Então, de repente descobre que as portas ficam difíceis de serem abertas. Voltemos ao Francisco para ajudar nessa resposta, hoje ele está com 70 anos, recebeu um convite em 2021 para criar um novo curso de Mestrado, mas para isso teve que estudar muito. Assim, idade não é impedimento para nada. Vamos à luta. Sejamos todos um Francisco, vamos embarcar na estação "perseverança e motivação" e vamos crescer juntos.

Seja persistente, defina seus objetivos, arregace as mangas, defina suas metas e estratégias. Realize os cursos técnicos que precisa realizar, se tiver que realizar um bacharelado ou uma especialização e ou mestrado mãos à obra. Abra sua cabeça para o mundo, saia da caixa. Lute, queira vencer e conquistar. Mas tem que desejar isso de verdade. Faça isso agora e não no amanhã. Olhe os exemplos ao seu redor e decida se você quer no fim de sua jornada ser um Chico ou um Francisco. Porque a vida é sua e só você pode decidir por ela! E boa sorte no caminho que decidir seguir.

CLIQUE AQUI PARA LER A HISTÓRIA COMPLETA DO FRANCISCO