terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Comandante Francisco Conejero Perez – Uma História de Perseverança e Vitória na Aviação

Uma das razões que levaram eu aceitar o convite para escrever minha história para o blog foi que o público principal são os jovens. Então, tenho algumas coisas a passar para vocês. Já completei cinquenta anos como piloto. E digo isso com muita felicidade e orgulho que realizei coisas sensacionais. Coisas inimagináveis. Galguei o posto de Comandante Master num avião onde são transportadas centenas de passageiros. Naquele momento eu e o resto de minha equipe somos os responsáveis por todas aquelas vidas. Viajei pelo mundo.  

Conheci culturas, pessoas, gastronomia, formas de pensar diferentes. Na minha área sou um profissional reconhecido. Sou também escritor, Professor Universitário e paraquedista. Ministro palestras e treinamentos. Fui Diretor de Operações da Azul Conecta. Participo de programas de televisão e fui entrevistado pela Rede Globo. Imagina pela Rede Globo, o Fantástico. Mas porque estou dizendo essas coisas todas? Sabes por que? Por exibicionismo? Excentricidade? Auto Afirmação CLARO QUE NÃO!  Minha cabeça é muito aberta, não preciso e nunca precisei de coisas tão pequenas assim.  

 Mas você deve estar imaginando que para o Comandante Perez é muito fácil ficar falando. Olha quem ele é. Vou lhes dizer uma coisa: minha infância foi muito humilde. Muito humilde mesmo. Vocês nem imaginam o quanto humilde foi. Foi muito difícil vencer na vida e chegar até aqui. Nada que conquistei caiu de graça nas minhas mãos. Tive que suar muito. Foram muitas noites e fins de semana estudando. 

Mas tive também um pouco de sorte é verdade. Achei por acaso um panfleto da Força Aérea Brasileira e me inscrevi na Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá. Foi então que minha vida mudou. Eu acreditei e fui atrás. Lutei e Conquistei. Podia ter ficado  trabalhando no ferro velho, mas eu queria mais. Vou revelar publicamente coisas que nunca havia revelado até hoje publicamente. 

                                                                    Minha Mãe

Muitos podem imaginar hoje que nasci num berço esplendido. Nesses anos todos, então, eu morei num ferro velho de favor, onde de dia eu trabalhava. Depois que sai da Força Aérea cheguei a morar no fundo de um bar em Londrina, numa pensão em São Paulo e dividi um apartamento com colega. Mas nunca desisti dos meus sonhos. 



Morar na pensão foi querosene nas minhas venhas. Foi mais uma prova de vida e de vitória que tudo que queremos podemos conseguir se lutarmos e investimos em nós. O dono da pensão era um alemão judeu. Ele tinha o número dele de inscrição do campo de concentração tatuado no braço pelos nazistas. Ele perdeu toda a família nos campos de concentração e conseguiu escapar por um milagre como ele dizia. 

O café dele era uma banana e um café coado, só isso. Certa vez, eu comprei um pão preto gostoso quentinho na padaria e levei para a pensão e servi na mesa. Naquele momento ele começou a chorar. E disse que pão preto era servido no campo de concentração. Ele estava com seus setenta anos. Muito sofrido, com dezenas ou centenas de histórias tristes de chorar que ele vivenciou na Alemanha.


Hoje olhando era uma época muito ruim, muito triste. Eu nem acredito que passei por tudo aquilo. Mas naquela época eu adorava aquilo tudo. Eu amava tudo aquilo. Eu tinha me encontrado. Eu tinha roupa de cama novinha, cheirosa e limpinha todos os dias. Sem falar nas refeições do rancho, aquilo era sagrado para mim. Mas estava lá, então se eu chegar até Sargento está bom. Eu queria ser tudo. Queria ser médico, Enfermeiro, Engenheiro, Especialista em Sistema Elétrico, Sistema Hidráulico. Curiosamente jamais me imaginei em alguma coisa voando, mesmo estando dentro da Força Aérea.

        Para adquirir o Livro Cultura Organizacional e Gestão Estratégica clique AQUI 

Ocorre que eu em São Paulo morava em um ferro velho. Então não preciso dizer mais nada. Eu estava realizado ali. Isso que é passar dificuldades. Isso que é lutar por um lugar ao sol. É correr para vencer. É por isso que topei dar essa entrevista. Para tentar sacudir vocês jovens.   Por outro lado, tem gente que acha que por que é pobre não vai conseguir nada. Não é assim. O jovem tem que compreender que consegue sim. É só realmente você querer. A sua parte é estudar. E vou ser sincero, isso eu vejo muito pouco como professor universitário que sou a seis anos. 


Hoje observo alunos na Faculdade que não se interessam, estão ali só para pegar o diploma. Muitas vezes estou na sala de aula explanando sobre um assunto e percebo que tem alunos que não entendem nada o que estou falando ou que tem total desinteresse. E me pergunto? Se não gostam do curso, estão fazendo o que aqui? Estão perdendo o tempo deles para cursar outra faculdade que realmente interessa a eles. Talvez satisfazendo o ego dos pais ao entregar no final do curso o Diploma? Como se o diploma fosse resolver o futuro deles. Eles estão na mentalidade de cinquenta anos atrás que com o diploma talvez você estivesse com uma vaga garantida no mercado.     


Naquela época com um diploma você conseguia emprego, até porque não haviam tantas pessoas como hoje existem como formação. Hoje isso não existe mais, você tem que passar na Seleção, e muitas vezes a Seleção é mais difícil que uma prova da Faculdade, porque o mercado está muito competitivo de candidatos. 

Tem muita gente boa atrás de uma ótima colocação. Tem muito jovem que também fica na expectativa de uma colocação através de um "padrinho", que também não existe mais. O jovem precisa colocar na cabeça que ele tem que estudar, se qualificar, se especializar. Só assim ele alcançará seu lugar ao Sol. Isso eu repito e não canso de repetir.

 

No meu tempo de escola não tinha a Internet, o Google e toda a tecnologia que existe hoje. E nem tinha uma Enciclopédia dentro de casa. Se eu precisava fazer uma pesquisa para a escola tinha que ir na biblioteca, ficar lá sentado horas copiando e elaborando os trabalhos, e no final o dedo doía de tanto escrever. Hoje todos nós sabemos que os trabalhos são feitos até pelo celular.  Então, como um rapaz humilde conseguiu chegar até aqui sem nenhuma tecnologia? 

Não adianta ficar parado e ver o tempo passar reclamando da situação. Tem que ser feito algo, e quem tem que fazer é você. Porque se você não fizer, outros estarão lutando por um lugar no sol. Você tem que estudar, se aperfeiçoar, acompanhar o que está acontecendo no mundo e ao seu redor. Tem que acreditar em seu potencial. Agarrar as oportunidades. 

A juventude tem que aproveitar toda essa tecnologia que está na Internet e se preparar. É importante também sonhar e acreditar em Deus. Olha a minha história, Deus existe sim. Depois tem gente que não acredita em Deus. Não sei onde Ele está, como Ele é. Mas existe sim. Ninguém sabe, mas que tem alguma coisa por aí, com certeza tem. Abri mão de muitas cosias. Abri mão de estar presente com minha família em muitos momentos.

Minha maior conquista foi meu conhecimento que adquiri nesses anos todos. Você consegue imaginar alguém com minha história de infância e juventude ter realizado uma faculdade? Pois é, sou formado em Pedagogia, Mestre em Educação, Especialista em Distúrbios do Desenvolvimento, Doutor em Administração com Especialização em Gestão de Pessoas, entre outras pós-graduações. 

Mas minha maior faculdade foi da Estrada da Vida. Ela me ensinou a lutar e querer vencer, a ser alguém. Imagina aquele menino franzino, humilde e sem dinheiro para pagar um lanche, um dia iria ser Professor Universitário. Sem dinheiro para comprar uma televisão, iria dar uma entrevista no Fantástico? Sem dinheiro para pagar um táxi, um dia iria ser Comandante Internacional de um dos maiores aviões do Mundo?  

Então, os Jovens têm que levantar e começar a estudar e fazer alguma coisa para mudar seu destino. Tem que se mexer, estudar de verdade. Para e pensa, você aí, tem papai, mamãe que pagam a sua faculdade, o que você tem que fazer? Estudar, estudar e estudar. Correr atrás. Se mexer. Fazer idiomas, inglês, espanhol, alemão.  

Na verdade, fui diferente de muitos amigos e colegas, eu nunca havia imaginado ser piloto de avião. Enquanto que eles sonhavam desde criança em estar dentro de um avião. Na verdade, não tinha um rumo certo, eu fazia diversos testes psicotécnicos vocacionais que não davam em nada. Cheguei a pensar que eu não servia era para nada. 


Diferente do que muitas pessoas imaginam hoje, o meu início não foi tão fácil assim não. Não era filhinho de papai. Não tinha uma boa conta bancária. Não conhecia pessoas influentes e naquela época não tinha os diplomas e a experiência de vida que tenho hoje. Mas por outro lado eu tinha uma força de vontade que me não me permitia desistir facilmente dos meus objetivos. Eu queria melhorar de vida. 

Eu arregaçava as mangas e corria atrás dos meus ideais. E vou dizer uma coisa, nem sei bem como que naquela época eu tinha tanta coragem e criatividade para bolar as soluções para as dificuldades que apareciam no meu caminho. Porque eu era um "João Ninguém", mas eu metia a cara e ia em frente.  Eu era um garoto que peitava coisa forte e não desanimava não.  Eu não deixava as coisas barato não. Eu ia para cima mesmo

Então, para entrar na Escola de Especialistas da Força Aérea foi muito difícil e claro nada fácil. O processo de seleção ocorria através de um concurso muito difícil e disputado. Eram vinte mil candidatos para apenas quatrocentos vagas. Aqui em São Paulo as provas eram realizadas no Ibirapuera e o concurso era no Brasil inteiro. 

Felizmente para minha felicidade eu fui aprovado nas provas teóricas. E fui realizar a segunda etapa que consistia no exame médico. Então fui reprovado porque informara que eu tinha "pé chato". Só que uns quinze dias antes eu tinha feito exame médico para ser soldado da Aeronáutica e tinha sido aprovado. Então como pode? 

Num exame dá um resultado e em outro exame dá outro resultado? Então eu não tinha "pé chato" para ser soldado, mas tinha para ser sargento. Então, eu conversei com um amigo, que me orientou que a solução seria viajar ao Rio de Janeiro e apresentar um recurso na Junta Militar. E como? Se nem dinheiro eu tinha para pegar um ônibus em São Paulo, muito menos para fazer uma viagem. O que eu ganhava no ferro velho era para dormir, comer e algo mais. Era um dinheiro muito curto e olhe lá. 

Foi quando eu tive a ideia de ir no Comando Aéreo da Aeronáutica em São Paulo, que se chamava Quarto Comar. Ao chegar lá, informei para o soldado que queria conversar com o Comandante. Fui encaminhado ao Oficial de Dia. Naquela época eu era um menino franzino muito magro. Eles olharam para mim. E perguntaram o que eu queria com o Comandante. E eu respondi: "É um assunto muito delicado, é urgente e eu não posso falar com qualquer pessoa. 

E somente com o Comandante mesmo. E eu preciso ter essa conversa em reservado com ele, sem ninguém por perto, tal é a urgência." O Oficial de tudo que foi jeito tentou descobrir do que se tratava, mas como eu não dei nenhuma brecha e como ele estava preocupado com outras coisas sérias que poderiam vir dessa conversa, encaminhou o assunto aos superiores até chegar ao Comandante.

Naquela época era um burburinho. Tudo era motivo para suspeitas de atentados, de terrorismos e tal. Nos dias de hoje, dificilmente isso teria acontecido. No máximo teria chegado ao Oficial do Dia e pronto. Fui minuciosamente revistado para terem certeza que não estava armado e fui levado até a presença do Comandante. E expliquei o acontecido. Então, o Brigadeiro após ouvir toda a história mandou chamar um Coronel Médico. O Brigadeiro resumidamente explicou minha situação em poucas palavras: "Esse rapaz foi fazer um Exame Médico para soldado e passou. Hoje foi fazer outro Exame e para Aluno foi reprovado por ter "Pé Chato". Como pode isso Coronel? Ou tem "Pé Chato ou não tem!"

Assim, o Coronel pediu para eu tirar os sapatos, fui até explicar que estava com os pés sujos. Mas eles me disseram que não tinha problema algum. Eles já tinham percebido que eu era um rapaz humilde pelas minhas roupas e inclusive meus sapatos estavam furados e logo viram. Desta forma, tirei os sapatos e o Coronel me examinou. No parecer do Coronel eu não tinha "pé chato". 

Então fui orientado a apresentar um Atestado Médico Particular informando não ter "pé chato". Com este atestado eu voltaria e lhes entregaria o Atestado que eles providenciaram os transites internos. Agradeci a atenção e fui embora. As vezes penso o que os dois devem ter conversado após a minha saída relativo a minha insistência em querer engajar na Força Aérea. 

                                           Meu avô, meu pai, um tio, uma tia e eu. 

E eu fExistem coisas na vida que não tem preçoui saindo do prédio e nem imaginando onde eu iria encontrar um médico para consultar e com que dinheiro? Na saída do prédio eu cruzo com um enfermeiro e peço uma indicação. Ele me indicou um médico ortopedista muito conhecido e também professor da USP, ele era o papa da época e ainda me avisou que tudo que é fantástico custa muito caro.

Peguei o endereço com o enfermeiro e fui lá direto sem marcar consulta nada. Cheguei no consultório, até me assustei, porque o local era muito chique e eu estava vestido muito simples mesmo. Eu disse para a secretária que tinha que conversar urgente com o médico. Ela me olhou de cima a baixo e com uma voz grossa já me disse "O Sr. tem que marcar horário!" 

                                             Minha primeira comunhão com minha irmã

Então eu respondi que eu não tinha tempo, que era urgente, coisa de meia dúzia de palavras, muito rápido, mas tinha que ser agora e era urgente. A secretária pensou um pouco na minha insistência e foi conversar com o médico e pediu para eu aguardar uns minutos. Na volta ela pediu para eu entrar porque havia tido um cancelamento e o Dr. estava casualmente livre naquele momento. 

Então, entrei no consultório e narrei todo o acontecido desde o início e disse porque ali estava. Ele examinou meus pés. E por fim, diagnosticou que eu não tinha "pé chato" para minha felicidade. Durante a consulta fiquei sabendo que o Coronel havia sido aluno do médico e me deu o sonhado Atestado Médico que eu tanto precisava naquele momento. Com o Atestado em mãos eu agradeci e sai do consultório, ao passar na secretária ela me apresentou o valor da consulta. Então, eu expliquei que não tinha dinheiro para pagar. Eu ainda disse. "Eu pago, mas hoje eu não tenho dinheiro." 

                                                         Com minha irmã e minha avó

Expliquei toda a minha história para a secretária que mesmo assim não compreendia como eu estava ali numa consulta sem dinheiro. Então, a secretária chamou o médico, eu lhe expliquei que não tinha dinheiro. Ele sugeriu eu pagar com o dinheiro que eu teria na carteira. Eu aceitei. Foi quando tirei dos bolsos os poucos trocados que tinha e ele viu as minhas moedas, fechou os olhos e disse: "Faz assim, vai resolver a tua vida. Quando você tiver dinheiro sobrando você passa aqui e me paga! E com isso a secretária ficou emocionada e encheu os olhos de lágrimas. 


Sai do médico e fui voando de volta para me encontrar com o Coronel conforme combinado para entregar o Atestado Médico. Nisso fui informado que o Coronel estava ocupado, então informei que queria conversar com o Comandante. Nisso já fui encaminhado ao Coronel rapidamente. Entreguei ao Coronel o Atestado, quando ele viu de quem era a assinatura ele falou em voz alta: "Nossa menino! Você conseguiu hoje mesmo consulta com esse médico? Esse doutor é o papa da ortopedia. Se ele disse, está dito. 

Ninguém pode contestar absolutamente nada. Ele disse aqui que você não tem. Então você não tem mesmo. Esquece isso e pronto! Agora eu vou convocar um Junta, o Comandante já me orientou a dar uma atenção especial a essa situação. E com esse atestado está mais do que claro e não existem dúvidas. No dia seguinte eu me apresentei na Poli-Clínica da Rua Augusta naquela época ainda não existia o HASP. Entrei numa sala com vários Médicos. 

Desta vez, meus pés estavam muito limpos. Pediram para eu tirar os sapatos e fui examinado. Fiquei até com vergonha, porque todos estavam olhando meus pés. Examinavam, mexiam, conversavam. Até que um deles falou em voz alta: "Menino, você está aprovado. Corre de volta lá no Comar e informa que você está aprovado. Qualquer coisa você fala comigo. Dali eu fui correndo para o Comar, primeiro porque não tinha ônibus direto e também porque não podia gastar o pouco dinheiro em várias conduções. Então eu corria que nem louco para chegar lá. Chegando lá, me apresentei e fui informado que havia perdido o embarque do avião. 

Expliquei que o Comandante havia solicitado que eu fosse embarcado. Ela foi revisar os papéis de embarque e encontrou uma ordem do Comandante autorizando meu embarque. Foi remarcado minha decolagem para o Campo de Marte com um C-47. Quando eu cheguei no Ferro Velho no fim do dia e fui contar tudo isso porque eu não tinha ido trabalhar, o dono do Ferro Velho nem acreditou e nem quis ouvir toda história. Com certeza achava que eu havia passado o dia todo fazendo alguma bobagem ou namorando em algum canto. 

E tudo aquilo fortalecia minha vontade de querer vencer na vida. Se ele conseguiu fugiu do Holocausto e chegar no Brasil. Por que eu não iria vencer na Vida? Pelo contrário, quem imagina que eu acordaria de madrugada e caminharia do Parque São Jorge até o Campo de Marte. Isso mesmo ir a pé. São aproximadamente dez Quilômetros. À noite, de madrugada. Eu tinha que estar no Campo de Marte as 06 da manhã, porque o C-47 decolava as 07 da manhã e o avião não iria me esperar não e não teria segunda chance. 

Naquela época não tinha ônibus nesse horário e eu muito menos dinheiro para pagar um táxi. Eu atravessei a marginal contando os passos.  Para chegar no horário comecei a minha aventura as três da madrugada rumo ao Campo de Marte, na verdade passei a noite toda em acordado, esperando a hora de sair. Nem tomei café. Eu atravessei a Marginal. Mas a Marginal não é como é hoje. Naquela época não era toda iluminada, toda asfaltada. Hoje é um espetáculo. Estamos falando da década de 1970. 

Parte dela não havia nem calçada. Aquilo era muito antigo, totalmente diferente do que é hoje. Mas não tinha a bandidagem que existe hoje, essa foi a minha enorme sorte. Cheguei no Campo de Marte às cinco da manhã. Nem dinheiro para um café eu tinha, mas não precisava, eu estava alimentado com o sangue da esperança e da mudança. Um mundo novo estava para se abrir na minha frente. Imagina eu iria voar de avião! Jamais havia imaginado entrar num avião. E estamos falando na década de sessenta quando a maioria das pessoas jamais tinham entrado num avião.

No momento da decolagem do avião que nos levaria para e Escola de Especialistas de Aeronáutica em Guaratinguetá deu pane. E ficamos esperando. Chegou a hora do almoço e nada. Nada do avião e muito menos de comer alguma coisa. Eu morrendo de fome. Outro aluno e companheiro de viagem, meu amigo Francisco José Kujibida teve a ideia de irmos almoçar. Almoçar? Com que dinheiro? Se nem dinheiro para um lanchinho eu tinha, muito menos para almoçar. 


Então, foi com a gentileza do meu amigo que eu fiz um lanche e a tarde pudemos decolar. Chegamos lá, todos nós alunos, e fomos direto no rancho jantar um "boi ralado com arroz". Eu adorava a comida de lá. Para vocês terem uma ideia da minha situação, eu imaginava que quando chegasse em Guaratinguetá eu iria receber o uniforme no mesmo dia. Que nada, levaram duas semanas. E eu não havia levado nenhuma outra roupa, além da que eu estava vestido. Assim, a roupa que eu usava no dia seguinte eu tinha que lavar na noite anterior, e ainda me secava com a toalha do amigo e a roupa molhada também. 

Curso de paraquedista realizei no PARASAR. Ali o treinamento é forçado. Lá não tem sombra e água fresca. O negócio é puxado do início ao fim. Semelhantes aos filmes americanos, com o sargento brabo e revoltado. Era nesse nível. É a formação da tropa de elite dos boinas verdes militares. Quando você estava cansado você tinha ainda que correr quinze quilômetros. Mas mesmo assim as coisas eram liberais. Você podia desistir e ir embora. Mas nunca que a gente faria isso. Morreria lutando. Era um orgulho estar lá. Entre milhões e milhões de brasileiros. Estávamos sendo treinados para sermos paraquedistas de resgate. O PARASAR é muito conceituado e muito radical. 

Eu estava lá no PARASAR realizando um curso de especialização de voo - mecânico de voo, e este curso tinha a matéria de paraquedismos de duas semanas e assim no final do último semestre eu tinha que dar um salto de paraquedas. Naquela época eram duas semanas que você chorava para acabar. O curso todo foi puxado, mas o pior ainda estava por vir. Ocorre que quem teve bom comportamento durante toda a duração dos dois anos de curso, podia nos últimos três meses sair à noite, mas com horário certo para voltar. Era muito raro alguém ter esse privilégio, porque não podia ter nenhuma registro de advertência verbal ou escrita ou nenhuma punição. Eram coisas simples como não ter arrumado a cama, não ter se apresentado atrasado nenhuma vez.  

Numa determinada noite saímos todos os militares para a cidade. E eu nunca havia bebida absolutamente nada de álcool. E digo absolutamente nada mesmo. Então eu fui experimentar uma caipirinha numa padaria lá na cidade de Guaratinguetá. E como gostei. Fui beber mais, e mais. E não deu outra não. Fiquei bêbado. Não digo bêbado de cair no chão, mas de sentir tudo rodopiando. 

Lembro, que peguei o último ônibus de volta para a escola. Chegando na base o Sargento me olhou e viu que eu não estava bem, e mandou eu ir dormir. Na hora que eu deitei na cama a cama girava. E eu nunca havia tido aquela sensação de bêbado. Então, eu fechei os olhos e a cama parou de girar. Pensei, bom vou dormir e amanhã estarei ótimo e pronto para outra. 

Acordei no dia seguinte com corneta do despertar da base. E eu abri os olhos e a cama estava ainda girando. E eu assustado, a cama ainda está girando. Então, eu não fui ao rancho tomar meu café, porque eu não estava bem. Mas me preparei para o novo dia. Me vesti e coloquei todo o material de paraquedismo. Era muito material e tudo pesava muito. Diferente de hoje que as coisas são leves. 

Coloquei capacete e tudo e tal. E fomos comunicados pelo Sargento que iríamos para o aeroporto. Até ai nenhuma novidade. Chegando lá havia um avião Buffalo da FAB nos aguardando. O pessoal todo radiou quando fomos informados pelo Sargento que iriamos embarcar para nosso salto de batismo de paraquedas. O momento tão esperado. E eu sem condições nenhuma de saltar. E agora o que fazer. Ao piscar os olhos estava no ônibus e ao abrir os olhos já estava dentro do avião com ele decolando.  

Quando percebi, já estava ouvindo a voz do Sargento : "Próxima turma". Nisso percebi que quem estava ao meu lado levantou dos dois lados, e um me cutucou e me puxou. E eu levantei. Enganchei me preparando mais por instinto automático, sem exatamente lucidez. Nisso levo um tapa no capacete. Era o Sargento com sua voz grossa e pergunta o código que permitiria ou não eu saltar "Tá Vivo?" E eu respondi com sinal Positivo! 


Ai cai na real. Agora não tem mais volta. Ele olhou para mim e ainda me disse "Tá branco né! Eu sabia que você ia ter medo!" Se eles soubessem da minha condição física o meu salto teria sido abortado e eu seria reprovado no curso, sem uma segunda chance. Os cincos colegas da minha frente, foram um a um. Davam uma corridinha dentro da aeronave e quando chegavam de frente para o salto o instinto animal de sobrevivência do ser humano automaticamente trava a pessoa. 

Então tem um militar, chamado Mestre Saldo, ali para dar um empurrão e facilitar o salto. Ninguém tem peito de se jogar direto no primeiro salto. Na minha vez eu passei direto, nem precisei de ajuda. O avião deu uma movimentada e eu me desequilibrei e desci direto. Quando vi já estava com o paraquedas aberto. Mas ninguém percebeu nada. Achavam que eu tinha me jogado de corpo e alma do avião. Num determinado momento da queda eu olhei para cima para ver o paraquedas e vi tudo preto, já não enxergava mais nada. Nisso eu pensei: Eu Morri! Ainda cheguei a pensar "Está vendo no que dá em beber". 

Nisso fui colocar as mãos no meu rosto. Buscando a expressão "Meu Deus!" E com isso percebo que o capacete estava colado no meu rosto, por isso tudo estava escuro. Naquele tempo, os capacetes não são como os de hoje. Eles corriam no rosto. Hoje isso não acontece mais. Então com todo o susto que eu tinha levado, optei em não dirigir o paraquedas e deixei ele me levar. Nós tínhamos um alvo para pousar. Mas eu tinha outro alvo particular. Minha missão naquela altura era pousar no chão. Pousar são e salvo. Então deixei o paraquedas me levar. Assim, não caindo no Rio Paraíba, num fio de alta tensão, ou na torre da igreja já estaria maravilhosamente bem. 

Cai numa antiga lagoa que estava secando, mais lama que água. Sai rolando de costa naquele barro na queda. Voando água e barro para tudo que foi lado. Felizmente não me machuquei nada. Mas em compensação fiquei imundo de sujo dos pés aos cabelos, porque eu rolei para evitar o impacto da queda. Recolhi e embrulhei o paraquedas. E fui andando até o ponto de encontro com toda a equipe para pegarmos o ônibus. 

E tive que caminhar muito, porque pousei muito longe do alvo de encontro. Quando fui entrar no ônibus, o Sargento me disse em voz alta: "Você não entra no ônibus. Porque vai sujar todo o ônibus. Fica aí nos degraus da escada e pronto. Porque senão você vai sujar o ônibus todo!" E fomos para o auditório da FAB para uma cerimônia de comemoração. 

Quando chegamos lá o Sargento me disse de novo "Você não pode entrar. Fica ai na porta. Você está muito sujo e vai sujar todo o auditório!" Num determinado momento da cerimônia o Capitão fez questão de cumprimentar o único aluno que pulou direto sem o auxílio de ninguém e que teve a coragem de saltar sem pestanejar. E nisso soou meu nome nos autofalantes do auditório. Eu mesmo nem sabia o que estava acontecendo. 

Só ouvi o Sargento me dizer "Agora você pode entrar para ser cumprimentado pelo Capitão!" E o Capitão falou "Parabéns Aluno Perez você tem jeito para ser paraquedista. Você foi o único a não parar na rampa. Você foi direto. Tem coragem e tem tudo para ser paraquedista da elite. Gostei muito de você. Foi um aluno dedicado no treinamento no curso todo. E saltou decidido. Então, você está convidado a ser paraquedista a partir de hoje. Você vai participar do PARASAR. Vai fazer o curso completo de certificação. É só você fazer a opção que vai fazer parte da nossa família PARASAR. 

Você tem preferência para o PARASAR. Só vai depender do seu Comandante, mas acho que isso depois de hoje você vai conseguir vir direto para cá porque poucos homens tem essa aptidão e essa coragem. Então eu pensei em silêncio "Onde eu fui parar agora!!!! De certo eu vou ter que beber toda noite uma cachaça. Vou ter que virar um alcóolatra para ser um paraquedista". Durante algumas semanas era lembrado e convidado para pedir minha transferência para o PARASAR. 

Acabei saltando mais algumas vezes para experimentar e ter certeza se era ou não o que eu queria, e quando pude me mandei para Natal. Chegando em Natal já como Sargento Mecânico eu tive o privilégio de encontrar o Capitão Aviador Bombine. Hoje ele é Tenente Brigadeiro. Eu era Mecânico de Voo nos voos dele e ele foi meu grande incentivador para eu virar um piloto. Devo isso a ele sem dúvida nenhuma. 

Atualmente o Curso no PARASAR -  Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento é composto de seis semanas através de um treinamento intenso para vinte alunos. Tem como objetivo de formar paraquedistas da FAB e prepará-los para participarem de futuras instruções, de busca e salvamento em combate e operações especiais. A primeira etapa, os militares passam por exercícios de condicionamento físico intenso o que proporciona as condições físicas necessárias as atividades consequentes dos paraquedistas. 

Ja a segunda fase, consiste propriamente no salto do avião com  paraquedas. Durante todo o treinamento os alunos são qualificados para saltos com armamentos, diurnos, noturnos, na água. Enfim, saem prontos para a realizações de suas missões militares. Fui servir em Natal como mecânico aonde coincidente era o Centro de formação de Pilotos Militares.

Minha alma me dizia para siar da Força Aérea. Minha razão dizia para ficar. Ali eu teria um futuro garantido até minha aposentadoria. Sem risco de desemprego, crises ou qualquer outra coisa.  Já estava há alguns anos engajado na Aeronáutica. Meu instinto desbravador pedia mais. Eu não sabia e muito menos imaginava o que seria. Diziam que eu era doido abandonar tudo por um emprego qualquer. E o pior e quem nem um emprego qualquer eu tinha. Mas eu queria mais.

Então, sai da Aeronáutica e em pouco tempo estava trabalhando no Aeroclube de Curitiba onde passei a ser Diretor de Material, Chefe de Instrução e depois fui Instrutor de Voo. Quando mudou a diretoria do aeroclube tive que sair. Inacreditavelmente depois que acertei minha rescisão não cheguei a caminhar dez passos e encontrei um amigo o Alcir que estava com um avião Navajo e estava procurando um copiloto. Não pensei duas vezes e embarquei já empregado para Londrina  no Navajo. 

Tempo depois voei para um fabricante de Azulejos. Um pouco depois voei para a Família Meneghel da Usina Bandeirantes. Em seguida fui trabalhar numa Táxi Aéreo do Paraná. Dali fui voar para a Construtora Koury. Depois fiz alguns poucos voos em Itapecerica num Seneca, não me adaptei e resolvi voltar para São Paulo. No aeroporto ficava sentado nos bancos com outros pilotos desempregados que era o que mais tinha na época.

Surgiu um português procurando um piloto para pilotar um monomotor Skylane. E ninguém queria porque todo mundo queria voar num bimotor. Eu de novo não pensei duas vezes e decolei o Skylane. Com o tempo eu convenci o português Sr. Norberto a investir num Seneca novo. Aquilo era um luxo, radar colorido. Fiquei um bom tempo com ele. Então fui voar para o Grupo Ometto.

 

 Eu almeja voar mais alto, queria uma empresa aérea grande. As duras penas descobri depois de ter sido aprovado em todas as etapas do processo seletivo da Varig que meu nome havia sido rejeitado porque para piloto havia um limite de idade de 32 anos, e eu havia estourado em meses esse limite. Então sem chances.  Consequentemente as portas da Rio Sul e Nordeste se fecharam também porque ambas haviam sido compradas pela Varig. 

Fui aprovado no processo seletivo para mecânico de voo da Vasp, e lá fui eu feliz da vida iniciar minha qualificação. No dia de iniciar o treinamento a Vasp havia devolvido a aeronave que eu iria trabalhar e fechou-se outra porta. Mas eu não perdia a esperança. Vamos a luta. Entrei na Transbrasil como mecânico de voo até surgir uma vaga numa empresa pequena que começava a crescer. E fui trabalhar como copiloto na TAM em Manaus num Bandeirantes, já quase em 1985.

 O tempo foi passando e eu crescendo junto com a TAM. Foram mais de trinta anos. Quando entrei na companhia ela tinha alguns Fokker-27 e Embraer 110. Ainda era uma empresa regional que operava principalmente entre o interior de São Paulo e Mato Grosso. E de copiloto do Bandeirante, passei para copiloto do Fokker 27 comandante de Bandeirante e FK 27, chefe de equipamento de ambos depois do Fokker 50, o Fokker 100, A330, MD-11 e por fim o Boeing 777. Em todos fui Instrutor e Comandante, e fui membro honrosamente das primeiras equipes de tripulantes do MD-11 e do Boeing 777. 

Ambos aviões eram algo esplendorosos de pilotar. Ambos aviões enormes e porque não dizer gigantes. Transportando centenas de passageiros. E eu que havia começado com um Cessna agora estava com MD-11 ou um Boeing. Viajava por todos os cantos do Brasil, a TAM abriu horizontes, passou a atender todas as capitais. 

De Manaus a Porto Alegre. Para nós da TAM era um orgulho o Comandante Rolim. Todos os funcionários da Tam tinham um enorme orgulho de fazer parte dela. Era algo muito mágico. A forma que éramos tratados pela Empresa e como tratávamos os Passageiros. Houve uma época em que os próprios pilotos que tinham que abastecer as aeronaves. O Tapete Vermelho funcionava. 

O Fokker-100 tinha um atendimento espetacular na Ponte Aérea, antes das revitalizações dos aeroportos Congonhas e Santos Dumont. Era algo surreal. Todos os passageiros eram recebidos nas Salas de Embarque no final da tarde ao som de um piano de cauda, às vezes acompanhado do som aveludado de um sax, a originalidade de uma harpa  e até mesmo um violino. Eram servidos lanches, doces, bebidas, cervejas estupidamente geladas, jornais e revistas. O café expresso era uma delícia e para completar havia baleiros antigos da época de armazéns recheados de chocolates da Nestlé.


                                     Fotos gentilmente cedidas pela pianista Betth Ripolli

O receptivo era tão inusitado que tinha até telefone disponível para os passageiros utilizarem sem custo para realizarem ligações DDD. Na sala uma enorme maquete da TAM enfeitava o ambiente. Nas épocas festivas o Comandante e o pessoal de Marketing criavam sorteios abordo com lembranças de Natal, Ano Novo, Dia das Crianças. Sem falar no champanhe e nas tabuas de queijo e pizza a bordo. Inesquecível a criatividade do pessoal que recepcionava os passageiros e a tripulação na Sala de Embarque. Era comum cruzar com o Rolim por ali! Uma música espetacular, uma seleta musical maravilhosa, envolvia os passageiros. E no Natal era surreal, músicos à paisana embarcavam nos aviões como passageiros comuns e em determinado momento apareciam vestidos de papai Noel para encantar os passageiros. 

                               Fotos gentilmente cedidas pela pianista Betth Ripolli

Encantamento igual trazia Betth Ripolli, chamada de pianista que toca com alma que surpreendia a todos os passageiros vestida de Mamãe Noel e brindava os passageiros com canções natalinas num belíssimo meia- cauda! A espera pelo voo virava uma festa! Parecia noite de Natal com as crianças correndo em roda, abrindo presentes, cantarolando!  Por isso que as vezes eu paro e olho para trás e lembro daquele menino, filho de família humilde, que morou num ferro velho, e que algumas vezes nem teve Natal, como pode chegar até aqui .Como pude voar pelo mundo? Conhecer tantas cidades e tantos países? Tantas culturas e povos diferentes?

Existem coisas na vida que não tem preço, uma delas foi ter levado esse MD-11 da foto a seguir do Brasil para Veneza. Fazia dois anos que estavam tentando transladar o avião para a Itália e nenhum comandante queria fazer esse voo. Ele era da Varig e estava um bom tempo sem voar e esta era a razão que ninguém aceitava a empreitada. Eu fiz uma visita a aeronave e uma minuciosa e longa checagem em todos os aparelhos e constatei que estava tudo em perfeitas condições para o voo. E decolamos rumo a Veneza. Quando pousamos em Veneza houve até comemoração, recebi até uma carta de elogio da Boeing por ter realizado o voo. Depois o avião foi vendido para os russos realizar transporte de carga. 

Experimentar culinárias diversas e aprender outros idiomas? Tem que arregaçar as mangas e lutar. Ir atrás. Estudar. Correr atrás de seus sonhos e objetivos. Se fechar uma porta, não pode desanimar não. Levanta, vai atrás que tem outra porta ou janela para você abrir. Por exemplo a vaga lá na TAM era em Manaus, eu poderia ter recusado, não querer ir para o outro lado do Brasil. Que nada, vamos pegar a oportunidade e vamos em frente. Poderia ter ficado na FAB, mas eu queria mais. 

 

Os jovens nascem preparados para as mudanças. Nasceram com um mundo que toda hora muda tudo. Isso está no sangue da juventude. É querosene que corre no lugar do sangue. No meu tempo as mudanças aconteciam muito lentamente e quando aconteciam. Veja bem, surgiu a televisão preto e branco e com válvulas. Quanto tempo levou para surgir uma televisão colorida? E o Controle Remoto dela? E o vídeo cassete? 

Hoje as coisas são muito rápidas. Você compra uma TV e dois meses depois ela já está ultrapassada. Você troca de canal pelo controle da voz. Imagina você fala com a TV e ela te obedece. A aviação está também mudando muito. O 11 de setembro foi um marco. A troca nos aparelhos modernos do manche pelo joystick. Antes de 11 de Setembro, podíamos receber eventualmente uma criança ou até mesmo passageiros na cabine para uma visita rápida, hoje isso é terminantemente proibido por questões de segurança. 

Falando em mudanças, olha o que aconteceu no mundo em 2020. O mundo mudou. Mudou tudo. Parece que trouxemos para a vida real vários filmes que sobre pandemia da noite para o dia. Tenho um amigo que viajou para Joinville para uma semana de trabalho numa segunda feira. Na terça à noite o Governo fechou as rodovias de Santa Catarina. 

Na Quarta ele madrugou no aeroporto para voltar a São Paulo. Ele me contou que tinha uma máscara na bolsa. Quando alguém tossiu a bordo, seja lá porque, simultaneamente vários passageiros começaram a colocar suas máscaras. Uma coisa é certa, a pandemia mudou hábitos. 

O uso da máscara é um deles. Não consigo imaginar uma pessoa sem uma máscara dentro de um avião, no ônibus, no metrô. Não sei quanto tempo isso vai durar, se serão meses, anos ou décadas. As pessoas estão preocupadas. Procuram não encostar mais nas coisas. Procuram não mais se cumprimentar fisicamente. O mundo mudou e está mudando. A tecnologia está trabalhando arduamente para ajudar a humanidade. 

Novos protocolos de higiene estão sendo adotados em toda parte. E claro dentro dos aviões e aeroportos também. A limpeza está muito mais reforçada, disseminação de auto atendimentos para despachar bagagens, medições de temperaturas individuais ou através de scanner, andei lendo que as pessoas utilizam menos os carrinhos de bagagens e certamente conversado menos a bordo com o vizinho desconhecido de voo. 

E aquele amigo de Joinville tem me dito que passou a evitar banheiros públicos, sentar em locais públicos como salas de espera, prefere ficar em pé, um pouco reservado das demais pessoas a distância. Era um passageiro frequente semanal e desde março realizou apenas um voo. Passou a trabalhar 100% do tempo em Home Office e acredita que tão cedo não volte a voar.

Agora posso para e olhar para trás e dizer que valei cada um dos meus cinquenta anos de aviação. Refletir por tudo que passei. E num breve relato posso dizer que a emoção que tive ao voar pela primeira vez foi simplesmente de não acreditar no que estava acontecendo. Foi uma sensação impar. Sentir o avião correr na pista de voo, trepidando e de repente alçar voo. Olhar tudo lá de cima. 

Em segundos estamos no chão e em outros estamos lá nas nuvens.  Que como eu já falei, foi algo que eu jamais havia almejado até aquele momento. Nos tempos da FAB eu utilizava um macacão de voo como uniforme e aquilo era algo muito sublime, gratificante e me enchia de alegria e orgulho. 

E andar com o uniforme sempre foi algo muito maravilhoso. Eu usei uniforme a minha vida toda. E o Uniforme de Comandante, então nem, se fala. Se eu já amava o simples uniforme de Mecânico, imagina de Comandante. Quando eu solei, digo, voei sozinho, teve uma cerimônia entre nós da FAB que é um "batizado do piloto" levei um banho de água, porque era militar. Sei que na aviação civil na maioria das escolas o banho é de óleo diesel, e eu escapei dessa. Mas se fosse de óleo diesel teria topado com a mesma alegria com toda certeza.

 

Um dos marcos que simbolizaram minha carreira foram as primeiras vezes que passei a conversar com passageiros através do P.A. (passenger address) para informar sobre eventuais atrasos, turbulências, agradecimentos pela presença dos passageiros a bordo, finalização do voo e outras informações relevantes ao voo. Esse meu contato com os passageiros eu lembro que foi muito bom mesmo, isso já fazem trinta e cinco anos, lá na Tam. Com o piscar dos olhos essa comunicação com os passageiros virou rotina e foi muito gratificante esse contato. 

E em seguida você já está sendo abordado pelos passageiros ao recebê-los na entrada da aeronave, numa saidinha rápida para ir ao banheiro do avião e não raro algum passageiro lhe aborda pelos corredores do aeroporto. E os anos se passaram, e passaram até que rápido. Mas existem frases que jamais serão esquecidas, como por exemplo: Senhores Passageiros, aqui fala o Comandante Perez. Boa tarde a todos. Neste momento, à nossa direita podemos ver a ilha de Cuba

 Com o tempo você passa a conhecer os diversos tipos de passageiros. Tem aqueles apressadinhos que pousou já querem desembarcar voando do avião. Tem aqueles que querem conversar com você e escutar suas histórias e outros que só querem falar. Tem aqueles que entendem ou acreditam tudo de avião, tem os curiosos. Tem aqueles que tem medo de voar, outros amam voar. Tem aqueles que não largam o celular e o computador. Aqueles que dormem o voo todo.  Tem aqueles passageiros que voam pela primeira vez e estão cheios de expectativas. Outros que irão realizar um sonho. Alguns atrás de emprego. Outros apenas irão mais um voo de trabalho. Outros é um voo de despedida ou reencontro.  

Alguns são espaçosos e outro tímidos. Voos de núpcias ou bodas. Voos para a Disney. Cada passageiro ali dentro tem uma história. Somos uma biblioteca aérea. Uma cultura universal de conhecimentos e histórias. E a tripulação tem a missão de transportar todos os passageiros com segurança e responsabilidade do ponto "a" para o ponto "b". Nessa minha jornada de piloto eu tenho a satisfação de dizer que nunca fiquei apavorado lá em cima, até porque um piloto bem qualificado e treinado está preparado para agir corretamente em qualquer situação adversa ao voo. 

 

Ficar longe da família eu nunca tive problema e nunca foi um sofrimento, eu até vejo por outros lados. Às vezes você está todo o dia em casa e não está presente. Eu acho que isso é mais um mito que as pessoas colocam na profissão de piloto. Então, eu questiono da seguinte forma, atualmente o piloto tem dez dias de folga e quem trabalha no escritório tem dez dias de folga? Por outro lado, quando eu casei, eu já era piloto e minha esposa sabia que eu ficaria fora de casa e eu também sabia. Era algo consciente. Se eu não estivesse de acordo poderia ter mudado o rumo da minha vida também. 

Na minha opinião um piloto consegue viver melhor com a família que uma pessoa que está lá todo o dia. Porque as vezes o pai vai para o escritório muito cedo antes dos filhos acordarem e volta tarde quando os filhos já estão dormindo. E assim, nem vê os filhos, não é verdade? Então sobra só os finais de semana e aí ele também já está também cansado da jornada de trabalho puxada da semana toda. E por outro lado, eu tinha a oportunidade de levar minha família para viajar volte e meia comigo. Quantas vezes eu levei eles para Paris, Londres e outros lugares. Então é uma vida muito privilegiada. 

Outra experiência maravilhosa dentro da Tam, foi na Academia. O Comandante Rolim entendia e eu concordo com ele que o instrutor é um multiplicador de conhecimentos. Então um dia ele me chamou e me disse "Perez eu quero montar um curso para formar instrutores. Eu quero formar instrutores." Passaram dois dias e o Comandante me pergunta: Cadê o curso Perez?" Então eu expliquei que eu estava planejando. E ele me respondeu com um de seus mandamentos: "Pensando no ótimo não se faz o bom! Então hoje é quarta feira. Segunda feira começa o curso!" Eu falei para o Comandante: "Mas nós seremos a primeira companhia a ter curso de formação de instrutores", e naquela época nós éramos muito pequenos. 

Meu último voo eu vinha me preparando já a algum tempo. Assim, eu procurei viver intensamente bem meus últimos anos na aviação. Eu já sabia o que estava por vir e não deixei de fazer nada lá para trás, como também não me arrependo de algo que tenha feito ou de ter deixado de ter realizado. Foi o final de uma carreira, que foi muito gratificante. Durante toda minha jornada nunca tive nenhum problema. Nem problemas com o avião, com colegas, com passageiros, nem com as chefias. 

Tive o prazer de transportar muitas celebridades. Não vou citar para não ser indelicado de esquecer alguém.  No meu último voo duas das minhas filhas estavam a bordo e vivenciaram comigo. Não chorei e nem me abalei. Porque foi algo planejado e bem consciente. E hoje continuo fazendo algo que também gosto, não parei não, continuo realizando meu sonho que é Compartilhar Conhecimentos. Eu trabalhei a vida toda, agora estou aplicando experiências e ensinando os outros, e é isso que estou fazendo atualmente. 

Depois da Tam não consegui ficar parado. Aliás nunca consegui ficar. Não me imagino em casa aposentado lendo um jornal e assistindo televisão. Fui lecionar na faculdade. Fui compartilhar meus conhecimentos. Devolver a juventude meus conhecimentos. É espetacular interagir com os jovens. Foi tão intenso que eu ministrava aula pela manhã e pela tarde, até a pandemia. Mas isso não era suficiente novamente eu queria mais. 

Então surgiu o convite do dono da TWO FLEX para ser Diretor de Operações. Mas eu tinha uma missão nessa atividade. O desejo dele era transformar a TWO em uma empresa de Linha Aérea Regional. Originalmente a TWO era uma empresa raiz. Ou seja, tudo era antigo. E eu tinha que transformá-la numa Empresa Aérea Regional, só isso. 

Fizemos uma transformação, enorme, muito grande e radical de estrutura, de processos, de procedimentos, de políticas. Com a reestruturação a TWO foi aprovada por uma auditoria da IATA e inclusive foi aprovada para ser membra da IATA, com o Certificado ISSA, que é um Certificado por ter alcançado os mais altos índices de aprovação. Passamos a ser aprovados por todas as auditorias internas da ANAC. 

Então com tudo isso conseguiu um contrato de prestação de serviços code-share com a Gol eles exigiram os mais altos padrões a nível internacional. Depois iniciamos outra batalha para conseguirmos a concessão de linhas para o Uruguai, essa foi outra tarefa que foi muito difícil e que consumiu muito tempo meu e muitas viagens ao sul do continente. E numa nova cartada, com toda a organização que havíamos realizado ela acabou chamando a atenção da Azul e sendo adquirida pela Azul. 


Alguns anos atrás, recebi com surpresa, mas com enorme alegria a notícia que seria agraciado com a Medalha do Mérito Santos Dumont. Essa medalha é a maior horaria que uma pessoa pode receber da Força Aérea Brasileira. Foi criada em 1956 e existe um rigoroso processo militar para concessão da medalha, pode ser concedida a brasileiros ou estrangeiros. Somente são agraciados pessoas que notoriamente prestaram destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica. 


Anteriormente a pandemia, o mundo por outro ângulo já vinha mudando muito rapidamente. As pessoas tinham pressa. E felizmente cada vez mais tem aumentado o mercado consumidor que pode pagar mais caro para não ficar aguardando num aeroporto seu voo comercial e contratar um jatinho. Estas pessoas, querem sair do carro e rapidamente terem acesso ao avião e decolar ao seu destino. 

Muitas querem total descrição, outras estão preocupadas realmente com a rapidez. Descer do carro e decolar. Outros é uma questão de logística mesmo, pois onde irão não tem a aviação tradicional e ir por transporte terrestre consumiria muito tempo. E tempo essas pessoas não tem para perder. Outras podem ter sido até influenciadas pela pandemia e não se imaginam mais nos corredores do aeroporto e dentro de um avião comercial.

Na contramão disso tudo, temos o jeitinho brasileiro. Sempre tem alguém querendo improvisar uma forma de ganhar seu dinheiro. É um transporte irregular para o litoral, frequentemente assistimos na televisão ônibus clandestinos com várias mortes pelo Brasil, abordagens de serviços de táxis irregulares em vários aeroportos, antigamente havia as famosas vans e carros clandestinos em todos os bairros de São Paulo até as estações de metrô. E infelizmente na aviação também existe isso. 

Nos últimos acidentes tem acontecido que as aeronaves não estavam autorizadas a realizar aquele tipo de voo. Isso é muito preocupante. O consumidor, seja empresário, artista ou mesmo trabalhador, tem que parar para pensar. Se ele fosse realizar uma viagem pelo Brasil de ônibus iria realizar num transporte sabidamente clandestino? Desceria ao Litoral numa van irregular? Embarcaria num táxi irregular no aeroporto? E por que faz isso quando contrata um serviço de aluguel de avião? 

Será que sua vida vale menos do que ele irá economizar? Vejam bem, o avião estando lá em cima se faltar gasolina, se estragar o motor, se o trem de pouso não baixar, aconteça o que acontecer, o avião vai ter que pousar. Lá em cima não tem mecânico para consertar. Não dá para sair de dentro do avião e consertar o avião. Claro, o comandante está qualificado para uma série de problemas a agir conforme protocolos de treinamento, mas para isso tem que estar certificado e qualificado.

O Consumidor na sua correria do seu dia a dia não tem essa visão. Para muitos desses passageiros, já acostumados com a Aviação Comercial, ele acredita que todo o avião é seguro. E ele precisa de um avião executivo. As vezes lembra de um amigo, que já utilizou um serviço de alguém e que lhe deu boas referências porque deu tudo certo e o preço foi mais barato e então utiliza o mesmo serviço. E assim, inicia um novo ciclo e desse pode ser gerado outros clientes. Muitas vezes esse alguém que tem o avião que nós do meio chamamos de "intermediário", ele contrata um piloto para aquele trabalho e pronto. 

Se você pesquisar os acidentes aéreos brasileiros em Empresas de Táxi Aéreo regularizadas e consequentemente fiscalizadas pela ANAC você não vai encontrar no Brasil. Não estou dizendo da empresa "A" ou da "B" ou da "C". Estou dizendo que você não encontra felizmente acidentes em empresas regularizadas de Táxi Aéreo. Isso foi sorte nos últimos anos? Claro que não foi sorte. Isso foi tudo o que estou falando, treinamento, qualificação, certificação, investimento, ....

 Veja bem, uma empresa de Táxi Aéreo, de Linha Aérea Complementar e principalmente uma Aérea Comercial tem um controle muito forte desde segurança de voo, auditoria, treinamento frequente para todos os tripulantes e equipes de terra, auditorias com certificações internacionais. A ANAC faz uma fiscalização extensa em todas as empresas que realizam prestação de serviços de transportes de passageiros. Por exemplo a cada seis meses a ANAC audita cada empresa em uma semana para verificar se está tudo rigorosamente correto. Mas então, voltamos ao avião do amigo do amigo, muitas vezes ele não tem empresa licenciada para transporte de passageiro, assim ele não é fiscalizado. 

Isso é caro para uma empresa, mas é isso que traz segurança para a aviação, para os tripulantes, para os passageiros e inclusive para quem está lá em terra na sua vida e não quer que um avião caia em cima da sua casa. As pessoas têm que compreender que avião não é só ligar e desligar. Acidentes se evita com treinamento periódico, com manutenção periódica e principalmente com investimentos. Esses dias tivemos um problema sério que poderia ter se transformado numa tragédia com centenas de mortes aqui no Brasil com um voo que partiu para Londres de São Paulo. Houve uma pane elétrica e o avião teve que interromper seu trajeto e fazer um pouso de emergência. 

Ocorre que o avião estava com os tanques cheios por se tratar de uma longa distância e acrescido do problema técnico a tripulação da cabine formada por um Comandante Master, um Comandante e dois Copilotos tomaram todas as providências necessárias dentro da cabine e os Comissários eficientemente conduziram todos os preparativos para o pouso junto com os passageiros. Em razão do peso do combustível foram murchados os pneus para o pouso, que é o procedimento neste caso. E temos que olhar para esse exemplo e analisar. Eu fui Comandante desta aeronave por muitos anos e posso garantir que o Master pousou com segurança e estavam preparados para isso. 

Em primeiro lugar todo o tripulante seja Pilotos ou Comissários para operar um avião de qualquer empresa aérea seja comercial ou de táxi aérea tem que estar certificado para esse exercício. Em segundo lugar voltamos aos Protocolos de emergência que são treinados nos simuladores. Desta forma, os tripulantes estão preparados para gerenciar estes e outros problemas que possam a vir a ocorrer, eles são permanentemente preparados para isso.

E analisando os procedimentos adotados constata-se que foram utilizadas todas as técnicas indicadas para esta situação e principalmente com êxito e sucesso. Meus Parabéns a toda a tripulação a bordo, a toda Cabine de Comando e a todos os Comissários. Então, estamos falando em investimento. Não só investimento financeiro. A tripulação precisa ficar em solo para ser treinada e qualificada. Um avião transporta centenas de pessoas. Somos responsáveis lá em cima por essas vidas. Da mesma forma que embarcamos elas com saúde, temos o dever de desembarcá-las em seus destinos com a mesma saúde.  


O Consumidor tem que ter a consciência que com a vida não se brinca e precisa ser alertado do risco que corre. E como o Consumidor vai fazer a coisa certa? Talvez ele acredite que seja complexo ou diga que não entenda de nada do assunto. Vamos por partes. As coisas são bem mais simples que se imagina. Se você vai alugar um avião a primeira coisa que tem que ter em mente é "segurança". Lembre-se do Ônibus Clandestino que capotou e matou várias pessoas que você assistiu na televisão, certo? Então, contrate uma Empresa de Táxi Aéreo. Vai sair mais caro? Sim! 

Vai sair mais caro! Mas tenha em mente que é a sua vida e talvez de seus familiares. A empresa tem que dar uma Nota Fiscal do serviço que está realizando. Não pode ser uma Nota Fiscal de outro Serviço. Você tem que ver quanto vale a sua vida e de sua família. Você tem que parar para pensar quantas pessoas precisam de você que estão em terra. Quantas pessoas te amas e querem você vivo. Porque talvez o avião do amigo do seu amigo nem tenha seguro e então sua família estará desassistida. 

Sou paraquedista também. É comum as pessoas perguntar sobre isso. Perguntam se eu tenho medo de saltar, se é seguro, alguns dizem que jamais iriam saltar de um paraquedas e acredito que outros imaginam que isto seja para doido. Então, voltamos a tudo que estou falando. Os acidentes de paraquedas normalmente ocorrem porque não foi seguido rigorosamente as Regras ou Protocolos de Segurança para Saltar. E quem define essas Normas? O Paraquedista? A Escola onde aprendeu a saltar? Claro que não. São Normas Rígidas de Segurança que foram estabelecidas pela Confederação Brasileira de Paraquedismo. São mais de 300 Normas que são periodicamente reavaliadas porque a tecnologia e aparelhos também evoluem, então as exigências também mudam. 



Por exemplo eu sou Paraquedistas Certificado certo? Isso quer dizer que eu tendo amplo conhecimento destas Normas de Segurança, tendo a Licença com validade emitida pela CBPq, tendo uma Caderneta de Salto rigorosamente em dia, meu paraquedas estar em dia com todas as Inspeções e re-certificações, ter o serviço de uma aeronave conforme as exigências legais, estar com a saúde em perfeitas condições poderei semana que vem realizar um salto solo? Claro que não! Mas porque não se preencho todas as exigências para realizar um Salto Solo? Nem todas.

Ocorre que fazem alguns anos que não salto mais. Isto determina que terei que refazer o Curso de Salto de Paraquedas. Da mesma forma, se você apenas quer saltar pela primeira vez de paraquedas e sentir aquela emoção maravilhosa, sentir toda a adrenalina que já começa no treinamento em solo com a equipe da Empresa que você contratou para saltar com você. Fará o que? Irá novamente contratar o "amigo" do "amigo" e arriscar a sua vida? Ou vai fazer a coisa certa e contratar uma empresa especializada em saltos de paraquedas? 



O passageiro de uma Empresa regularizada tem que compreender que ele pagará mais cara para ela porque uma empresa tem todos os custos de certificações, de treinamento, de fiscalização, de manutenção, se seguro, de funcionários regidos pela CLT, tem os encargos trabalhistas, os impostos da empresa, tem o piloto que tem que ser certificado exatamente para aquela aeronave e não pode ser qualquer piloto. É um piloto com carteira assinada e com experiência. Esse piloto não é barato. 

Até porque essa aeronave não é barata não. Tem todos os custos indiretos envolvidos, tem o pessoal de logística, RH, Contabilidade, Secretárias, Telefonistas, Boys, o Porteiro, o Segurança as Senhoras do Café e da Limpeza etc. Todo o material de expediente impressoras, veículos, salas, sala de embarque, sala de recepção, sala de reunião. É uma empresa que foi feita para transporte de pessoas em aviões de pequeno porte de forma rápida e segura. Eu disso rápida e segura. Eu não disse barata. 

E como o usuário faz para ter certeza que está voando com um avião seguro? Então, vamos começar a descomplicar as coisas. Existe uma ferramenta da ANAC na Internet, gratuito chamado Voe Seguro. É só fazer uma busca na internet. Ele é fácil e prático de ser utilizado, com o Voe Seguro o usuário rapidamente vai saber se a Empresa que está pretendendo contratar os Serviços está regularizada a operar e principalmente se a aeronave está legalmente liberada para prestação de serviços de transportes de passageiros. 

E se por alguma razão o usuário não tiver acesso a internet, poderá ainda telefonar para a ANAC através do telefone 163. O importante é as pessoas se preocuparem com a segurança de sua vida. Porque na vida temos várias certezas, e uma delas é que tudo que decola irá descer, de uma forma ou de outra.  O usuário ao realizar a consulta pela Aeronave receberá informação sobre a regularidade documental do avião ou do helicóptero para operar o transporte. 

 

O usuário também poderá verificar se a aeronave tem a inscrição no aparelho pintado com a expressão "Táxi-Aéreo" que deve estar bem visível conforme determina a Legislação Brasileira. E claro para a aeronave estar certificada pela ANAC ela foi periciada pela Agência, onde foi verificado se ela cumpre uma série de medidas técnicas e de manutenção que atestam o maior nível de segurança do equipamento. E da mesma forma as Empresas passam por um processo rigoroso por parte a Agência. Eu recomendo a todos que acessem o Voe Seguro e leiam o seu conteúdo. Com certeza será uma boa leitura de segurança de voo e de vida.

Atualmente o cerco está fechando. Existe Legislação proibindo esses serviços clandestinos no transporte aéreo. As multas são pesadas. O piloto corre alto risco de perder suas credenciais de voo. Mas o maior fiscal é o passageiro. É com o passageiro que o processo tem que iniciar as mudanças. O usuário tem que saber o que ele está verdadeiramente comprando. 

Ele tem que entender que muitas vezes ao contratar o amigo do amigo ele não estará voando com seguro de voo, talvez o piloto não esteja certificado para aquela aeronave, que aquela aeronave não está cerificada para aquele tipo de trabalho de prestação de serviço. Ninguém sabe e nem fiscalizou tantas e tantas coisas. 

E a soma de tudo isso pode resultar nesses acidentes aéreos que tem ocorrido por aviões realizando trabalhos clandestinos de transportes de passageiros pelos céus do Brasil. E você um empresário, um artista ou um simples passageiro sabendo que não está certo, vai embarcar num ônibus Clandestino indo de São Paulo para outro Estado do Brasil? Pare e pense! E se o ônibus quebrar sabe lá aonde! 

Quem irá te resgatar? E qual a diferença? O avião é pior ainda! Se o motor parar lá em cima, não tem jeito não ele vai descer e pronto. O avião e os passageiros não têm paraquedas. É nessas horas que todos perguntam por que que fulano não contratou um transporte de uma Empresa de Serviços de Táxi Aéreo, mas aí já é tarde. O avião já caiu. 

 

A estrutura organizacional é uma ferramenta de negócios. Então sendo uma ferramenta de negócios tem que trabalhar num conceito de sustentabilidade. E sustentabilidade é tudo aquilo que se faz de forma inteligente e aproveitando recursos. Ou seja, com inteligência para criar novos mercados e os funcionários terem um comportamento adequado para atingirem os objetivos da empresa. 

O Gestor é o mentor da cultura organizacional da empresa. Seus funcionários precisam ter um comportamento para concretizar esta estratégica. O processo tem que vir de cima para baixo. Tem que ter a marca do Presidente ou do Dono da Empresa. Tem que ter o espírito da alta direção. É assim que funciona uma perfeita comunicação organizacional. Não pode existir ruídos ou dúvidas nos andares inferiores. 


Os Colaboradores têm que entender claramente o que a Empresa espera dele, qual a missão, a estratégia, as táticas e metas da Empresa. E quando houver necessidade de mudança, ela deve vir de cima. Pouco adianta contratar uma Consultoria se a Direção não assumir seu papel de conduzir a mudança. Muitas empresas terceirizam para os Departamentos as mudanças e ficam no aguardo apenas dos resultados que talvez não aconteçam.  Os funcionários precisam vestir a camisa do Dono da Empresa e não dos gestores. Essa é a diferença de uma Empresa de sucesso para uma Gestão de Sucesso. Assim o Espírito da Empresa tem que está no corpo dos funcionários. 

 

Sou autor do livro Cultura organizacional e gestão estratégica – que está na segunda edição, onde o primeiro capítulo foi escrito pelo Ozires Silva. A cultura como recurso estratégico”, ensina a compreender o significado e a importância da cultura organizacional na administração e formulação estratégica de uma empresa, fazendo parte do processo de gestão empresarial. Mostrando como um plano de cultura organizacional torna-se um fator chave para o sucesso em outros segmentos da atividade. O glamour das empresas aéreas sempre atraiu estudiosos do setor e também de outros ramos de negócio. 

Para adquirir o Livro Cultura Organizacional e Gestão Estratégica clique AQUI 

Em seus momentos de esplendor, essas empresas serviram de guia e inspiraram a gestão de diversos tipos de negócios. As empresas aéreas foram talvez as primeiras a exercitar o “prazer de servir”, partindo do conceito de que cliente satisfeito é cliente que volta a ser cliente. Entender o papel da cultura dessas organizações é parte do desafio do livro Em suma, a cultura não é estática, sendo preciso realizar com frequência pesquisas de influência nas ações estratégicas da empresa e na forma como os funcionários a veem. Uma ouvidoria da cultura organizacional é importante para identificar tendências e expectativas, atualizando os valores culturais da organização. 

Para adquirir o Livro Cultura Organizacional e Gestão Estratégica clique AQUI 

Exercendo também a função pedagógica no treinamento de tripulantes sobre como lidar com passageiros de diversas deficiências de acordo com os regulamentos surgiu o interesse como pesquisador cientifico para este trabalho inédito que visa contribuir para um melhor entendimento para o trabalho com estes atletas, técnicos e guias, destacadamente em competições como as Paraolimpíadas. Este trabalho é tão indispensável como pouco revelado.

Para adquirir o Livro Cultura Organizacional e Gestão Estratégica clique AQUI 

Também sou autor do Livro Guia de Atletas Cegos, que chama a atenção de diversas formas, principalmente em corridas de longas distancias, onde o atleta necessita de treinamento intenso, muita técnica e preparação. Este estudo visa identificar, analisar e descrever, no trabalho desses guias, uma relação especifica e os fatores que a sustentam, baseado na aplicação de teorias de motivação.


 Afinal qual é a motivação específica do guia do atleta com deficiência visual? A partir da minha experiência como atleta de longa distância e tendo participado de vários eventos dentro e fora do país (devido a função como comandante de voos internacionais), tenho tido a oportunidade de conhecer as atividades de atletas com deficiência visual aqui no Brasil mas também em outros países.


Estou pensando seriamente em desenvolver um novo projeto. Escrever um novo livro. Algo pessoal. Contar minha história de vida e profissional. Com muitos mais detalhes que infelizmente não é possível descrever nesta entrevista que fizemos. Existem fatos que aconteceram que simbolizaram a minha existência como pessoa, que nortearam meu caráter, meu profissionalismo, meu coleguismo, minha relação com minha família, com as minhas quatro filhas, a Ana Paula, a Beatriz, a Fernanda e a Nathalia (em ordem alfabética, risos.... sabe como que é ...). Por enquanto é um projeto. 

Mas ideias e histórias não me faltam. Contar um pouco por exemplo da enorme expertise que adquire ao conviver com culturas diferentes em diferentes países. Falar um pouco das culinárias estrangeiras. De povos de outra nações. E porque não dizer de outras civilizações, eu visitei a Grécia, o Mar Mediterrâneo, a Europa, Ásia, África, os Estados Unidos,  Canadá, sem falar na América Latina. 

Cada país tem sua cultura, sua história. E nós tripulação se soubermos aproveitar podemos interagir e aprender muito com cada viagem que fizemos a trabalho. Foram milhares de contatos com garçons, motoristas, passageiros, atendentes de aeroportos. Enfim, milhares de pessoas e cada uma tem uma história diferente de vida e isso tudo é uma fonte rica de informações. 

O próprio avião é um enciclopédia de vida. Centenas de passageiros cada um com uma história diferente, um motivo diferente de estar dentro daquele avião. Então, quero muito escrever um novo livro para resgatar essa história que vivenciei nesses anos todos.

Novamente meu recado final aos Jovens, primeiro pratiquem esportes, eu sempre gostei de esportes, meu hobby sempre foi correr. Cheguei a participar de algumas maratonas. Entre elas a São Silvestre. Inclusive estive no pelotão de elite. Esporte faz bem para a mente e para o corpo. Além de disciplinar a pessoa. Em segundo lugar não tenham ilusões na vida, mas nunca deixem de sonhar. Em terceiro sempre persistir na conquista do seu sonho. Lutem, estudem, estudem, estudem. Nunca parem de estudar. 

Essa é a responsabilidade para vocês crescerem na vida. Mas se dediquem, não façam o básico. O básico todos fazem. Sejam o diferencial. Busquem mais. Se você estiver fazendo um curso de "Corte de Cabelo", vá pesquisar na internet tudo que tiver sobre isso. Outras técnicas, modas antigas e atuais. O que predomina na Europa e nos EUA. Não fique apenas no ABC do curso. Que assim você consegue.

Por fim, agradeço de coração ao Comandante Rolim Amaro por todas as oportunidades que tive dentro da Tam. E digo mais, sou muito humilde em falar que fui estudar pedagogia por um pontapé inicial do Comandante Rolim. Se hoje eu sou Mestre e Doutor em Administração devo a ele. Foi ele que deu esse pontapé para eu ter chegado onde eu cheguei. Eu não teria ido para na carreira acadêmica se não fosse ele. Ter trabalhado com ele e na TAM é um orgulho que não é possível mensurar. Foi através da TAM que construí minha família, edifiquei minha casa, formei minhas quatro filhas. E por isso que termino nossa matéria com essa pequena homenagem replicando o vídeo gentilmente cedido pelo You Tube Leonardo Abrantes que contou a história do Comandante Rolim em duas partes. 

História do Comandante Rolim - Parte A:

                              Vídeo gentilmente cedido pelo You Tube Leonardo Abrantes


                                              História do Comandante Rolim - Parte B:

Vídeo gentilmente cedido pelo You Tube Leonardo Abrantes
           Para assistir outros vídeos do You Tube Leonardo Abrantes clique no link a AQUI:



Tem coisa melhor do que estar com você? Ouvir suas histórias de todos os seus voos, experiências, época de FAB...
Nossas histórias juntos, as voltas no aeroporto, os passeios no parque, as incontáveis aulas que assisti você ministrar desde pequena, minha vida de jump seat desde os 0 anos...
Muitas situações que eu não lembro, mas que de alguma maneira me influenciaram a ser quem sou hoje.
Será que algum dia eu vou ter metade destas histórias pra contar?


Hoje é um dia especial. Hoje é o dia que talvez vc quando adolescente nunca imaginou que talvez chegasse! Pq simplesmente nunca imaginou quantas coisas maravilhosas Deus colocaria no seu caminho. Nunca soube que seria tudo aquilo que vc achava que fosse tão distante de ser você.
Hoje é o seu dia de comemorar todas as suas lutas, todas as suas conquistas, todos os "naos", todos os "sims"... cada dia de estudo, cada sacrifício.. aquele natal que vc passou longe ou aquele descanso que vc não teve pq a "aviação não pode parar..". Hoje é dia de comemorar.. hoje não é dia de tristeza! Hoje é dia de comemorar o profissional maravilhoso que vc é! Hoje é dia de comemorar e muito! Pq vc merece! Pq vc fez por merecer este momento! Um momento lindo de uma história cheia de sacrifícios e dedicação.. comemorar que aquela caminhada da sua casa ao Campo de Marte com a roupa do corpo para pegar o avião da FAB com destino aos seus sonhos, deu certo! Comemorar aquela ligação da TAM dizendo que vc tinha passado na seleção para copiloto de Bandeirante.. Hoje é dia de lembrar cada equipamento que vc desbravou, cada rota que vc voou!  negativas e obstáculos que a vida impôs, para que qualquer um que não tivesse fé e dedicação sem dúvidas não seguiria nem a metade do caminho que você trilhou. Hoje foi emocionante ver meu pai, que desde antes de eu nascer já era piloto, fazendo seu último pouso internacional. Nós sabemos o quanto isso significa pra você e por este motivo, é tão importante pra nós também. Obrigada por ser esse grande exemplo que é pra nós e por mostrar que tudo é possível, basta que queíramos. Com certeza quero ter pelo menos o mínimo da garra e determinação que você tem. Pena de quem não reconhece um profissional tão dedicado! Tenho muito orgulho de dizer que sou sua filha. Você sempre será nosso comandante, nosso amigo, nosso pai e nosso herói. Te amo! Com carinho, das suas eternas fãs.                                                                     



Porque hoje é um dia especial, dia que paramos pra lembrar todas as idas e vindas dele, das suas aventuras de tantos lugares diferentes, das nossas viagens juntos e principalmente lembramos da história emocionante que você construiu, diante de tantos desafios e "nãos" da vida, onde muitos desistiriam no meio do caminho, você superou tudo isso e está onde está agora. Quem diria, hein? Crescemos vivenciando tudo isso com você. Nós te admiramos muito, realmente temos um grande exemplo de pai e principalmente de pessoa, força, garra e determinação. Te amo muito e estaremos sempre ao seu lado! Você sempre será nosso comandante master.                                               Novembro de 2016  / Nathalia Perez


E seria bom voltar ao tempo em que você me parecia imortal. Tempo em que era você quem se preocupava

com a minha saúde e não eu com a sua. Você me levou no colo, me carregou nos ombros, mas também me ensinou a caminhar com minhas próprias pernas. E se hoje estou na estrada, trilhando caminhos bonitos, você bem sabe que isso é obra sua. E eu vou te olhar, mas não com o encantamento que tinha aos 6 anos… Porque aos 6 anos era aquele amor cego das crianças. Já hoje, tenho esse olhar cirúrgico, avalio suas atitudes, aponto seus erros, reclamo dos seus defeitos. A verdade, pai, é que eu não te amo como antigamente. A verdade é que te amo ainda mais. Te amo mais porque te vejo de verdade, com tudo de bom e de ruim, consciente de que você é um ser falho, como todos os outros, mas que, mesmo assim, consegue se manter como meu porto seguro, meu norte, aquele que me construiu, me guiou e ainda me guia, me acode nas quedas que não pode evitar, me ama com todos meus defeitos e é quem dá vida à ideia de “amor incondicional” 

Agosto 2020  / Nathalia Perez


Eu já tentei escrever diversas vezes, mas sempre me faltam palavras quando o assunto é você. Uma pessoa simples, que cresceu na vida de uma forma surpreendente e admirável. Um homem que não tinha nada, que juntou todos seus esforços para se tornar esse exemplo hoje em dia.

A pergunta que eu mais escuto é: Você é a filha do Perez? Sim! Eu sou a filha do Perez! E o que dizem? Apenas elogios pelo profissional que você se tornou. Seus alunos, seus colegas de trabalho, TODOS te acham um cara incrível! E eu? Bom, eu morro de orgulho de você! Foram vinte e um anos viajando juntos para diversos cantos no mundo! Cada lugar, cada passeio, cada momento vai ficar guardado para sempre! Vou sentir uma falta gigante de topar uma viagem de praticamente bate e volta com você para curtir algum lugar juntos, de ir ao aeroporto e depois ter você me esperando na porta do avião para me dar boas vindas ao voo, além das suas visitinhas na minha poltrona para saber se está tudo bem, ou até mesmo escutar "aqui quem fala é o comandante Perez!
São pequenas coisas, mas que eu sei que vão fazer falta! Ontem eu senti algo muito forte vendo seu último pouso, foi impossível não passar um filme na minha cabeça e me emocionar. Obrigada por cada viagem e por cada passeio, comandante! E não se preocupa, ainda vamos combinar muitas aventuras por ai!! Te amo!                                                                                                                                            Novembro de 2016  / Beatriz Perez

           


            

Jones Rodrigues
Pois é Comandante. Foi num contato meu que o Sr. aceitou contar sua trajetória de vida, para inspirar outras pessoas a não desistirem de seus sonhos, que o lado do "bem" sempre será uma viagem mais segura e confortável. Felizmente o Sr. topou o convite do nosso humilde e amador blog. Fostes muito além. Teve a coragem e a humildade de contar sua vida. Não apenas a glamorosa. O Sr. Como todos nós para vencer teve que ultrapassar barreiras e lutar muito. Claro demos muitas gargalhadas nesses dias. E o Sr. voltou ao passado. Mais uma vez obrigado e parabéns. Hoje tenho a felicidade de tê-lo como meu amigo. De darmos boas gargalhadas pelo telefone. Que Deus continue iluminando o seu caminho e de sua família. Um enorme abraço. E mais uma vez Parabéns pela pessoa e pelo profissional que és. 


Guilherme Bernabe

Belíssima carreira meu amigo! Fico feliz de há quase 10 anos poder compartilhar histórias das mais diversas contigo.

cmte autônomo🚀

Bela história

Roberto Gomes

Parabéns Cte Perez pela vida, carreira, lições e ensinamentos para todos que tiveram o privilégio de tê-lo por perto. Fiz alguns voos com o senhor como passageiro e funcionário na época da nossa TAM. Grande abraço e aproveite a vida. Fique seguro!

 

Dalva Lopes

Me emocionei e não poderia ser diferente, de minha parte e de quem teve o privilégio de compartilhar de boa parte da sua jornada! Parabéns com louvor meu Caríssimo Prof.Dr.Cmte Francisco Conejero Perez. Que Deus continue te guiando pelos “novos Céus” e, com sua índole e gentileza ímpares, tenho certeza que eles sempre serão “céu de brigadeiro”. Meu grande abraço!! 😊🙌

 

Donizeti Maccarone

Cmte Perez nosso primeiro contato foi em 96 na Trainning Division e desde desta época, vc se mostrou uma pessoa incrível, merecedor de tudo o que almejou na sua jorna...e que jornada... sucesso paz e sabedoria sempre Bons ventos....

Luiz Simões

Linda história Comandante Prof.Dr.Cmte Francisco Conejero Perez!!! 🤝 👏👏👏

 

João Abreu Reis Filho

Parabéns Professor!!!

 

Marcelo Mendonca

Parabéns pela jornada, comandante!


Marco Antonio S.

Tenho o prazer de ter sido seu copiloto e aluno. Grande abraço

 

André Luiz Brigoni de Araujo

Parabéns Comandante! E muito obrigado pelos muitos voos e histórias pelo mundo! 👏🏻




Joao Evangelista Souza

Parabéns Prof.Dr.Cmte Francisco Conejero Perez Educação | Ensinar | este é o único caminho para um Brasil melhor no futuro. Abraços

 

Marcelo Alencar

Bonita jornada...Parabéns. Abs


Enéas Bayão

Cmte. Perez, não tive, infelizmente, a oportunidade de voar com você, se assim me permitir fazer essa interlocução. Mas tive o privilégio de ler essa memorável entrevista. Cada palavra, cada minuto dos vídeos. Uma aula de vida, perseverança, determinação, que refresca a alma. Uma baita reorganização mental e fonte de energia para prosseguir, apesar de todos os desafios e momentos adversos. Certamente lerei quantos livros escrever. Seria algo fantástico se um dia puder ter a honra de conhecê-lo pessoalmente e poder dar um grande abraço em você, com todos os padrões sanitários atuais. Parabéns Cmte. Pérez.


Joao Evangelista Souza

Parabéns Prof.Dr.Cmte Francisco Conejero Perez Educação | Ensinar | este é o único caminho para um Brasil melhor no futuro. Abraços


Joao Evangelista Souza

Prof.Dr.Cmte Francisco Conejero Perez Eu agradeço a você por ser exemplo, precisamos de muitos neste país hoje perdido... Abraços e muita saúde para você e sua família.


Vagner Rodrigues Gomes

Obrigado Cmdte, professor Perez pela dedicação e abordagens no decorrer do meu curso na pós graduação. Continue nos inspirando!


Ruy Amparo

Caríssimo Cmte. Perez, tanta dedicação à arte de voar quanto a de ensinar contam com minha admiração. Grande privilégio termos trabalhado juntos! Abraço forte!


Lucas Viana

Que história incrível! Sou fã, as melhores aulas da Anhembi.


Amauri Alves

Caro Amigo. Parabéns pela trajetória e pelo sucesso. Compartilhar experiências é encurtar aprendizados. Um abraço grande!

 

Fabiane C. de S

Trajetória inspiradora ! Parabéns ! Abracos


Pamela Paixão

Linda e inspiradora trajetória! Me emocionei do início ao fim.


Marcella Ribeiro

Parabéns Comandante Perez, que jornada linda, inspiração para muitos. Grata pelo privilégio de ter sido sua aluna.


Cláudia Monteiro

Parabéns pela trajetória de sucesso! Obrigada por compartilhar conosco. Linda história!


Antonio Palmela Bastos de Oliveira Filho

Parabéns pela sua história, Cmt Perez!. Um belo exemplo para as atuais gerações, que querem o sucesso instantâneo.


Celso Alexandre GIANNINI Oliveira

Parabéns Cmt Perez. Bela História, bons exemplos. Bela carreira. Saúde e paz.


Ricardo La Farciola

Cmte Perez, saiba que o Sr é inspiração para muitos que estão começando! Parabéns por toda sua história. Motivo de orgulho para seus filhos, família e todos nós aviadores!


Claudelita Santos

Incrível trajetória!


Fernando Barbosa

Linda história de trajetória Sr. Comandante... quando o sr. Vem em Recife gostaria de conhece-lo.

 

Rosana Baue

Parabéns Comandante!


Flavio Koccis

Danado heim!!! Bons tempos Comando.

 Ronaldo Monteiro

👏👏👏👏👏👏👏

 

Ivan Castelo Branco Martins

👍 👍 👍 👍 👏 👏 👏 👏

Bruno Israel

Parabéns Comandante! Exemplo aos demais aviadores!


€uclid€s Barbosa junior

👏👏👏👏👏👏👏👏


EDUARDO MOREIRA

Parabéns Cmte Perez


Elones Fernando Ribeiro

Grande pessoa! Grande profissional e colega de farda! Forte abraço!


Solange Goes

Parabéns Comandante Perez , que história linda, inspiradora, motivadora não somente p os jovens , mas p todas as idades, tbm tenho uma grande paixão pela aviação, e digo que fiquei emocionada!! Gratidão por compartilhar!


Alessandro Laender

Cmte , boa noite ! Gostaria de presenteá-lo com um dos livros que escrevi . Abs


Ricardo Volpi

👏👏👏👏👏


INCERTI I

Parabéns Dear Captain!!!Uma bonita trajetória de carrreira !!!👏👏👏

 Renato Pruner

Parabéns Cmte. Pérez bonita história de sua carreira, espírito de luta que sirva de exemplo para essa juventude que parece meio perdida , faltando horizonte determinação. Voei na TAM início táxi aéreo, época Cessna 402 , depois vieram os Bandeirantes e em 1979 fui para VASP; início de carreira não é fácil passei por algo parecido, ainda mas vindo do interior, mas valeu a pena e faria tudo de novo.
Grande Abraço e aproveite sua aposentadoria e aguardando seu próximo livro.

Exemplo de ser humano , não tinha distinção de cargo ou arrogância, venceu por ser brasileiro perspicaz naquilo que tinha o sonho parabéns comandante

Honra ao Mérito. Meu respeito.

Quem tem objetivos na vida, consegue, o meu era ser mecânico de Aeronaves, fui atrás, consegui, estou feliz e aposentado hj, e agradeço a todos da área da aviação, Vasp, Varig e Gol pela atenção, ajuda e pela força, obrigado a todos

Parabéns Perez pela Sabedoria, e Discernimento em contar a sua História para o blog a sua determinação foi e continua sendo exemplo não só para os jovens mas também para muitos que estão desanimados, sou testemunha dos seus sonhos realizados PARABÉNS

Andréa Almeida Campos
 CERTAMENTE IRÁ ESCREVER ESTE LIVRO , PARA EXEMPLO E ESTÍMULO AOS NOSSOS JOVENS, ESPECIALMENTE PARA AQUELES QUE PRECISAM SE ERGUER E DECOLAREM PARA O SUCESSO. QDO ESCREVER QUERO UM AUTOGRAFADO. GRANDE AMIGO CONEJERO.

Que historia espetacular!
O comandante/ Professor Doutor Perez é muito mais do a sua própria história. Lenda viva da aviação, é um ser humano notável que cativa a todos com sua simplicidade e humildade. Em um ambiente conhecido pelos egos exacerbados, esse homem merece ser reverenciado!

Meus cumprimentos por sua brilhante carreira.

👏👏👏🇧🇷PARABÉNS Sócio, em nome dos Albatrozes, www.albatrozpqd.com.br muito obrigado pelo que você fez e continua fazendo... Linda história 👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🛩🛫✈️🛰🇧🇷
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pelo, pessoas em pé e casacos e jaquetas
Que história bacana. Ficamos muito honrados de ter feito parte dela. Os Albatrozes de Curitiba jamais vão esquecer do seu amigo lançador. Que o sucesso continue!

Não só como eu ... muitos estudantes e alunos que o senhor deu aula fazem com que o senhor seja a inspiração e um desejo de conseguir o sonho , obrigado por ter feito parte da minha vida acadêmica Comando

Me orgulho de vc...parabéns....Neide

prezado amigo eterno Cmte Perez, construiu um grande legado de histórias , conhecimento e sabedoria em do desenvolvimento da aviação civil e um ser humano exemplar. FELIZ ANO NOVO ,sucesso sempre em seus desafios. Daqui de Jundiaí o nosso abraço. DC

Estava eu e minha mãe vindo de Londrina no último voo do cmte. Perez de F100 em CGH. O resto ele já sabe . Kkkk. Grande abraço. Muita saúde tbm .

Show meu amigo. Abraços irmão.

Que maravilha, parabéns!

Dez

Lindo texto e que lindo ver que vc postou uma foto com a vó!
Parabéns pela bela história!

Parabéns, linda história . Brilhante. Também fiz parte de um pedacinho de sua história. Muito orgulho.

É .. com certeza uma longa história. Não consegui ler toda pois estou chegando em Cuiabá voo de Brasília a Cuiabá. Viu ao hotel porque quinta feira já estarei na Fazenda pra voar o AT 502B. Mas vou compartilhar ora deixar salvo e ler mais tarde ou entrarei na sua página. Mas parabéns pela sua história

Francisco Conejero Perez
 ooo comandante. Uma hora tenho fé que vai melhorar logo . Vou fazer uma seleção ali com vcs . Moro em Palegre e venho trabalhar Tangará da serra muito tempo longe da família. Forte abraco

Parabéns amigo

Orgulho de ter sido mentorado pelo senhor!

Francisco Conejero Perez
 , sempre admirei você, agora então triplicou... Que história bacana e engajadora... 👏 Quem quer faz...

Muito bom, cmte! Obrigado por partilhar parte da sua historia conosco! Abraço.

Parabéns Lindinho!!!
Linda história... vc merece todas essas conquistas... tenho muito orgulho de ter sido comissária do seu voo ✈️


Parabéns Captain



Parabéns!!! Vc é merecedor de muito sucesso por todo empenho e superação. 👏👏🙌🔝🔝😘

Parabéns!!!

Parabéns. Bacana. Sou muito amigo da Betth Ripolli. Abs.

Parabéns

Grande pessoa! Grande profissional




Parabéns comandante Perez, sua trajetória é edificante!

Parabéns




Parabéns!!!!


Parabéns!!!!

Parabéns Cmte...

Parabéns!!!!

Parabéns e Sucesso cada dia mais pois você é merecedor...

Minha admiração !

Parabéns Perez

Francisco Conejero Perez
 conte comigo também se precisar de qualquer foto ou texto! Gde abraço


bela iniciativa! 👏🏻
vai inspirar vários jovens, assim como eu. Abraços!!

Fantástico


Parabéns!!!


Parabéns!!!

100

Parabéns pelas grandes conquista.

Que história bonita

Parabéns

Parabéns

Muito show

Parabéns comandante, você é um exemplo

Parabéns comandante, você é um exemplo

ícone de selo
O nome disso é perseverança i fé 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

A conquista de sonhos depende do quanto você os deseja, a ponto de "pagar o preço" para chegar lá.





Parabéns

É isso que sempre digo: quem quer dá um jeito, quem não quer arruma desculpa 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Parabéns!!!Estou emocionada com o relato.👏👏👏

Parabéns Captain.
Um exemplo a ser seguido por nós, e pelas futuras gerações de aviadores que estão por vir.
Parabéns. 💐🥂👏🏻

Parabéns Boa sorte e sucesso, que Deus abençoe sua vida sempre. 🙏🙏🙏


Parabéns 

Parabéns 

Quê linda.
Li, reli de novo até o fim.

Parabéns Beatriz Perez



Parabéns 


Bravo

Parabéns .

Parabéns

Parabéns

Que DEUS te abençoe e te guie todos os dias

Parabéns Comandante


Parabéns comandante

👏

Parabéns

Parabéns! Que Orgulho !!!!

ícone de selo
Parabéns! Amei ler sua historia e sua fisionomia
Lembrou meu pai


Parabéns Comandante Perez! Que História linda ! Está aí a prova que os sonhos podem ser reais! É preciso perseverança e foco. Lindo demaissss

Parabéns


Parabéns

Meus parabéns

Parabéns

Parabéns

Bravo

Parabéns!

ícone de selo
Emocionante a história do Comandante
Tenho vários parentes que foram seus colegas na nossa querida Varig

Bravo

Dez

Vontade de crescer de alcançar seu objetivo...nada impede

Venceu parabéns, mas acho que a carreira em um ferro velho também não é ruim já tive dois ,bom negocio

Eu tiro o chapéu para o Sr. Comandante!!!

Comissário Luiz Vieira
Parabéns

Linda historia de vida. Me vi nela.

Bravo


Um exemplo de vida


Parabéns



Bravo

ícone de selo
PARABÉNS COMANDANTE FRANCISCO CONEGERO

PARABÉNS

ícone de selo
O nome disso é perseverança i fé

ícone de selo
EU TENHO FÉ E VOU CONSEGUIR TBM AMÉN


ícone de selo
Muito legal á história de Vida deste que hoje é comandante Lutar e perseverar e obter Vitória

ícone de selo
Motivo de orgulho para ele é toda sua família



Bravo



Esse é da universal! Kkk
Brincadeira a parte, merece meus aplausos é um exemplo a ser seguido!
Parabéns

Parabéns


Muito bonita a história dele 

História bonita venceu pelo trabalho e equilíbrio na vida. parabéns.

E foi meu Comandante no FOKKER 27

Linda historia de vida. Me vi nela.


ícone de selo
O nosso master

Eu sou amigo do finado Comandante Grossi

Parabéns

Bravo

ícone de selo
Parabéns

Boa Pérez.

Parabéns Comandante!!

Parabéns COMANDANTE

Tenha objetivos na sua vida, e não fracassos, simples assim, a AVIAÇÃO está no sangue!

Francisco Conejero Perez
 homenagem ao senhor professor...

Bravo

Linda historia de vida. Me vi nela

Bravo

Parabéns Comandante!!

Parabéns Cmte Perez!

200

Felicitaciones Cmdte. Abrazo. Abrazo a todo el personal. Parabéns Cmdte. Abraço. Abraço a todo o pessoal.

Parabéns

Um anjo de olhos olhos azuis .

Lição de vida


Um exemplo de vida.


Exemplo a ser seguido


Nota Dez 



Parabéns muitas felicidades muita saúde e paz, continue com o seu sucesso. 👏👏👏🏆🏆
Pausar GIF

Pausar GIF




Muito bonita a história dele 🙌🏼

Francisco Conejero Perez
 homenagem ao senhor professor...


Parabéns 👍👍👍


Parabéns

Parabéns pela vontade de vencer, e nunca desistir diante de um não. Por tudo isso que o Sr é um vencedor 👏👏

Aqui em Jundiaí tem um rapaz que se formou piloto com o dinheiro da venda de "cheiro-verde" que plantava..., Tal como o Comandante Francisco, são exemplos de força de vontade !

Parabéns cmt

ícone de selo
meus parabéns pela á inteligência q -nos foi concedida por Deus.


Parabéns 👍👍👍

Exemplo a ser seguido sempre... parabéns Comandante.

Parabéns

WAY TO GO "SKEEPER", my story is quite similar

ícone de selo
Exemplo para mim também , pois nada é tarde , nada é impossível para Deus .

Parabéns... isso é para poucos, e algo que depende muito do esforço...sucesso!

Esse tipo de pessoa que devemos sentir orgulho e admiração. Parabéns! !

Parabéns campeão

Se no ano de 1977/1978, passou por Ponta Porã, nos se cruzamos, eu abasstecia os Bandeirantes, não esqueço do SBA.


Virei Fã dele,  Um monstro

Tem q ter um pouco de sorte tmb

PARABENS


PARABENS

isto é um éxemplo a ser tomado comove a gente

Abraços Cmdt. Muita Paz e Saúde e Vamos Voar....... Sucesso

PARABENS


... parabéns 👏👏👏 agradeço a honra de poder dizer que fui um colega...

Feliz de quem teve a oportunidade de conhecer pessoalmente esta pessoa iluminada.

Orgulho do Senhor. Parabéns, Deus o Abençoe sempre

Parabéns! Exemplo de vida...

PARABENS


Ele conseguiu o objetivo da vida dele

Que história linda, isso é que lutar por uma vida melhor e nunca desistir dos seus sonhos.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Exemplo, mas no Brasil exemplo é jogador de futebol e pagodeiro!

Um exemplo de vida.


Parabéns nobre Cmte pela história de vida

Parabéns comandante!


Tem que respeitar a história dele

Parabéns
Pausar GIF
Tenor



Que história, atravessar a marginal de madrugada naquela época devia ser sensacional.

Fui aluno desse grande mestre na Anhembi Morumbi , lá tivemos muitas oportunidades de ouvir as histórias desse mestre, sempre me emocionei e usei como exemplo! Orgulho de ter sido aluno

Parabéns. Exemplo de vida

Uma história sensacional

Muito bem,meus parabéns PELA VONTADE DE VENCER

Curte essa história 
Wellington Morais
 ....vala a pena lê.


Que orgulho comandante!!!
Parabéns!!!

Parabéns comandante. É de homens como o Senhor que o Brasil precisa. Mostrou que o vento que dá lá dá aqui. Para um bom entender um pingo no i é letra.

ícone de selo
Perez foi meu aluno!!! Profissional impecável!!

Linda a história de vida dele

Muito talento.


Quem corre atrás sempre alcança perseverança e fé e Deus na frente

É esse tipo de postagem que faz bem, exemplos de garra e sucesso.🙏👏👏👏


Flores Leao

Parabéns pela história deste comandante. Parabéns pelo seu trabalho

Figurinha  de [Newsfeed] #TogetherAtHome


Coisa bonita de ser ver e lê sobre, enquanto muitos preocupados com políticos que não fazem nada de bom para sociedade meu Deus abençoe sempre está família

PARABÉNS

PARABÉNS

Fiz um curso de CRM com ele na Tam

Que orgulho comandante!!!
Parabéns!!!

Uma história sensacional

Parabéns Deus o abençoe.

Parabéns

PARABÉNS

Deus abençoe e te guarde todos os dias de sua vida parabéns.


Parabéns!

Parabéns!


Parabéns e um belo exemplo a todos, sucesso

Parabéns , Receba Minha Continência 

Esse Comandante, merece os nossos eternos aplausos!



Parabénsssss

Aí eu dou valor

Lição de vida....Parabéns e vida longa..

PARABÉNS..

Eu sinto uma alegria imensa de sabe
Destas histórias de superação e maravilhoso quere e poder!!!!

Sábio Mestre Cmte Parabéns Deus Abençoe sempre seu caminho na senda da vida

Já li o histórico do Sr. comandante. merece a dedicação e o respeito.

Sem duvida alguma que esse comandante é um exemplo à ser seguido. Parabéns

Belíssima história

PARABÉNS..

Não fico muito longe disso já lutei demais hoje né sinto realizado

Tô na luta, o amor pela aviação nunca morre apenas adormece no coração.

PARABÉNS..

Parabéns ao comandante. A gurizada de hoje quer que tudo caia do céu. De preferência já.

Grande colega de empresa! Me instruiu e fez meu check de rota internacional a bordo do nosso 777. Foi ele que colocou as quatro faixas em meu ombro e o quepe de master em minha cabeça. Grande homem!


ícone de selo
PARABÉNS COMANDANTE!

Parabéns Capitão!!!! Linda trajetória! Deus o abençoe!👏👏👏

Parabéns 🎈🍾🎊🎉 comandante

ícone de selo
Parabéns ! Meu irmão de farda .

História de perseverança.

Parabéns Capitão!!!! Linfa trajetória! Deus o abençoe!👏👏👏

Parabéns Comandante. Sua história nos traz esperança!

ícone de selo
Parabéns pela perseverança!

Que emocionante, ser humano incrível!


👏👏👏 um grande comandante!
Fato!




Parabéns Cmte, pela sua garra e determinação!
Que Deus o abençoe!

Parabéns Cmte, pela sua garra e determinação!
Que Deus o abençoe!

Cmte! LINDA trajetória de Vida! Quem nasceu com asas não poderia deixar de Voar!!!!


Parabéns !

Deus abençoe os autores da magia de voa

Um exemplo a ser seguido.



Comentários

Foi Meu professor na escola harpia, aprendi muito 👏👏👏👏👏👏



Deus abençoe!

Uma belíssima história real👏👏👏👏✈️

história de superação e luta muito linda


ícone de selo
A minha Maior Homenagem. MMM Parabéns Sr. Comandante Perez.

Parabéns. Comandante Perez, você foi um vencedor. Legal, legal mesmo


Trabalhamos na TAM..
Uma vez fui de carona num Caravan para Porto Seguro com ele.
Saudades comandante

Vitor Augusto
Comandante , professor, mestre , inspiração são para muitos !!! 
Parabéns pela sua carreira , muitos queriam ser igual e como você , mas ninguém conseguirá , uma profissão pode até ser que consiga mas como uma pessoa incrível e maravilhosa nunca conseguiram !!! 
O senhor é igual um livro , muitas histórias e contos de tudo que viveu e agradeço por você ter feito parte da minha vida acadêmica!! 
Quem gosta do que faz não precisa se aposentar para descansar !!! Então eu diria , Continue aproveitando mais ainda COMANDANTE!!!

Parabéns meu comandante que saudades nos voos para Porto Seguro onde fazíamos os hobbies para o resto do Brasil época que a TAM do nosso querido Rolin abs 🙏🏽



Parabéns pela história de vida.

Nada é por acaso nas nossas vidas... Deus nós capacita! Porém, devemos ser determinado e buscar a realização de nossos sonhos. Parabéns comandante por sua determinação.✈️🧑‍✈️👏🏼👏🏼
Deus continue o abençoando! 🙏

!Cmte! Me sinto agradecida por ser compartilhada na trajetória da sua VIDA! Pois alcançou o céu é a terra! Para um piloto só vive se puder VOAR...pois só pode sentir vivo PORQUE suas asas não foram cortadas! AGORA TENHO CERTEZA que o teco...teco AINDA não saiu da sua VIDA!!!

Conheci o Cmte. Perez em Londrina, em torno dos anos 1976/1977, quando voava para uma Construtora e táxi aéreo. Excelente profissional. Brilhante carreira.

PARABÉNS CMTE PELA SUA HISTÓRIA 

Parabéns ao Cmt !

Parabéns Comandante🌹👏

Parabéns 👏👏👏

Parabéns a todos Comandantes....todos heróis ...faziam o impossível dar certo...tanto era seu amor pelos passageiros....se doavam total ...uma elite na aviação! Deus abençoe sempre esta Classe digna e abençoada por Deus!


Bom dia querido , 🌺😘 💋 depois que vi ,e li, o que é escreveu ,amado , só vou mandar beijinhos, 💋 se ainda não gostares ,me avise,

Grande exemplo!


Que o Sr. possa mostrar aos que estarão "lá em cima" que o importante é ser "simples e humilde". O Sr. é um exemplo vivo de tudo isto. Que Deus o abençoe sempre!!!


Deus abençoe muito

Parabéns 👏👏👏

Parabéns 👏👏👏

Parabéns
 pela trajetória




ícone de selo
Parabéns
. Exemplo a ser seguido.

Guerreiro...parabens...👍


Parabéns
 a azul



Vale a pena ler, verdadeira saga. (leia, saboreando aos poucos). Parabéns guerreiro. PAZ.

Certo muito bem

Comandante, lendo sua trajetória, me identifiquei com vários momentos de sua história.
Nos anos 60, eu morava próximo de Congonhas, eu adorava ir ver chegadas e partidas dos aviões.
Minha caminhada pela vida, também foi de muita luta. Hoje com os meus 70 anos, não me arrependo em nada. Ainda curto muito meus passeios de moto com Amigos.
Nossa juventude diz que tivemos. Muita sorte na vida...
Vamos vivendo.
Forte abraço.

Foi meu professor. Uma grande pessoa é excelente profissional.

Ótima pessoa!
Tive o prazer de tê-lo como meu professor na Faculdade, realmente um ser de extrema luz.

Linda história de vida, narrada por um ótimo escritor!


Muito linda a sua história de vida

Pois é, um dos requisitos pra ser piloto devia ser a humildade e facilidade na comunicação...um piloto ruim e mal humorado é um perigo pra seus colegas, passageiros e pra o próprio avião. Deus o abençoe comandante Francisco Perez.


Atitude 👏👏👏✈️🎯

Merece ser compartilhado!






Parabéns
 comandante!

Trabalhei com o Comandante Perez na TAM e tive o prazer de fazer treinamento junto com ele. Ele era a simpatia em pessoa e quando meu celular tocou a Marcha Imperial de Star Wars, ele veio me mostrar que o dele também tinha. Encontrei ele recentemente, agora como diretor, e ele continua a mesma pessoa simples e acessível. Não conhecia a história dele, e de verdade, achava que era só mais em exemplo da elite branca. História emocionante que me faz entender como a TAM chegou onde chegou e porque ela deixou de existir

Parabéns
 deus abençoe.


PARABÉNS
 PELO BELISSIMO TESTEMUNHO DE VIDA E ATÉ FICO ORGULHOSO DE SABER QUE EXISTEM PESSOAS COM BONS EXEMPLOS COMO O SENHOR . DEUS SEMPRE ESTEVE E ESTARÁ GUIANDO SEUS CAMINHOS E DA SUA FAMÍLIA.

Coisa linda adoro, ver esses pilotos com essa roupa fica lindo. É um orgulho para toda a família.

PARABÉNS CMTE,MEUS RESPEITOS 👏👏👏👏👏👏

Um exemplo a ser seguido. Grande abraço Cmte Pérez. 😊

Linda estória de superação. 
Parabéns
 Cmte. Perez.


Parabéns
 !

PARABÉNS
 PELO BELISSIMO TESTEMUNHO DE VIDA E ATÉ FICO ORGULHOSO DE SABER QUE EXISTEM PESSOAS COM BONS EXEMPLOS COMO O SENHOR . DEUS SEMPRE ESTEVE E ESTARÁ GUIANDO SEUS CAMINHOS E DA SUA FAMÍLIA.

Parabéns
 bela história de vida !



Eu tiro meu chapéu

Parabéns
 muito sucesso

ícone de selo
Linda historia

Belíssima história de visa comandante!!!
Parabéns pela sua trajetória e pelos aconselhamento que dá aos jovens...!!!

ícone de selo
Parabéns
 , Comandante Perez! Fiz um pouco deste seu trajeto, mas por infelicidade e vôos agricolas antigos, perdi meu comercial e ai abandonei tudo!!Devia ter brigado mais um pouco , mas precisei parar, e voar só com PP. Parei.

ícone de selo
Tive o prazer de conhecê-lo

,Eu acho maravilhoso, PARABENS E Deus e Jesus os ABENÇOE

PARABÉNS

Nossa um exemplo de vida ímpar Cmte nobre homem de honra!!!

Mamma Mia !

Um bom dia a todos companheiros de aviação

O Comandante Perez foi meu professor na faculdade. Grande aviador e ser humano!


Cmte. Perez foi o orientador do TCC do meu filho Pedro Miller na Anhembi Morumbi. Um grande abraço Cmte.

This is undisputably the grace of God in his life

Fiquei emocionadíssimo com a história do comte. Perez 


A equipe da Latam são de uma simpatia sem igual.

Grande celebridade na Aviação ótimo Comandante história fascinante 🇧🇷🌐✈️👍👏🤝


O relato sobre o cmte Perez da TAM é muito vasto uma história e tanto mas compactando diz que ele em sua grande simplicidade entusiasta da aviação iniciou seu aprendizado ate onde chegou.Passou por muitas fases mas abrilhantou no sucesso celebridade de muita admiração pelo seu conteúdo na aviação.Ele que lutou pelo ideal chegou ao posto máximo de carreira.Sua história incrível está no próprio relato feito por ele em entrevista é de tirar o chapéu figura de muita relevância...🇧🇷👍👏🤝👨‍✈️✈️

👏👏👏💐 
Parabéns
 pela linda história Cmte. Perez.

Parabéns
 Comandante Perez.

Parabéns

Tive o prazer de conhecê-lo, comecei na aviação no auge dos focker 100, ele o cmte Guilherme, Cmte Zilver o Cmte Moreno o Jacó Cmte Oliveira, entre outros, época boa

Parabéns
 cmte😊😄

Parabéns Comandante.


Tive o prazer de conhecer o Cmte Peres na minha passagem pela TAM, grande colega, grande aviador.

parab´sns comandante que Deus o abençoe sempre

Na aviação, e na vida!

Sumidade......

Estória muito bonita


Francisco Paiva Galvao
Linda história

Meu grande amigo Perez, que uma certa noite em 1988, eu o fiz descer de um certo Fokker 27 da TAM, cargueiro, fazendo vôo para o correio, em Guarulhos, na chuva, por causa de um certo falso alarme de fogo, na turbina direita em uma certa taxiway!  Nunca vou esquecer isso!


Sergio Simonsen
Fantástico. Pessoas como o Cmte deveriam ser imortais, para mostrar o caminho do sucesso é feito escalando muitas pedras.


Diogenes L Caldas Britto
Parabéns👏👏 Eu também tive que batalhar meu lugar nada fácil a FAB foi a minha alavanca para impulsionar a minha carreira, fico horrorizado com os jovens de hoje tem tudo ao seu alcance e reclama de tudo ,não tem ânimo pra lutar, sempre que o caminho mais fácil a maioria entra em fria. Mais uma vez parabenizo sua luta e sua glória. Meus parabéns!

Thalison Rodrigo
Ótimo exemplo de superação, uma pessoa que superou dificuldades e venceu na vida.👏👏


Reinaldo Alves
Conheci o Cmte. Perez em 1982, na TRANSBRASIL .
Nos encontramos novamente já na TAM.
Sua história realmente é de muita perseverança, dedicação e profissionalismo.
Uma linda história.
Forte abraço querido Perez.

Patricia Nardini
Parabéns
👮🛫💚💛💙🙏

Laura Berude
Parabéns deus abençoe

Pausar GIF

Parabéns
!

Celso Luiz Stúdio
Administrador
Linda história. Inspiradora.


Parabéns


Lidy Oliveira
Parabéns


Edvaldo Xavier
Parabéns
, pelo seu sonho realizado seu e sua perseverança.🤚🙌😀


Parabéns

Mario Antonio
Muito bom👏👏👏

Parabéns

Edvaldo Gozzi Patricia Petrauskas Gozzi
Parabéns👏👏👏....... incrível a história desse honrado comandante.....

Fellipe Eduardo
Muito bom 


Parabéns






Joel Retamero Castelhano
UMA HONRA FAZER PARTE FAMILHA TRANS BRASIL 14 ANOS

Joaquim Lauria
Minhas homenagem ao grande comandar voei muito com ele enquanto Diretor da Soletur em nossos fretamentos para Porto Seguro e todo o Brasil última vez que nos vimos foi num voo para Nova York saiudades parabéns 👍🙏🏽

Sérgio O. Lima
Tive a honra de trabalhar com esse grande mestre no Simulador do Boeing 777


Bernadete Oliveira
Vou ler com certeza! Admirável ver um pessoa lutar e realizar seu sonho!

Ubirajara Correa
Um exemplo de vida!! Parabens master.

Jose Henrique Macedo
Tive o prazer de voarmos juntos, muitas vzs.

Parabéns

Flavio Coutinho
Exemplos assim são dignos de excelência 



Parabéns


Graça Sotero
Parabéns
💖



José Roberto Marcondes
Saudades.  Executamos Muitos Voos de Experiencias Apos Revisões Checks A-B-C- D e Translados

Bravo 

Angela Arend
Parabéns pela sua trajetória de vida. E, hoje em especial, pelo Dia do Aviador.

Marli Moraes
Parabéns
 a todos os aviadores,




Fatinha Gomes
Parabéns
 e muito sucesso na sua carreira

Parabéns
 comandante. Tua história enriqueceu minha tarde deste sábado. O milagre não existe, nós somos os protagonistas

Hudson Guidoni Carvalho
Isso é saber o que quer ,ter um objetivo de vida ,um sonho,e muita força para lutar, 
parabéns
 cmte.


500




Eledi De Souza Lopes
Deus te abençoe sempre

Magnus Henrique Silva Olzon
Querer é poder, que os nossos Sonhos sejam realizados, 
parabéns
 pelo Dia dos Aviadores.

Karine Cirino
Francisco Conejero Perez olha que bela homenagem! Parabéns pelas conquistas, belíssima trajetória. Foi muito bom voar com o senhor! 

Gilvan Pinheiro
Bem sofrido. E bem realista. Realizado e campeão. A vida e assim.

Parabéns
!!

Miloca Avila Maica
Parabéns
......
Garra e Determinação!

Rita Vilarinho
Parabéns
!!!!!Deus nos surpreende, que maravilha

Magno Ferreira
CAMPEÃO.
Parabéns

Marcus Vinicius Cruz
Que história comandante bom exemplo de humanidade quando estive internado no hospital da guarnição dos afonsos de entrada de um soldado na unidade que eu estava devido uma caixa que estava carregando uma aeronave um Hércules C130 caiu sobre seu rosto e o deixou temporariamente cego seu nome de Guerra Canejo

AZoeira Nãopodeparar
Mesmo que continuasse no ferro velho, teria vencido. Todo trabalho honesto é digno.

Hector Magno
História linda do Comandante Perez. 
Parabéns
Gabriel Peticor Rubio
A foto de fundo não deixa se ter uma leitura aproveitavel. Historia magnifica.

Magno Ferreira
CAMPEÃO.
Parabéns

Eduardo Aquino
Administrador
💯👏👏👏 muito boa a matéria, motivacional! 
Parabéns
 e obrigado por compartilhar conosco.


Ronier Alcantara Lima
Meu sonho é pilotar

Edson Sousa
Emocionante! 
Parabéns
 comandante. Exemplo de força de vontade e superação! Querer é poder!

Edenir Ortiz Martins
parabéns comandante o senhor é um exemplo a ser seguido 🤠👏 achei linda a sua história

Sylvia Giambruno
Que história incrível

Joanermi Chiusi
Texto maravilhoso.....

Ana Delavega Paula
Muito bom 👏👏👏👏 reflexão total 🤩

Celio Zilves
Grande amigo Cmte Paris

Cmte Edgard Baldo
Saúde e paz ☮️ para você amigo.

Ervin Arnold
Administrador
Show 
parabéns

Reinaldo Moreira
E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
Isaías 60:3

Rozanna Freitas
Parabéns
!

Parabéns

Benedito Augusto De Souza
cte perez gente muito fina abração meu irmão

Alzira Tamara
Parabéns

Dóris Sampaio
Parabéns
, vida com sentido.

Julio Cesar Bugre
Parabens👏👏👏Guerreiro.

Leni Carraro Piovezan
Que linda história de vida. 
Parabéns
.

Isola Hinkeldei
Parabéns
!

Bravo 

Parabens


Diógenes Duarte Dos Santos
Parabéns
 Comandante! Parece com a minha,pois também trabalhei na Varig e TAM,hoje sou Condutor de Veículo pesado,e o que pude conseguir com muita perseverança e luta,depois que sai da Aviação,foram 3 anos e 5 meses no seguimento se veículo articulado e pesado,não tenho culpa de não ter permanecido por muito tempo em cada Empresa,pois houveram motivos pra isso,queria permanecer mas sempre acontecia algo...mas saia Sem justa Causa e sempre deixando as portas abertas...hoje saí de uma que a culpa é do preço altíssimo do Diesel,no qual não tenho culpa alguma desse problema atual e quando tenho a melhor Empresa estruturada não me aceitam por causa do tempo de registro em cada Empresa, uma injustiça de algumas Empresa quanto ao critério imposto em cima de mim,pois tem motorista que tiveram o tal problema e entraram nessas Empresas,talvez o motorista mentiu na entrevista? Eu sou honesto e sempre serei nas minhas respostas na entrevistas,não devo nada pra eu mentir pra enganar a tal Empresa que tem seus critérios.E estou pagando o preço de ficar de fora por sou honesto,pode uma situação dessa?

parabéns


Fabricio Ccb
Grande Cmte! Tive a honra de ter aula com esse mestre na UAM.



Americo Domokos
Cmte Perez, uma verdadeira lenda na aviação ! Meus cumprimentos Cmte.

Geraldo Silva Rocha
Parabéns
 Comandante Pérez

Flavio Cunha
Parabéns
.



Lucia Sena
Parabéns
 cmte Deus abençoe vc

Wendel Aragão
Meu professor


Parabéns
!

Miguel Mazza
Excelente pessoa, tive o prazer de conhecer e voar com ele, nos charters que fazíamos entre Mia-Mao-Mia.

Sueli Irwin
Que saudades da Tam antiga táxi aéreo Marília,por onde anda Cmte Euclides Branco Ribas

Parabéns
!

Jorge S. de Aquino
💯👏👏👏 parabéns à este rapaz, que conseguiu realizar seus sonhos!


José Roberto Marcondes
Abrçs Caro Amigo

Ivan Rezende
Fokker 100 , na época que servia almoço em voos domésticos.
Campinas a Porto Seguro a 30 anos atrás.

João Vicente Simão
PARABENS COMANDANTE EXEMPLO ETERNO

Mauro Furtado
Tive a honra de trabalhar por 32 anos na TAM Aviação Executiva, ali tbm conheci vários mecânicos que se transformaram em pilotos, muitos suaram desde estagiários de mecânico e hoje voam pelo mundo. Tudo podemos se realmente quisermos.

Eta tempo maravilhoso.




Quintino Rocha
Tive o prazer de voar com comandante Perez um abraço


Floriza Menezes
💯👏👏👏. Deus abençoe sempre vocês todos