A história de vida do Sr. Alberico deveria ser lida por todos os comandantes, pilotos, comissários. Enfim, todas as pessoas que trabalham na aviação. Ele representa aquele singelo passageiro que diariamente embarca em algum avião nos diversos aeroportos do Brasil e que na maioria das vezes a tripulação não imagina a paixão que cada passageiro pode ter em estar voando.
Alguns passageiros podem estar voando pela primeira vez, outros discretos nem demonstram qualquer sentimento ou sinal por essa emoção. Outros já totalmente emotivos já estrapolam sua paixão e até pedem para serem fotografados e para visitar a cabine do piloto. E por outro lado, a tripulação atribuída em suas atividades não pode dedicar o tempo que gostaria a estes apaixonados pela aviação.
Mas seu Alberico é este passageiro, um apaixonado. Um verdadeiro passarinho dentro do avião, voando pelos céus do Brasil e do Mundo quando está dentro de uma aeronave. Sua paixão, logo foi despertada pelo nosso blog e não deixamos de perder a oportunidade de contar parte de sua história.
Então, com a palavra seu Seu Albelirico :
Eu deveria ter uns 5 anos de idade quando
pegava os talos do jambo rosa e construía alguns aviões e os colocava no quintal.
Então minha mãe varria e levava os talos também e claro que eu chorava muito.
Mas no outro dia eu fazia tudo novamente.
Um dia meu pai trouxe um avião de guerra, mas
eu brincava como e fosse um avião de passageiro. Naquela época passava sobre nossa casa um
avião Caravelle da Cruzeiro. Eu já sabia da hora que ele passava,
aproximadamente às 15:00. E eu só ficava esperando na janela. Quando de repente
ouvia o barulho eu saia correndo, às vezes só pegava a calda do jato, mas
ficava alegre por ter visto. Quando passava qualquer outro avião eu também
corria, não importa o que estava fazendo, brincando, vendo filme ou almoçando.
Lá saia eu correndo.
Sempre morei aqui em Recife. Meu pai foi para
segunda guerra mundial. Trabalhou nos Correios. Tenho cinco irmãos, três homens
e duas mulheres. Só eu gosto de aviões. O aeroporto na época era Aeroporto
Internacional dos Guararapes. Acredito que desde os cinco anos que eu gosto
de aviões.
Tinha uma prima que morava perto do
aeroporto, minha irmã me levou lá na casa dela. Eu ficava besta admirando
os aviões quando subiam. Lá tinha um lugar que dava para ver o aeroporto. Então,
eu ficava olhando os aviões e esperando o carro levar ele para sair quando ele
decolava ai eu dava uma carreira para casa dela e esperar o avião passar fui
várias vezes dormir lá somente para ver os aviões.
Quando eu tinha uns 10 anos, num domingo a
tarde eu estava no muro de minha casa. Tínhamos um banquinho de cimento e
fícávamos vendo a rua. Meu irmão maior estava perto quando de repente apareceu
um teco teco bem baixo e soltou duas bolas de plástico. Uma azul e eu acho que
a outra era amarela em cima da gente, meu irmão pegou a azul e a outra caiu
longe era propaganda de açúcar Sublime.
São pequenos detalhes que vou me lembrando ao contar minha história. Nessa época não haviam prédios por perto como agora tem. Até nessa idade eu também podia estar tomando café, almoçando ou jantando quando subia um avião eu saia correndo, tinha dificuldades até de dormir porque ficava querendo ver.
São pequenos detalhes que vou me lembrando ao contar minha história. Nessa época não haviam prédios por perto como agora tem. Até nessa idade eu também podia estar tomando café, almoçando ou jantando quando subia um avião eu saia correndo, tinha dificuldades até de dormir porque ficava querendo ver.
Meu primeiro voo foi num Hércules C130, eu
tinha uns 8 ou 9 anos eu chamava de avião do Batom porque ele tinha o bico
pintado de vermelho ou chamava de avião de quatro motores. Meu primeiro avião
comercial foi um 727-100 Trans Brasil pra São Paulo depois foi 767-00 Varig
737-200Varig 737-400 Trans Brasil 737-700 800 777-200 Alitalia A321 Alitalia
777-200 Ellal A330-200 Tap e outros.
Meu sonho sempre foi entrar num 747 Jumbo.
Sempre ia toda semana no aeroporto olhar eles. Mas depois da reforma ficou
muito ruim de ver os aviões.
Descobri os aviões de metal e outras pessoas
malucas como eu, através da internet. Então, passei a colecionar os modelos de
escala 1/200. Passei a ser amigo e comprar do Pedro Miniaturas, do Hilton Mazur
e do Alan Soares que customiza e de outros.
O primeiro 747-200 que eu vi foi da TAP. Depois foi Air France, sempre ia toda segunda feira no aeroporto para ver o 747 da TAP as 21:40. Depois trocaram de avião, então parei de ir. Depois surgiu o Air France, mas ficava em casa porque ele decolava às 23:15, mas ficava em casa esperando ele passar bem longe, via ele bem pequeno e ficava feliz só por ter visto só uns quinze segundos. Com certeza os pilotos nem imaginam que nós apaixonados fazemos tudo isso pela nossa paixão.
O primeiro 747-200 que eu vi foi da TAP. Depois foi Air France, sempre ia toda segunda feira no aeroporto para ver o 747 da TAP as 21:40. Depois trocaram de avião, então parei de ir. Depois surgiu o Air France, mas ficava em casa porque ele decolava às 23:15, mas ficava em casa esperando ele passar bem longe, via ele bem pequeno e ficava feliz só por ter visto só uns quinze segundos. Com certeza os pilotos nem imaginam que nós apaixonados fazemos tudo isso pela nossa paixão.
Minha primeira tentativa de voar não deu
certo. Foi na Semana da Asa. Fui com minha prima que conhecia alguém lá da Base
Aérea. Deveria ter uns nove anos. Quando chegou a minha vez cancelaram o voo.
Já estávamos na pista, falaram que o pneu estava gasto.
Não desisti, em outra oportunidade fui
novamente e desta vez conseguir voar num Hércules C 130. Tinha um janelão atrás
e tinha soldados na frente. Depois que decolou, percebi que dentro fazia
muito calor. Nós não usávamos cinto e ficaram algumas pessoas na frente, só
depois que decolou que eu vi, mas me lembro de muitas coisas, a sombra no mar
no chão as pessoas bem pequenas, fazia muito calor e tinha muita turbulência,
apesar da altura baixa e devagar.
Mas não tive medo nenhum ao descer tinha um hangar entrei numa sala e procurei água, estava morrendo de sede, achei uma geladeira e não vi copo nenhum. E não quis nem saber, peguei a garrafa e bebi pelo gargalo quase toda a garrafa. Algumas pessoas ficaram rindo.
Mas não tive medo nenhum ao descer tinha um hangar entrei numa sala e procurei água, estava morrendo de sede, achei uma geladeira e não vi copo nenhum. E não quis nem saber, peguei a garrafa e bebi pelo gargalo quase toda a garrafa. Algumas pessoas ficaram rindo.
O primeiro jato comercial foi num 727-100 da
Trans Brasil. Fui no corredor, mas ele fez escala em Brasília e tinha duas
freiras na janela aí eu pedi para sentar na janela até São Paulo depois que
desceu procurei elas e agradeci. Na volta foi num 707 Trans Brasil, a noite
fiquei na janela tive sorte porque o avião já estava cheio e não tinha lugar
marcado.
Sempre que viajo peço para ficar na janela. Em uma viagem de Israel pra Paris eu perdi voo e fui realocado mais tarde em outro avião. Me colocaram no meio do avião um 777-200 da Ellal. Fiquei doidinho porque não estava na janela. Ele estava cheio só restava três lugares não tive duvida corri e me sentei na janela eu acho que uns três minutos depois sentaram duas moças do meu lado eu tinha pego o lugar de uma delas. Mas elas não reclamaram. Uma era francesa e ela me falou que o marido dela era brasileiro, o voo internacional foi ótimo.
Já entrei na cabine de um 737-400 da Trans
Brasil a noite. Cheguei a passar eu acho que mais de quinze minutos. Até pedi
para eu ir me sentar que ia pousar e também vinha outro avião e ele piscou as
luzes para o outro avião, mas eles não deram sinal.
Também entrei num 767-300 da Varig, tirei
foto de tudo lá dentro, até de dentro do banheiro. Eu nao bebo, porém nesse voo
da Varig que peguei aqui em Recife e que estava retornando de Porto, Lisboa. Eu
me atrevi a beber um vinho do porto. Após fui ao banheiro e já não sabia mais
aonde estava o meu assento. Passei do meu lugar e morria de vergonha procurando
o meu assento. Mas encontrei ele.
Nunca tive medo de voar. Adoro fazer
escalas. Viajei pela Trans
Brasil, pela Varig. Engraçado que fui a São
Paulo com a tripulação da GOL no avião da BRA. Também percebi que o assento da Trans
Brasil tinha o cinto da Varig. Realizei voos internacionais da
Alitalia, Tap e Ellal.
Certa vez comprei um relógio pela revista num
voo de ida da Tap. Ao voltar quando abri a mala no Brasil na minha casa, só
estava a caixa vazia. Roubaram meu relógio não sei se foi no hotel ou no
aeroporto. Sempre achei as aeromoças extremamente educadas e a alimentação
muito boa. Adoro turbulência e escalas. Gosto também de trazer as revistas de
bordo e algumas mantas de cobertor. Mas nunca peguei talheres, somente os
copos de plásticos eu coleciono.
Hoje tenho 51 aviões de metal 1/200, 12 de
ferro daqueles de shopping do pequeno, 16 grandes de outros materiais e alguns
por encomenda com Irmãos do Ar e com o Francisco. Também compro do Hiltom
Manzur, Pedro Miniaturas e Alan Soares que customiza. Devo ter uns 8º de Guerra
do amigo Hilton Manzur, um DC3 e depois um 737-400 1/200 pelo aniversario que
me deu de aniversário.
Já fui no Domingo Aéreo, no Campo de Marte em
São Paulo. As pessoas ficam admiradas, mas sempre que chega um novo avião,
minha mãe reclama ela fala “Outro Alberico Bezerra de Melo,” Mas pra quem
gosta nunca tem fim o problema agora é falta de espaço.
Meu avião preferido é o 747. Tenho um carinho também pelo ANTONOV 225 1/200 e pelo A360-600, mas gosto de todos os aviões
No dia que caiu o A 330 da Air France eu estava aqui no aeroporto indo para Guarulhos e no dia seguinte eu
para o Egito. E depois para Israel. Ficamos sabendo do acidente no aeroporto.
Mas não fiquei com um pingo de medo foi na época que Obama estava visitando o
Egito e lá ficávamos acompanhando as noticias do acidente.
Colecionava a revista Flap perdi mais de
trezentas e mais outros tipos por causa do cupim. Depois comprei mais algumas. E
coleciono cartões postais de aviões parei com 215 incluindo os aeroportos
O aeroporto daqui antes da reforma víamos
quando o avião vinha bem longe o farol acesso até parar e ficava bem perto
podíamos ouvir o barulho bem alto pra quem gosta era uma harmonia e as vezes o
cheiro do combustível queimando e na decolagem víamos até ele sumir, mas hoje
está muito ruim. Logo depois que o avião decola não se enxerga mais nada. Acaba
os sonhos. Deveria ter um local melhor pra quem gosta de apreciar os aviões. O
aeroporto foi modernizado, mas preferia o aeroporto anterior
COMENTÁRIOS
Clóvis Muniz
Amei a história contada com amor e sem palavras rebuscadas !
Parabéns pela linda narrativa ! Parabéns aos apaixonados por ferrovias e aerovias !!!
Darlan Ferreira
Cara achei o máxima sua história, show de bola! Diverti-me pra caramba na história do vinho do Porto, que vc não bebe e errou assento. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Da próxima vez não beba e traga para mim um vinho do Porto, assim vc não erra mais o assento. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Showwwwww e bravooooo 👏👏👏👏👏
Marisa Lucchiari Nunes
Airton Souza
Linda história !!!
Cmte Sandro
Top
Walter Furtado Furtado
BOAS HISTÓRIAS, BELOS DIAS!
Helio Arruda
Parabéns por sua belíssima aventura em prol da aviação !!! Isso, de fato, é amor por uma atividade sonhada e criada por Alberto Santos Dumont , o Pai da Aviação!!!! Reitero os Parabéns Sr. Alberico 👏👏👏
Jayme Aurora
Francisco Haroldo Haroldo
COMENTÁRIOS
Clóvis Muniz
Amei a história contada com amor e sem palavras rebuscadas !
Parabéns pela linda narrativa ! Parabéns aos apaixonados por ferrovias e aerovias !!!
Darlan Ferreira
Cara achei o máxima sua história, show de bola! Diverti-me pra caramba na história do vinho do Porto, que vc não bebe e errou assento. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Da próxima vez não beba e traga para mim um vinho do Porto, assim vc não erra mais o assento. Ahahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Showwwwww e bravooooo 👏👏👏👏👏
Marisa Lucchiari Nunes
Que Legal !!! Sou da mesma opinião que ele. Aeroporto tinha
que ter uma varanda para os aficionados. Quando era pequena meu pai levava as
filhas para a varanda de Congonhas. Era maravilhoso!!
José Mario Val
E eu pensei que gostava de avião... Parabéns!!! Senhor Alberico!!!
José Mario Val
E eu pensei que gostava de avião... Parabéns!!! Senhor Alberico!!!
Airton Souza
Linda história !!!
Cmte Sandro
Top
Walter Furtado Furtado
BOAS HISTÓRIAS, BELOS DIAS!
Amei
sua linda história! Tbm gostava de ver os aviões na "praia dos
paulistas" rs, na hora do almoço,alguém lembra?em Congonhas, hj não
existe mais.
Henrique Pergola
Henrique Pergola
Que história linda e que paixão!
P A R A B É N S
P A R A B É N S
Helio Arruda
Parabéns por sua belíssima aventura em prol da aviação !!! Isso, de fato, é amor por uma atividade sonhada e criada por Alberto Santos Dumont , o Pai da Aviação!!!! Reitero os Parabéns Sr. Alberico 👏👏👏
Jayme Aurora
Parabéns
pela paixão, muito legalFrancisco Haroldo Haroldo
E verdade!!! Vc no C- 130 eu em um DC-3....em 1968.... Fortaleza x Rio de Janeiro...