Sonhos estão conosco para serem
realizados, acredite e tenha fé que tudo dará certo!
O balonismo para quem tem dinheiro, o piloto se forma em duas semanas. No
meu caso como eu não tinha dinheiro eu levei dez meses. Muitos
recomendavam
para eu desistir porque eu não teria sucesso e condições financeiras.
Nada foi fácil financeiramente. As taxas para quem não tem dinheiro,
desde a CMA,a Caderneta, os Exames, as Horas de Voos. Meu treinamento
iniciou em Novembro e finalizei em Abril. Haviam também pessoas que me
estimulavam a não desistir. E acima de tudo tenho muito a agradecer a
várias pessoas que além de estimular também colaboraram e ajudaram de
uma ou outra forma para meu sonho se concretizar. De certa
forma eu aceitei em fazer essa matéria em agradecimento a estas
pessoas e também para mostrar a todos que se acreditarem em si próprios e
se lutarem por seus sonhos poderão chegar lá,
como eu cheguei.
Sou o Jair Grillo, nasci em Campinas em 1983, após alguns
meses de nascimento já comecei a tirar o sossego de meus pais. Nem esperei começar a caminhar para alucinar a vida de todos ao meu redor. Começaram a surgir algumas manchas roxas em meu corpo e foi diagnosticado como "púrpura", quase
uma leucemia. Os médicos alertaram da gravidade e as chances de ocasionar um óbito era de grande
possibilidade, meu pai sem
grandes condições financeiras começou a vender o que podia para tentar um
melhor tratamento com mais agilidade.
Fui tratado pela UNICAMP hospital que até hoje serve de referência na
medicina brasileira. Fiquei internado por
meses, onde por várias e várias noites e dias ficava amarrado para poder tomar as
medicações, eis que pela idade e agitação não parava e não deixava com que as enfermeiras
colocassem agulhas para soros e outros medicamentos.
Passados alguns meses conseguimos
nos livrar da parte mais perigosa da doença, tendo assim alta hospitalar e
continuando o tratamento em minha residência, porém, ainda existia um pequeno
problema a ser resolvido pelo meus pais, sendo os custos do hospital ainda não havia sido sanado por
completo. Foi então que meu pai assinou várias notas promissórias para eu poder
ser liberado e retornar a minha casa. A doença foi vencida, mas até hoje tenho
que estar realizando exames de anemia, para controlar as plaquetas e evitando
com que tudo um dia possa voltar. Porém, pela graça de Deus nunca mais tive nem
sintomas de anemia.
Morávamos em Campinas e a vida não era tão fácil, meu pai sempre trabalhando na área comercial e as vezes precisava estar ausente viajando pela empresa. Nos mudamos para uma cidade vizinha em Sumaré, onde moravam alguns parentes como minha bisavó , tias, primos e primas. Avida em Nova Veneza não era nada fácil. Passávamos por muitas dificuldades financeiras, nunca fome, mas também nada em abundância. Foi nesse bairro foi onde comecei a ter contato real com a vida, comecei a brincar na rua, realizar minhas primeiras amizades, fui para a escola. Era uma vida bem difícil a dos meus pais. Porém, nunca nos deixou faltar nada.
Morávamos em Campinas e a vida não era tão fácil, meu pai sempre trabalhando na área comercial e as vezes precisava estar ausente viajando pela empresa. Nos mudamos para uma cidade vizinha em Sumaré, onde moravam alguns parentes como minha bisavó , tias, primos e primas. Avida em Nova Veneza não era nada fácil. Passávamos por muitas dificuldades financeiras, nunca fome, mas também nada em abundância. Foi nesse bairro foi onde comecei a ter contato real com a vida, comecei a brincar na rua, realizar minhas primeiras amizades, fui para a escola. Era uma vida bem difícil a dos meus pais. Porém, nunca nos deixou faltar nada.
Outro fato
relevante em minha vida, foi uma viajem ao qual
fomos até a cidade de Sorocaba visitar meus parentes. Onde numa curva acentuada estoura a bandeja que compõe o sistemas de suspensão do veículo,
fazendo que com isso meu pai perdesse a total direção do carro passando direto
em tal curva, e por fim capotando o veículo por várias vezes. Só sei que acordei em um lugar totalmente
desconhecido e sem ninguém dos meus parentes a minha volta, pois, fomos
separados e levados um para cada unidade hospitalar.
Acredito mesmo que minha vida
começou de verdade no ano de 1992 quando eu já estava com oito anos de idade, e
meu pai desempregado decidiu procurar por ajuda de meu tio que morava na
cidade de Sorocaba e ele trabalhava em uma empresa de bebidas em uma cidade
chamada Boituva, nunca havíamos ter escutado o nome Boituva. Como
estávamos em uma situação bem precária meus pais decidiram mudar e tentar a
vida nesse novo lugar, quando viemos embora a esse novo lugar uma cidade bem
pacata, muito pequena em vista da imensa cidade de Campinas. Chegamos sem
recurso nenhum, para podermos nos manter nos primeiros meses. Não tínhamos nenhuma reserva de dinheiro e foi assim que minha mãe começou a vender suas
coisas de casa, como armário de cozinha e outras coisas, para colocar comida na
mesa de casa
Foi muito rápido para que meu pai com toda sua capacidade subir de cargo na empresa e passar a comandar a área de expedição. Desta forma, a vida começa a nos sorrir e as coisas começaram a melhorar gradativamente, lembro que meu aniversário naquele mesmo ano de 1992 quando estava completando nove anos de idade foi uma festa sem precedentes com tudo o que tinha direito e muito mais. Dali nunca mais saímos da cidade Tendo ela como uma paixão e por nos acolher tão significativamente aprendemos a amar esse local. E essa cidade já havia uma área turística voltada ao paraquedismo e por sua topografia ser plana e ter condições climáticas favoráveis se tornou a CAPITAL NACIONAL DO PARAQUEDISMO. Comecei a ter contatos com essa área mágica que é o mundo da aviação, porém, o contato era apenas visual por ser muito novo e não ter condições financeiras para estar envolvido,
Foi muito rápido para que meu pai com toda sua capacidade subir de cargo na empresa e passar a comandar a área de expedição. Desta forma, a vida começa a nos sorrir e as coisas começaram a melhorar gradativamente, lembro que meu aniversário naquele mesmo ano de 1992 quando estava completando nove anos de idade foi uma festa sem precedentes com tudo o que tinha direito e muito mais. Dali nunca mais saímos da cidade Tendo ela como uma paixão e por nos acolher tão significativamente aprendemos a amar esse local. E essa cidade já havia uma área turística voltada ao paraquedismo e por sua topografia ser plana e ter condições climáticas favoráveis se tornou a CAPITAL NACIONAL DO PARAQUEDISMO. Comecei a ter contatos com essa área mágica que é o mundo da aviação, porém, o contato era apenas visual por ser muito novo e não ter condições financeiras para estar envolvido,
Aos quinze anos conheço a Zizi e o Costa que tinham uma
floricultura na cidade chamada de BoituVerde, eu tinha dois amigos na época que
trabalhavam nessa floricultura e comecei a frequentar esse local e os
proprietários me deram uma oportunidade de trabalhar em seu estabelecimento. O melhor ainda estava por vir. E sem que eu soubesse eles eram uma família
de paraquedistas e vieram morar na cidade devido ao CNP CENTRO NACIONAL DE PARAQUEDISMO. O Costa tinha um avião e lançava paraquedista na área de salto.
Um dia estávamos em um trabalho de jardinagem e o Costa me disse, “pare tudo o que está você fazendo e me acompanhe”, eu sem perguntar nada segui as suas orientações e no caminho percebi que ele não se dirigiu ao estabelecimento como de costume e foi para outro lugar distante. Logo avistei um avião e um grupo de paraquedista. Desci do carro e fiquei observando tudo com os olhos brilhando por estar tão perto de uma aeronave. Foi possível observar o avião de pertinho e por dentro e escutar o barulho de seu motor, foi amor à primeira vista.
Os paraquedistas começaram adentrar na aeronave, fui me retirando para conceder os lugares para os paraquedistas e sai um pouco triste do avião. E então para minha maior e melhor surpresa foi ouço o Comandante Costa falar alto “fique, hoje você voara comigo”, fiquei anestesiado e sem palavras, quando o avião se posicionou na cabeça da pista para se preparar para a decolagem parecia que eu estava em um sonho e aquilo não era realidade. Fiquei ajoelhado perto do painel, bem na frente do avião. O impulsionar do motor, a velocidade sendo obtida ao longo da pista e então a magia eu pela primeira vez desencosto do solo e sinto a incrível sensação de estar voando, olhava pela janela do avião com uma emoção sem descrição e puder jurar que um dia iria viver dessa vida, seja da forma que for, mais um dia estaria nos ares novamente, como um profissional. Ele começou a realizar manobras e rasantes, passou por cima da floricultura. Me mostrou um ângulo diferente da cidade. Eu delirava, nunca tinha nem sequer imaginado voar de avião.
Quando nós pousamos, eu sai correndo e pedi para ele se eu poderia ir na minha casa, queria contar a todos sobre minha aventura. Contar aos meus pais. Fui correndo e pulando para casa. Ao chegar em casa e entrei aos gritos "pai ..... mãe .. pai.... mãe.... " Todos vieram ao meu encontro assustados e preocupados, porque nunca me viram assim e até pensaram que algo ruim tivesse ocorrido então eu lhes disse "eu voei de avião". Todos ficaram sem entender nada. Como assim "voou de avião".
Saiu de casa para trabalhar ali na esquina na floricultura e chega em casa dizendo uma coisa dessas. Então, contei a todos de minha bravata. Meus pais ficaram assustados. E perguntaram se eu não havia ficado assustado e como medo. Se eu havia ficado doido. Eu lhes disse que não. Que havia sido a melhor sensação da minha vida. Sentir o vento no rosto e olhar tudo lá de cima. e lhes disse que um dia eu seria piloto de avião. Foi algo inexplicável, só quem passou pelo que passei que pode explicar.
Com o passar dos anos a vida tomou rumos diferentes, cresci, comecei a trabalhar
e fui deixando esse sonho de ser piloto de lado. Haviam prioridades a serem cumpridas.
Mas em 2006 iniciei um negócio próprio, onde as condições voltaram a melhorar e
um de meus fornecedores tinha em seu poder um aeromodelo, quando ele me mostrou
aquele brinquedo tão elegante, com uma potência imensa para o seu tamanho,
novamente me vem aquela sensação de estar faltando algo em minha vida. E era
aquele sonho de criança sobre a vida aeronáutica.
Enfim com muita insistência
consegui comprar esse aeromodelo, fiquei extasiado com aquele brinquedo. Porém,
havia um pequeno e grande problema, eu não sabia pilotar esse aeromodelo. Argumentei a esse fornecedor, “como é com quem irei aprender a
pilotar”, ele me disse, “tenho um conhecido na cidade de Itu que domina
esse equipamento, vou falar com ele e lhe aviso”, esperei por dias sua resposta,
até quem um dia foi marcado para estarmos na cidade em um aeroclube local.
Para minha surpresa esse aeroclube era um local de voos de ultraleves e por ali eles davam aulas para conseguir o breve de piloto, novamente vem em mim toda a euforia de poder voar e ser um trabalhador dos ares, e dei início a esse tão sonhado plano, realizei alguns exames e iria iniciar as aulas práticas. Todavia, em meados de 2008, uma separação conjugal me faz afastar de minha filha Grazielly, que na época estava com dois anos de idade e para mim era a razão de toda a luta que eu enfrentava. Sendo que eu já tinha uma filha ao qual eu tinha muito pouco contato chamada Wendy Poliana que me separei de sua mãe quando ainda estava grávida indo embora para Santa Catarina e só fui a conhecer após um ano e meio.
Eis, que fico novamente sem chão, entro em uma
depressão sem precedentes e começo a perder tudo o que havia conquistado e
novamente deixando de lado todo sonho e toda ambição de ser piloto. Naquele
mesmo ano conheci a minha atual esposa Regina e começamos um relacionamento,
uma mulher centrada e com objetivos na vida e tive o prazer de receber um presente especial um novo filho, meu enteado Gabriel Monteiro que hoje com 16 anos me tem como pai e me respeita com carinho e amor. E foi com o apoio de minha esposa e
de meus pais com muita luta e que consegui vencer a depressão.
Em outubro de 2012 nasceu o meu
filho Nicolas e tudo o que eu havia passado até aquele momento parece sumir de minha
vida. Com outra cabeça e com responsabilidades, decidimos voltar a
morar na cidade de Boituva e voltou meu sonho de ser um piloto.
Passados alguns meses tento uma vida diferente de
vendedor ambulante. Comprei duas Kombi e saio para a rua tentar a
vida Onde durou apenas três meses e começaram a vir os prejuízos e
novamente me vejo em uma situação totalmente complicada, só que dessa vez estava
casado com filhos para sustentar, muitas das vezes nessa época quem pagou meu
aluguel e minhas despesas foram meus pais e meus irmãos, eis que tento
novamente a loja de acessórios automotivos, porém, o mercado havia mudado e eu
não imaginava que estaria tão fraco ter esse tipo de comercio.
Essa loja sem
movimento algum nem para pagar suas próprias despesas, eis, que escuto um carro
vendendo ovos na rua e verifiquei a movimentação que ele provocava nas
famílias, de bate pronto comecei a vender as coisas que ainda restavam na loja
por preço de custo até mesmo para outros lojistas da cidade, consegui juntar
algum dinheiro e fui atrás comprar esse ovos para revender. Não foi
tão fácil como eu imaginava, ninguém me passava onde eles conseguiam a
mercadoria.
Não desisti e encontrei o local. Na época eu estava com uma perua Escort um carro de porta malas grande, sem documentos, e não perdi a minha fé, enchi esse carro com várias
caixas de ovos e fui a luta. Em pouco tempo percebi que a venda dos ovos conseguiria manter a casa sem grandes sobras, mais não iria faltar
o básico em nossa mesa e vivi por anos realizando essas vendas...
Com essas vendas de ovos e por
ter uma qualidade muito boa, passamos a conseguir clientes fiéis que iam em
casa buscar essa mercadoria e desses clientes havia um que todo final de semana
estava em minha porta comprando várias cartelas, logo percebi que ele não era
morador aqui da cidade e por meses e meses esse cliente comprando começamos a
pegar uma certa e pequena amizade e seu nome é Fabio Salvador, até que um dia o
Fabio aparece em meu portão para buscar as cartelas de ovos como de costume,
porém, naquele dia ele foi com uma camionete caracterizada com balões.
Então
perguntei, “Fabio você trabalha com balões?, então ele me reponde, “sim sou
piloto”, naquela mesma hora vi uma luz no fim do túnel e aquele sonho que
estava apagado voltou a acender e essa chama tomou forma e logo disse, “ poxa
Fabio eu sou completamente doente por aviação, será que você não conseguiria me
encaixar para trabalhar?”, e Fabio, “posso tentar te colocar em uma equipe,
para trabalhar no resgate, mais olha lá não vai me decepcionar”.
Passados alguns dias em uma sexta
feira, Fabio me liga para que eu estivesse na área de paraquedismo no sábado as
10 horas da manhã, para me apresentar para uma equipe, aquela noite não
consegui dormir, esperando ansiosamente para chegar o horário e eu estar lá,
dado o horário compareci ao local combinado e fui apresentado a empresa AVENTURAR BALONISMO. E então fui
apresentado a Manu, ela quem formava as equipes de resgate, passados alguns
dias meu telefone toca, uma moça me pergunta, ” amanhã você pode estar aqui na
sede par realizar o resgate? ”
Pronto lá se vai mais uma noite
sem dormir, apenas pelo motivo que iria estar perto de uma aeronave e iria conhecer
um balão, sem ter noção do tamanho de sua grandeza, enfim tenho meu primeiro
contato.
Passados alguns dias já
completamente apaixonado pelo BALONISMO,
conheço uma figura ilustre conhecido como Zé Pardal.
De imediato ele viu em mim uma
gana enorme de querer voar e aprender como pilotar uma aeronave de tamanha
grandeza e sempre me prometendo a primeira oportunidade eu te coloco no cesto
para você voar, dali então todos os dias que ia no resgate sempre estava com
aquela sensação, hoje vou voar, mais nunca dava certo, devido ao número de
passageiros os balões estavam sempre cheios, mais continuei aguardando
firmemente a possibilidade de realizar esse tão sonhado voo e sentir essa brisa
suave de voar de balão, porém, meses e meses passando e eu numa agonia tremenda
acreditando que aquilo não iria rolar e se eu quisesse um dia voar teria que
arrumar o dinheiro e pagar a vaga, quando eu já estava me conformando com a ideia de que não conseguiria, me vem uma surpresa.
Preparamos o balão e o Comandante Zé Pardal coloca a aeronave em pé e segundos antes da decolagem, eis, que Zé Pardal me diz, ”Jair para dentro do cesto agora”, eu fiquei sem reação e mais que depressa fui adentrando no cesto com uma sensação de medo e euforia, agradecendo sem cessar a Deus por essa oportunidade, então a mágica acontece novamente em minha vida saio novamente do chão e começo a tocar os ares numa fração de emoção sem tamanho e tentando imaginar como pode um instrumento desse tamanho e com toda essa estrutura e peso se tornar tão leve ao toque do piloto. Bem abaixo as minhas reações....
Quando eu decolei de balão, a primeira coisa que fiz foi fotografar com o celular todas as imagens possíveis minhas do balão e lá de baixo. E já comecei a enviar no grupo da família, para minha esposa e para amigos.A tecnologia avançou muito rápido e as coisas chegam muitas vezes na nossa frente. Quando retornei a minha casa e fui conversar com minha esposa realizado e feliz porque havia conseguido subir mais um degrau na vida. Mais um passo na minha vida. Ainda chorando com a minha realização pessoal. E acreditando que agora iria me tornar piloto de balão, por mais que ninguém acredite, eu vou me tornar piloto. Fui na casa da minha mãe em seguida mostrando todas as fotos feliz e radiante de alegria, sorrindo muito e muito feliz. Com uma emoção muito forte, porque Deus estava me dando essa oportunidade de realizar mais um sonho na minha vida.
Preparamos o balão e o Comandante Zé Pardal coloca a aeronave em pé e segundos antes da decolagem, eis, que Zé Pardal me diz, ”Jair para dentro do cesto agora”, eu fiquei sem reação e mais que depressa fui adentrando no cesto com uma sensação de medo e euforia, agradecendo sem cessar a Deus por essa oportunidade, então a mágica acontece novamente em minha vida saio novamente do chão e começo a tocar os ares numa fração de emoção sem tamanho e tentando imaginar como pode um instrumento desse tamanho e com toda essa estrutura e peso se tornar tão leve ao toque do piloto. Bem abaixo as minhas reações....
Quando eu decolei de balão, a primeira coisa que fiz foi fotografar com o celular todas as imagens possíveis minhas do balão e lá de baixo. E já comecei a enviar no grupo da família, para minha esposa e para amigos.A tecnologia avançou muito rápido e as coisas chegam muitas vezes na nossa frente. Quando retornei a minha casa e fui conversar com minha esposa realizado e feliz porque havia conseguido subir mais um degrau na vida. Mais um passo na minha vida. Ainda chorando com a minha realização pessoal. E acreditando que agora iria me tornar piloto de balão, por mais que ninguém acredite, eu vou me tornar piloto. Fui na casa da minha mãe em seguida mostrando todas as fotos feliz e radiante de alegria, sorrindo muito e muito feliz. Com uma emoção muito forte, porque Deus estava me dando essa oportunidade de realizar mais um sonho na minha vida.
Rapaz que sensação maravilhosa,
então dou início a mais um projeto de vida de me tornar piloto de balão, porém,
como? Para se tornar um piloto de balão você tem que ter um breve regulamentado
pela ANAC, e não custa tão barato assim para tirar esse breve,
temos que passar por várias etapas, exames médicos conhecido como CMA,
cursos teóricos e práticos, no mínimo 16 horas de aulas práticas, sendo 8 com
um piloto devidamente habilitado, oito horas com um instrutor devidamente
credenciado pela ANAC, e a prova
final com um examinador devidamente
credenciado a ANAC
De imediato pensei comigo, nunca terei como realizar isso, pois, tenho que sustentar minha família e não tenho condições de pagar todas essas tarifas, hoje um breve concluído gera um investimento de aproximadamente R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais), mas não perdi a esperança e fé, e as coisas começaram a acontecer naturalmente, a insistência do Zé Pardal, a minha vontade e curiosidade me fez ter a coragem de falar com uma pessoa que todos achavam que nunca daria oportunidade, essa pessoa Miguel Leiva sócio e proprietário da AVENTURAR BALONISMO.
De imediato pensei comigo, nunca terei como realizar isso, pois, tenho que sustentar minha família e não tenho condições de pagar todas essas tarifas, hoje um breve concluído gera um investimento de aproximadamente R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais), mas não perdi a esperança e fé, e as coisas começaram a acontecer naturalmente, a insistência do Zé Pardal, a minha vontade e curiosidade me fez ter a coragem de falar com uma pessoa que todos achavam que nunca daria oportunidade, essa pessoa Miguel Leiva sócio e proprietário da AVENTURAR BALONISMO.
Então fui até sua sala e o Comandante Zé Pardal já havia lhe falado de minha vontade de me tornar piloto, cheguei com um
pouco de receio para falar com o Comandante Miguel Leiva, mais criei coragem e fui, foi então que
ele me argumentou, “você quer se tornar um piloto, para se tornar um piloto
você terá que ter muitas responsabilidades e não simplesmente pegar um
equipamento e sair voando, ai eu te pergunto você acha que está preparado? ”,
então eu respirei fundo e lhe respondi, “acredito que tenho que me preparar
muito mais, mais peço a oportunidade, não tenho dinheiro para realizar esse
sonho e vejo uma possibilidade de aprender aqui contigo”, ele indaga, “aqui não
somos uma empresa de formação de alunos e sim somos uma empresa de turismo e
passeios de balão, porque você acharia que eu lhe brevetaria?
Com um pequeno amargo e acreditando que não daria certo essa conversa lhe respondo, “ acredito que minha paixão e vontade de ser um piloto falar mais forte que qualquer rejeição e me tornarei um piloto um dia, mesmo que seja para realizar um único voo e depois partir dessa vida”, então ele mexe em seu computador e me entrega nas mãos uma lista de exames a ser realizados, o famoso CMA, porém, ele indaga novamente, “você terá que mostrar para mim que posso lhe ajudar e quando eu achar que está pronto para começar as aulas eu te avisarei, estou lhe dando a vara, agora consiga o peixe”.
Sai de sua sala pulando de alegria com um sorriso que não cabia no rosto, acreditando que tudo estava resolvido, sem ter a mínima noção do que ainda enfrentaria par me tornar um piloto, então naquela mesma semana fui atrás de saber como seria o procedimento desses exames e novamente uma surpresa, os valores não condiziam a minha realidade financeira, e mais uma vez vi os meus planos novamente para a gaveta, mais sempre acreditando que eu estava no caminho, foi então que devido a oportunidades comecei a ter contato com os instrumentos onde comecei a realizar as partes teóricas, sem que eu percebesse os pilotos estavam me ensinado tudo o que eu poderia aprender sobre um balão, do que ele era feito, como é a estrutura do equipamento, como uma balão levantava voo, qual o tipo de gás utilizado nas aeronave.
Para que serviam os instrumentos que o piloto tinha em suas mãos, para servia o TAP, eis que um dia como qualquer outro, fui fazer equipe para o Comandante Mauricio Leiva, e para minha total surpresa ele me manda colocar o balão de pé. Corri para a frente do maçarico e comecei a inflar o equipamento, nisso estava chegando os passageiros e o Comandante Miguel Leiva, fiquei apreensivo com sua reação, acreditando que ele não iria gostar de ver aquilo, pois, eu nunca havia colocado um equipamento em pé e para minha surpresa Miguel bate uma foto e posta na página oficial da empresa, Jair em início de adestramento”.
Com um pequeno amargo e acreditando que não daria certo essa conversa lhe respondo, “ acredito que minha paixão e vontade de ser um piloto falar mais forte que qualquer rejeição e me tornarei um piloto um dia, mesmo que seja para realizar um único voo e depois partir dessa vida”, então ele mexe em seu computador e me entrega nas mãos uma lista de exames a ser realizados, o famoso CMA, porém, ele indaga novamente, “você terá que mostrar para mim que posso lhe ajudar e quando eu achar que está pronto para começar as aulas eu te avisarei, estou lhe dando a vara, agora consiga o peixe”.
Sai de sua sala pulando de alegria com um sorriso que não cabia no rosto, acreditando que tudo estava resolvido, sem ter a mínima noção do que ainda enfrentaria par me tornar um piloto, então naquela mesma semana fui atrás de saber como seria o procedimento desses exames e novamente uma surpresa, os valores não condiziam a minha realidade financeira, e mais uma vez vi os meus planos novamente para a gaveta, mais sempre acreditando que eu estava no caminho, foi então que devido a oportunidades comecei a ter contato com os instrumentos onde comecei a realizar as partes teóricas, sem que eu percebesse os pilotos estavam me ensinado tudo o que eu poderia aprender sobre um balão, do que ele era feito, como é a estrutura do equipamento, como uma balão levantava voo, qual o tipo de gás utilizado nas aeronave.
Para que serviam os instrumentos que o piloto tinha em suas mãos, para servia o TAP, eis que um dia como qualquer outro, fui fazer equipe para o Comandante Mauricio Leiva, e para minha total surpresa ele me manda colocar o balão de pé. Corri para a frente do maçarico e comecei a inflar o equipamento, nisso estava chegando os passageiros e o Comandante Miguel Leiva, fiquei apreensivo com sua reação, acreditando que ele não iria gostar de ver aquilo, pois, eu nunca havia colocado um equipamento em pé e para minha surpresa Miguel bate uma foto e posta na página oficial da empresa, Jair em início de adestramento”.
Desci daquele cesto pulando pelo
tamanho da façanha que acabava de ter realizado, quando retornei à sede, Miguel
me disse você fez tudo direitinho, só que ninguém precisa saber de sua
inexperiência, guarde sua euforia para você. Dali em diante estava mais confiante em começar as aulas. Engano ainda não estava com meu CMA em mãos e ainda não tinha condições
de realizar tais exames, foi quando arrumei um emprego numa Empresa Grande que
fornecia convenio medico e vim perceber que a maior parte do exames eu conseguia
realizar pelo convenio da empresa, mais como tudo não são flores, tive que
aguardar o prazo para que eu pudesse utilizar o convenio e rezar para que eu
passasse na experiência.
Enfim tudo certo passado na experiência e com o convenio na mão, porém, não consegui de imediato
realizar tais consultas e passaram se meses e meses e eu não ia realizar os
exames. Pois, outras pessoas falavam que não adiantava eu realizar os exames,
pois, o Miguel não iria me brevetar, esperei mais um pouco, pois, eu trabalhava
na área comercial da empresa como vendedor e não podia estar saindo de meu
setor para realizar esses exames.
Foi quando comecei a contar na empresa do meu sonho em me tornar um piloto de balão, e uma pessoa que foi fundamental para que isso fosse possível foi meu supervisor, que me liberou por várias vezes para que eu pudesse realizar os exames, mesmo sabendo que ele poderia se complicar, fui atrás e realizei os exames laboratoriais e peguei todos os resultados, mais ainda sim teria que ir para São Paulo realizar um exame num laboratório credenciado pela ANAC e lá teria que dispor de uma valor que eu não tinha e mais uma vez entra meus pais. No dia seguinte abri a tela no sistema ANAC e lá estava meu exame aprovado, imprimi o comprovante e levei a sede da AVENTURAR, deixando esse comprovante na mesa do Comandante Miguel Leiva, quando ele viu me pergunto do que se tratava então lhe disse isso é meu CMA, quando achar que estou pronto para começar as aulas estarei lhe aguardando.
O tempo foi passando e muitas pessoas me falavam que eu havia realizado aquele exame à toa, pois, o Miguel não iria me ajudar e teve horas que eu acreditei e pensei comigo, será que não está na hora de desistir, mais a minha fé em Deus é muito maior, e um dia sentado na área de paraquedismo pensando como eu iria realizar esse sonho, acontece a maior e melhor surpresa da minha vida, Comandante Miguel Leiva aparece do nada e me diz,” você está com seu CMA ativo?”, então lhe respondo que sim e ele me diz, “ você provou que esta afim de virar um piloto, esperou todo esse tempo e nunca desistiu, se prepare suas aulas começam a partir de agora”. Sai daquele local irradiante e não acreditando no que estava acontecendo, enfim as aulas começaram.
O treinamento de piloto é um pouco diferente de um piloto de avião. Não existe uma escola própria. Você aprende junto com um instrutor autônomo. No dia do meu exame final quem foi me ver foi o Comandante Zé Pardal e foi a minha esposa. Os dois choraram ao me ver decolar para o exame final. Foi muito emocionante não só para mim, mas para todas as pessoas que acreditaram no Jair Grillo. Após o pouso minha esposa foi para o trabalho e eu fui para casa. Sei que piloto de avião tem uma tradição de banho de óleo diesel, que ficam só de calção e despejam uma lata de óleo desde os cabelos. Felicidade minha que para piloto de balão não existe este batismo.
Quando eu cheguei em casa haviam várias felicitações no celular e isso foi muito bacana, é nestas horas que percebemos que haviam muitas pessoas torcendo por mim. Quando eu decolei a emoção foi muito forte mesmo, eu lá em cima sozinho e vendo minha realização sendo alcançada e eu agradecendo a Deus pela conquista. Pode ter certeza que chegar até aqui não foi fácil não. Tive que engolir muita rã, cobra, perereca. Mas venci. Foi muito forte estar lá em cima. Saber que havia conseguido alcançar esse voo. Foi a primeira vez que eu estava sentindo orgulho de mim próprio e agradecendo a Deus por isso.
Atualmente não parei de me mexer. Estou fazendo um curso de inglês online. É um curso que precisa de grande dedicação. É o que eu posso fazer no momento. Estou fazendo esse investimento conforme minhas possibilidades. É se dedicar para termos um diferencial. Eu entendo que não basta ser igual aos outros. Tem que lutar para ter um diferencial em qualquer profissão ou qualquer área. Esses dias eu fiquei muito feliz porque consegui trocar algumas palavras com um casal de passageiros em inglês, então percebi que meus investimentos estão dando frutos.
Cada passageiro reage de uma forma. Alguns com nervosismo outros com euforia ou ansiedade. Alguns bem tranquilos mesmo. A hora do pouso é o momento mais tenso do balonismo, porque o balão não é equipado com rodas. Ele funciona como se houvesse um "esqui" em baixo do balão. O piloto tem que definir o pouso, o balão voa a sabor do vento. E no pouso o piloto tem que definir a melhor proa de pouso. Alinhando o equipamento ao solo. E tocando levemente ao solo até a parada total do balão. Algumas curiosidades que sempre me perguntam são sobre a temperatura que lá em cima é a mesma que aqui em baixo, exceto quando nos deparamos com camadas de nevoeiro. Acontece que o sol nasce de cima, ele vem esquentando a parte superior ao solo. Quando tem nevoeiro a gente sente a temperatura mais fria aqui em baixo do que lá em cima.
A raros casos em que o vento está muito forte e tenho que procurar uma área com canaviais ou milharais e utilizar este artefato como freio para o equipamento. O nosso balão é muito grande. Então, ele absorve uma grande camada de ar e impulsiona o equipamento. Uma medida de segurança em caso de vento forte é solicitar a todos os passageiro no momento do pouso estejam sentados no cesto e só o piloto fica em pé dirigindo o balão. A hora que o passageiro mais comemora é depois da parada total do equipamento. E é neste momento que explode a euforia de todos os passageiros. é a maior vibração e comemoração. E então eu informo a todos que "estamos pousados".No balonismo desde o primeiro voo de balão se é comemorado com um brinde de champanhe. Isso é no mundo todo. Desde o primeiro voo de balão. Isso é tradicional, após o voo um brinde com champanhe. E conosco não poderia ser diferente.
Após o meu brevetamento, o proprietário da AVENTURAR, Comandante Miguel Leiva, construiu um dos maiores balões da América Latina com um cesto de 4,5 m por 1,6 m e um balão de 12.800 metros cúbicos de ar quente. Atualmente eu tenho o prazer de ser o piloto deste balão incrível. Este balão tem capacidade para 32 passageiros, porém por conforto levamos 24 passageiros. Voamos com 200 Kg de gás e mais 20Kg na inflagem do equipamento. Para montarmos esse balão são necessários oito homens, mais uma carreta que transporta o cento e uma camionete que transporta o envelope. Ele tem capacidade para transportar até 4 toneladas de peso, fora o equipamento propriamente dito. O seu tempo de inflar leva em média 20 minutos. Os passageiros são transportados em duas vans.
O balão sobe mediante ao ar quente. Você aquece o interior o equipamento. Quando o ar interno fica mais leve que o ar externo então o balão faz a decolagem. Temos um instrumento
Um voo de balão dura entre 45 minutos a 90 minutos. Os locais dos pousos não são pré definidos, em virtude das condições do vento. Após a decolagem são encontradas camadas diferentes de ventos em cada decolagem. Estas camadas não tem uma direção só. Conforme a altura do balão estas camadas tem direções diferentes. Por exemplo a 150 metros podem ir para o sul e a 200 metros para leste.O piloto direciona seu trajeto utilizando estas camadas, de forma a subir ou descer de altitude. Sempre conversando com a equipe terrestre via rádio que acompanha o balão logisticamente. A quilometragem do equipamento varia muito em razão da velocidade do vento. Lá em cima, eu procuro sempre animar e brincar com o pessoal. Sempre existem alguns que ficam nervosos. Então nessas horas o melhor é descontrair e animar o pessoal.
A bordo do balão o passageiro pode levar qualquer coisa. É recomendável levar uma blusa, porque não se sabe como será a temperatura nas alturas e no momento do pouso. Também é importante levar uma garrafa de água. O passeio de balão é seguro e estável. Não tem sacolejos. É um voo bonito, panorâmico e repleto de emoções. Sendo possível aproveitar a visão de paisagens de longas distâncias. Outra curiosidade que muitos nos perguntam é sobre o celular. Sim, normalmente eles tem sinal lá em cima. Uma boa sugestão é levar um binóculo se tiver.
Nós balonistas costumamos manter contato uns com os outros. A cidade de Boituva é uma das maiores cidades do Brasil em relação ao balonismo. Conhecida como a Capadócia Caipira. Temos contato com balonista de outras cidades brasileiras e de outros estados e também de vários países. Existe um grupo de pilotos de balonistas chamado BB Confederação Brasileira de Balonismo. Todos os anos é realizado um campeonato brasileiro de balonismo. Este ano o Campeonato Brasileiro será no dia 22 a 28 de Julho na cidade de Araçoiaba da Serra. Existem outros eventos também em Torres no Rio Grande do Sul e Leme em São Paulo. O de Torres é conhecido como um dos maiores encontros de balonismo do Brasil. E por fim temos o T REX na cidade de Iperó onde normalmente se faz um encontro com todos os balonistas.
A manutenção do balão é realizada periodicamente, principalmente durante o voo quando é possível examinar toda a estrutura do equipamento. Localizando qualquer necessidade de manutenção é registrado num documento chamado "manifesto". Nele são registrados qualquer tipo de avaria, desde rasgo, costura errada, algum painel queimado. Pousando o balão imediatamente deve ser providenciado a solução do reparo. Por outro lado frequentemente são realizados testes de resistências do nylon do balão para verificar sua qualidade e resistência em todos os sentidos.
Foi quando comecei a contar na empresa do meu sonho em me tornar um piloto de balão, e uma pessoa que foi fundamental para que isso fosse possível foi meu supervisor, que me liberou por várias vezes para que eu pudesse realizar os exames, mesmo sabendo que ele poderia se complicar, fui atrás e realizei os exames laboratoriais e peguei todos os resultados, mais ainda sim teria que ir para São Paulo realizar um exame num laboratório credenciado pela ANAC e lá teria que dispor de uma valor que eu não tinha e mais uma vez entra meus pais. No dia seguinte abri a tela no sistema ANAC e lá estava meu exame aprovado, imprimi o comprovante e levei a sede da AVENTURAR, deixando esse comprovante na mesa do Comandante Miguel Leiva, quando ele viu me pergunto do que se tratava então lhe disse isso é meu CMA, quando achar que estou pronto para começar as aulas estarei lhe aguardando.
O tempo foi passando e muitas pessoas me falavam que eu havia realizado aquele exame à toa, pois, o Miguel não iria me ajudar e teve horas que eu acreditei e pensei comigo, será que não está na hora de desistir, mais a minha fé em Deus é muito maior, e um dia sentado na área de paraquedismo pensando como eu iria realizar esse sonho, acontece a maior e melhor surpresa da minha vida, Comandante Miguel Leiva aparece do nada e me diz,” você está com seu CMA ativo?”, então lhe respondo que sim e ele me diz, “ você provou que esta afim de virar um piloto, esperou todo esse tempo e nunca desistiu, se prepare suas aulas começam a partir de agora”. Sai daquele local irradiante e não acreditando no que estava acontecendo, enfim as aulas começaram.
O treinamento de piloto é um pouco diferente de um piloto de avião. Não existe uma escola própria. Você aprende junto com um instrutor autônomo. No dia do meu exame final quem foi me ver foi o Comandante Zé Pardal e foi a minha esposa. Os dois choraram ao me ver decolar para o exame final. Foi muito emocionante não só para mim, mas para todas as pessoas que acreditaram no Jair Grillo. Após o pouso minha esposa foi para o trabalho e eu fui para casa. Sei que piloto de avião tem uma tradição de banho de óleo diesel, que ficam só de calção e despejam uma lata de óleo desde os cabelos. Felicidade minha que para piloto de balão não existe este batismo.
Quando eu cheguei em casa haviam várias felicitações no celular e isso foi muito bacana, é nestas horas que percebemos que haviam muitas pessoas torcendo por mim. Quando eu decolei a emoção foi muito forte mesmo, eu lá em cima sozinho e vendo minha realização sendo alcançada e eu agradecendo a Deus pela conquista. Pode ter certeza que chegar até aqui não foi fácil não. Tive que engolir muita rã, cobra, perereca. Mas venci. Foi muito forte estar lá em cima. Saber que havia conseguido alcançar esse voo. Foi a primeira vez que eu estava sentindo orgulho de mim próprio e agradecendo a Deus por isso.
Atualmente não parei de me mexer. Estou fazendo um curso de inglês online. É um curso que precisa de grande dedicação. É o que eu posso fazer no momento. Estou fazendo esse investimento conforme minhas possibilidades. É se dedicar para termos um diferencial. Eu entendo que não basta ser igual aos outros. Tem que lutar para ter um diferencial em qualquer profissão ou qualquer área. Esses dias eu fiquei muito feliz porque consegui trocar algumas palavras com um casal de passageiros em inglês, então percebi que meus investimentos estão dando frutos.
Cada passageiro reage de uma forma. Alguns com nervosismo outros com euforia ou ansiedade. Alguns bem tranquilos mesmo. A hora do pouso é o momento mais tenso do balonismo, porque o balão não é equipado com rodas. Ele funciona como se houvesse um "esqui" em baixo do balão. O piloto tem que definir o pouso, o balão voa a sabor do vento. E no pouso o piloto tem que definir a melhor proa de pouso. Alinhando o equipamento ao solo. E tocando levemente ao solo até a parada total do balão. Algumas curiosidades que sempre me perguntam são sobre a temperatura que lá em cima é a mesma que aqui em baixo, exceto quando nos deparamos com camadas de nevoeiro. Acontece que o sol nasce de cima, ele vem esquentando a parte superior ao solo. Quando tem nevoeiro a gente sente a temperatura mais fria aqui em baixo do que lá em cima.
A raros casos em que o vento está muito forte e tenho que procurar uma área com canaviais ou milharais e utilizar este artefato como freio para o equipamento. O nosso balão é muito grande. Então, ele absorve uma grande camada de ar e impulsiona o equipamento. Uma medida de segurança em caso de vento forte é solicitar a todos os passageiro no momento do pouso estejam sentados no cesto e só o piloto fica em pé dirigindo o balão. A hora que o passageiro mais comemora é depois da parada total do equipamento. E é neste momento que explode a euforia de todos os passageiros. é a maior vibração e comemoração. E então eu informo a todos que "estamos pousados".No balonismo desde o primeiro voo de balão se é comemorado com um brinde de champanhe. Isso é no mundo todo. Desde o primeiro voo de balão. Isso é tradicional, após o voo um brinde com champanhe. E conosco não poderia ser diferente.
Após o meu brevetamento, o proprietário da AVENTURAR, Comandante Miguel Leiva, construiu um dos maiores balões da América Latina com um cesto de 4,5 m por 1,6 m e um balão de 12.800 metros cúbicos de ar quente. Atualmente eu tenho o prazer de ser o piloto deste balão incrível. Este balão tem capacidade para 32 passageiros, porém por conforto levamos 24 passageiros. Voamos com 200 Kg de gás e mais 20Kg na inflagem do equipamento. Para montarmos esse balão são necessários oito homens, mais uma carreta que transporta o cento e uma camionete que transporta o envelope. Ele tem capacidade para transportar até 4 toneladas de peso, fora o equipamento propriamente dito. O seu tempo de inflar leva em média 20 minutos. Os passageiros são transportados em duas vans.
O balão sobe mediante ao ar quente. Você aquece o interior o equipamento. Quando o ar interno fica mais leve que o ar externo então o balão faz a decolagem. Temos um instrumento
Um voo de balão dura entre 45 minutos a 90 minutos. Os locais dos pousos não são pré definidos, em virtude das condições do vento. Após a decolagem são encontradas camadas diferentes de ventos em cada decolagem. Estas camadas não tem uma direção só. Conforme a altura do balão estas camadas tem direções diferentes. Por exemplo a 150 metros podem ir para o sul e a 200 metros para leste.O piloto direciona seu trajeto utilizando estas camadas, de forma a subir ou descer de altitude. Sempre conversando com a equipe terrestre via rádio que acompanha o balão logisticamente. A quilometragem do equipamento varia muito em razão da velocidade do vento. Lá em cima, eu procuro sempre animar e brincar com o pessoal. Sempre existem alguns que ficam nervosos. Então nessas horas o melhor é descontrair e animar o pessoal.
A bordo do balão o passageiro pode levar qualquer coisa. É recomendável levar uma blusa, porque não se sabe como será a temperatura nas alturas e no momento do pouso. Também é importante levar uma garrafa de água. O passeio de balão é seguro e estável. Não tem sacolejos. É um voo bonito, panorâmico e repleto de emoções. Sendo possível aproveitar a visão de paisagens de longas distâncias. Outra curiosidade que muitos nos perguntam é sobre o celular. Sim, normalmente eles tem sinal lá em cima. Uma boa sugestão é levar um binóculo se tiver.
A manutenção do balão é realizada periodicamente, principalmente durante o voo quando é possível examinar toda a estrutura do equipamento. Localizando qualquer necessidade de manutenção é registrado num documento chamado "manifesto". Nele são registrados qualquer tipo de avaria, desde rasgo, costura errada, algum painel queimado. Pousando o balão imediatamente deve ser providenciado a solução do reparo. Por outro lado frequentemente são realizados testes de resistências do nylon do balão para verificar sua qualidade e resistência em todos os sentidos.
Estes testes são inclusive são realizados manualmente de forma a tentar rasgar o tecido e tentando assoprar. Desta forma são identificados eventuais possibilidades do tecido estar rasgando, podre, poroso ou com vazamentos. Evitando assim o ar estar escapando. Desta forma, a manutenção é realizada semanalmente para garantir a segurança de todos os passageiros e inclusive do piloto. Os equipamentos precisam estar prontos e seguros para voar a qualquer momento. Um balão é como um avião. A segurança é total.
Os balões ficam num galpão e são acondicionados dentro de sacos, todo dobrado e para dobrar um balão corretamente com o pessoal qualificado levamos em média 30 minutos. Eles quando guardados não podem estar expostos a umidade e a luz do sol. Eu comentei anteriormente a expressão "envelope", isso para nós significa a parte inflável. Podemos dizer que o equipamento é dividido em duas partes: o "cesto" onde ficam as pessoas, e o "envelope" que é a parte inflável. O balão é composto por fitas, onde seu tecido é um nylon tratado e é anti chamas. Em cima do balão é existe uma coroa que chamamos de tape. Em baixo há uma estrutura de cabos de aço. Em baixo a boca do balão é outro tecido especial e mais resistente ao fogo chamado de "nomex" e ainda tem o "sculpter". Esse "sculpter" seria semelhante a uma vela que direciona o equipamento para voar da forma correta.
A época que mais temos passageiros são as temporadas de férias, geralmente em janeiro. Nós não realizamos voos noturnos, pois acreditamos ser um pouco perigoso, visto que o balão não tem motor e como voamos ao sabor do vento acreditamos que voar a noite poderá expor os passageiros e a tripulação a um risco. Os maiores risco do balonismo são as "redes de alta tensão" e a "falta de gás". Por isso o Piloto tem que ser profissional e além de dominar o equipamento também tem que conhecer a região que estiver voando.
Aos amigos Fábio Visão Salvador, Maurício Leiva, Renato Raphael dos Santos, Rodrigo Marques, Aquilino Gimenes, Alexandre Limoli, Ricardo Almeira e todos aqueles que sempre torceram por mim.
Comentários :
Porra mano que foda aeee, vc me faz chorar de alegria
E muito orgulho. Não do piloto que vc se formou. Mas sim de um amigo que conquistei
Bons pousos
Te amo garoto
Valeu camarada, foi um prazer ajudar você, pois nada foi fácil pra nós, mas quando encontro guerreiro como eu, pedindo uma oportunidade, sei que chegou a hora de passar o conhecimento, e foi assim , que sirva de exemplo pra você, pois Deus não cobra, depende de você, se doar para pessoas que realmente mereça o conhecimento. Obrigado pela oportunidade de te ajudar, pois só assim para evoluir espiritualmente. Pense , análise, não vá pelo impulso, só aí decole.
Grato, pelo reconhecimento, pois foi difícil pra mim, mas Deus estava de olho e viu meu esforço, e está me retribuindo em dobro, vou pro Brasileiro DE CONVIDADO, Paguei minha escrição agora. Vou de balão da Xuxa, e recebi um telefonema de Taiwan, vou voar lá. Valeu todo nosso esforço. Parabéns. Fica com Deus.
Comandante Zé Pardal
Isso serve de inspiração pra mim, que um dia sonho em mi torna piloto... Parabéns e sucesso
Sother Bruno
Leticia Oliveira
Parabéns primo e sucesso, qualquer hora vou ai voar com vc!
Alessandra Conceição
Carla Patricia Horn
Muito legal
Jose Lopez Molina Arnaiz
Rodrigo Marques
Kah Lela
Renata Amaro Monteiro
Que linnnddddooooo!!!
Tenho vontade de fazer esse passeio. Quem sabe depois?.
Cassia
Eu Voaria
Alexandre Plácido
Poxa Jair ... Estou super feliz! Cara ... que história!!!! Já conhecia, mas oportunidade de ler sua autobiografia, ficou ainda melhor!!!!
Abraços e estou muito feliz por vc!!!
Deus abençoe grandemente !!!!!
Elias
História muito bonita mesmo.
Fernando Fernando
Os balões ficam num galpão e são acondicionados dentro de sacos, todo dobrado e para dobrar um balão corretamente com o pessoal qualificado levamos em média 30 minutos. Eles quando guardados não podem estar expostos a umidade e a luz do sol. Eu comentei anteriormente a expressão "envelope", isso para nós significa a parte inflável. Podemos dizer que o equipamento é dividido em duas partes: o "cesto" onde ficam as pessoas, e o "envelope" que é a parte inflável. O balão é composto por fitas, onde seu tecido é um nylon tratado e é anti chamas. Em cima do balão é existe uma coroa que chamamos de tape. Em baixo há uma estrutura de cabos de aço. Em baixo a boca do balão é outro tecido especial e mais resistente ao fogo chamado de "nomex" e ainda tem o "sculpter". Esse "sculpter" seria semelhante a uma vela que direciona o equipamento para voar da forma correta.
A época que mais temos passageiros são as temporadas de férias, geralmente em janeiro. Nós não realizamos voos noturnos, pois acreditamos ser um pouco perigoso, visto que o balão não tem motor e como voamos ao sabor do vento acreditamos que voar a noite poderá expor os passageiros e a tripulação a um risco. Os maiores risco do balonismo são as "redes de alta tensão" e a "falta de gás". Por isso o Piloto tem que ser profissional e além de dominar o equipamento também tem que conhecer a região que estiver voando.
Comigo trago um projeto que
buscarei parcerias com a prefeitura municipal e patrocinadores, com o intuito
de formar novos pilotos, em parceira com as escolas municipais incentivando o
aluno estar presente em sala de aula, tendo direito ao curso de balonismo,
abrindo assim oportunidades e divulgando mais o lindo esporte que e´o
balonismo, esse projeto se chamara “PILOTOS
DO FUTURO”, tentando fazer as crianças de hoje, pilotos de amanhã.
Uma vez em de nossos voos um dos
contratantes reservou duas vagas para pedir sua noiva em casamento. Porém, no
momento da decolagem ele travou e não se mexia dentro do cesto olhando apenas
para baixo ao fundo do cesto. E solicitava para que eu não andasse pelo cesto,
fato que necessito realizar em meus voos para estar analisando possíveis
obstáculos no caminho. Bom o mesmo realizou o pedido sem nem mesmo olhar para
sua noiva. Ele não se soltava no cesto e havia um buquê de flores a bordo
pra que ele entregar a noiva, quando perguntei se iria entregar
ele me responde sorrateiramente com um leve movimento em sua cabeça, “ deixe
para entregar após o pouso, pois, não tenho condições nenhuma de entregar”,
logo após o pouso a entregou o buquê.
Um voo muito emocionante foi com uma senhora japonesa de 83 anos que havia tido um AVC e a família fechou um passeio porque o sonho dela era voar de balão. Nós adaptamos uma cadeira para ela dentro do cesto, transportamos ela para dentro do cesto. Fizemos um voo tranquilo, ela gostou muito, e o pouso eu sabia que tinha que ser muito suave. Então localizei uma plantação enorme de eucaliptos, então pilotei o balão atrás desta vasta plantação de forma que o balão ficou numa região sem ventos. Desta forma, o equipamento pousou suavemente como se fosse um elevador.
Um voo muito emocionante foi com uma senhora japonesa de 83 anos que havia tido um AVC e a família fechou um passeio porque o sonho dela era voar de balão. Nós adaptamos uma cadeira para ela dentro do cesto, transportamos ela para dentro do cesto. Fizemos um voo tranquilo, ela gostou muito, e o pouso eu sabia que tinha que ser muito suave. Então localizei uma plantação enorme de eucaliptos, então pilotei o balão atrás desta vasta plantação de forma que o balão ficou numa região sem ventos. Desta forma, o equipamento pousou suavemente como se fosse um elevador.
Hoje obtenho várias avaliações em
sites de busca como TRIPADVISOR por exemplo, busco realizar minhas funções com
o máximo de excelência possível para poder agradar todos os meus passageiros e
amigos que estão a bordo comigo no cesto.
Não importa o quanto pareça longe,
nunca desista e tenha muita fé em DEUS, pois,
tudo Ele pode, e se eu consegui você com certeza conseguirá. Tenho um lema que carrego comigo
e sempre me serviu de inspiração nessa luta. “vá firme na direção de seu
objetivo, pois, a mente cria, o desejo atrai e a FÉ realiza”.
Ao Comandante Miguel
Leiva
Não poderia estar mais grato, estimado chefe, por esta
oportunidade que você está me dando. Sei que sempre dei meu melhor, mas sentir
sua confiança deste jeito, é um orgulho para mim.
Você tem sido um verdadeiro amigo. Um companheiro sempre
interessado no meu bem-estar, me ouvindo e respeitando em todos os momentos.
Seu apoio foi fundamental desde o início e me deu forças para eu poder ser bem
sucedido em minhas tarefas.
Por esta chance que agora me proporciona, o meu sincero
obrigado! Meu coração está transbordando de alegria e nem sei bem como poderei
agradecer. Da minha parte pode contar sempre com meu esforço e minha dedicação
em todo o meu trabalho.
Pode esperar lealdade para com você, assim como meu eterno
respeito e consideração. Seu gesto nunca será esquecido por mim e é com todo o
prazer que vou cooperar com as instruções e as orientações que me forem dadas
por você.
Ao Comandante Zé Pardal
É um privilégio quando temos ao nosso lado pessoas tão
maravilhosas como você. Nunca terei como agradecer-lhe pelo apoio que você me
ofereceu em um momento em que eu tanto precisei.
Os verdadeiros amigos são aqueles que aparecem nas horas
mais difíceis de nossas vidas. Sinto que você surgiu como anjo iluminador, para
aliviar-me de um fardo tão pesado.
Quero que você receba em dobro tudo que você me deu e quero
que saiba que eu desejo que sua vida seja abençoada por vibrações de paz e
amor. Jamais esquecerei suas palavras confortadoras, e saiba que sempre poderá
contar comigo.
A minha Esposa
A você, que esteve ao meu lado nas horas que chorei e nas
horas que sorri, nas horas que me lamentei e nas horas e que de uma forma ou de
outra demonstrei total alegria...
Agradecer pelo sorriso diário, sem mágoas nem rancores,
agradecer de peito aberto, de alma explosiva...
Hoje quero parar e agradecer, porque você fez, faz e sempre
fará parte de minha história!
Te amo!
Aos amigos Fábio Visão Salvador, Maurício Leiva, Renato Raphael dos Santos, Rodrigo Marques, Aquilino Gimenes, Alexandre Limoli, Ricardo Almeira e todos aqueles que sempre torceram por mim.
Comentários :
Porra mano que foda aeee, vc me faz chorar de alegria
E muito orgulho. Não do piloto que vc se formou. Mas sim de um amigo que conquistei
Bons pousos
Te amo garoto
Comandante Maurício Leiva
Valeu camarada, foi um prazer ajudar você, pois nada foi fácil pra nós, mas quando encontro guerreiro como eu, pedindo uma oportunidade, sei que chegou a hora de passar o conhecimento, e foi assim , que sirva de exemplo pra você, pois Deus não cobra, depende de você, se doar para pessoas que realmente mereça o conhecimento. Obrigado pela oportunidade de te ajudar, pois só assim para evoluir espiritualmente. Pense , análise, não vá pelo impulso, só aí decole.
Grato, pelo reconhecimento, pois foi difícil pra mim, mas Deus estava de olho e viu meu esforço, e está me retribuindo em dobro, vou pro Brasileiro DE CONVIDADO, Paguei minha escrição agora. Vou de balão da Xuxa, e recebi um telefonema de Taiwan, vou voar lá. Valeu todo nosso esforço. Parabéns. Fica com Deus.
Comandante Zé Pardal
Isso serve de inspiração pra mim, que um dia sonho em mi torna piloto... Parabéns e sucesso
Sother Bruno
Parabéns Jair que Deus abençoe você cada vez mais,muito sucesso ❤️
Parabéns primo e sucesso, qualquer hora vou ai voar com vc!
Alessandra Conceição
Parabéns pela força, realizar um sonho nunca é fácil, importante é nunca desistir!! Linda história!! Bons voos sempre!!
Muito legal
Jose Lopez Molina Arnaiz
Vc é um vencedor e ta tudo apenas começando !!! Deus continue abençoando esse cara amém !!!
Primo parabéns e sua garra de nunca ter desistido e nem em dias difíceis vc é um guerreiro tudo de bom sempre um forte abraço
Boa Jair, vc merece isso e muito mais, que Deus continue te abençoando e iluminado muito sua vida. Parabéns.
Que linnnddddooooo!!!
Tenho vontade de fazer esse passeio. Quem sabe depois?.
Cassia
Eu Voaria
Alexandre Plácido
Poxa Jair ... Estou super feliz! Cara ... que história!!!! Já conhecia, mas oportunidade de ler sua autobiografia, ficou ainda melhor!!!!
Abraços e estou muito feliz por vc!!!
Deus abençoe grandemente !!!!!
Elias
História muito bonita mesmo.
Fernando Fernando