sábado, 10 de outubro de 2020

Juarez Ribeiro : Inovação com PVC Expandido





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Sou natural de Porto Alegre, de uma família de cinco irmãos sendo o penúltimo. Éramos muito felizes sem todos os recursos tecnológicos que existem hoje. Minha mãe era enfermeira formada e trabalhava muito, assim nós passávamos mais tempo com nosso pai que era metalúrgico e depois passou a ser instalador hidráulico. Nós não tínhamos muitos brinquedos, assim também era um pouco sofrida com isso e conturbada com outros problemas. 


Eu gostava muito de brincar. Então a solução era improvisar e ter criatividade com os recursos disponíveis. Meus brinquedos eram o grão de feijão) parque ou taco (um pedaço de madeira semelhante a cerâmica para ser colocada como piso). E eu meus irmãos construíamos cidades no chão do quarto e ficávamos brincando durante horas.


A aviação surgiu na minha vida após um sonho que eu tive. Onde eu sonhei que estava num grande guerra. Na verdade foi até um pesadelo. Onde eu até morri nesse sonho, então foi um pesadelo dos ruins, né?. Mas como que surgiu a aviação num pesadelo desses em que eu morri? Que coisa mais doida!! É que eu morri no sonho pilotando um avião. Um modelo Bimotor Vermelho, que eu acredito ser o Barão Vermelho. Foi ai que a aviação surgiu na minha vida.


Na época nós morávamos no bairro Vila Jardim, em Porto Alegre, era possível avistar os aviões pousando e decolando no aeroporto Salgado Filho. E eu passei a ter curiosidade desde então sobre a aviação. Como é um bairro alto, nós tínhamos uma visão privilegiada. Não se via propriamente a pista, mas era possível se ver eles descendo e subindo. O primeiro avião que eu vi de perto foi um DC3 da Varig. A sede da Varig era aqui em Porto Alegre, e talvez por isso eles tinham esse modelo exposto no pátio da empresa, ao lado do aeroporto. 


E toda vez que a gente ia visitar minha avó que morava em Esteio a gente passava em frente a sede de ônibus e que dava para avistar o DC3 de longe. Eu nunca tive oportunidade de chegar perto dele naquela época. Certa vez fui visitar meus padrinhos que moravam no centro da cidade de Canoas, onde existia uma base da Força Aérea Brasileira. Então a primeira vez que vi um avião de guerra foi ali, olhando o céu. Quando eu vi passando bem baixinho um F5. E inclusive no centro de Canoas tem um  avião da Força Aérea numa praça em exposição.



E devido essa minha infância humilde eu sempre tive a vontade de ter um avião de brinquedo. Naquela época tinha um avião de brinquedo que era separado, a asa era solta e se colocava. Era meia tosca. Hoje em dia não se vende coisas mais assim. Hoje tem coisas mais modernas e muito próximas a realidade. Eu nunca tive acesso a aeromodelos ou maquetes.  


A minha paixão surgiu por causa desse sonho que eu tive e em razão de ter visto o DC3 lá na Varig. Mas na verdade eu sempre fui mais apaixonado por avião de guerra por causa do sonho que eu tive. Eu cheguei a pedir para o meu pai um avião de brinquedo, mas ele não gostou muito da ideia. 


Primeiro porque ele não tinha dinheiro e depois porque ele achava que eu não tinha condições de chegar perto de um de verdade. Assim, o meu desejo era tanto para você ver que eu cheguei a sonhar que eu havia me tornado um piloto. Mas isso era coisa de criança e eu sabia que não teria como realizar esse sonho de ser piloto. Naquela época para se tornar um militar da base aérea não era fácil como é hoje, se a pessoa tem dedicação e forca de vontade. Naquela época precisava muito mais que isso. Com o tempo acabei esquecendo tudo isso. Porém sempre mantive esse sonho de querer ter um avião.


Na época de colégio, havia um programa que os alunos ganhavam escovas e pasta de dente para ser usadas em casa. Assim, eu acabava guardando as caixas de pasta de dente da Kolynos , bem amarelinhas e bonitinhas. E com ela comecei a tentar construir aviões. Claro né, uma criança sem ferramentas e nem experiências. Naquela época sem internet ou referência de ninguém. Mas não desistia, ficavam umas coisas horríveis. 


Sempre fui tentando fazer e construir. Nunca desisti do sonho de ter meu avião. Eu só consegui melhorar meus projetos, quando encontrei numa lixeira uma revista de aviação, não lembro o nome da revista. Mas na revista haviam muitas fotos de aviões. Eu fiquei fascinado. Haviam muitas fotos de aviões da segunda guerra mundial. Tinha fotos de avião da Varig. Tinha uma reportagem longa sobre a Varig, que na época era considerada uma das maiores empresas de aviação.



Nesta revista em outras páginas haviam fotos de aviões de guerra, fotos de F5, da Força Aérea Brasileira. Havia uma matéria da FAB comprar aviões Mirage 2000, que depois acabaram sendo comprados. Na época esse avião era o mais moderno e rápido do mundo. Acho que essa revista era de 1978. Então sempre acompanhei a aviação e conheci por acaso. E fui construindo meus aviões com vários materiais, onde o meu material durante muito e muito tempo foi a caixinha da pasta de dente.



Eu tinha um amigo o Alexandre, o Tetéco,  que morava próximo da minha avó que morava em Esteio, onde eu passava sempre os finais de semana. Que tinha muito brinquedo e sempre dividia conosco para brincar. Ele tinha brinquedos fantásticos da Estrela, como por exemplo o Falcon, ele tinha a coleção do Falcon, o Jeep, o caça F-14 do Comandos em Ação. 


Eu era fascinado por aquele Avião, foi o primeiro brinquedo grande em forma de um caça que eu tive acesso para brincar. Eu era tão apaixonado, que sempre tentava reproduzir ele com as minhas caixas da Kolynos, mas era realmente impossível chegar próximo. Infelizmente perdemos o Tetéco para um problema de saúde.


Quando fui me alistar na Junta Militar tentei primeiro na Aeronáutica, mas um Sargento disse que eu era muito grande e mandou eu servir no Exército. Durante o tempo que estava prestando meu Serviço Militar descobriram que eu tinha um problema e não pude concluir o Serviço Militar no Exército. Cheguei a fazer alguns cursos, como de sobrevivência, participei de algumas manobras no interior do Rio Grande do Sul. Acredito que se não fosse isso eu teria continuado com a carreira militar, pois sempre gostei da vida militar. 


Assim, acabei me tornando Metalúrgico como meu pai, depois fui para a Segurança Privada. Onde comecei por baixo e fui crescendo durante anos. Como guardinha de rua, depois fui promovido para  portaria, encarregado de condomínio, encarregado de setor, supervisor geral regional da cidade de Canoas e por fim cheguei a supervisor geral de toda a segurança da empresa. 


Depois de 18 anos de empresa eu sai e fui me aventurar em abrir a  minha empresa de segurança tendo até 80 funcionários. Depois voltei a ser Gestor de Segurança como funcionário cooperado quase dez anos. Hoje sou pai de cinco filhos, quatro meninas e um menino que eu amo de paixão. Meus dois menores tem sete e cinco anos. Minhas filhas mais velhas a maioria já são casadas. E tenho uma do meio de dezesseis anos.


Mas durante todo esse tempo nunca esqueci do meu sonho de criança de aviação. Que eu relembrava todo o ano quando eu levava a criançada aqui em Canoas no Dia da Criança, quando a Base Aérea abria os Portões para expor os aviões, os aeromodelos, as maquetes. Então eu comecei a visitar muito essas feiras de aviação. 


Na verdade eu nem sabia quem era mais crianças. Se eram meus filhos ou eu mesmo. Acontecia uma vez por ano, sempre no Dia das crianças. Então comecei a descobrir novas formas de construir minhas maquetes, isso me abriu os olhos e horizontes, vendo tudo aquilo nas bancadas do Dia da Criança na Base Aérea. 


Passei a utilizar caixas de leite da Tetra Park e aos poucos fui descobrindo que havia muitas possibilidades para desenvolver projetos e realmente construir lindas maquetes. Claro chegar onde cheguei com os modelos de hoje não foi assim num piscar de olhos ou num estalar de dedos. Levei muito tempo. Muitas dezenas de caixas de leite destruídas com projetos ruins. Mas minha persistência e minha paixão eram maiores. Então devagarzinho as coisas foram acontecendo e fui aprendendo com meus erros, e os aviões foram surgindo. Cada dia um erro foi um novo aprendizado. E até hoje ainda aprendo.



As caixas de leite da Tetra Park é um material de muito fácil acesso. Muito mais fácil que caixinhas de pasta de dente. Por outro lado, todos os materiais que eu pesquisava em revistas e agora com o surgimento da internet eram materiais muito caros, que eu nem sonho em poder comprar, e se comprar acredito que serão muito difíceis até de trabalhar. 


Irão precisar de uma série de ferramentas especiais, entre outras coisas, como cursos de aperfeiçoamento. E minha Experiência já vinha com as caixinhas, então foi muito fácil eu me adaptar com as caixas de leite. Sinceramente eu acredito que não conseguiria construir um avião de resina. Acho que tem um galho para cada macaco ou um macaco para cada galho.



E também a caixa de leite da Tetra Park por ser um material reciclado e de alto consumo por toda a população é fácil encontrar e também estou ajudando com a natureza. Assim, nos últimos anos venho construindo só com as caixas de leite, sucos e de outras caixas de tamanhos diferentes. Tenho paixão pelo aeromodelismo. Amo de paixão esse negócio da aviação. Sou fascinado. Quando eu assisti pela primeira vez um filme de guerra, lembro até hoje o nome dele "Os Canhões de Navaroni", eu era criança ainda. Eu vi aviões de guerra. Assisti o que realmente ocorria numa guerra. 





E nunca parei de inventar e pesquisar novas alternativas para fabricar meus aviões. Depois de muito pesquisar cheguei ao PVC expandido. Sendo diferente do PVC tradicional conhecido por todo mundo que já é duro e firme. É um material macio e cru, muito fácil de trabalhar, muito maleável, aceita muito bem a utilização de lixa, estilete, tinta e adesivagem, inacreditavelmente pode ser cortado com estilete ou tesoura. Pode ser trabalhado com calor, é resistente a água. 


Sendo proveniente do policloreto de polivinila. Ou seja, um plástico que não é totalmente oriundo do petróleo. E por ser de alta resistência, durabilidade e fácil utilização passou a ser muito utilizado. Sendo praticamente desenvolvido para o mercado de comunicação e impressões visuais, seja em ambientes internos ou externos. Aliado ao fator de baixo peso, proporciona maior facilidade de manuseio nas atividades gerais de corte, lixa, pintura.


Existindo de várias espessuras no mercado. De uma ou meia polegada, de vários milímetros. Eu particularmente utilizo PVC Expandido reutilizado que adquiro de sobras nas lojas de arte visual, o qual originalmente são utilizados em cortes a laser para a fabricação de letras ou desenhos em letreiros de propaganda de uma loja com letras sobrepostas, isso é o PVC expandido. Assim, essas lojas acabam descartando muitos pedaços no lixo. 


Com o PVC Expandido eu construo as asas, a calda do avião, túnel, rolo, o corpo inteiro do charuto. A grande vantagem é que é possível esculpir todo o avião com o mesmo material, apenas utilizando espessuras diferentes do mesmo material. Tendo então o trabalho de lixar as peças, colar e dar o acabamento. Reduzindo assim, também o tempo de construção. Sendo muito fácil de trabalhar com esse material. 


Outra enorme vantagem do PVC Expandido é a possibilidade de ser desenhado as portas e janelas no próprio material, podendo ser feito também os profundidores dos flaps nas asas. Pode fazer os desenhos direto e depois só recortar, tal é a simplicidade. Outra vantagem é facilidade de colagem das peças de PVC entre elas. 


Vi dezenas ou centenas de outros filmes de guerra, e quando apareciam aviões, meus olhos saltavam em frente da televisão. Até hoje eu tenho fascínio por filmes de guerras. Eu acho interessante que a segunda guerra mundial trouxe um enorme sofrimento para a humanidade, mas também trouxe conhecimento. Acredito que foi por causa da segunda guerra que a Europa e os EUA desenvolveram muita tecnologia que não deveria ter sido desenvolvida para aquela época na minha opinião.



Sobre as minhas construções de aeromodelo não consigo parar mais. Agora que estou beirando os 50 anos. Estou em casa em razão de uma pandemia. Que jamais se imaginava que o mundo inteiro fosse passar isso na vida. E pior ainda, sou diabético 1 e 2. Que é o pior tipo de diabético. Então, agora que tenho acesso a Internet, eu pesquiso muito sobre a aviação. Eu observo muito as postagens sobre aeromodelismo, sobre a aviação em geral. Meu sonho é de um dia poder participar de uma feira de aeromodelismo de aviação que eu nunca tive oportunidade de participar. A única que eu visitei foram as da Base Aérea de Canoas. 


Mas gostaria muito de poder apresentar meus aviões numa feira. Ou quem sabe um dia poder visitar uma dessas feiras grandes de aviação como a Labace de São Paulo. Admiro muitos os engenheiros da época da segunda guerra mundial quando construíram aqueles aviões com tantos detalhes, poucos recursos e de forma tão rápida. Ouro sonho que tenho é um dia poder visitar a Fábrica da Embraer, em São José dos Campos, em São Paulo. Quero visitar também para ter mais conhecimento e poder continuar construindo meus aeromodelos de Caixa de Leite. 


Quem sabe eu não construo um Avião Experimental e vou voando até São José dos Campos. Risos. Eu sonho. Se eu não acreditasse nos meus sonhos, hoje não estaria ganhando meus trocadinhos vendendo minhas maquetes. E assim, vou aprendendo dia a dia, olhando um jornal ou uma revista que alguém me entrega de aviação. Pois tenho facilidade com isso de adquirir novos conhecimentos para trabalhar melhor, ter uma noção aviônica melhor e chegar numa qualidade muito melhor que eu sou capaz de chegar, mas eu preciso de mais conhecimento técnico. Isso é no dia a dia. Já cheguei longe, sozinho, com a ajuda de muita dedicação, noites de esforço , dedos ralados.





Nesses anos todos não sei precisar quantos aviões eu já construí. Eu não tenho noção. Sei que já fiz muitos, mas nunca pensei em contar. Certa vez estava num colégio trabalhando e havia uma criança triste, então eu rapidamente construí um aviãozinho com uma caixa de pasta de dente que tinha no meu armário. A criança ficou fascinada e esqueceu da tristeza.



A caixa de leite surgiu na fabricação de aviões não faz muito tempo. Foi na última empresa que trabalhei. Eu havia sofrido um acidente muito sério, tinha quebrado a perna e o pé em quatro partes. E precisava fazer alguma coisa para distrair minha cabeça. Então casualmente numa manhã minha esposa havia chegado do supermercado com várias caixas de leites. Nisto eu olhando para elas tive a ideia de quem sabe fazer um teste em transformar elas em aviões. 


Dias depois, eu limpado uma caixa de leite para entregar pro lixo reciclado eu percebi o lado laminado dela por dentro que lembrava metal. Então, foi quando definitivamente decidi fazer um teste prático de quem sabe construir maquetes de metais, com as caixas de leite. Então deu o estralo, essa parte laminada de dentro da caixa de leite vai imitar legal o metal de alumínio de um avião de verdade que era feito naquela época. 


Porque eles nunca foram de ferro, mas de alumínio reforçado. Como são até hoje a maioria dos aviões. Isto que me chamou a atenção das caixas de leite. E também porque havia trabalhado há muitos anos atrás numa cooperativa, onde participei de uma feira de cooperativismo, onde acabei conhecendo o trabalho da TETRA PARK, que são um dos maiores fabricantes de caixa de leite do Brasil, e então lembrei de alguns trabalhos que eles faziam com esse material. Hoje eu lembro disso tudo. Olha só como é a vida, eu anos atrás fui trabalhar numa feira onde havia exposição de produtos reciclados e hoje eu uso exatamente esses produtos como matéria prima.



Eu não vendo muitas maquetes não e vou te dizer porque, quando eu comecei a construir aeromodelos de caixa de leite ou de paste de dente não foi com a intenção de  vender e sim com a intenção de realizar o sonho de ter um aeromodelo. Quando pequeno eu nunca tive condições de poder ganhar ou comprar. Depois de grande, não vou dizer que nunca tive uma situação de poder comprar um aeromodelo, claro que tive. 


Cheguei a ter essa condição. Mas nunca comprei. Minha história começou lá atrás. Quando eu não tinha condições e tinha que construir eles. Então são duas coisas ao mesmo tempo. Primeiro eu sempre dei prioridade para minha família, para o melhor bem estar para minha família. E depois eu não sei se teria a mesma realização que tenho hoje simplesmente comprando um aeromodelo pronto, que tenho hoje. 


Construir um avião hoje é algo que supera limites. Porque é algo que precisa ser estudado, planejado. Leva tempo. Se aprende com erros. Se erra, joga fora. Se refaz. Se aprende. Eu não tenho referências. Pode ser que alguém também faça a mesma coisa que eu faça, mas eu não sei se tem. Na internet não existe referências de cursos. Tenho que aprender, inventar e improvisar tudo sozinho. Tudo é uma aventura. Acho que gosto mais hoje de construir do que de ter. Por exemplo estou construindo para uma pessoa um submarino russo nuclear feito com pvc, isopor e garrafas pet para você ter uma ideia. 


Então, eu tenho que estudar muito sobre o submarino, depois tenho que pensar muito no projeto de como construir e quais materiais baratos e reciclados poderei utilizar. O projeto eu tenho que sempre visualizar e ter em mente o resultado final do produto de como ficará e se irá atender as expectativas do Cliente. 


Fora isso depois da montagem tem toda uma parte de acabamento que eu faço e ainda tem outra etapa de controle de qualidade que é feito pela minha esposa, ela observa detalhe por detalhe. O que ela encontrar de erro tenho que corrigir, mas ela vai monitorando os projetos novos e fica difícil encontrar erros nos projetos acabados. 


Acho muito importante ter alguém para analisar criticamente meus projetos. E minha esposa faz esse papel muito bem. Algumas coisas que ela vê eu fazendo, mesmo ela não tendo conhecimento profundo sobre a área da aviação ou coisa parecida, ela observa a foto que eu estou construindo e já chama minha atenção do que ela notou de diferente. Ela me cobra também uma melhor qualidade de percepção da foto, de aparência do avião. Ela pega muito no meu pé. 


E isso me inspira bastante, porque minha companheira fica lado a lado comigo. E assim, me inspiro cada vez mais e mais. E sempre procurando melhorar mais um pouco. Tenho também um amigo da internet, que ele trabalha com serigrafia e com maquetes, ele me motiva muito também. 


Ele gostou muito do meu trabalho e incentiva para eu trabalhar com acetato, que é um material muito usado por fabricantes de maquetes. Ainda não me aventurei com esse material, mas ando pensando nisso. Então sempre construí meus aviões para ter minha coleção e não para ter um ganho financeiro. E fiz poucas vendas. Porque nunca me dediquei a vender. E sim para o meus prazeres de construir e de ter eles. Tanto é que existem modelos de aviões que eu construí que eu bolei da minha cabeça. Alguns nunca existiram. Foram criações minhas. Eu inclusive fiz um modelo futurista para a Força Aérea Americana. Risos. 


Tem modelos da minha cabeça de como serão os caças do futuro. Também tive a coragem de construir um modelo da Guerra nas Estrelas Star Wars, que é o caça deles. Eu tenho muitas ideias malucas. Tem coisas que eu procurei na internet, de aviões não tripulados. Minha primeira venda foi por acaso. Uma pessoa viu meus aviões, achou bonitos e pediu para fazer para o filho dele. E então acabou comprando de mim. Sinceramente aquela venda me doeu muito. Porque até aquele momento todos os aviões eu fabricava para minha coleção.


No passado já havia tentado com outros materiais sem grandes sucessos. Sei que esses mesmos materiais são utilizados por outros artesãos para fabricar maquetes de aviões e ficam coisas lindas e maravilhosas. Mas acredito que cada um tenha seu dou para trabalhar com seu material e cada um tenha seu pedacinho de espaço para vender. Uma professora que eu tinha de artes plásticas na escola que eu estudei na infância mostrou uma foto de um japonês que construiu um navio todinho de jornal. Ele trabalho durante muito tempo nesse navio. Só com água e cola, fazendo placas. E acabou construindo um navio de guerra. 


Eu para construir minhas maquetes uso um pouco de cada coisa, depende do projeto, mas o principal é a caixa de leite sim. Porém, uso também tubo de pvc, tubo de papelão, garrafa pat, isopor, entre outros. Não posso negar, é uma tentação encontrar na rua um bom pedaço de tubo de papelão grosso e não levar para casa. Risos. A sociedade atual descarta no lixo muita cosa que poderia ser muito melhor reaproveitada e não poluir os rios. Por exemplo, os supermercados poderiam ter máquinas de reciclagem de garrafas pats como nos Estados Unidos.



A minha maior paixão de construção sempre foi avião de guerra. Aviões comerciais também gosto, acho muito lindo. Mas acredito que nunca tive o dom para construir aviões comerciais. Talvez até seja um desejo reprimido de nunca ter tido condições de realizar um sonho desde criança de poder um dia realizar um voo de avião. Acho que muitas pessoas voam a trabalho, outras para visitar parentes distantes e outras de férias. Mas para mim fica difícil essas situações. Não trabalho viajando, não tenho parentes em outras cidades e viajar de férias é muito caro. Então, minha realização é poder construir aviões, fazer eles voar, ganhar uns trocados com eles.


 Hoje fico mais feliz ainda, porque estou fazendo um trabalho de formiguinha pequeno de reciclagem. Mas se todos fizessem alguma coisa, não teríamos tanto lixo nas ruas e rios. Mas não perco meu sonho de um dia poder voar de avião. Quem sabe, a esperança é a última que morre. Para mim, meus aviões são meus olhos lá em cima. Já até pensei de colocar uma câmera num deles para ver como é lá de cima. Risos ....



E para ser sincero, eu nunca pensei em construir um avião comercial. Quem me incentivou e motivou a construir um avião comercial foi você Jones Rodrigues, num comentário que você fez me chamou a atenção e agora eu estou interessado em fazer aviões comerciais. O primeiro avião comercial que eu fiz foi o jato que te mandei uma foto, eu fiz porque eu achava ele muito lindo. Então fui tentando, tentando até construir ele. 


Assim, me encorajar a fazer aviões comerciais foi você mesmo que me incentivou a fazer. Porque eu nunca tive interesse de fazer, porque eu acreditava que eu não era capaz. Eu sempre fiz de avião de guerra. E de guerra eu já fiz de tudo que é tipo e modelos. Já fiz o KC da Embraer, F14, F18, Phantom, o Mig, Mig 2000, Mirage, Mustang, P51 e ai vai.....Ver filmes de guerra para mim é uma loucura. Eu fico doido. Sei tudo na minha cabeça. Guardo dezenas de nomes de filmes e as suas histórias.



As pessoas que me conhecem ou que já conhecem a minha fama, falam um pouco de tudo. Uns dizem que sou doido e maluco. Outros dizem que sou uma criança grande que não teve infância. Meus irmãos acham interessante meu fascínio pela aviação e comentam muito entre eles que estou ainda estou preso na minha infância por gostar disso. Eu já entendo que não é por ai. Mas não fico chateado nada. eu entendo que seja um hobby. É um gosto talvez um pouco diferente. Alguns são apaixonados por futebol, outros por televisão, outros por jogar carta ou dama. 


O meu hobby é fabricar avião nas horas vagas com material reciclado.  Isso é uma coisa que eu gosto e que me inspira. Me dá prazer. Não sei explicar bem como é isso, não sei se é um dom ou se toda a pessoa consegue fazer isso. Eu consigo fazer com uma certa facilidade. Olhar para o desenho do papel e projetar como irei conseguir transformar uma caixa de leite naquele projeto. Fiquei até sabendo que em São Paulo existem encontros de apaixonados por aviação e colecionadores.


 E que na verdade começou tudo há muitas décadas atrás na Europa, com encontros internacionais de colecionadores. Soube que no Brasil, talvez o primeiro clube de colecionadores foi o Clube do Manche, com o seu Denir Camargo, há mais de trinta anos atrás. E que nesses encontros as pessoas vão para trocar experiências, passar o dia conversando, vender objetos variados novos e antigos da aviação. É como se houvesse uma banca no Brinque da Redenção aos domingos que vende-se chaveiros, broches, canetas, bonés, maquetes, peças de avião ou qualquer outra coisa ligada a aviação. 


E nessas feiras se encontravam centenas de pessoas da aviação ou simplesmente entusiastas ou apaixonados. Eu já vi na internet outros construtores, inclusive nas suas próprias matérias, você fez uma com um Sr. que faz maquetes com cabo de vassoura . Outra matéria sua, um Sr. que constrói com lata de cerveja. Outras que usam madeira. E se procurar na Internet vai achar dezenas ou centenas de construtores de maquetes. Já vi com papelão, com isopor, papel de seda, até com palito de churrasco de seda também. Mas avião com caixa de leite eu nunca vi.

Parabéns! Belíssimo trabalho!

Que trabalho maravilhoso, parabéns

Parabéns

Lindo! Poderia ensinar a gente, como se faz?


Maravilhoso!!!

Beleza de trabalho e economia..

Artista, não tem outra palavra.

Nota Dez

Parabéns

O Brasil é muito bom em modelos, muitos caras super criativos.

Gostaria de comprar nalguns modelos.

O Brasil é muito bom em modelos, muitos caras super criativos.

Juarez, bela historia e seus trabalhos são dignos de respeito e inspiração.

Amigo construtor, se tratando de trabalho artesanal, seu trabalho é excelente e de fino acabamento. Esta de parabéns. Mas se tratando da reprodução do fantástico SR-71;está somente parecido; pois em muitos detalhes, o avião ficou desproporcional a base do original. está mais para a estrutura do jato do X-Man. espero que minha crítica construtiva seja bem entendida. Grande abraço. E parabéns pela obra.
Sergio Luiz Cunha claro amigo agradeço de coração, é muito importante pra mim saber a onde melhorar meu trabalho  abraço amigo 


Caramba que perfeição, Parabéns

Parabéns, muito bem feito. Sucesso!!

Muitos parabéns pelos excelentes trabalhos apresentados

é o KC-390 ?
que foda !

Lindo trabalho


Bela Criatividade Parabéns


Super!!!

Esse senhor é um verdadeiro artista, impressionante!!!

👏👏👏maravilhoso 🔝💯




Parabéms


Valéria Marques Bodanese
Que lindo! 
Parabéns
!


Maria Luiza Leme
Que belo trabalho!!!! 
Parabéns
, nunca devemos abrir mão dos nossos sonhos❗❗❗


Eliton Almeida
Parabéns
 lindo trabalho. Grande talento!


Carlos Andrade
Artista abençoado

Aldo Arruda
Show muito bem feito seu trabalho


Jackson Ferreira
Por um mundo mais sustentável. 
Parabéns
 pela criatividade

Frederico Gehrold
Parabéns
 pelo seu trabalho lindo

Leni Carraro Piovezan
Muito lindo. 
Parabéns
.


Lilian Cornet Teixeira
Parabéns
!!! Muito. lindo!!!.

Edinei Wilson
Que belo trabalho. 
Parabéns
.


Jorge Luiz Reis
Que perfeição!

Leya Vinuto
Sua história è fantástica , desejo muitas felicidades e realizações e quem sabe em breve você possa fazer seu voo ✈️, não só você mas toda a sua família , inclusive sua “
gestora de qualidade ( sua esposa) . Só lembre de uma coisa : As pessoas falam , e as vezes não são legais , mas se vc AMA O QUE FAZ , não deixe e nem permita que NINGUÉM, diga que você não é capaz . Sucesso ✈️✈️✈️✈️✈️✈️🛫🛫🛫🛬🛬🛩🛩🛰🛰🚀🛸🛸 SONHAR Pequeno ou grande , da o mesmo trabalho , então SONHE .🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀

Vera Tan
Parabéns👏👏👏

Sidy Mendonça
Muito top.....parabéns
Gosto muito de maquete em papergraft...
Tenho algumas...

Cléia Pereira
Nossa! Ficou lindo D+
Parabéns
 ao executor do projeto, perfeição!



Parabéns
 


Ricardo Leite
Fantástico

Junior Santos
Parabéns
 pela está belíssima obra de arte.


Torvam Tor
Sensacional, 
parabéns

Márcia Cristina
Parabéns
!!!!!!! Adorei!!!!

Carlos Vittori
Está perfeita , 
parabéns

Rafael Pereira
O Juarez, tu és um grande artista , não sabia deste teu talento quando trabalhamos juntos... 
parabéns
...todos são feras, mas o c-390 e o blackburd são sensacionais

Luiz Fernando
Maravilha...Muito bom. Capricho total.

Marlova
Que maravilha!!!

Maria Angela Cerqueira
Parabéns pelo trabalho!

Lidia Michetti Moreira
Maravilhoso!


Maravilhoso!

Teka Mac Cracken
Maravilhoso

Andre Luis Azevedo
Que show! 
Parabéns

Edmerson Oliveira
Cara é um artista mesmo!


Ilca Nordin
Que trabalho maravilhoso!!!

Parabéns
 

Léa Rey
Lindo trabalho


Andre Luis Azevedo
Que show! 
Parabéns

Jorge Inacio
Show 
parabéns