MAQUETES DE CABO DE VASSOURA - DE FORTALEZA PARA O BRASIL - MARIO LUIS
CONTATO: 085 - 9 9734 6407
FACE: MARIO LUIS PEREIRA DA SILVA
PEDIDOS E ENCOMENDAS PARA TODO O BRASIL
A minha infância foi ótima, fui criado com meus pais num
sítio bem próximo da cidade de Maranguape, cidade natal de Chico Anísio. Isso
fica a 27 KM de Fortaleza. Lembro que brincava muito, tinha um açude muito bom,
tinha muita vegetação, caçada de baladeira, a gente podia correr, correr com
raia, comia muita fruta, tinha manga, tinha caju, cana de açúcar, abacate,
saputi, banana, era muita fartura, no açude tinha peixe. Então minha infância
foi muito boa mesmo.
Meus pais me colocaram num grupo escolar. Naquela época
não tinha nem colégio e nem escola. Era grupo. Isso foi lá em 1966 e 1967. Eu
nasci em 1960. Então eu comecei a estudar com cinco ou seis anos. Naquela época
depois da atividade da escola a gente ia para brincadeira né. Tinha bola
também. Eu não tenho o que me queixar da minha infância não. Minha infância foi
muito boa. Se essas crianças de hoje tivessem a infância que eu tive.
Meus pais
tinham carinho por mim e pelos meus irmãos. Eu só tenho um irmão, o nome dele é
Antônio Augusto, mas eu tenho mais três irmãs, a Gláucia, a Dalvia e a Maria
Dúbia. Todos nós tivemos uma boa infância.
Quando éramos crianças, ainda menino mesmo, moleque, e então eu tive a ideia de fazer um avianzinho para brincar. Naquela época, eu pequeno, sem recursos, sem internet e sem nada. Surgiu a ideia de pegar um sabugo de talo de milho. Não é onde está o milho não. É o talo do milho. É o pé da planta do milho, certo ? Que ele é tipo cana de açúcar. A planta do milho é como a cana de açúcar, tem uma sequência no seu arbusto. Aqueles pedacinhos com o nó.
Então eu fazia os avianzinhos para brincar né. Eu tirava os modelos com o que eu vi voar lá de longe, porque lá na minha terrinha não tinha aeroporto e nem nada disso não. Eu via eles lá muito alto. Mas dava para ter uma noção. Eles tinham asa, motor, profundor, leme. Então eu fazia para brincar. Eu corri com ele de um lado para o outro, como se o avião estivesse voando. Eu era brincava mais que meu irmão Antônio, que também gostava de avião. Alias eu nem me lembro se ele brincava com os aviões. Eu tinha essa ousadia de ficar brincando com eles.
Teve um avião muito famoso em nossa casa, desculpa a palavra, mas a gente chamava de avião de bosta. Era feito de uma madeira que eu não sei o nome dela, que ela tem esse cheiro ruim. E não adianta não, você pode lavar ela, que o cheiro nunca vai sair. Então por duas vezes eu peguei essa madeira que venho como cabo de vassoura trabalhada. É uma madeira muito boa de se cortar, boa de se trabalhar. E eu fiz duas vezes. Mas ninguém aguenta a catinga depois. Vem da madeira a catinga.
Então eu peguei o avião e levei pro aeroporto vender, porque eu estava precisando de uns trocados e tinha que vender. Tinha esse e tinha outros de madeira normal. Então chegou um comissário e escolheu logo aquele porque achou o avião muito bonito. Deforma que acabou comprando e levou o avião junto com os seus colegas de tripulação para o hotel, dentro da van com o ar ligado. E eu fiquei imaginado a podridão que iria dar dentro da van e no quarto do hotel.
Porque é uma catinga da peste, que fede mesmo a bosta aquela madeira. Mas eu não sei afinal no que deu. Se ele botou fora, ou o que aconteceu. Porque não tinha como não sentir o cheiro. Só sei que ele não apareceu para reclamar nunca mais. Agora vou te dizer uma coisa, se eu não soubesse que o avião tinha sido feito de madeira eu julgaria que a matéria prima teria sido outra. Ou então que o avião teria caído em cima de alguma coisa estranha para ter aquele cheiro.
Outra história inesquecível, foi uma cliente comissária internacional que queria muito comprar várias maquetes minhas. Quanto ela mais analisava meus aviões mais ansiosa ela ficava em se comunicar comigo. E ao mesmo tempo em tentar fechar um bom preço, comprando várias maquetes e baixando o valor. Ocorre que entre ela se animar e se abaixar para pegar os aviões, saltou da boca da comissária a sua dentadura. Eu me assuntei.
Porque tudo foi muito rápido, ela falando e pegando as maquetes, e de repente voa nos meus pés a sua dentadura. Eu dei um salto para trás de reflexo, fiquei todo envergonhado, imagina então ela, a vergonha que passou, com os colegas comissários a nossa volta na porta do aeroporto. Então, ela ficou chateada, eu perdi a venda, porque ela não quis mais comprar nada. Os colegas dela, disseram para ela juntar a dentadura com um jornal e lá no hotel você lava e ajeita a dentadura. Eu perdi a venda, mas ela quase perdeu os dentes né.
Teve a história do avião da Ervias, que foi o seguinte, ele voou aqui no Brasil, ele era de cor branca,com nome cor de vinho Ervias. tinha um desenho em detalhe um pássaro nele. Eu estava no aeroporto antigo em volta do meio dia, e eu sabia que o único avião que iria chegar nesse horário era o 727-200 da Ervias. Nesse dia eu estava sozinho no terraço do aeroporto, quando de longe eu avistei o avião chegando na reta para pousar né. Nessa época estavam realizando o recapeamento da pista principal de pouso do aeroporto e os aviões estavam usando um pista menor paralelo. E eu fiquei admirando o pouso que iria ocorrer.
Nisso eu olhei para a pista e tinha uma carreta de combustível grande estacionada bem na ponta onde o avião iria passar. Eu olhei aquilo, e até pensei em correr e avisar alguém, mas sabia que não daria tempo mais para nada. Até eu descer, avisar alguém, este avisar o motorista para chegar na carreta, o estrago já tava feito. Quando o avião estava próximo a tocar na pista, eu percebi que o avião levantou o nariz e arremeteu rapidamente. E pela minha visão deve ter passado uns dois metros por cima da carreta. Logo depois chegou o motorista e tirou a carreta e o avião fez uma volta e então pousou com a tranquilidade de sempre.
Eu tive duas situações engraçadas em banheiro. Certa vez viajei para Recife com a mala cheia de aviões para vender. E como não estava acostumado com o aeroporto não havia prestado atenção na placa indicativa de sexo, e estava entrando no banheiro feminino, e uma senhora que ficava na porta controlando a entrada das pessoas tocou a mão no meu peito e já foi perguntando onde eu ia. Eu levei foi um baita susto e ainda fiquei envergonhado naquele momento. E outra vez eu li uma frase na porta do banheiro que nunca mais esqueci, eu estava sentado ali no trono e a frase na minha frente "Lá fora você pode ser um valentão, mas aqui dentro você é um cagão!" E não é que é verdade mesmo.
Há uns dez anos atras a tripulação da Avianca havia chegado na van, e eu estava na calçada vendendo minhas mercadorias. Desceram três comissárias, comandante e co-piloto. E eu escutei um ruído de uma aliança batendo no chão. E eu falei alto, alguém perdeu uma aliança, eu escutei um tinido de uma aliança aqui. Eu falei para a tripulação que estava esperando tirarem as malas do carro, mas ninguém me deu ouvidos. O carro saiu e eu fiquei procurando a tal aliança no chão. Acreditando que tinha sido uma aliança que tinha caído, mas não achei nada e no fim do dia vim me embora. Uma semana depois voltei ao aeroporto e lembrei do fato e dei mais uma insistida em procurar, e não é que encontrei a aliança escondidinha no chão.
Hoje quem usa essa aliança é a minha esposa para comprovar isso. Ela estava até um pouco aranhada pelos carros passarem em cima dela. Mas o mais interessante é que minha esposa sempre teve a vontade de ter uma aliança de ouro, olha como é o destino. Eu fiquei impressionado será que não passou uma pessoa varrendo e não encontrou a aliança, como pode né? Mas é o que eu digo, o que é da gente é, isto não resta dúvida!
Você já viu um casal de jumentos comprar passagem aérea? Pois é! Eu fiquei desse caso no aeroporto de Fortaleza antigo. O pessoal colocou um casal de jumentos que estavam soltos caminhando próximos a entrada do aeroporto. Fizeram isso de malandragem. Imagina as pessoas dentro do aeroporto tudo arrumadinhas para viajar e se deparam com dois jumentos passeando e namorando nos corredores com os bilhetes aéreos. Pior ainda , eles indo ao banheiro fazerem suas necessidades. E se resolverem os dois discutirem seus problemas dentro do aeroporto, ninguém segurava mais os dois. Não eram para ter feito isso não. Mas os dois quase que embarcaram mesmo no avião. Quando pegaram eles, já estavam na fila do embarque, prontinhos para embarcar.
Teve uma história, que fiquei sabendo, não é de avião, mas achei muito interessante. Minha vizinha foi fazer uma consulta num médico de pele. Enquanto estava aguardando na sala de espera, havia outra senhora, na verdade uma madame toda emperiquitada, toda não me toque. Bem mais nova do que ela. Toda se apresentando de mais. Todo aquele negócio de importância sem necessidade. E a minha vizinha muito discreta na sua cadeira só observando a outra senhora toda chiliquite.
Não sei bem como e porque foi, mas a doutora chamou as duas ao mesmo tempo no consultório e pediu para ambas tirarem a roupa e olhar os problemas. Minha vizinha já com certa idade e tranquilidade, foi e tirou sem maiores problemas de forma natural e ficou só de roupas intimas. A outra ficou estática parada. Então a doutora olhou para ela e disse: "Você também tem que tirar". Então, muito sem vontade a madame baixou o vestido, só que ela estava sem roupas íntimas.
Meu primeiro trauma na minha vida, foi quando eu tinha
uns seis ou sete anos. Eu estava em cima da parede do açude, observando um
senhor capinando a parede do açude, e por trás da gente surge no sentido
contrário o vento um avião T33, que hoje eu sei, naquela época nem sabia o que
era, num voo rasante. Não sei por qual motivo, se foi treinamento, se era para
fazer graça ou susto. Mas sei que fez mesmo, levei o maior susto da minha vida.
E no cidadão que estava ali por perto também levou o maior susto. Um barulho
ensurdecedor, que o jato T33 tem. O barulho dele é maior que o 737-200. E eu
fiquei com trauma daquilo. Levei muito tempo para superar. Eu entrava para
dentro de casa quando ouvia qualquer barulho pois imaginava que iria se repetir
aquele ruído.
Qualquer ruído de motor e até mesmo de carro eu me assustava, que
era pouco na época. Mas com o passar do tempo eu percebi que não tinha
repetição e eu fui esquecendo e deixei de lado até voltar ao normal. E meus
pais não sabiam não. Isso foi uma coisa que eu guardei comigo. Eu não contava
para ninguém, nem pro Antônio. Aquele medo eu não contava para ninguém. Aquele
trauma ficou comigo somente. Minha família não soube desse meu trauma. O comentário
do avião todos souberam.
A primeira vez que eu vi avião pertinho foi em
Fortaleza, no aeroporto em 1974, eu havia ido morar com uma família. Meu patrão
havia viajado e eu havia ido com sua família buscar ele no aeroporto e até
aquele dia nunca tinha colocado meus pés num aeroporto e nem tinha ideia do que
era e nem imaginava que existisse. Quando a gente estava no terraço esperando,
chegou o avião da Cruzeiro 727-100. Para mim foi uma coisa espetacular, nunca
tinha visto algo assim. Nunca tinha visto um avião de perto.
Só tinha visto voando
lá nos ares. Nesse dia eu vi, quando ele pousou, taxiou e parou no pátio para
os passageiros desembarcarem. Então, eu achei lindo aquele avião. Aquela paixão
até hoje existe em mim. Para mim o 727-100 é o avião mais lindo e com mais elegância
que existe da Boeing. Alias esse modelo é um dos que mais vende. A Transbrasil
foi a empresa que mais voou com esse equipamento.
Quando eu fui vender no aeroporto, tive algumas
dificuldades operacionais. Então fui colocar na Praça do Vaqueiro, que tinha no
aeroporto antigo de Fortaleza, para fazer um teste, ver se atraia os
compradores e durante o dia surgiu um vento muito forte e inesperado, e os
aviões muito leve voaram todos longes e direto pro chão, muitos rebolando no
chão. Maior tristeza.
Eu correndo atrás, pegando um e outro. Muitos danificaram
e não tinha mais como negociar naquele dia. Voltei para casa, consertei alguns
que não haviam sido muito atingidos. Passado um tempo voltei no aeroporto, e
caminhando entre as lojinhas conheci o Seu Pompeu que tinha uma pequena livraria
e tinha um espaço para colocar artesanato, mas não tinha avião, conversamos e
combinamos que ele aceitava colocar em consignação alguns aviões meus para
tentar vender.
Ou seja, se houvesse venda, ele iria colocar mais a venda, senão
iria me devolver quando eu quisesse. Dias depois retornei a na biblioteca do
seu Pompeu, me contou que havia vendido todos, então eu vi que a prateleira
estava vazia. Eu já fiquei alegre. Ele me contou que os aviões haviam sido um
sucesso entre o pessoal da aviação, que tinha gerente de loja, pilotos,
comissários, a FAB querendo saber quem fazia esse trabalho. Isso me deu muito
animo e muita motivação para continuar a construir mais e mais. As pessoas
vinham parabenizavam pelo meu trabalho. Isso era muito gratificante, era uma
alegria muito forte. Eu levava, ele comprava, eu aumentei o preço, ele aceitou
sem problemas e fomos em frente.
Muitas pessoas perguntavam a ele quem era o
construtor, e ele nunca se recusou a me apresentar. E assim que comecei a
vender de lá para cá para a tripulação. E até hoje, a maior freguesia é o pessoal
da aviação. Muitos já têm meu contato. Já telefonam e me avisam quando irão
pousar e quais modelos estão precisando. Então, a gente marca o horário, tudo
direitinho para a entrega dos aviões. Outros eu mando pelos Correios. E vamos tocando
a vida.
Eu tenho um irmão o Antônio Augusto que também construía
maquetes de avião lá em Fortaleza, nós fazíamos modelos bem parecidos, também
de cabo de vassoura. E com a gente não tinha competição ou concorrência não. A
gente era bem unido. Foi assim que nossos pais nos educaram. Saíamos para
vender juntos. Vamos supor que eu levava vinte aviões e ele também levava vinte
aviões. A gente só vinha embora quando todos eram vendidos, um ajudava o outro.
Era assim, A coisa era bem unida mesma. Não tinha problema não. Se eu estava
negociando com um cliente e ele queria um modelo que eu não tinha, eu já
perguntava por Antônio se ele tinha aquele modelo. Ou se ele queria o modelo um
pouco diferente, também já apresentava os modelos do Antônio e assim nós dois trabalhávamos.
A gente levava assim, tudo junto, a venda também.
Teve uma época que eu e o Antônio Augusto passamos uns
três anos vendendo no Hotel Esplanada, hoje nem existe mais, onde se hospedava as
tripulações da Varig e Cruzeiro. A tripulação ficava conversando conosco e
escolhendo os modelos na recepção do hotel, na época o que mais vendia eram os
Electra, MD-11, DC-10, 737-200, 737-300, 707, 727-100, a gente vendia todos.
Eles gostavam do trabalho da gente. O que a gente levava, vendia bem. Era um
trabalho artesanal, feito de cabo de vassoura. Na verdade o que mais chamava
atenção era isso. A gente chegava a andar no transporte junto com a tripulação
do aeroporto até o Hotel, era uma coisa maravilhosa. Tempos maravilhosos. Eles
davam muita atenção e carinho para nós e muito valor ao nosso trabalho. Eles gostavam
muito da gente, tanto de mim, quanto do Antônio.
Em outra ocasião eu Antônio Augusto, estávamos nas
ruas de Fortaleza vendendo nossos aviões. Nisso havia passado um carro e parou
alguns metros a frente e nos chamou. Deixamos as sacolas com os aviões dentro perto
de um poste para ir atendo a clientela, e fomos atender o Cliente dentro do
carro. E quando voltamos, as nossas sacolas e nossos aviões haviam sumidos. Nos
olhamos um para o outro assustados. E não entendemos nada. Fomos assaltados?
Será? Olhamos para os lados e não vimos ninguém com as sacolas, nada!!! Foi
quando avistamos longe o caminhão de lixo seguindo seu caminho com os garis
correndo e recolhendo nas calçadas os sacos e sacolas de lixo e atirando dentro
do caminhão.
Justamente, recolheram nosso material pensando que era lixo.
Pegaram e a gente não viu. Nesse dia a gente perdeu venda. Perdemos tudo, Maior
prejuízo. O fato ficou na história. Só lucramos o que tínhamos vendido até
aquele momento. Então falei para meu irmão: É rapaz, é Antônio vamos ter mais
cuidado. Que não dá certo não. Quando vem o carro do lixo a gente corre perto
das sacolas. Risos. Muitos risos.
Na Semana da Asa, aqui em Fortaleza, eu preparava os
aviões, tinha que ter modelos para todos os públicos, porque tinha um pessoas
diversificadas. Tinha Hércules, Xavantes, F5, Tucano, da Esquadrilha, os de
Linha Comercial. Tinham pessoas que gostavam da aviação militar, comercial, executiva,
esportiva. Então eu fazia um pouco de tudo um pouco. Assim, eu chegava lá e
vendia sempre tudo. Muitas pessoas chegavam lá e sempre me procuravam. Sempre
me pediam meu endereço e meu telefone para depois se comunicarem.
Os meus
filhos iam trajados de comandantes de avião comercial. Eles eram uma atração,
com quepe e gravata. Eram um comandante completo, até com as divisas no ombro.
A minha esposa se dedicava a fazer bonecas Comissárias, e vendia muito. Vendeu
muita boneca Comissária da Webjet, da Avianca, da Gol, Passaredo, Latam, da
Azul. Ela faz Piloto e CoPiloto. Ela faz com aquela boneca tipo Barbie. Lá em Recife
tem o Comandante Mauricio, na casa dele, foi construído um museu, ele pediu
para fazer todas as bonecas de Comissárias de modelos e fardar, ate da Emirates
ele pediu.
Lá no sítio nós só víamos aviões voando numa altura
medonha de alto. Então foi quando nos mudamos para Fortaleza que pude ver
aviões de perto pela primeira vez. Então eu percebi que avião tinha a forma de
um charuto. E um dia olhando para o cabo de vassoura me venho aquela imaginação,
se eu fizesse o avião de cabo de vassoura iria dar certo. E até parece mesmo.
Porque o avião é um cilindro mesmo. Então comecei a fazer. Eu fazia e entrega
para as crianças brincar. Eu fazia aquela arte, mas eu dava pros meninos
brincar. A minha mãe dizia para mim: Meu filho isso é uma arte. Isso aqui se você
vender dá para você ganhar dinheiro meu filho. E eu não tinha uma noção disso
não. E na verdade mamãe estava com a razão, era mesmo uma arte e que me
sustentou a minha vida inteira na minha profissão de artesão.
Naquela época eu
não tinha o conhecimento dessas coisas não. Do que era arte. O valor da arte. Eu
não sabia nada disso não. Para mim era uma brincadeira que eu fazia no momento
e dava para os meus colegas e pronto e com o andar da carruagem e com a cabeça
chegando a mais um entendimento das coisas eu fui vendendo que poderia ser um
produto de venda, e foi daí que começou tudo. No início lá no aeroporto o Antônio
não estava junto. Depois passamos a ficar juntos. Tempos depois o Antônio
Augusto foi para outra atividade. E eu continuei. Inauguraram o aeroporto novo,
como até hoje eu estou lá, vendendo para a tripulação que chega e que sai.
Mando pelos Correios para qualquer cidade brasileira. Tem muito avião meu em
Portugal, tem muito avião meu da TAP. A tripulação da TAP levava muitos aviões
da TAP. Naquela época meus filhos Samuel e Rafael começaram a me ajudar a
fabricar e eu recebia em dólar e euro, recebia e recebo de qualquer forma. A
tripulação da TAP foi a que mais comprou maquetes de todas as estrangeiras.
Alguns anos depois eu recebi um presente, fui
convidado pela Transbrasil a fazer uma viagem com tudo pago ao Rio de Janeiro.
Começou com a Kombi da Transbrasil vindo na minha casa me buscar. Eu levei
minha família para assistir meu embarque. Foi muito bom, muito gratificante.
Estava lá a televisão filmando tudo. Meus pais estavam lá também para me ver e
se despedir. Foi uma coisa espetacular. Eu fui hospedado no hotel Riviera em
Copacabana. Conheci Copacabana, Urca, Leblon, Hotel Nacional, o Coronel
Braguinha e suas acrobacias. Foi tudo muito lindo mesmo. O que a Transbrasil
fez, acho que ninguém irá mais fazer. O que fizeram foi algo sensacional. Mas a
Transbrasil fez. E fez muito bem feito. Eu agradeço a oportunidade de ter
conhecido o Rio de Janeiro a Transbrasil.
A minha viagem para o Rio de Janeiro vinha sendo
preparada a muito tempo, eu havia conhecido em 1980 o Gerente da Loja da Transbrasil
na Barão do Rio Branco, Sr. Jorge Mário Bento, ele foi o melhor gerente da Transbrasil
que teve em todos os tempos e isso não sou eu quem diz, quem sempre falava isso
eram os funcionários da empresa. Ele gostava muito de mim. Certa vez, eu cheguei
na loja e ele estava apreciando um quadro da Transbrasil, ele me perguntou o
que eu achava do quadro. Eu lhe respondi que era lindo o avião do quadro. Então
ele mandou eu tirar o quadro da parede que era um presente seu. E eu nem sabia
o que fazer, e ele disse de novo: já lhe disse: pois leve para você, que é um
presente para você Luís, pode tirar e levar para sua casa.
Outras vezes ele me
deu algumas maquetes de novos aviões na empresa e outras coisas. E assim fomos
criando uma amizade mais intima. Certa vez, ele me disse que quando estava sendo
transferido para São Paulo que se tivesse a oportunidade iria verificar a
possibilidade de me oferecer um voo, pois eu nunca havia voado. E eu tinha o
maior desejo de voar. Num certo dia eu tive um sonho que eu estava subindo numa
escada a noite e uma pessoa me chamava, e eu ia subindo naquela escada, ia
subindo, subindo. E aquela pessoa me chamando. E no sonho eu dizia: Meu Deus eu
estou muito alto, quem é essa pessoa que está me chamando? E eu continuando a
subir sem parar. Eu já estava tão alto, junto com as estrelas. Numa escuridão.
Com isso eu acordei e não vi quem era.
Depois de quinze dias, eu estava
vendendo num sábado aviões na Avenida perto do aeroporto, e passou um carro com
um executivo da Empresa Transbrasil e me disse para eu passar no escritório da
Transbrasil na segunda feira. Na segunda feira fui informado que haveria uma Exposição
da aviação no Rio de Janeiro e a Transbrasil lhe quer dar um voo, vamos lhe dar
uns dez dias com tudo pago, você vai participar da Exposição. Vai ser a
Primeira Mostra da Aviação no Rio de Janeiro, vai ser no Shopping Center da
Gávia. Eu expliquei que estava sem dinheiro no momento, e eles informaram que a
Transbrasil forneceria todo o dinheiro para a construção das maquetes que seriam
levadas para a Exposição. Eu trabalhei um mês inteiro só fazendo maquetes da
Transbrasil para levar para a Exposição porque lá eu teria um estande para
vender. A televisão venho até minha casa, filmou eu me preparando para a
viagem. No aeroporto estava o Jornal e a Televisão acompanhando tudo.
Fui conduzido
para a Sala Vip da Transbrasil, fui recebido e conduzido pelo Sr. Jurandir que
era o Vice Diretor da Transbrasil até a porta do avião. Curiosamente quando eu
estava subindo a escada de embarque remoto do avião eu lembrei do meu sonho, o
sonho da escada. E embarquei num 767-200 PTTAA da Transbrasil. Sentei na
poltrona de não fumantes e voltei no mesmo avião. Foi muito boa a viagem,
Fizemos várias escalas nas capitais de vários estados, Natal, Recife, Salvador
até o Rio de Janeiro. Parte do voo foi noturno e eu estava sentado na janela,
então quando anoiteceu e apareceram as estrelas voltei a lembrar de meu sonho. Na
volta tive a oportunidade de conhecer a cabine do piloto durante o voo. Na
Exposição o meu trabalho foi um sucesso de vendas, até no hotel no Rio de Janeiro
cheguei a vender. As pessoas procuram descobrir em qual hotel eu estava e iam
lá para falar comigo. Eu vendi tudo que levei. Ganhei dinheiro. As pessoas
diziam: “O Cearense que coisa linda, que arte maravilhosa!” Foi muito bom. Tudo
foi muito bom. Nunca mais voei. Mas estou esperando outra oportunidade, quem
sabe né ?
Certa vez já com uns dez anos de experiencia eu criei coragem para construir um avião de uns três metros de cumprimento, e o meu segundo filho, o Samuel entrava dentro dele. Era tipo um Paulistinha. Eu fiz ele de compensado, pintei de branco, coloquei manetes para mexer, leme. Coloquei motor para girar a hélice, coloquei luzes para ficarem piscando nas pontas das asas. Então, eu aproveitei para apresentar esse avião para comemorar os meus dez anos de arte na nossa comunidade e foi uma festa muito bonita. Aqui em Fortaleza tinha um programa na televisão do Carneiro Portela e ele queria que eu apresentasse o avião no programa. Não foi possível porque só para montar e desmontar, puxar cabos levaria um certo tempo até ajustar tudo e apresentar o avião bem legalzinho. Mas mesmo assim, foi apresentado a foto do avião no programa e comentou do meu trabalho e fez a divulgação.
Quando a repórter venho na minha casa, ela disse que eu iria colocar o meu filho para voar no avião. Então um amigo Comandante da Varig, ele estava pernoitando em Fortaleza e soube da história e mandou me dizer que eu de jeito nenhum fizesse isso com meu filho. Então, eu tive que conversar com a repórter para corrigir a matéria, porque meu filho não iria voar não. Até porque o avião não tinha essa característica para voar. O avião nunca iria voar, ele era feito para meu filho brincar no chão. Mas a repórter para chamar a atenção disse que ele iria voar, ao já viu né? E o comandante viu na Chamada do Jornal Diário que meu filho iria voar naquele avião ficou apavorado com o que poderia via a acontecer. Mas isso não foram minha palavras não.
Quando eu vim morar em Fortaleza eu ainda garoto naquele tempo morava na casa da minha patroa um bairro muito burgues e ela havia ido no Náutico Clube Cearense, um clube das antigas. Eu nem sei se ela havia ido almoçar ou ido para as piscinas. Não sei qual foi a atividade que ela tinha ido lá fazer lá. Quando ela saiu do Clube, ela estava com o motorista aguardando ela no carro mais adiante, porque ela ia caminhando na faixa uns 30 ou 40 metros. E nessa caminhada ela percebeu que caiu do anel dela a pedra do brilhante, que era mais ou menos do tamanho da cabeça de um alfinete. Então ela chegou em casa muito chateada e pediu para nós tentarmos achar a pedra perdida. Fomos eu e mais duas pessoas. E quando chegamos lá, nos deparamos com uma chuva que corria na rua toda.
A calçada cheia de folhas de castanholas com palha de coqueiro. E olhei aquilo e desanimei e disse, essa pedra já está mar longe isso sim, com esse aguaceiro passando aqui na coxinha. Ela não sabe nem onde caiu. Não venho nem mostrar o local por onde foi que ela passou e agente procurando feito uns mamana égua mesmo, procurando sem saber o que tava procurando. Eu procurava uma coisa que não sabia o que tava procurando. Eu já desanimado e com toda a certeza que daquela cartola não iria sair nenhum coelho dei um chute numa folha grande de coqueiro e nisso eu vi um brilho no chão e saltou meus olhos e dei um grito "ACHEI". Então eu juntei e mostrei para o motorista e perguntei será que era isso. Ele respondeu que era aquilo mesmo. Chegamos em casa, ela ficou tão feliz que me deu de presente uma camisa e uma calça de recompensa. E eu nunca pensei que eu iria encontrar aquela pedra.
Outra vez estava eu e meu irmão Antônio numa avenida em Fortaleza vendendo nossos produtos lá no meio da tarde, ele também construía e vendia maquetes de avião. Nós estávamos um distante do outro digamos uns 30 metros. Quando de repente eu olho pro meu lado e vejo um pneu vindo em minha direção, ele havia se soltado do bug, e vinha rolando na pista. Eu cheguei a perceber a tempo o pneu e ainda olhei rápido pro meu irmão e gritei Antônio, Antônio, Cuidado, Olha o Pneu ai, Cuidado. Nisso o Antônio deu seus pulos e escapou do perigo e o pneu passou por ele. O pneu foi parar dentro de uma residência e nisso percebemos que atras do pneu vinha os gringos velhos correndo para pegar o pneu. E eles não sabiam onde havia ido parar o pneu e nós não sabíamos a língua deles, acabamos apontando para a casa e eles entenderam e lá foram atras do pneu. Depois demos uma gargalhada. Se eu não tivesse gritado o pneu teria pego o Antônio de cheio. Eu gritei, o Antonio viu o pneu e só deu tempo para ele dar um pulo pro lado, e o pneu passou por ele voando. Nisso bateu no murro da casa, que era baixo, e pulou para dentro da casa.
Outra vez eu e o Antônio também estávamos vendendo nossos aviões numa larga avenida, e eu tinha colocado dois lindos Mirage no chão da Avenida. A gente sabia, que por ser muito larga a Avenida não havia risco dos carros passarem por cima dos aviões. Então os carros passavam e paravam para olhar e assim a gente fazia as vendas. Mas nesse dia, de repente entrou um carro na contramão e atropelou os Mirage. E ainda bem que não danificou muito, porque foi possível consertar eles. Na hora que ele entrou, a gente gritou, mas ele pensou que nós estávamos alertando que ele estava na contramão, mas ai não deu mais jeito não. Mas eu passei um susto pensei que o carro tinha esbagaçado.
Uma das coisas que marcaram na minha vida, foi certa vez, lá pelas 18 horas de um certo dia, eu tinha um telefone fixo e um Comandante da Varig que iria fazer conexão em Fortaleza telefonou, peco por não lembrar seu nome. Até esses dias nos encontramos no aeroporto e não lembrei de perguntar seu nome. Mas voltando a minha lembrança, ele havia solicitado que eu fosse urgente ao aeroporto. Chegando lá, aguardei o avião pousar. Fiquei no desembarque e avistei o copiloto que me chamou e disse que o Capitão me aguardava a bordo do avião e queria conversar comigo. Naquela época era fácil ter o acesso ao avião, fiquei numa felicidade só. Imagina o comandante telefonar e depois me convidar para embarcar no avião para conversar comigo. Fui identificado na Infraero e embarcamos no avião.
O comandante me aguardava na cabine, me cumprimentou, deu as boas vindas, pediu para eu sentar na cadeira do co-piloto e mandou eu decolar o avião. Eu sentei, e ele começou a me dar um treinamento para eu decolar o avião. Eu olhei para trás e vi os passageiros quase todos sentado, bateu um nervosismo e lhe disse, capaz comandante que irei mexer em alguma coisa, em algum botão. Então o comandante deu um sorriso e me disse, eu vindo para cá tive uma ideia e conversei com a tripulação que lhe conhece e resolvemos lhe dar uma Cesta de Natal de presente. Então aparece o copiloto com um enorme saco.
Eles haviam realizado uma varredura no avião e limparam tudo que tinha para me dar. Tinha enlatados, doces, bolachas, nescau, leite, biscoito, uma lanterna, toalha, colocaram tudo. Tinha coisas que nem me lembro. Era um saco enorme e pesado. Levei a pé 6 KM do aeroporto até a minha casa, um peso medonho. Mas cada passo que dava pensava na festa que minhas crianças iriam fazer. Isso foi uma alegria que eles fizeram e jamais irei esquecer. Quando cheguei em casa os meninos ainda eram pequenos foi uma algazarra só. Eu fui mostrando e eles com os olhos brilhando olhando tudo.
Um dos meus filhos, o Rafael, é um dos melhores artesões de Maquetes em Resina. O menino é um profissional e tanto. Ele trabalha para umas quatro lojas virtuais e São Paulo. Ele faz aviões impecáveis. Ele também criou gosto na aviação sabe. Ele gosta muito. A paixão dele é a aviação executiva, acrobático e helicópteros. Muita gente do Brasil encomenda os trabalhos dele. Ele trabalha aqui direto com as maquetes de resina. A ideia dele agora é produzir maquetes de um metro de resina. Vamos ver se faremos "oco" para diminuir o peso e diminuir o custo dos correios. Assim, vamos reduzir peso, para reduzir preço. O trabalho dele é demais, demais.
Certa vez a muitos anos atras, eu estava vendendo meus aviões na calçada do antigo aeroporto Pinto Martins em Fortaleza e uma senhora com um garoto de cinco ou seis anos. Ela se interessou em comprar um avião para dar para o garoto. Então eu pensei, "Puxa que vida, o avião na mão de um garoto dessa idade não vai durar muito não, não passa de dez minutos. " Então, eu pensei melhor e recomendei a senhora comprar numa loja dentro do aeroporto que vendia também uns aviões bem mais simples que os meus e pela metade do preço. Já que a criança iria quebrar no mesmo dia, o prejuízo dela iria ficar por menos da metade. Então, ela foi para a loja com o menino. Minutos depois lá voltaram os dois. Então ela me disse "Eu vou querer o seu, são bem melhores e mais bem feitos." E eu pensei "Puxa que vida, fazer o que, vou vender então!" Então vendi.
Depois fiquei pensando nessa senhora, como ela queria comprar uma coisa boa né! Porque realmente o lá da loja era bem mais barato, mas não tinha qualidade. E o meu tinha um preço mais elevado, mas tinha qualidade. E ela não ligou, queria dar uma coisa boa para o menino. E eu preocupado com ela, porque como meus aviões não eram construídos para ser brinquedo de menino, vai pagar esse valor e logo vai ver o avião quebrado nas mãos do menino. Então vou mandar ela comprar um avião mais em conta, porque o constrangimento vai ser menos. E nunca mais aconteceu um caso semelhante assim.
Eu já experimentei construir maquetes de avião com outros materiais. Por exemplo com papelão. Cheguei a construir dois. Eu comprei mesmo duplex de papelão e construí. E dá um pouco de trabalho para trabalhar com papelão. Eu fiz os Modelos Supermarine Spitfire e o Messerschmitt BF 109, que foram aviões da segunda guerra mundial. Onde o Supermarine Spitfire eu doei para o Museu para o Museu da Emcetur de Fortaleza. O trabalho no papelão no meu modo de ver, é mais difícil e tem detalhes que a gente não pode colocar porque não é como na madeira, que a gente vai moldando né. O papelão requer um trabalho bem mais delicado. Então já construí com talo de milho, com papelão, com cabo de vassoura, cabo de enxada, cabo de ciscador. Observe que cada um desses cabos tem dimensões diferentes. E o meu filho fez com lata de cerveja, onde usou a parte de dento para deixar o avião cor de alumínio e ficou lindo, ele fez até os rebites no avião.
Ficou espetacular, quem olhava não dizia que era de lata de cerveja. Hoje meu filho está construindo de resina e ele já fez de fibra de celulose. Onde ele pegava o jornal, ele triturava com água no liquidificador e formava uma massa grossa, que era o jornal com a água triturada e levava para a geladeira para depois cortar o isopor já com o tamanho do avião e depois ele fibrava todo o avião com jornal triturado. Depois lixava todo o avião, e diga por sinal, haja lixa, porque ele lixava muito o avião até ficar bem lisinho. Meu filho vendeu muitas maquetes aqui em Fortaleza assim, fica a dica para quem quer começar um negócio diferente, nesse nosso Brasil, não podemos ser egoístas, tem espaço para todos os artesãos e público para todo mundo.
E que venham mais artesãos de aviões. Se essa dica minha puder ajudar uma família a ganhar seu pão de cada dia, que bom. Porque foi assim honestamente que eu sustentei minha família e criei meus filhos. Hoje ele faz com resina e vende em lojas em São Paulo. E que alegria eu tenho de ter passado minha profissão de artesão a meu filho, quem dera no futuro eu saber que alguém passou a construir maquetes a partir dessa matéria e ganhar seu dinheirinho honestamente como eu sempre ganhei. Meu trabalho já voou um pouquinho para fora do Brasil. Não sei exatamente até onde pousaram meus aviões. Mas pelos registros aeroportuários das torres de comando, eu sei que já pousaram na Alemanha, Japão, Canadá, Estados Unidos, Uruguai, Portugal. O país que mais comprou foi Portugal. Teve um sheikh árabe que também comprou um avião, só não sei de qual país ele é.
Acho muito bacana esse seu trabalho no blog de valorizar o nosso trabalho. Não só o meu, mas também dos demais que já publicou e os que ainda estão por vir. Eu particularmente tenho conhecimento de alguns artesãos apaixonados como eu pela aviação. Aqui no Ceará tem também em Juazeiro do Norte e outro no Canindé. E também tem o Luciano também daqui de Fortaleza. Todos nós quatro fazemos de forma artesanal, cada um com seu jeitinho de construção peculiar de suas experiências e seus conhecimentos. Construindo de madeira, cortando com estilete. O rapaz de Juazeiro para você ter uma ideia, ele vai no mato, pega a madeira, parece que é madeira timbaúva, corta, modela o avião, e não pinta não.
O que eu fiquei mais impressionante com ele sabe o que foi? Ele nunca chegou perto de um avião, até pouco tempo que eu saiba nunca tinha sequer chegado perto de um aeroporto. Ele só viu aviões voando lá de longe. E constrói todos os aviões ricos em acabamentos só com as fotos ou gravuras que recebe. Eu e meu filho, a gente fica encantado com o trabalho dele. Principalmente porque temos um vasto material de pesquisa na internet, livros, revistas, temos o aeroporto pertinho, tenho informações com a tripulação e com as gerências operacionais, com copilotos e pilotos até aqui na minha casa. Então eu tenho um vasto material de pesquisa e humano para eu trabalhar, que muito me ajuda nos meus trabalhos. Tem meu filho que também é da área e conhece muito também. E esse artesão de Juazeiro do Norte como pode fazer tudo a olho em uma fotografia. Ele faz Eletra, faz DC3 faz Jumbo, 727, 737, faz qualquer avião comercial.
Então eu fico admirado de como uma pessoa que nunca chegou perto de um avião a metro consegue construir com tal magnitude e perfeição. Eu fico encantado com isso. Por exemplo as vezes eu recebo uma encomenda apenas com uma figura, e eu tenho que pesquisar muito sobre esse avião, porque a foto normalmente esconde detalhes de asa, de profundor, da turbina. Assim, eu tenho que procurar na internet fotos de vários ângulos para eu poder construir direitinho o avião. Mas ele não. Ele vai lá no mato, escolhe a árvore, corta um galho, e sai com ele na mão e dali vai sair um avião. Ele constrói até a parte de janela e o cockpit uma perfeição que eu fico admirado.
MENINO JONES RODRIGUES VOU LHE DIZER UMA COISA: ACABEI DE LER A MATÉRIA QUE VOCÊ FEZ DE MINHA PESSOA. EU NÃO GOSTEI NÃO VIU? EU AMEI, AMEI. CARA VOCÊ E DEMAIS. FICOU SHOW!!! PODE MANDAR FAZER UM LIVRO, MEUS PARABÉNS MESMO.UM DIA ISSO AI TINHA QUE ACONTECER...
Jones, meu amigo querido. Tudo bem. Estou aqui relendo minha
história. Vendo as pessoas que compartilharam e comentaram né. Estou aqui
segurando as lágrimas porque é muito gostoso a gente ver pessoas que a gente nunca
abraçou e nem conheceu, nem sabem onde estão, mas que quando olham uma história
como a minha e de outros mais, a gente fica realmente fora do chão sabe. A
gente fica feliz, agradecido. Eu só tenho muito a agradecer a você com esse espírito
de uma pessoa que gosta de ajudar as pessoas, ver as pessoas fazer o seu
trabalho e serem reconhecidas. E você Jones tem essa marca né. Você teve essa atitude,
você teve essa visão de ajudar. Você me achou aqui tão longe em Fortaleza,
achou um artesão que faz aviões há dezenas de anos com cabos de vassoura. Então,
muito obrigado, meu abraço, tá certo. Não esquece de mim não. Feliz Natal. Um grande
abraço meu irmão. (Dezembro de 2020)
A HISTÓRIA DE UM ARTESÃO HUMILDE QUE ACREDITOU NA SUA IMAGINAÇÃO E MELHOR CASOU-SE PRA CUIDAR DA ESPOSA E DE MAIS QUATRO FILHOS. CONSTRUINDO POR DÉCADAS ESSAS LINDAS MAQUETES PRA SOBREVIVER COM SUA FAMÍLIA. HOJE UM FILHO MEU TAMBÉM JÁ OPTOU EM FAZER O MESMO.
EU FICO MUITO GRATIFICADO COM AQUELES QUE NOS APOIARAM SEMPRE. PESSOAS COMO VOCÊ. AMANTES DAS ARTES E DA AVIAÇÃO. DOS PILOTOS, CO- PILOTOS, COMISSÁRIOS, GERENTES DAS EMPRESAS, AS CRIANÇAS QUE SEMPRE CRESCIAM OS OLHOS AO VEREM MINHAS MAQUETES. AOS TURISTAS QUE NÃO ACREDITAVA QUE ESTAVAM VENDO UM TRABALHO TAO LINDO DE PAU DE VASSOURA. A TODA ESSAS PESSOAS NÃO POSSO DEIXAR DE EXTERNAR A MINHA GRATIDÃO A TODOS ELES.
UM FORTE ABRAÇO. E SINTA SEU CORAÇÃO APERTADO COM O ABRAÇO DO MARIO LUIS DAS MAQUETES DE CABO DE VASSOURA.
CONTATO: 085 - 9 9734 6407
FACE: MARIO LUIS PEREIRA DA SILVA
PEDIDOS E ENCOMENDAS PARA TODO O BRASIL
Marcos Moraes Linda Historia de vida. Gostaria muito de cumprimentar o Sr Mario. Ele deve se lembrar de mim. Era comandante da Transbrasil e comprei varias peças dele. Sempre muito alegre. Um forte abraço.
Comissário Alexandre da Varig: há muitos anos atrás eu comprei não sei se de você ou de seu irmão um 737-300 da Varig assim que foi lançado. Eu gostaria agora de adquirir um Eletra, um Jumbo e gostei muito dessa torre de controle também. Eu lembro que quando eu vi os aviões de vocês no chão eu fiquei enlouquecido porque justamente, eu achava que eu nunca iria te falar isso, mas a coincidência foi que o prefixo que o avião que você me vendeu foi o mesmo prefixo de quando eu assumi o voo de Fortaleza para São Paulo. Foi muito engraçado aquele dia, foi uma coincidência muito grande. Então eu achava que você nunca fosse saber disso. Eu lembro que comprei na porta do Hotel Esplanada. Aquele avião que você fez sempre achava muito legal e era extremamente bem feito, imagino hoje com muito mais prática como você não deve estar fazendo os aviões, daqui a pouco eles estão voando sozinhos. Espero quem sabe um dia a gente voltar a se ver. Seus aviões são muito legais. Um abraço e fica com Deus.
Ana Barcellos Comprei dele outro dia!! Lá em FOR
Lourdes Figueiredo Amei!Meu neto está apaixonado!Meu falecido esposo era piloto da Transbrasil.
Marco Freire Tenho um 737-200 da Cruzeiro feito por ele...comprei em 1986!!!
Edson Cardin: Parabéns
Vanessa Machado Bariani I Compramos várias maquetes dele quando ia para Fortaleza, são muito bem feitas, super caprichoso. Indico com a certeza de que receberão um excelente produto. Além de ser uma simpatia
Anderson Venancio Venancio Linda história
Silvia Fernandes Tenho um Electra que comprei há 28 anos e as hélices mexem. Está perfeito até hoje.
Mario Américo Jr Maravilha ! Parabéns chara! !
Sylvio Araujo Mora, salvo engano, em Recife
Jose Eduardo AlmeidaRosa Tudo verdade Sidney, foi a melhor empresa e, consequetemente, o melhor emprego que tivemos. Confesso, pessoalmente, o melhor do mundo. Muitas saudades
Augusto Albuquerque Meu conterrâneo! Grande artista e homem humilde! Tem todo o meu respeito!
Luciano Yoshiura Vieira Genial, devia ir para o canal Aero
Gláucia Lorraine Ah que lindo!
Ronaldo Chacon muito legal conhecê-lo!! nos anos 90, trabalhei na Transbrasil e através de uma comissária, consegui que ela me trouxesse uns 4 modelos dele... os tive com muito carinho desde então até pouco tempo atrás!! eles eram simples mas ricos em uma coisa que eu dou muito valor: o capricho, além do dom que tem... detalhes, escalas, apreciável!! obrigado por compartilhar e obrigado Sr. Mario!
Parapente Lobinho: Jones te admiro muito parabéns !!! Você é uma pessoa que valoriza os artesão e artistas que muitas vezes ficam escondidas atras de uma cortina e não aparece, e através do seu segmento nas redes sociais você tem mostrado bastante esse tipo de atividade desses artistas, e eu vou aqui também postar e compartilhar seu link. Continua assim, você faz a diferença para esse pessoal . Parabéns ao trabalho do Sr. Luis.
Tadeu Pellizzer Gostei!..compartilhei no meu face!..Parabéns!
Mauro Conrad .Parabéns!
Cleber Santos Eu quero conseguir toda frota da Varig, Transbrasil e Vasp. Saudade das Irmas também!
Pedro Henrique Furtado Eu tive um B-727 feito por ele!
Cristiano Veloso Se for o de Fortaleza já tive a chance de ver pessoalmente o trabalho dele e posso garantir a qualidade do trabalho! Ele sempre oferecia as tripulações próximo as vans que faziam o transporte das tripulações.
Fernanda Pereira de Souza Lindo trabalho, pensando em comprar um avião para chamar de meu
Jango Feijo Uma amiga diz: -Mais vale um gosto do que um vintém...
Carlos Malheiros Parabéns
Fernando Pinto Muito bom o trabalho dele. Já comprei alguns modelos. Sr Mario é muito educado e atencioso, faz todo tipo de aeronave. Recomendo.
Catia Cristina Cristina Que trabalho mais lindo! Quer DEUS continue lhe abençoando!
Carlos Campos Parabéns
Ivone Gehrke Parabéns Lindo trabalho e sua história de vida. Arte é um dom. Felicidades junto de tua amada família.
Roberto Harkovtzeff Parabéns
Parapente Luciano Parabéns
Piloto Paulo Henrique Parabéns, muito boa matéria
João Norberto Bratkowski Parabéns
Delcio Pereira Parabéns. Lindo trabalho. Gostaria de ter um elecyra
Alisteu Duarte Parabéns .. bonitas Maquetes..!!
Oscar Herivelto Dasilva Belo trabalho. Nota Dez. Parabéns!!
Jefferson Pereira Trabalho muito bonito ficou ótimos
Adjan Freitas Já comprei alguns modelos tbm. Muito bons.
Ivo Barbosa: Parabéns
Rogério Enéas Albuquerque Paiva Que matéria sensacional. Valeu cada minuto da leitura. Assim que possível, tentarei contato com ele para adquiri um também.
José Luís Silva Ajudar-te que eu te ajudarei. Esse é um belo exemplo dessa passagem Bíblica!
Parabéns pelo excelente trabalho e esforço.
Nill Aragão quero um kkk
Marcio Tavares Flavio Carvalho,,,,,,,que história.
Lúcio Holanda - Jabá Chic
Flavio Carvalho Marcio Tavares sim o conheço! Ate pra comandantes de cias aéreas ele vende
Nelson Bonin Muito legal
Lucio M Netto Sensacional
Valtuir Pinheiro Schowwww
Valtuir Pinheiro Parabéns
Paulo Wenceslau de Barros Eu comprei um B-727 também, eram perfeitos, merece o nosso respeito. Vamos divulgar. Inclusive quem estiver voando e encontrar com ele, gostaria de encomendar outro B-727
Marlon Rodrigues Sei quem é, quando estava fazendo uma obra no aeroporto, ele sempre estava la,
Junior Vgjr Comprei várias maquetes bons tempos
Ronaldo Cantanhede Parabéns
Sueli Vitoria Que dom maravilhoso
Lauro César Soares Feitosa Meu pai fazia dessa mesma forma. Parabéns ao Sr. Mario Luis
James Harrison lindo trabalho
Orsini Tavares Amorim Amorim Show
Antonio Fernandes Parabéns meu respeito parabéns
Antonio Augusto Sensacional!
Christian Pires O Sr. Luiz é ótimo, já comprei alguns modelos com ele.
Alzira Tamara Beleza
João Bosco Rodrigues Boa tarde.. E. lindas nas maquetes dos aviões da Varig e outros
Como devo fazer para comprar e umas lembranças da Varig acessórios. Pequenos.canetas.toalhas canecas etc.
Daniele Klowaski Ele faz também umas bonecas de comissária lindas. Dá pra pedir pra personalizar. Trabalho muito bonito.
Ivo Barbosa Fica a dica
Milton Silveira Cezar HABILIDADES.....EM QUALQUER!!! SITUAÇÃO...VEM DO CORAÇÃO......PARABÉNS
Elaine Rodrigues Isso é empenho e capacidade
Evastur Turismo Parabéns parceiro. Já chamei ele no Zap. Vamos encomendar alguns produtos
Francisco do Estado do Acre: olha só como estamos longe irmão. Eu vi sua história, postada por um amigo no face, você faz maquetes de avião, né? Estou muito interessado nos seus serviços.
Vi sua matéria sobre seu trabalho na internet e achei muito bacana, como também muito bonita sua história de vida e de luta. Desde já muito obrigado e parabéns pela sua arte.
Charles Rodrigues: Massa a matéria. Parabéns ao Sr. Luis
Neto Gadelha Fiz muito na minha infância. Não ficava essa beleza toda mas a diversão era garantida.
Miltinho Roza parabéns......show!!!!!!
André T Vale E o cara é habilidoso demais!!
Jose Roberto Viana Parabéns
Joel Correa II Parabéns
Rubens Silva Nota Dez
Aloisio: Parabéns
Francisco Adeilton Martins Camelo Adeilton Show seu Luiz. Parabéns !!
Lohan Conceição Parabéns , pela sua atitude e se o mundo tivesse mais pessoas assim a vida seria mais suave e o mundo um lugar mais feliz !
Joel Rabelo Parabéns, ao Sr Luiz e aí excelente exemplo desse blog ao prestigiar o trabalho de um artista autodidata...
Carlim Alves Parabéns irmão Mario Luis Pereira da Silva. Muito feliz por ter um amigo famoso!!! Que Deus te abençoe
Joao Antonio Baptista O melhor de todos!!!
Osvaldo Antunes Esse eu conheço desde o século passado.
Ana Maria Araujo Parabéns
Elieide Silva Parabéns irmão Mário Luís pelo seu trabalho reconhecido
Luis Fernado Os seus são perfeitos parabéns
John Cleber Orlando Da Silva Legal
Jose Domingos Meu marido Domingos tem alguns,muito bem feitos.madalena
Que grande artista!
Parabéns pelo seus lindos trabalhos Sr Mário. Jones, suas matérias são
incríveis e iluminam as pessoas que podem recontar suas histórias. Parabéns
pela sua bela iniciativa!
Todo dia ele ia para o aeroporto, aqui em Fortaleza, o horário que tinha mais voos, era à tarde, e ele lá estava com as maquetes dele, aguardando as tripulações. Eu o chamava de homem da Boeing, sempre ele ia até o balcão da Varig, e eu conversava com ele. Um pessoa muito digna.
Celso Rosa
o Sr LUIS manda por correio. ele recebe a encomenda e quando finaliza combina pagamento e envio. o tempo depende das encomendas dele, vale a pena falar com ele pra como esta neste fim de ano
Comprei vários aviões dele!¡ Uma Figura o Sr Luís! Uma pessoa maravilhosa e ótimo no que faz!!
Obras de arte, dedicação e Amor.
Parabéns
Nota DEZZZZZZZ
Tenho um fokker 100 da Avianca que ele fez!.. com muitos detalhes! Grande Sr. Luis!
Ele fez para mim o JetClass da Rio-Sul e AMEI ! Super recomendo e a esposa dele dona Socorro, faz as Barbies vestidas de comissarias !!!
Lembro-me em FOR na frente do hotel, infelizmente fiquei naquela de : " depois eu compro!" E o depois não chegou ou melhor, não havia chegado, agora com o contato ficou melhor. Bem melhor.
Comprei uma do Electra, na frente do hotel de Fortaleza. Mas acho que voou sozinho, não tenho mais.
Ele fez para mim o JetClass da Rio-Sul e AMEI ! Super recomendo e a esposa dele dona Socorro, faz as Barbies vestidas de comissarias !!!
Isso não é um artesão. Isso é um verdadeiro artista.
Que perfeição! Eu compraria tranquilamente!
Belo trabalho ! Parabéns pelo talento
Eu conheci o Mário além de humildade impossível vc não rir com as histórias dele ficaria ouvindo as histórias dele o dia todo ainda mais apreciando suas belas maquetes feito a mão
Parabéns
Não foi este senhor que ganhou uma passagem da Transbrasil, na época, em reconhecimento ao seu trabalho? Tenho uma revista Flap antiga que menciona este ato, para um cidadão cearense.
Parabéns
Parabéns
Ele poderia vender na internet. Show.
Parabéns
Parabéns
Tive várias maquetes dele, na época do aeroporto antigo.
Sou de Recife. Gostaria de um da Transbrasi
Eu tenho um 767 da TR feito por ele
Moro em natal e fui funcionário da Tr como faço pra consegui e quanto custa
Pessoa humilde e um trabalho feito com carinho.
Até custa a acreditar. Parabéns!!!!!
Caraamba...eu sempre levava umas 4 pra casa
será que ainda existem??
Muita fidelidade ao original, nem todos são assim por aí
Gostaria de saber quanto custa uma maquete de 40 centímetros. Modelo Eletra da Varig.
Tive a oportunidade de comprar algumas a anos atrás
Parabéns
Parabéns
Parabéns
Bom domingo.E muito lindo
Parabéns
Faço algumas em papelão, mas longe da perfeição que ele faz!
Parabéns
Parabéns
Parabéns
O saber desse tipo de arte chegou em vc e exagerou, parabéns
Parabéns
Parabéns
Parabéns
Tenho 4 aeronaves dele excelente.
TOP DEZ
Show!
Parabéns
bravo amigo, você é demais.
Show! Muita criatividade, parabéns
O saber desse tipo de arte chegou em vc e exagerou, parabéns
Show!
Meus parabéns, trabalho muito honrado
Bacana a história. Tô lendo tem 2 horas e não terminei ainda....
Casimiro Almeida
Comprei vários...infelizmente não sei onde foram parar...ele vendia tbm no hotel, época do esplanada....
Obras de arte
Parabéns
Parabéns
Parabéns pela criatividade excelente trabalho Nota 10
Parabéns
Gostaria de conversa com vc a respeito das maquetes
Parabéns
Parabéns
Parabéns
Lindas e maravilhosas maquetes, esse senhor é um artista um gênio.
Fantástico... lembrei do meu falecido pai .. ele fazia para mim aviões de madeira, foguetes com cano é brinquedos artesanais incríveis...
Esse senhor é um verdadeiro artista!! Queria uma do ATR 72-600 Da azul...
Show de bola! Ele também faz torres de controle, com iluminação e tudo.
Me lembro de ter visto numa Flap nos anos 80. Acho que era ele. Que talento.
PARABÉNS
Man cool people's
Amei!!
Coleciono e queria umas sua pra coleção
O trabalho dele é fantástico !!
TOP
Maravilhoso, parabéns amigo que Deus te abençoe
Parabéns
Esse é um lutador e um excelente ser humano. Orgulho em ser seu amigo. Saudades!
O senhor deveria vir pra São Paulo e ensinar a construir maquetes sou muito fã deste trabalho adoro aviões
Parabéns
Parabéns
Réplica perfeita parabéns.
Existe muitos artistas por esse Brasil afora Esse é um deles
Comprei várias maquetes do Electra com ele na porta do hotel Esplanada em Fortaleza.
A todos que visualizaram e curtiram, marquem aqui como fiz. Esses canais vão te ver.
Tem que ter talento
Preciso de uma miniatura dessas
Ja tive a oportunidade de comprar uma dele, são muito bonitas e caprichadas. Ele é um cara muito gentil e trabalhador.
Tenho uma mini do Sr Luis, um 732 da Varig. O trabalho artesanal que ele faz é muito bacana!
Gente não tem igual ao do seu Luiz mas o filho dele também fábrica assim como ele,olha o que já tive feito por ele.
B. 52
Tupoleve Bear
C 130 Hércules
Boeing 737 versão militar
E os mais incríveis
B -1 Lancer
Rafale,esse então muito show as curvas vindo do nariz pra entrada de ar , perfeitas os cara se garantem,toda família a esposa do seu Luiz veste as bonecas tipo Barbie como se fossem aeromoça com a mala de rodinha e tudo e vende pras comissárias todos lá são muito gente muito boa. Só mais uma coisinha as hélices do Tupoleve são contrato táticas também igual ao original.
Caraca
Tô precisando de miniaturas assim
230 xxx
E são mais detalhadas e bem feitas que muita maquete de fibra de grife de aeroporto por aí
Parabéns
Parabéns
Fantástico
E são mais detalhadas e bem feitas que muita maquete de fibra de grife de aeroporto por aí
Cabo de vassoura? Muito legal!!!
Tenho algumas na minha coleção que comprei no Mercado Central de Fortaleza. Todas em cabo de vassoura também. Não sei se ele é o autor delas. Caso alguém possa me confirmar, agradeço.
Já comprei duas, era Vasp depois Total, abço e boa sorte
Olha i trabalho desse senhor são perfeitos, mais as histórias são boas também, principalmente a do pau bosta e da dentadura. Kkkkk
Simplesmente show, gostaria de ter 5% desse talento
Comprei e está comigo um 737 200 a mais de 20 anos. Grande abraço. Parabéns e obrigado por compartilhar.
Carlos Cesar MonroeConheço toda a família dele e todos trabalham com maquetes, lembro que sua esposa vestia as bonecas tipo Barbie como comissárias e puxavam sua malas com rodinhas.na aviação militar o filho dele
Rafael Rodrigues também tem uma loja de maquetes não deixa nada a dever ,já comprei dele
B-52, Tupolev Tu-16, B-1, C -130 Hércules
Rafael.
Nos planos também estavam a aquisição de cinco cargueiros C-5 Galaxy.
Luis Eduardo Dos SantosSe me lembro do Mario! Um cara sensacional e um artista nato. Sempre fui modelista e a precisão das proporções dos modelos do Mario são magníficas. Sempre comprava os aviões da Varig quando chegava no aeroporto de Fortaleza, tanto no antigo como no novo. São pessoas que nem o Mario de faz tão difícil de esquecer a melhor empresa em que já trabalhei!
Julio Fernandez"UNA HISTORIA EN LA CONSTRUCCIÓN DE MAQUETAS DE (con) rabos de escoba".
Josefa InácioParabéns!!!
Nasce uma empresa a cabo de vassoura,pelo menos alguem a faz ser lembrada,GRANDE VASP.
Eu quero, onde e como adquirir.
Antonio Henrique Dantas Silvavi a sua página na internet, tua história se parece um pouco com a minha, sou de Petrolina, que tem uma forte ligação com o Ceará, lá, por sorte tem Aeroporto e uma Base aérea, e minha doença surgiu ao ver os bons e velhos C-47 da FAB passando ao longe em direção ao Aeroporto, meus primeiros aviões fora construídos com o alumínio de latas de Neston, depois evolui para cartolina, ao longo dessa minha vida construí muitos aviões numa escala que só depois no curso de Engenharia descobri que era uma escala que ficava entre 1/28 e 1/29, hoje uso a escala de 1/28. mas continuo doente crônico por aviões, dedicando à aviação militar, não vivo mais disso, a vida me levou para outro caminho, hoje me "prostituo" na educação pública da Bahia, tentando sobreviver aos caprichos dos governadores. Mas de todo coração lhe desejo tudo de bom para vc e sua família.
Caetano BalvediFred Cesquim conheço ele há muitos anos...saíram muitas matérias e notas sobre o trabalho dele nas antigas revistas de aviação, Flap, Voar...
Parabéns!!!
Leonardo MelloTenho o B737-200 da Varig, que comprei dele há uns anos!
Paulo SilvaO conheci ao tempo do 727 ( 1987 )
As comissárias compravam direto ( de dentro da Kombi vrg)
Reinaldo CavalheiroTenho muita vontade de colecionar estas relíquias , quem tem alguns para vender
Daniel RicardeComprei muitos com ele. Saúde e Longevidade. O trabalho dele é muito bem feito
Michel DuarteExcelente publicação.
Possuo uma maquete do A320 da Avianca que comprei diretamente desse senhor em FOR.
Muito bem feita e vale muito a pena!
Sylvio Renato Dutrapedi e fez um CAP 4 perfeito pra comemorar o voo solo de minha neta. Depois um A320 pro neto
lindos. recomendo
Denis AlvesJá comprei alguns dele!! esse senhor é super talentoso!!
JM RCParabéns
cara legal muito bom o teu trabalho tá pra venda
Antonio Carlos ScudelerJá tentei comprar mas não consegui o contato gostaria que ele me fizesse o B727 da Air Brasil ei A 300 da VARIG
Mario Luis Pereira da SilvaJoel Rodrigues obrigado jones...olha meu nobre to com muito trabalho..isso faz parte da sua grande ajuda...sem cobrar nem um onos...kk meu amigo quando eu folgar mais ,agente bate um papo mais avintade..ABRAÇO e BOA FESTAS DE FINAL DE ANO. Vamos viver a vida em quanto estaremos com vida..kkk
Alberto ButtignolNos anos 80 comprei diversos aviões feitos por ele usando cabo de vassoura e cartolina. Eram pintadas na cor alumínio e sem decalques. Fiz isso para incentiva-lo a continuar e vejo com satisfação que ele está fabricando miniaturas bem mais esmeradas agora. É um artista sem dúvida.
Edemir De Lima BragaQue maravilhosa iniciativa colocar a história desse grandioso artista o Sr. Mario Luiz.
Parabéns
!
Humberto EdeEstas maquetes reproduzem exatamente as aeronaves da Varig/Cruzeiro.
Antonio SouzaTenho até hj maquetes de todas as maquetes fabricados por ele....incrível o trabalho dele!
Parabéns
!!!! Muito show....
Brivaldo SilvaMuito top
parabéns
quanto custa a unidade
Ailton Da Silva SoaresÉ um excelente artista trabalha muito bem na confecção de lindas maquetes perfeita
Meus
parabéns
meu amigo Mário pelo seu excelente trabalho
Dionisio LimaVale a pena a visita ao seu blog. Muita história, muito bom humor é uma energia boa da peste! Quero um aviãozinho desses.
Valério Sant'AnaConheço, podem comprar dele com tranquilidade, lindas peças e ótimos preços.
Ubirajara CorreaParabéns
pelo seu trabalho .Tive o prazer de conhecer o senhor no Aeroporto de Fortaleza vendendo seu trabalho..
Carlin RodriguesBeleza eu conheço desde lá do aeroporto velho pinto Martins si eu não mi engano comprei ate uma marquete do MD 11 da Vasp
Carlin RodriguesConheço esse cidadão das antigas lá do aeroporto pinto Martins velho anos 90 já comprei marquete dele foi um MD11 dá vasp muito legal