Trabalho na aviação desde 1990 e sempre no Aeroporto de Guarulhos. Tive a oportunidade e porque não dizer a felicidade de ingressar na TAM em 2011, onde recebi a indicação de um amigo que já trabalhava no setor de Rampa. Para quem não conhece esse setor é o responsável por realizar o carregamento e descarregamento dos aviões.
É muito mais complexo que simplesmente transportar malas ou cargas, um simples erro pode ocasionar um desastre nas férias ou na semana de trabalho de outras pessoas, sem falar nas cargas sem passageiros. Esse departamento funciona 24 horas, não para nunca, porque chegam e partem aviões a noite inteira para toda a parte do mundo. Para cidades da Europa, Ásia, África, América do Norte e do Sul. O Aeroporto de Guarulhos é uma cidade, nunca para.

O passageiro ao despachar sua mala no balcão será que imagina a logística que ela passa? Claro que não é por mágica que ela vai entrar numa esteira no aeroporto de origem e sair por outra esteira no aeroporto de destino. Somos nós que estamos por trás disso tudo no voo nacional.
Cada despacho tem uma etiqueta, após o passageiro ter despachado na esteira e ter desaparecido ela percorre ainda um longo trajeto na esteira, quando vários funcionários treinados para destinar cada bagagem para uma carreta específica conforme a sua etiqueta.

Já a bagagem dos passageiros internacionais a esteira é muito maior que a nacional, três vezes maior e não são mais separadas por funcionários, mas eletronicamente. Descem do terminal e seguem em várias esteiras, onde a própria tecnologia detecta o destino de cada bagagem. A ação humana ocorre só no final da esteira para colocar a bagagem em containers.
Com a TAM tive a oportunidade de viajar com minha família de avião gratuitamente nas férias. Foi minha esposa e minhas irmãs. Fomos ao Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza e Alagoas que é onde eu resido atualmente. Se não fosse assim seria muito difícil viajar com toda a família.
Tive o prazer de conhecer o Comandante Rolim, era uma pessoa que conversava com qualquer um, sem criar distância. Trabalhei durante vários anos na TAM e me aposentei. A relação entre nós funcionários da rampa sempre foi a melhor possível. Todos trabalhávamos como equipe e realizando as funções que nos cabia de ofício.
Lembro dos invernos, eram frios, eu trabalhava até a meia noite. Era quando havia o maior pico de trabalho. Eu era operador de equipamentos e mexia com que envolvia o transporte da carga da rampa. A TAM se você trabalhava corretamente ela abria muitas portas para você.
Assisti centenas de ações da Polícia Federal procurando coisas ilícitas. Os caras são muito profissionais e treinados. Eles atuam em todos os lugares por exemplo nas esteiras de bagagem, nos terminais de carga nacional e internacional, com ação do canil. Tem um programa na televisão que mostra o trabalho deles, e posso dizer que é assim mesmo que eles trabalham.
Toda a carga internacional que chega vai para o depósito chamado "teca". Se for no Aeroporto de Guarulhos o cliente vai lá e retira. Se for conexão o pessoal da Rampa tem acesso com autorização dos Agentes e embarcamos no voo correto. Mas tudo isso é fiscalizado pela Polícia Federal.
Um fato engraçado e tenso que ocorreu quando iniciei na carga internacional foi o desembarque de um cachorro que vinha dos Estados Unidos e iria realizar conexão para Salvador. Houve o desembarque normal e ocorreu a troca de turno, um colaborador que havia assumido constatou que o animal estava em óbito. O colega desorientado e novo no setor ficou preocupado ficou doido e pensou como que o cliente iria receber o animal assim.
Ele pediu para dar uma saída rápida, sem explicar nada ao supervisor e rapidamente foi até um pet shop e comprou um animal semelhante e substitui um pelo outro. Chegando o despacho na cidade destino o cliente ficou apavorado e não compreendia o que havia ocorrido. O animal havia sido enviado ao Brasil para ser realizado um estudo por uma clínica.
Trabalhar no aeroporto e na aviação desde a primeira semana todos aprendem que cada dia é diferente do outro. Acontece de tudo o tempo todo. Se alguém falar que já conhece tudo, não é verdade. Todos os dias podem acontecer uma ou mais de uma surpresa. O Funcionário tem que estar ciente de suas responsabilidades.